AGRICULTURA FAMILIAR E AGROENERGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biodiesel: Agricultura Familiar e Estrutura Industrial
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
Unidade de biodiesel da Petrobras
FÓRUM REGIONAL CONSECTI NORTE CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS ESTADUAIS PARA ASSUNTOS DE CT&I Palmas (TO) - 11/03/2008.
Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor - DGRAV
NORMAS SANITÁRIAS E MERCADOS INSTITUCIONAIS
Cooperação e Governança
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel
Lei /11 Habilitação Sanitária de EARPPs
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso
Centro de Energias Renováveis CERBIO
Matheus Fadini Oscar Guimarães Rayan Carretta Helder Ivo Pandolfi.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
a comercialização agrícola
Programa Nacional de Alimentação Escolar
Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor
PROGRAMAÇÃO E APLICAÇÃO DE RECURSOS PELO CRÉDITO RURAL SAFRA 2005/2006 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Política Agrícola.
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
PROJETO DE PESQUISA Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB): o contraste entre os objetivos propostos e o desempenho verificado no período.
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
AGROENERGIA E AGRICULTURA FAMILIAR
Distribuidoras Associadas
Processo de Crédito para a Agricultura Familiar Maceió, 05 de abril de 2011 SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL ALAGOAS.
Área de Operações Indiretas
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
CÂMARA TÉCNICA DE GRÃOS
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
Para quem é da terra criar raízes
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf
Plano Safra – PRONAF /06 INTRODUÇÃO
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
A Cadeia Produtiva do Etanol
AGRONEGÓCIO Fórum de Tendências Aliança do Brasil Amaryllis Romano
Rotterdam Climate Initiative visiting Brazil
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
Banco do Brasil e o Agronegócio
PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS – PAA
O NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
VISÃO GERAL - PPA Brasília, maio de 2011.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Plano Safra 2011/2012. Política Pública de Crédito Rural Direito Direito Conquista Conquista.
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
Diretoria de Agronegócios
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Instrumentos de Apoio à Comercialização Agrícola e Pecuária
Conseqüências do Uso dos Biocombustíveis como Nova Opção Energética
1 Secretaria de Políticas de Previdência Complementar - MPS Reorganizações societárias e seus reflexos nos planos de previdência Rio de Janeiro, 30/8/2012.
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
O S ELO C OMBUSTÍVEL S OCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CADEIA DO BIODIESEL José Honório Accarini Casa Civil da Presidência da República Comissão Executiva.
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013
Pronaf Microcrédito Rural
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
1.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIDADE FAMILIAR
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
Programa Nacional de Produção e do Uso de Biodiesel (PNPB); Histórico, Situação Atual e Perspectivas J. H. Accarini Casa Civil da Presidência da República.
POLÍTICA NACIONAL DE ATER - PNATER 2003 a 2014 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
Transcrição da apresentação:

AGRICULTURA FAMILIAR E AGROENERGIA

Sumário Agricultura familiar no Brasil; Agroenergia; A Coordenação-Geral de Biocombustíveis do MDA – CGBIO/DGRAV/SAF/MDA; A experiência do PNPB; Outras ações da CGBIO ligadas à agroenergia; Desafios ligados à participação da agricultura familiar nas cadeias de agroenergia. Cenário e contexto das medidas Principais ações do plano safra anterior: respostas aos problemas climáticos e dívidas Ampliação do atendimento das políticas (BSM, Mercados Institucionais, GS) conjunto de políticas consistente permitiu atravessar um ano muito difícil sem crises maiores políticas/sociais Desafios que o PS pretende contribui - Ampliar a oferta de alimentos - quantidade e qualidade Contribuir com crescimento e estabilidade: controle da inflação/balança de pagamentos Promover o uso sustentável dos recursos naturais Convivência com mudanças climáticas Promover a redução da pobreza Gerar e qualificar as ocupações produtivas no campo Interiorizar o desenvolvimento Consolidar e ampliar base de apoio ao governo no rural Avançar sobre a classe média rural Envelhecimento do campo Para isso: Qualificação e articulação das políticas já existentes Maior efetividade das ações: não desperdiçando esforços

