CERTO E ERRADO.

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Transcrição da apresentação:

CERTO E ERRADO

SER HUMANO

SER HUMANO I. Racionalidade II. Sensibilidade COMPOSTO DE: Faculdades Inteligência vontade II. Sensibilidade Tendências Deleitáveis Combativas

I. FACULDADES RACIONAIS INTELIGÊNCIA VISA A VERDADE Ação Conhecer Operações Raciocinar, abstrair, conceituar, deduzir...

I. FACULDADES RACIONAIS INTELIGÊNCIA Faz o papel de guia Deve dirigir as nossas decisões Portar-se de acordo com a razão É farol que ilumina o caminho

I. FACULDADES RACIONAIS VONTADE VISA O BEM Ação Querer Operações Amar, decidir, esforçar-se, etc

I. FACULDADES RACIONAIS VONTADE Motor

II. APETITES SENSIBILIDADE DELEITÁVEL COMBATIVO Responsável pela busca do prazer Fuga da dor COMBATIVO Responsável pela reação de enfrentamento e agressividade. Reações de medo dos problemas

II. APETITE DELEITÁVEL SENSIBILIDADE Instintivamente buscamos o agradável e fugimos do que traz dor. Satisfações que reforçam o cumprimento de funções naturais.

II. APETITE DELEITÁVEL SENSIBILIDADE binômio prazer ou desprazer Inclinação aos bens sensíveis Reações de desejo Prazer, gosto, desejo, gozo, etc. Rejeição ao mal sensível Reações de repulsa dor, tristeza, aversão, etc.

II. APETITE COMBATIVO SENSIBILIDADE Reação instintiva que leva a ser agressivo diante das coisas difíceis. A vida exige um mínimo de “violência” para vencer o comodismo.

SENSIBILIDADE II. APETITE COMBATIVO binômio enfrentar ou fugir Bens difíceis de atingir. Reações de esperança (possível). Reações de desânimo (impossível). Males difíceis de evitar Reações de audácia (superável) Reações de medo (insuperável) Reações de irritação (padecendo a dificuldade)

TEMPERAMENTAL Humor variável. Altos e baixos. Reações desproporcionadas às solicitações externas. Tendência ao pessimismo e desânimo.

VIRTUDES

VIRTUDES Qualidade no agir: virtude virtude: hábito bom. aquisição pela repetição de atos bons. a vontade se desenvolve quando é exigida. a vontade fica atrofiada quando tudo são comodidades.

VIRTUDES Um dia sem treino eu começo a perceber as falhas! Dois dias sem treino, percebe o maestro!! Três dias sem treino, percebe o público!!!

ÉTICA Processo de melhoria contínua identificar fatos, atitudes que correspondem a problemas éticos, pessoais e coletivos. conhecer as causas destes problemas. definir os meios e procedimentos para atacar os problemas nas causas.

SISTEMA ESPONTÂNEO Não é possível “formalizar” todos os aspectos de um comportamento amistoso! Atuação tendo como base critérios e princípios: fazem o papel de bússola para as decisões. É “algo” que faz funcionar bem a empresa. A organização requer muito mais do que está previsto no sistema operativo.

ÉTICA DAS VIRTUDES

ÉTICA O que é a ética A CIÊNCIA QUE ESTUDA o comportamento consciente do homem. conduta escolhida de acordo com uma razão equilibrada. leva à máxima perfeição.

ÉTICA A que leva a falta de ética? caotização da vida pessoal. desordem no entorno social. ineficácia.

ÉTICA O que pretende a ética? realização profunda da pessoa.

ÉTICA Fundamentação nos princípios éticos veracidade, imparcialidade, lealdade, solidariedade, etc. conformidade da atuação com os princípios. estruturação harmônica da personalidade. trabalho de qualidade é resultado da qualidade pessoal.

ÉTICA Princípios básicos faz o bem e evita o mal. querer positivamente o bem dos outros assim como se quer o próprio bem.

ÉTICA Liberdade e responsabilidade inteligência e vontade livre. responsabilidade pela própria edificação. escolhas livres aqui e agora, podem edificar ou corromper a personalidade.

ÉTICA Ética das aparências falta da convicção do que é certo e do que é errado. agir pelo medo de ser flagrados em alguma ilegalidade ou transgressão. qualidade aparente (levar vantagem)

ÉTICA Ética da mediocridade mediocridade, ideal de fazer a média. evitar o mal.

ÉTICA Ética das virtudes fazer positivamente o bem, partir para o procedimento valioso. afogar o mal em abundância de bem. jogar no campo da qualidade no "agir" não só do "fazer".

