LÓGICA DO CÓDIGO DE PNEUS

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LÓGICA DO CÓDIGO DE PNEUS Lógica do códigos de pneus

Lógica do códigos de pneus Equipe: Adriana Bequi Christiano Roberto Dall’stella Juliane Polakoski Leonardo Puntel E. dos Santos Luiz C. Zanetti Ribeiro Reginaldo Aparecido Batista Lógica do códigos de pneus

Lógica do códigos de pneus Objetivo: A nomenclatura tem o objetivo de informar, classificar e evitar que um pneu indicado para um carro de passeio, seja utilizado em um veículo de tração, por exemplo. Um pneu usado adequadamente evita má aderência e proporciona segurança, conforto e resistência no transporte de carga e passageiros. Lógica do códigos de pneus

Lógica do códigos de pneus O pneu é uma das partes mais importantes de qualquer veículo automotor. É o pneu que suporta o peso do veículo e sua carga e, faz o contato do veículo com o solo. O pneu transforma a força do motor em tração e é responsável pela eficiência da frenagem e da estabilidade. Por isso, julgamos ser muito importante também conhecer como um pneu é fabricado, as características de cada modelo e tipo e suas aplicações. Lógica do códigos de pneus

Lógica do códigos de pneus ORIGEM: O pneu é fabricado a partir do látex extraído de algumas espécies vegetais, das quais as mais importantes são as do Gênero Hevea, principalmente a Hevea brasiliensis, árvore nativa da Amazônia. Lógica do códigos de pneus

Lógica do códigos de pneus A Árvore da Borracha Lógica do códigos de pneus

Lógica do códigos de pneus Josef Priestley 1770 Lógica do códigos de pneus

Lógica do códigos de pneus JOHN BOYD DUNLOP: Um cirurgião veterinário Escocês que trabalhava em Belfast, Irlanda, é reconhecido como o pai do pneu moderno, embora não fosse  o primeiro  a ter a  idéia. Os pneus de Dunlop seriam mais tarde peças fundamentais na era dos automóveis (1920-1940), depois da qual o mundo nunca mais seria o mesmo. Lógica do códigos de pneus

Lógica do códigos de pneus Tomas Hancock. Lógica do códigos de pneus

Lógica do códigos de pneus Estrutura: Lógica do códigos de pneus

Lógica do códigos de pneus Pneu com vista em corte: Lógica do códigos de pneus

Lógica do códigos de pneus COMO IDENTIFICAR UM PNEU PELO CÓDIGO: Lógica do códigos de pneus

Lógica do códigos de pneus ITEM DESCRIÇÃO 1 MARCA / MODELO DO PNEU 2 STEEL BELTED RADIAL - Tipo de construção do pneu (Radial com Cintas de Aço) 3 Medidas do Pneu: 33 = Diâmetro externo em polegadas (x 2,54) 11.50 = Largura do pneu em polegadas (x 2,54) R = Radial 15 = Diâmetro da Roda (aro) em polegadas (x 2,54) 6PR = 6 lonas 108 = Indicador de carga máxima para o pneu (ver tabela) Q = Indicador da velocidade máxima para o pneu (ver tabela) 4 Certificação E4 (Comunidade Econômica Européia) 5 TUBELESS - Indica que o pneu é sem câmara 6 Número de série de fabricação 7 Nome fantasia do pneu 8 Certificação DOT (Departamento de Transportes dos EUA) 9 10 Certificação INMETRO 11 MT 754 - Código do modelo do pneu 12 Origem da fabricação do pneu 13 Indicação nominal da carga máxima em Kg e Libras e pressão máxima em Kpa e PSI 14 Descrição da construção da carcaça e paredes laterais (quantidade e tipos das lonas) Aviso de Segurança: SAFETY WARNING - Serious injury may result from: - Tire failure due underinflation / overloading - - Follow owner's manual or tire placard in vehicle - Explosion of tire / rim assembly due improper mouting Only specially trained person should mount tires. Tradução AVISO DE SEGURANÇA - Serios danos podem ocorrer de: - Falha do pneu devido a baixa pressão / excesso de carga. Siga o manual do proprietário ou verifique as plaquetas no veículo. - Explosão do pneu ou encaixe da roda devido a montagem inadequada. Somente pessoas especialmente treinadas devem montar os pneus. Lógica do códigos de pneus

Lógica do códigos de pneus Principais medidas a serem observadas: Lógica do códigos de pneus

Lógica do códigos de pneus Identificação do código LT245/75R16 108/104N CÓDIGO DESCRIÇÃO LT Light Truck Utilitário, Pick Up 245 Largura Nominal do Pneu em Milímetros 75 Relação entre a Largura e a Altura nominal do Pneu – Também conhecida como SÉRIE ou PERFIL (se não houver indicação, a série é 82) R Indica que o pneu é de construção RADIAL. A ausência do R indica que o pneu é de construção DIAGONAL 16 Indica, em polegadas, o diâmentro interno do Pneus (ARO) 108/104 Indica o peso que o pneu pode suportar (ver tabela) N Indica a velocidade máxima que o pneu pode atingir com segurança Lógica do códigos de pneus

Lógica do códigos de pneus Identificação do Código33 X 11,50 X 16 LT 6PR CÓDIGO DESCRIÇÃO 33 Diâmetro do pneu em polegadas (x2,54) 11,50 Largura Nominal do Pneu em Polegadas (x2,54) 16 Diâmetro do ARO em polegadas LT Ligth Truck (utilitários, pick up's) 6PR Número de lonas (ply rating) Lógica do códigos de pneus

Lógica do códigos de pneus OUTROS CÓDIGOS ENCONTRADOS CÓDIGO DESCRIÇÃO TL Pneu sem câmara (Tubeless) TT Pneu com câmara (Tube Type) REINFORCED Indica pneu com reforço estrutural ROTATION Indica a posição correta de rodagem (vem junto com uma seta indicando sentido) Lógica do códigos de pneus

Lógica do códigos de pneus TABELA DE ÍNDICE DE VELOCIDADE MÁXIMA CÓDIGO DESCRIÇÃO F 80 km/h   N 140 km/h H 210 km/h G 90 km/h Q 160 km/h V 240 km/h J 100 km/h R 170 km/h W 270 km/h K 110 km/h S 180 km/h Y 300 km/h L 120 km/h T 190 km/h ZR acima de 240 km/h M 130 km/h U 200 km/h Lógica do códigos de pneus

Lógica do códigos de pneus TABELA DE CARGA MÁXIMA ADMITIDA POR PNEU. ÍNDICE DE CARGA Kg/PNEU   80 450 96 710 111 1090 81 462 97 730 112 1120 82 475 98 750 113 1150 83 487 99 775 114 1180 84 500 100 800 115 1215 85 515 101 825 116 1250 86 530 102 850 117 1285 87 545 103 875 118 1320 88 560 104 900 119 1360 89 580 105 925 120 1400 90 600 106 950 91 615 107 975 92 630 108 1000 94 670 109 1030 95 690 110 1060 Lógica do códigos de pneus

Lógica do códigos de pneus CONCLUSÃO. Os pneus são a única parte do carro que tem o contato direto com o piso. Os pneus afetam diretamente a estabilidade, o conforto, a frenagem e a segurança do seu veículo. Para um desempenho melhor e seguro, os pneus devem ser usados conforme instruções dos fabricantes. Usar o pneu adequado ao veículo e ao terreno a ser trafegado, deixando em segundo plano a estética ou visual vai além de uma questão de segurança pessoal, pois um acidente normalmente envolve mais pessoas além do que o condutor ou proprietário do automóvel. Lógica do códigos de pneus