Agricultura familiar no Brasil

Agricultura familiar no Brasil – números gerais Cenário e contexto das medidas Principais ações do plano safra anterior: respostas aos problemas climáticos e dívidas Ampliação do atendimento das políticas (BSM, Mercados Institucionais, GS) conjunto de políticas consistente permitiu atravessar um ano muito difícil sem crises maiores políticas/sociais Desafios que o PS pretende contribui - Ampliar a oferta de alimentos - quantidade e qualidade Contribuir com crescimento e estabilidade: controle da inflação/balança de pagamentos Promover o uso sustentável dos recursos naturais Convivência com mudanças climáticas Promover a redução da pobreza Gerar e qualificar as ocupações produtivas no campo Interiorizar o desenvolvimento Consolidar e ampliar base de apoio ao governo no rural Avançar sobre a classe média rural Envelhecimento do campo Para isso: Qualificação e articulação das políticas já existentes Maior efetividade das ações: não desperdiçando esforços

Agricultura familiar no Brasil – representatividade de produção por produto (%) Cenário e contexto das medidas Principais ações do plano safra anterior: respostas aos problemas climáticos e dívidas Ampliação do atendimento das políticas (BSM, Mercados Institucionais, GS) conjunto de políticas consistente permitiu atravessar um ano muito difícil sem crises maiores políticas/sociais Desafios que o PS pretende contribui - Ampliar a oferta de alimentos - quantidade e qualidade Contribuir com crescimento e estabilidade: controle da inflação/balança de pagamentos Promover o uso sustentável dos recursos naturais Convivência com mudanças climáticas Promover a redução da pobreza Gerar e qualificar as ocupações produtivas no campo Interiorizar o desenvolvimento Consolidar e ampliar base de apoio ao governo no rural Avançar sobre a classe média rural Envelhecimento do campo Para isso: Qualificação e articulação das políticas já existentes Maior efetividade das ações: não desperdiçando esforços

Agroenergia

Agroenergia Produção de biomassa e energia: Cenário e contexto das medidas Principais ações do plano safra anterior: respostas aos problemas climáticos e dívidas Ampliação do atendimento das políticas (BSM, Mercados Institucionais, GS) conjunto de políticas consistente permitiu atravessar um ano muito difícil sem crises maiores políticas/sociais Desafios que o PS pretende contribui - Ampliar a oferta de alimentos - quantidade e qualidade Contribuir com crescimento e estabilidade: controle da inflação/balança de pagamentos Promover o uso sustentável dos recursos naturais Convivência com mudanças climáticas Promover a redução da pobreza Gerar e qualificar as ocupações produtivas no campo Interiorizar o desenvolvimento Consolidar e ampliar base de apoio ao governo no rural Avançar sobre a classe média rural Envelhecimento do campo Para isso: Qualificação e articulação das políticas já existentes Maior efetividade das ações: não desperdiçando esforços Produção de biomassa e energia: Grãos/óleos/gorduras (BIODIESEL); Cana-de-açúcar (ETANOL); Florestas (CARVÃO, LENHA, BRIQUETE); Dejetos agrícolas e agroindustrais (BIOGÁS).

Agroenergia Consumo de energia: Secagem de grãos; Aquecimento; Eletrificação rural; Gás de cozinha; Combustível veicular. Cenário e contexto das medidas Principais ações do plano safra anterior: respostas aos problemas climáticos e dívidas Ampliação do atendimento das políticas (BSM, Mercados Institucionais, GS) conjunto de políticas consistente permitiu atravessar um ano muito difícil sem crises maiores políticas/sociais Desafios que o PS pretende contribui - Ampliar a oferta de alimentos - quantidade e qualidade Contribuir com crescimento e estabilidade: controle da inflação/balança de pagamentos Promover o uso sustentável dos recursos naturais Convivência com mudanças climáticas Promover a redução da pobreza Gerar e qualificar as ocupações produtivas no campo Interiorizar o desenvolvimento Consolidar e ampliar base de apoio ao governo no rural Avançar sobre a classe média rural Envelhecimento do campo Para isso: Qualificação e articulação das políticas já existentes Maior efetividade das ações: não desperdiçando esforços

