PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA
Artigos para Análise e Discussão Prof. Gabriel de Araújo Santos A maldição do petróleo
COLOCAÇÃOPAÍSPIB (milhões US$) 1°Estados Unidos °Japão °Alemanha °China °Reino Unido °França °Itália °Canadá °Espanha °Coréia do Sul °Brasil PIB - Produto Interno Bruto
IDH- Índice de Desenvolvimento Humano PosiçãoPaísIDH Elevado desenvolvimento humano 1° Noruega 0,963 2° Islândia 0,956 3° Austrália 0,955 4° Luxemburgo 0,949 5° Canadá 0,949 6° Suécia 0,949 7° Suiça 0,947 57° Trinidad e Tobago 0,801 PosiçãoPaísIDH Médio desenvolvimento humano 58° Líbia 0,799 59° Macedônia0,797 60° Antígua e Barbuda 0,797 61° Malásia 0,796 62° Rússia0,795 63° Brasil 0,792 64° Romênia 0, ° Zimbábue 0,505
Sobre a relação recursos naturais/desenvolvimento
Por outro lado, países com recursos abundantes acomodaram-se, satisfeitos com o que a natureza lhes deu, e não viram vantagem em investir em educação, produção de conhecimento ou na construção de instituições fortes EXTRATO ( 1 )
Outros exemplos de: Países com recursos naturais abundantes e de nível de desenvolvimento elevado Países com recursos naturais abundantes e de nível de desenvolvimento sofrível. Países sem recursos naturais abundantes e de nível de desenvolvimento elevado Países sem recursos naturais abundantes e de nível de desenvolvimento sofrível
Atenção ao termo Universidade utilizado nas duas entrevistas
Sobre a relação da educação com o desenvolvimento Extrato ( 2 ) À medida que a industria amadurecia, a educação universitária tornou-se essencial para garantir maior criatividade nos processos gerencias.
EXTRATO ( 3 ) Sim, mas é preciso saber de que educação estamos falando. Educação superior - inovação Educação básica - copia
Comparação dos modelos: China-Índia-Brasil
EXTRATO ( 4 ) As universidades também tem contribuído com a sociedade formando técnicos competentes.
Sobre a formação de blocos EXTRATO ( 5 ).... eu já dizia que o Mercosul era uma alma penada que tinha morrido e estava zanzando por aí. A política de acordos com a Argentina ja vinha sendo altamente prejudicial ao país.
Observar a coerência existente entre as idéias defendidas e a formação da professora. FIM
O salto que falta
Conceito de Inovar-Inovação Produtos, serviços ou processos Exemplos privados : TV de Plasma Exemplos públicos : Fixação biológica de N
Inserção de pesquisadores Relação: Público/Privado EUA /80 Japão /80 Coréia /67 Canadá /60 França /60 Inglaterra /60 Brasil /30
Sobre a possibilidade de reversão do quadro atual EXTRATO ( 1 ) Sim mas sem tirar os que já estão na Universidade. Eles exercem o papel importantíssimo de formar novas gerações de pesquisadores.
Como resolver EXTRATO ( 2 ) A estratégia correta é criar oportunidades para que parte dos formandos a cada ano possa trabalhar como cientista em empresas. E temos que fazer isso com rapidez.
Sobre nossa situação atual EXTRATO ( 3 ) - Formamos doutores por ano. Isso é pouco? Não. É um número competitivo. É similar ao da Inglaterra, da Índia e da Coréia do Sul. Destacar a coerência com a análise anterior ( Eliana Cardoso)
Sobre mudanças de comportamento EXTRATO ( 4 ) Nos últimos 20 anos houve uma mudança de atitude fortíssima nas universidades. Elas perceberam que interagir com a empresa pode ser bom. Mas o fato é que a academia tem a função de educar e avançar o conhecimento. Mais do que as universidades, as empresas conhecem as demandas do mercado Ex. Caso da COPPE na UFRJ
Redução de riscos EXTRATO ( 5 ) É preciso oferecer um bom sistema universitário, capaz de formar bons profissionais. EXTRATO ( 6 ) Outro ponto é assegurar a propriedade industrial Ex. Registro de patente do cupuaçu e a quebra de patentes no caso dos medicamentos da AIDS
Estímulo EXTRATO ( 7 ) É preciso que haja estímulo do governo à pesquisa. A subvenção é fortemente utilizada nos EUA e na Europa. É feita por exemplo por meio de compras publicas. O termo correto é encomendas tecnológicas Ex. Indústria bélica americana. Tecnologia nuclear e aeroespacial. Casos da Embrapa e da Embraer. Proálcool. Motor flex. Biodisel. FIM
Palestrante Prof. Dr. Gabriel de Araújo Santos U.F.R.RJ DIREÇÃO DE ARTE Thiago de Souza Santos Acadêmico do curso de LICA - U.F.R.R.J