VIRTUDES FUNDAMENTAIS FACULDADE RACIONAL Inteligência Guiada pelos primeiros princípios. Faz o bem e evita o mal. Querer o bem do outro como se quer o próprio bem Qualidade de decisão ou Prudência (reta razão ao agir)

VIRTUDES FUNDAMENTAIS Prudência

VIRTUDES FUNDAMENTAIS Prudência

VIRTUDES FUNDAMENTAIS FACULDADE RACIONAL Vontade Guiada pela inteligência Justiça (dar a cada um o que é devido) Qualidade de relacionamento

VIRTUDES FUNDAMENTAIS

VIRTUDES FUNDAMENTAIS Justiça

VIRTUDES FUNDAMENTAIS SENSIBILIDADE APETITES DELEITÁVEIS (desfrutar) Governadas pela inteligência Moderação Otimização das reações de prazer/desprazer Qualidade afetiva ou emotiva

VIRTUDES FUNDAMENTAIS Moderação

VIRTUDES FUNDAMENTAIS SENSIBILIDADE APETITES COMBATIVOS Governadas pela inteligência Fortaleza Otimização das tendências enfrentar/fugir Qualidade de empreendimento

VIRTUDES FUNDAMENTAIS Fortaleza

VIRTUDES FUNDAMENTAIS INTELIGÊNCIA: PRUDÊNCIA VONTADE: JUSTIÇA APETITES DELEITÁVEL: MODERAÇÃO PRAZER/DOR COMBATIVO: FORTALEZA ENFRENTAR/FUGIR

VIRTUDES FUNDAMENTAIS Prudência: qualidade de decisão Justiça: qualidade de relacionamento Moderação: qualidade emotiva Fortaleza: qualidade de empreendimento

CONEXÃO DAS VIRTUDES Não se pode ser justo se não se é forte! Não se pode ser prudente, justo ou forte sem ser moderado! A prática de uma leva ao crescimento das outras!

COMO CONSEGUIR BONS HÁBITOS? “’ROTINAS!”

AFIAR O INSTRUMENTO Dedicar um tempo a adquirir critérios éticos. Ler textos sobre os valores. Definir metas de crescimento nas virtudes fundamentais.

Ignora-se o comportamento e o hábito. Estágio UM: Inconsciente e Sem Habilidade Ignora-se o comportamento e o hábito.

Estágio Um: Inconsciente e Sem Habilidade

Estágio DOIS: Consciente e Sem Habilidade Estágio UM: Inconsciente e Sem Habilidade Estágio DOIS: Consciente e Sem Habilidade

Estágio DOIS: Consciente e Sem Habilidade Toma-se consciência de um novo comportamento, mas ainda não se tem prática.

Estágio DOIS: Consciente e Sem Habilidade

Estágio DOIS: Consciente e Sem Habilidade Estágio UM: Inconsciente e Sem Habilidade Estágio DOIS: Consciente e Sem Habilidade Estágio TRÊS: Consciente e com Habilidade

Estágio TRÊS: Consciente e com Habilidade Com a experiência se sente confortável com o novo comportamento ou prática

Estágio TRÊS: Consciente e com Habilidade

Estágio DOIS: Consciente e Sem Habilidade Estágio UM: Inconsciente e Sem Habilidade Estágio DOIS: Consciente e Sem Habilidade Estágio TRÊS: Consciente e com Habilidade

Estágio UM: Inconsciente e Sem Habilidade Estágio DOIS: Consciente e Sem Habilidade Estágio TRÊS: Consciente e com Habilidade Estágio QUATRO: Inconsciente e com Habilidade

Estágio Quatro: Inconsciente e Habilidoso Este é o estágio em que você já não tem que pensar.

Estágio Quatro: Inconsciente e Habilidoso Neste estágio não tem que tentar ser uma boa pessoa, pois é uma boa pessoa.

MOTIVAÇÃO

MOTIVAÇÃO Três tipos distintos de valores podem ser percebidos para definir a ação. a percepção destes tipos valores origina um tipo diferente de motivação. MOTIVAÇÃO: EXTRÍNSECA, INTRÍNSECA OU TRANSCENDENTE

MOTIVAÇÃO motivação extrínseca agente move-se devido às recompensas ou possíveis punições.

MOTIVAÇÃO motivação intrínseca agente move-se por causa da satisfação que espera obter pelo fato de realizar a ação.

MOTIVAÇÃO motivação transcendente agente move-se por causa da utilidade das próprias ações para outra(s) pessoa(s).

QUALIDADE MOTIVACIONAL TRÊS MÉDICOS A motivação dominante de cada um produzirá a longo prazo conseqüências positivas ou negativas no seu comportamento.

QUALIDADE MOTIVACIONAL motivação dominante extrínseca: conseguir o máximo de honorários do paciente.

QUALIDADE MOTIVACIONAL motivação dominante intrínseca: como aproveitar ao máximo a oportunidade de aprender que possibilita o tratamento

QUALIDADE MOTIVACIONAL motivação dominante transcendente: a preocupação essencial é a de curar o doente.

QUALIDADE MOTIVACIONAL Quando os motivos de tipo transcendente já não pesam nas decisões das pessoas a vida das organizações resulta impossível.

QUALIDADE MOTIVACIONAL Adolescente, estudante.... motivação dominante extrínseca:... motivação dominante intrínseca:... motivação dominante transcendente:...