Declaração Universal dos Direitos Humanos mj. gov

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Competências e interligação
Advertisements

Organização das Nações Unidas
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
II Marcha contra o abuso sexual da criança e do adolescente
ARTICULAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS NA PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA 21 ANOS E DESAFIOS RELUTANTES –
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
Ana Carvalho e Susana Neves 4 de julho de 2012
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
Curso de redação Aula 1.
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
CONEP: histórico, funções e relações com os CEPs.
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Declaração Universal dos Direitos da Criança
TENDÊNCIAS NO USO DA FORÇA POLICIAL NO BRASIL
Conhecendo a Carta da Terra
Bianca Pedroso Acordo CONACI/ Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime – UNODC.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Organizações Internacionais e Regionais
Direitos Humanos na América Latina e Relações Internacionais
Direitos das Minorias © 2013
Campanha Diversidade no Trabalho
Curso Direito à Memória e à Verdade
Trabalho realizado por: Isabel Mendonça Nº16 Joana Castro Nº17
Curso Direito à Memória e à Verdade
Direitos Humanos - Direitos Civis e Políticos -
G8 E OEA G8- Sustentado pelo aspecto econômico e político.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Direito Internacional Público.
Declaração Universal dos Direitos do Homem Artigos: 20 à 25
África – Condições de Vida
DIREITOS HUMANOS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Foz do Iguaçu – 28/08/2008 Pacto Global. O que é o Pacto Global Iniciativa das Nações Unidas, propondo à comunidade empresarial, às agências da ONU e.
Cruz Vermelha Brasileira
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETIVO DO INSTITUTO INTERAMERICANO DEL NIÑO.
© 2013 DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES Dimensão de Segurança Humana Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Centro de Direitos Humanos Faculdade.
Unidade III Declaração Universal dos Direitos Humanos DIREITOS HUMANOS
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Profª: Kátia Paulino dos Santos
Felizes os construtores da Paz (Catequese 6: 2º encontro)
O 5 de Outubro de 1910.
Cartilha: DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Ser pessoa.
Resultados do exercício de categorização dos mandatos.
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
IPESG - Instituto de Pesquisas e Estudos de Governo 1 Direitos Humanos - Direitos Civis e Políticos - “O problema que temos diante de nós não é filosófico,
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
PRISÃO TEMPORÁRIA.
Em janeiro de 2015, os brasileiros ficaram chocados com a notícia do fuzilamento de Marco Archer, brasileiro que foi preso em 2004 na Indonésia e condenado.
CONVENÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA
Direitos Humanos Ligado aos aspectos ideológicos, poder; Textos:
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Profª: Kátia Paulino dos Santos 31/7/ :14 1.
Efeméride de 10 de dezembro
DUDH – Declaração Universal dos Direitos Humanos
“Declaração dos Direitos e. Responsabilidade dos
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
1. Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento
UNIVERSALISMO X RELATIVISMO CULTURAL
Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil
Dia internacional dos direitos das crianças
CONHEÇA O ACNUR.
BREVE HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO
S ISTEMAS I NTERNACIONAIS DE P ROTEÇÃO DE D IREITOS H UMANOS Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Curso: Serviço Social Disciplina: Direitos.
Breve introdução ao direito internacional dos direitos humanos.
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
DIREITOS HUMANOS INSTRUMENTOS NORMATIVOS
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Transcrição da apresentação:

Desafios da ONU e de todos nós num mundo global Geografia – Profª Bruna Andrade 9ª ANO

Declaração Universal dos Direitos Humanos http://portal. mj. gov Conjunto de direitos e garantias do ser humano considerando: o respeito à sua dignidade, democracia, direito de resistência à opressão, a proteção contra o arbítrio do poder estatal e o estabelecimento de condições mínimas de condições de vida e desenvolvimento sem distinção de raça, cor, gênero, idade, religião, opinião política, origem nacional, social ou qualquer outra. Direito Internacional dos Direitos Humanos – proteção dos direitos em escala global.