energia dentro da propriedade. Agroenergia A energia é um componente de importância crescente do custo de produção agropecuário e da agroindústria, tornando progressivamente atraente a geração de energia dentro da propriedade. Consumo de energia: Secagem de grãos; Aquecimento; Eletrificação rural; Gás de cozinha; Combustível veicular. Cenário e contexto das medidas Principais ações do plano safra anterior: respostas aos problemas climáticos e dívidas Ampliação do atendimento das políticas (BSM, Mercados Institucionais, GS) conjunto de políticas consistente permitiu atravessar um ano muito difícil sem crises maiores políticas/sociais Desafios que o PS pretende contribui - Ampliar a oferta de alimentos - quantidade e qualidade Contribuir com crescimento e estabilidade: controle da inflação/balança de pagamentos Promover o uso sustentável dos recursos naturais Convivência com mudanças climáticas Promover a redução da pobreza Gerar e qualificar as ocupações produtivas no campo Interiorizar o desenvolvimento Consolidar e ampliar base de apoio ao governo no rural Avançar sobre a classe média rural Envelhecimento do campo Para isso: Qualificação e articulação das políticas já existentes Maior efetividade das ações: não desperdiçando esforços

A Coordenação-Geral de Biocombustíveis da SAF/MDA

CGBIO/DGRAV/SAF/MDA Cenário e contexto das medidas Principais ações do plano safra anterior: respostas aos problemas climáticos e dívidas Ampliação do atendimento das políticas (BSM, Mercados Institucionais, GS) conjunto de políticas consistente permitiu atravessar um ano muito difícil sem crises maiores políticas/sociais Desafios que o PS pretende contribui - Ampliar a oferta de alimentos - quantidade e qualidade Contribuir com crescimento e estabilidade: controle da inflação/balança de pagamentos Promover o uso sustentável dos recursos naturais Convivência com mudanças climáticas Promover a redução da pobreza Gerar e qualificar as ocupações produtivas no campo Interiorizar o desenvolvimento Consolidar e ampliar base de apoio ao governo no rural Avançar sobre a classe média rural Envelhecimento do campo Para isso: Qualificação e articulação das políticas já existentes Maior efetividade das ações: não desperdiçando esforços

A experiência do PNPB

Antecipação de metas pelo CNPE PNPB Segurança e norte criado por instrumentos legais: Lei nº 11.097 de 13 de janeiro de 2005; Lei nº 11.116 de 18 de maio de 2005; Decreto nº 5.297 de 6 de dezembro de 2004; Resolução nº 05 de 03 de outubro de 2007 do Conselho Nacional de Políticas Energéticas (CNPE), Portaria nº 60, do MDA, de 06 de setembro de 2012; Instrução Normativa Nº 01, do MDA, de 20 de junho de 2011. Mistura obrigatória: Cenário e contexto das medidas Principais ações do plano safra anterior: respostas aos problemas climáticos e dívidas Ampliação do atendimento das políticas (BSM, Mercados Institucionais, GS) conjunto de políticas consistente permitiu atravessar um ano muito difícil sem crises maiores políticas/sociais Desafios que o PS pretende contribui - Ampliar a oferta de alimentos - quantidade e qualidade Contribuir com crescimento e estabilidade: controle da inflação/balança de pagamentos Promover o uso sustentável dos recursos naturais Convivência com mudanças climáticas Promover a redução da pobreza Gerar e qualificar as ocupações produtivas no campo Interiorizar o desenvolvimento Consolidar e ampliar base de apoio ao governo no rural Avançar sobre a classe média rural Envelhecimento do campo Para isso: Qualificação e articulação das políticas já existentes Maior efetividade das ações: não desperdiçando esforços Antecipação de metas pelo CNPE

