Sistema Operacional LINUX

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais
Advertisements

Material elaborado pela professora Alzennyr Cléa da UFRPE / DFM
Sistemas Operacionais
Noções de Sistemas Operacionais
Informática Aplica Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Comandos do Linux SO II.
Prof.: Fabrício M. Melo Bom dia!! Informática para concursos Prof.: Fabrício M. Melo
Configuração de um servidor FTP
Sistemas Operacionais
Aula 04-a Sistemas operacionais
Processos no Unix e Linux
Conceitos Básicos sobre o S.O.
Informática Industrial
Concepts and Capabilities
Sistemas Operacionais
Colégio Técnico Vila Branca
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Sistemas Operacionais
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Fundamento à Informática
Fundamento à Informática
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
Aula 6 – Sistema Operacional
LINUX.
Prof. André Leon S. Gradvohl, Dr.
Sistemas Operacionais
GSO I ETEC João Bellarmino – Unidade Itapira 1º Módulo
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Gestão de Sistemas Operacionais II
Sistemas Operacionais de Redes de Computadores
Conhecendo os Sistemas Operacionais
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Recife 2014.
Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Telecomunicações Sistemas de Computação para Telecomunicações Autores:
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
SISTEMAS OPERACIONAIS
Linux Descendente do Unix
Introdução à Informática
Sistemas Operacionais Linux
Linux Prof.: Antonio Reis Escola Brasileira. Histórico  Richard Stallman Personalidade importante da comunidade do software livre Ingressou no MIT em.
Noções de Sistema Operacional Linux
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
SISTEMAS OPERATIVOS UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULDADE DE ENGENHARIA ENGENHARIA INFORMÁTICA – PÓS LABORAL 2012 CADEIRA DE INFORMÁTICA.
Sistemas Operacionais
Universidade de Mogi das Cruzes Tec
S ISTEMAS O PERACIONAIS Prof. André Aparecido da Silva.
Computação L1: Infra-Estrutura Básica
Prof.: Fabrício M. Melo Informática para concursos
Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Sistemas Operacionais
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
Usuários e Grupos Usuário: alguém que possui conta, internamente é tratado como um número (UID) que é a identificação do usuário (USER ID). Cada usuário.
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais PLATAFORMALINUX PLATAFORMALINUX Jean Morais 3ºSINA/07.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva.
FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Introdução ao Linux Histórico e desenvolvimento
Introdução à Computação - Jorge Macêdo1 ICC – Software Jorge Macêdo.
Sistemas Operacionais Aula 2 Danielle Costa
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Versão Professor Emerson Felipe Elementos de informática
Tipos de Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais Funcionamento Básico
Ciência da Computação I
LINUX. O que é LINUX  Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux  O Linux foi desenvolvido pelo.
Sistemas Operacionais PLATAFORMALINUX PLATAFORMALINUX Ricardo de Oliveira Joaquim TECNOLÓGICOS.
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Computação Linux – Prática Regiane Kawasaki
Sistemas Operacionais de Redes Introdução ao Linux IGOR ALVES.
Transcrição da apresentação:

Sistema Operacional LINUX Este é é somente um teste de visualização Material adaptado de: Fernanda Denardin Walker

SISTEMA OPERACIONAL Para que o computador funcione e possibilite a execução de programas é necessária a existência de um sistema operacional. O sistema operacional é uma camada de software entre o hardware e os programas que executam tarefas para o usuário.

SISTEMA OPERACIONAL

SISTEMA OPERACIONAL O sistema operacional oferece diversos tipos de serviços: meios para que um programa seja carregado na memória principal e executado responsável pelo acesso aos periféricos de entrada e saída sistema de arquivos: criar, escrever, ler, destruir arquivos criação de mecanismos de proteção entre usuários

CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS Características de funcionamento do sistema: Monousuário / Multiusuário Monotarefa / Multitarefa

Monousuário / Multiusuário Sistema monousuário - CPU somente pode ser utilizada por um único usuário por vez. Posui processamento centralizado. MS-DOS Sistema multiusuário: permite que eu tenha mais de um usuário utilizando uma mesma CPU ao “mesmo tempo”, através de terminais ligados ao computador Programa e os arquivos de dados estão em um único computador que gerencia o uso dos seus recursos. Unix, Windows, Linux

Monotarefa / Multitarefa Monotarefa: Só consegue executar uma atividade de cada vez. Ex: MS-DOS Multitarefa: gerencia a execução de mais de uma tarefa ao mesmo tempo, seja pela execução simultânea ou pelo compartilhamento do tempo entre as tarefas, dando a impressão de simultaneidade. Windows, Unix, Linux

SISTEMAS OPERACIONAIS MS-DOS WINDOWS OS/2 MacOS UNIX SOLARIS LINUX

UNIX - INÍCIO Criado por cientistas no início dos anos 70. Não era um produto comercial. Disponibilizado para várias universidades americanas. Desenvolvido por especialistas e para especialistas.