ODM ( Objetivos de Desenvolvimento do Milênio)

Proteger direitos humanos em conflitos é um dos maiores desafios atuais, avalia Navi Pillay (25 de outubro de 2012) A proteção dos direitos humanos em tempos de conflito é um dos maiores desafios que a comunidade internacional enfrenta hoje, como evidenciado pelas crises na Síria, no Mali e em outras partes do mundo, disse a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, na Assembleia Geral da ONU. “Desrespeito completo pelos direitos humanos internacionais e as leis humanitárias é um anacronismo que não pode ser tolerado. A ONU deve agir para defender o Estado de Direito e proteger os direitos humanos”, acrescentou Pillay ao apresentar, nesta quarta-feira (24), o relatório anual do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). A Alta Comissária ressaltou que o desafio de enfrentar crises e proteger os direitos humanos tem crescido rapidamente por causa do crime organizado, do terrorismo, e da proliferação de armas. Editado de http://www.onu.org.br/proteger-direitos-humanos-em-conflitos-e-um-dos-maiores-desafios-atuais-alerta-alta-comissaria/. Acesso em 21 demarço de 2014.

Violação dos Direitos Humanos

OEA convoca Brasil para prestar esclarecimentos sobre violações de direitos humanos em presídio A ausência de controle do Estado sobre o presídio e os recorrentes casos de mortes (100 homicídios em 8 anos) e tortura foram denunciados à OEA pela Justiça Global e pela Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Porto Velho, depois do massacre de 30 presos em 2002. No mesmo ano, o Estado brasileiro (RO) foi condenado pela Corte Interamericana a cumprir medidas provisórias para garantir a vida e a integridade pessoal dos internos do Urso Branco, investigar os acontecimentos e adequar o presídio às normas internacionais de proteção dos direitos humanos às pessoas privadas de liberdade. Desde então, o descumprimento das determinações motivaram cinco novas resoluções da Corte que reafirmam a sistemática violação dos direitos humanos e a incapacidade do Estado brasileiro em implementar tais medidas. Em 2007, presos foram submetidos a mais de 12 horas de exposição ao sol no pátio da unidade (foto: Ministério Público de Rondônia) Adaptado de http://global.org.br/programas/oea-convoca-brasil-para-prestar-esclarecimentos-sobre-violacoes-de-direitos-humanos-em-presidio/. Acesso em 21 de março de 2014.

As crianças soldados da República Democrática do Congo http://www.cartacapital.com.br/internacional/as-criancas-soldados-da-republica-democratica-do-congo-1074.html Um grave problema em muitos países da África deixou a missão de paz da ONU na República Democrática do Congo "extremamente preocupada". Segundo um relatório publicado, entre janeiro de 2012 e agosto de 2013 cerca de mil casos de crianças recrutadas por grupos armados congoleses foram registrados. Os recrutados são vítimas ou testemunhas de estupros, sequestros, assassinatos e mutilações. Na maioria dos casos, os soldados infantis são sequestrados e forçados a se juntarem a tropas. Outros escolhem, porém, entrar nestas organizações atraídos por promessas de dinheiro, educação, empregos e outros "benefícios". Em geral, as crianças soldados acabam utilizadas como porteiros, cozinheiros, espiões, escravos sexuais, guardas e combatentes. Mas, segundo a ONU, crianças recrutadas pelo grupo M23 também tinham entre suas "tarefas" enterrar corpos de pessoas mortas durante conflitos com o Exército Nacional da RDC e outros grupos armados. http://www.youtube.com/watch?v=gtmhBURT_kU http://www.youtube.com/watch?v=sGmgEUEIW_k

Crime Internacional A GLOBALIZAÇÃO além de facilitar as relações entre os lugares também facilita a atuação de grupos criminosos internacionais (deixaram de atuar dentro dos limites de seus países e avançar fronteiras) Narcotráfico Produção de drogas: Países subdesenvolvidos (muitas vezes a única opção de renda de algumas famílias) Estimula outras atividades ilegais: Tráfico de Armas Tráfico de pessoas Tráfico de órgãos Sequestros