PNPB Mercado controlado e monitorado por meio de leilões: Leilões organizados pela ANP. Inclusão produtiva da agricultura familiar Selo Combustível Social; Política de aquisições e tributária; Organização da base produtiva. Cenário e contexto das medidas Principais ações do plano safra anterior: respostas aos problemas climáticos e dívidas Ampliação do atendimento das políticas (BSM, Mercados Institucionais, GS) conjunto de políticas consistente permitiu atravessar um ano muito difícil sem crises maiores políticas/sociais Desafios que o PS pretende contribui - Ampliar a oferta de alimentos - quantidade e qualidade Contribuir com crescimento e estabilidade: controle da inflação/balança de pagamentos Promover o uso sustentável dos recursos naturais Convivência com mudanças climáticas Promover a redução da pobreza Gerar e qualificar as ocupações produtivas no campo Interiorizar o desenvolvimento Consolidar e ampliar base de apoio ao governo no rural Avançar sobre a classe média rural Envelhecimento do campo Para isso: Qualificação e articulação das políticas já existentes Maior efetividade das ações: não desperdiçando esforços

Selo Combustível Social Componente de identificação instituído pelo Decreto nº 5.297 de 6 de dezembro de 2004. Concedido pelo MDA à empresa produtora de biodiesel que decide cumprir os critérios descritos em sua normativa vigente (Portaria nº 60 de 06 de setembro de 2012*), e que confere ao seu possuidor o caráter de promotor de inclusão social dos agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF. * A Portaria nº 60/2012 substitui as normas anteriores: IN nº 01 de julho de 2005 e IN nº 01 de fevereiro de 2009 Cenário e contexto das medidas Principais ações do plano safra anterior: respostas aos problemas climáticos e dívidas Ampliação do atendimento das políticas (BSM, Mercados Institucionais, GS) conjunto de políticas consistente permitiu atravessar um ano muito difícil sem crises maiores políticas/sociais Desafios que o PS pretende contribui - Ampliar a oferta de alimentos - quantidade e qualidade Contribuir com crescimento e estabilidade: controle da inflação/balança de pagamentos Promover o uso sustentável dos recursos naturais Convivência com mudanças climáticas Promover a redução da pobreza Gerar e qualificar as ocupações produtivas no campo Interiorizar o desenvolvimento Consolidar e ampliar base de apoio ao governo no rural Avançar sobre a classe média rural Envelhecimento do campo Para isso: Qualificação e articulação das políticas já existentes Maior efetividade das ações: não desperdiçando esforços

Selo Combustível Social Regiões % mínimo Sul 35% (safra 12/13) e 40% (a partir de 13/14) Sudeste e Nordeste 30% Centro Oeste e Norte 15% Cenário e contexto das medidas Principais ações do plano safra anterior: respostas aos problemas climáticos e dívidas Ampliação do atendimento das políticas (BSM, Mercados Institucionais, GS) conjunto de políticas consistente permitiu atravessar um ano muito difícil sem crises maiores políticas/sociais Desafios que o PS pretende contribui - Ampliar a oferta de alimentos - quantidade e qualidade Contribuir com crescimento e estabilidade: controle da inflação/balança de pagamentos Promover o uso sustentável dos recursos naturais Convivência com mudanças climáticas Promover a redução da pobreza Gerar e qualificar as ocupações produtivas no campo Interiorizar o desenvolvimento Consolidar e ampliar base de apoio ao governo no rural Avançar sobre a classe média rural Envelhecimento do campo Para isso: Qualificação e articulação das políticas já existentes Maior efetividade das ações: não desperdiçando esforços

Selo Combustível Social Agricultores familiares Contratos e aquisições de grãos e/ou óleos + assistência técnica Empresa produtora de biodiesel Cooperativas Agropecuárias Cenário e contexto das medidas Principais ações do plano safra anterior: respostas aos problemas climáticos e dívidas Ampliação do atendimento das políticas (BSM, Mercados Institucionais, GS) conjunto de políticas consistente permitiu atravessar um ano muito difícil sem crises maiores políticas/sociais Desafios que o PS pretende contribui - Ampliar a oferta de alimentos - quantidade e qualidade Contribuir com crescimento e estabilidade: controle da inflação/balança de pagamentos Promover o uso sustentável dos recursos naturais Convivência com mudanças climáticas Promover a redução da pobreza Gerar e qualificar as ocupações produtivas no campo Interiorizar o desenvolvimento Consolidar e ampliar base de apoio ao governo no rural Avançar sobre a classe média rural Envelhecimento do campo Para isso: Qualificação e articulação das políticas já existentes Maior efetividade das ações: não desperdiçando esforços