UNIX - HOJE Várias versões comerciais. Utilizado por universidades e grandes empresas. Não é muito fácil de utilizar. Custo muito elevado.

Fundação do Software Livre Free Software Foundation Projeto GNU - Projeto que propunha a criação de um sistema completo (kernel, utilitários, etc), sob a GPL (General Public License), e independente de qualquer tipo de UNIX. Linux – foi um dos precursores do conceito Software Livre, podendo ser obtido gratuitamente para download.

Projeto GNU - convenção O software pode ser copiado livremente. O software pode ser modificado. O software pode ser distribuído livremente. Não pode haver qualquer restrição a sua distribuição. Código fonte disponível.

Projeto GNU A maioria dos SWs possui licença de uso para impedir a pirataria. Ao contrário, a GPL (GNU) pretende garantir a liberdade de compartilhar e alterar SW de livre distribuição. A GPL foi criada para garantir a liberdade de distribuição de cópias de software livre. http://www.gnu.org

Linus + UNIX = LINUX KERNEL do Sistema Operacional (Núcleo do sistema é responsável pelo funcionamento dos dispositivos e do computador). Código Aberto. Atualizado por programadores ao redor do mundo. Escrito em linguagem C. Especificação POSIX (Portable Operating System) (Interface de SO Portáveis). Sob o convenção GNU.

Características do Linux É de graça e desenvolvido voluntariamente por programadores experientes. Convive sem nenhum tipo de conflito com outros sistemas operacionais (com o DOS, Windows, OS/2) no mesmo computador. Utiliza permissões de acesso a arquivos, diretórios e programas. Não é requerida uma licença para seu uso. O Linux é licenciado de acordo com os termos da GNU.

Características do Linux Modular O usuário vai agregando módulos ao kernel do sistema operacional. Pode ser utilizado com várias interfaces. O resultado final fica personalizado.

Características do Linux Multiplataforma AT 386/486/PENTIUM - INTEL ALPHA - DEC SPARC - SUN POWERPC - MACINTOSH

Características do Linux Multitarefa Verdadeiramente multitarefa, trabalha com vários programas sendo executados simultaneamente. Se um ou mais programas que estão sendo executados derem algum tipo de problema, os outros programas seguem trabalhando normalmente, não há o “travamento” da máquina. Multiprocessado Pode trabalhar em máquinas que funcionam com mais de um processador .

Características do Linux Multiusuário Pode trabalhar com mais de um usuário definido na mesma máquina. Para cada usuário pode ser definida uma senha de acesso.

PACOTES A junção do Kernel do Linux, com utilitários de instalação, interfaces gráficas, drivers de dispositivos, particionadores, mais uma infinidade de programas aplicativos.

Como obter os pacotes Linux? Através dos grupos de Distribuição: diretamente ou via Internet (ftp). Através de revistas de informática. Pré-instalado no computador. Através de CD-ROMs comercializados em lojas de informática ou similares. obs. :( teoricamente o software é de graça)

Distribuição de Pacotes É assim chamado um grupo ou empresa, com um nome definido, que toma como tarefa a paternidade por um determinado conjunto de software agregado ao kernel do Linux, ficando sob a sua responsabilidade a manutenção, desenvolvimento e atualização deste pacote. Cada distribuição tem sua característica própria, como o sistema de instalação, o objetivo, a localização de programas, nomes de arquivos de configuração, etc.

Arquivos Tudo é tratado como um arquivo. Linux tem um estrutura hierárquica de arquivos chamada de “sistema de arquivos”. O acesso a arquivos é organizado através de propriedades e permissões. Comandos são arquivos executáveis. Comunicação entre processos ocorre através de arquivos em muitos casos.

Permissões de Acesso d rwx rwx rwx outros (other) grupo (group) dono (user) flag de diretório d : diretório r : leitura w : escrita x : execução Exemplos: ls -l drwxrwxr-x 2 nunes prof Mar 10 12:09 Mail -rw- - - - - - - nunes prof Mar 10 13:17 mbox

Processos Um processo é um programa em execução. O UNIX é capaz de rodar vários processos ao mesmo tempo. Um programa/job pode necessitar de vários processos até seu término. Um comando simples (ls por exemplo) será executado em apenas 1 processo. Consultar tabela de processos: ps Enviar “sinais” a um processo: kill

Layout de um Sistema de Arquivos / /bin /boot /dev /etc /home /lib /lost+found /mnt /opt /proc /root /sbin /tmp /usr /var

Comandos Os comandos Unix seguem um padrão: nome-comando [opções] [parâmetros] O Unix permite também o redirecionamento de entradas e saídas: comando [opção] [parâmetros] > arquivo-de-saída comando [opção] [parâmetros] < arquivo-de-entrada

Comandos Básicos cd mkdir rmdir pwd ls cp cat more mv rm man ps/kill pipe/grep find kate