Cenário e contexto das medidas Principais ações do plano safra anterior: respostas aos problemas climáticos e dívidas Ampliação do atendimento das políticas (BSM, Mercados Institucionais, GS) conjunto de políticas consistente permitiu atravessar um ano muito difícil sem crises maiores políticas/sociais Desafios que o PS pretende contribui - Ampliar a oferta de alimentos - quantidade e qualidade Contribuir com crescimento e estabilidade: controle da inflação/balança de pagamentos Promover o uso sustentável dos recursos naturais Convivência com mudanças climáticas Promover a redução da pobreza Gerar e qualificar as ocupações produtivas no campo Interiorizar o desenvolvimento Consolidar e ampliar base de apoio ao governo no rural Avançar sobre a classe média rural Envelhecimento do campo Para isso: Qualificação e articulação das políticas já existentes Maior efetividade das ações: não desperdiçando esforços

Cenário e contexto das medidas Principais ações do plano safra anterior: respostas aos problemas climáticos e dívidas Ampliação do atendimento das políticas (BSM, Mercados Institucionais, GS) conjunto de políticas consistente permitiu atravessar um ano muito difícil sem crises maiores políticas/sociais Desafios que o PS pretende contribui - Ampliar a oferta de alimentos - quantidade e qualidade Contribuir com crescimento e estabilidade: controle da inflação/balança de pagamentos Promover o uso sustentável dos recursos naturais Convivência com mudanças climáticas Promover a redução da pobreza Gerar e qualificar as ocupações produtivas no campo Interiorizar o desenvolvimento Consolidar e ampliar base de apoio ao governo no rural Avançar sobre a classe média rural Envelhecimento do campo Para isso: Qualificação e articulação das políticas já existentes Maior efetividade das ações: não desperdiçando esforços

Cenário e contexto das medidas Principais ações do plano safra anterior: respostas aos problemas climáticos e dívidas Ampliação do atendimento das políticas (BSM, Mercados Institucionais, GS) conjunto de políticas consistente permitiu atravessar um ano muito difícil sem crises maiores políticas/sociais Desafios que o PS pretende contribui - Ampliar a oferta de alimentos - quantidade e qualidade Contribuir com crescimento e estabilidade: controle da inflação/balança de pagamentos Promover o uso sustentável dos recursos naturais Convivência com mudanças climáticas Promover a redução da pobreza Gerar e qualificar as ocupações produtivas no campo Interiorizar o desenvolvimento Consolidar e ampliar base de apoio ao governo no rural Avançar sobre a classe média rural Envelhecimento do campo Para isso: Qualificação e articulação das políticas já existentes Maior efetividade das ações: não desperdiçando esforços

PNPB – avanços para a agricultura familiar Agricultura familiar e entidades representativas Aprendizado com o acesso a uma cadeia de produção de agroenergia; Geração de renda e incentivo à organização econômica; Ampliação da visão em relação à utilização de biomassas; Ampliação da visão dos potenciais de produção/venda e produção/autoconsumo de energia. MDA Inserção crescente na pauta de energia do Governo Federal; Entendimento do papel transversal da pauta “agroenergia” dentro do Ministério; Discussão e aprimoramento de instrumentos de política pública relacionados; Cenário e contexto das medidas Principais ações do plano safra anterior: respostas aos problemas climáticos e dívidas Ampliação do atendimento das políticas (BSM, Mercados Institucionais, GS) conjunto de políticas consistente permitiu atravessar um ano muito difícil sem crises maiores políticas/sociais Desafios que o PS pretende contribui - Ampliar a oferta de alimentos - quantidade e qualidade Contribuir com crescimento e estabilidade: controle da inflação/balança de pagamentos Promover o uso sustentável dos recursos naturais Convivência com mudanças climáticas Promover a redução da pobreza Gerar e qualificar as ocupações produtivas no campo Interiorizar o desenvolvimento Consolidar e ampliar base de apoio ao governo no rural Avançar sobre a classe média rural Envelhecimento do campo Para isso: Qualificação e articulação das políticas já existentes Maior efetividade das ações: não desperdiçando esforços

Outras ações da CGBIO relacionadas à agroenergia

CGBIO e ações em agroenergia Plano Plurianual 12-15: Programa de Energia com objetivos sob responsabilidade do MDA e ação orçamentária da Coordenação de Biocombustíveis do MDA ampliada: de apoio à cadeia do biodiesel para apoio às cadeias de energias renováveis; Ação iniciada para elaboração de um programa de fomento à produção de biogás a partir do tratamento de dejetos animais, alinhado às metas assumidas pelo MDA dentro do programa ABC: Geração de renda com energia evitada, energia exportada, biofertilizantes; Ações em estudo para avaliação de viabilidade (produção individual e formas de produção coletiva), debate do marco regulatório de comercialização de energia elétrica, e proposta de criação/adequações em instrumentos de crédito e ATER. Cenário e contexto das medidas Principais ações do plano safra anterior: respostas aos problemas climáticos e dívidas Ampliação do atendimento das políticas (BSM, Mercados Institucionais, GS) conjunto de políticas consistente permitiu atravessar um ano muito difícil sem crises maiores políticas/sociais Desafios que o PS pretende contribui - Ampliar a oferta de alimentos - quantidade e qualidade Contribuir com crescimento e estabilidade: controle da inflação/balança de pagamentos Promover o uso sustentável dos recursos naturais Convivência com mudanças climáticas Promover a redução da pobreza Gerar e qualificar as ocupações produtivas no campo Interiorizar o desenvolvimento Consolidar e ampliar base de apoio ao governo no rural Avançar sobre a classe média rural Envelhecimento do campo Para isso: Qualificação e articulação das políticas já existentes Maior efetividade das ações: não desperdiçando esforços Outros ligados à agroenergia: plataforma de bioquerosene, florestas, etc. Outros ligados à energias renováveis: eólica, solar, etc (desdobramentos da Resolução ANEEL 482/2012)

Desafios da relação agricultura familiar / agroenergia

Desafios: agricultura familiar e agroenergia Pesquisa e difusão de agroenergia adequadas à agricultura familiar; Criação da cultura em ATER para agroenergia: engenharias mecânica, elétrica, química, gestão, economia, etc; Potencializar Pronaf Eco para investimentos em energias renováveis (MCR, Seção 16, Cáp. 10); Adequação/criação de instrumentos de política pública de apoio a produção/venda e produção/autoconsumo de agroenergia; Soluções de aproveitamento total da biomassa (coprodutos); Desmistificação e enfrentamento da polêmica alimento x energia; Aumento da transversalidade da pauta agroenergia dentro do MDA como mais uma plataforma de desenvolvimento rural. Cenário e contexto das medidas Principais ações do plano safra anterior: respostas aos problemas climáticos e dívidas Ampliação do atendimento das políticas (BSM, Mercados Institucionais, GS) conjunto de políticas consistente permitiu atravessar um ano muito difícil sem crises maiores políticas/sociais Desafios que o PS pretende contribui - Ampliar a oferta de alimentos - quantidade e qualidade Contribuir com crescimento e estabilidade: controle da inflação/balança de pagamentos Promover o uso sustentável dos recursos naturais Convivência com mudanças climáticas Promover a redução da pobreza Gerar e qualificar as ocupações produtivas no campo Interiorizar o desenvolvimento Consolidar e ampliar base de apoio ao governo no rural Avançar sobre a classe média rural Envelhecimento do campo Para isso: Qualificação e articulação das políticas já existentes Maior efetividade das ações: não desperdiçando esforços

Coordenador-Geral de Biocombustíveis Obrigado! André Grossi Machado Coordenador-Geral de Biocombustíveis CGBIO/DGRAV/SAF/MDA andre.machado@mda.gov.br +55 61 2020 0272 www.mda.gov.br/saf