A representação da Paisagem Natural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Advertisements

Country Club de Nova Friburgo - RJ
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
APARÊNCIA... JÁ PAROU PARA PENSAR COMO NOS VEMOS?
Fauvismo.
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
Arte e representação.
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
A casa, uma parte de mim no mundo
São Lucas.
6º ano 1º Volume.
O Impressionismo.
Os Lugares, as paisagens eo espaço Geográfico
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Artista Plástica Maria Alzira Garcia.
ESTÉTICA Arte e realidade
ROCOCÓ.
Maluda ( ).
Criançar: ética e os infantis
Você sabe porque o mar é tão grande, tão imenso, tão poderoso ?
3º Ano Ensino Fundamental
Monumento Nacional ao Imigrante
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Como fazer a leitura de obra de arte?
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
ACADÊMICA BOLSISTA: CERENA BONOMINI
O Rio de Janeiro e as Copas
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
Formadora: Janaína Lapuente
Aldemir Martins O artista plástico Aldemir Martins nasceu em Ingazeiras, no Vale do Cariri, Ceará em 8 de novembro de A sua vasta obra, importantíssima.
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
A CIDADE MODERNA Busca de um novo modelo de cidade;
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
Projeto de Arquitetura e Paisagismo
Na visão de Jean Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas
Pintura Pós-impressionista
DEBRET FICOU NO BRASIL ATÉ 1831 E PRODUZIU UMA OBRA IMENSA: RETRATOS DA FAMÍLIA REAL, CENÁRIOS PARA O TEATRO SÃO JOÃO E TRABALHOS DECORATIVOS PARA.
Denise Dubiella.
Jonh blakemore.
Mistura de Arte (T123) Por Alexandre Brussolo. Introdução Estava num restaurante e de minha mesa contemplava três quadros belíssimos, que infelizmente.
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
O cinema na vida de cada um
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
O espelho e o artista 4º ano Professora: Maria Cristina Carnelosso.
Os sentimentos de cada um
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
As drogas do sertão.
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba Disciplina de Filosofia “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Nome:Número3ºG Douglas09 Guilherme14.
Impressionismo Ensino Médio.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
ALL STAR & MONET.
NATUREZA-MORTA.
Património Mundial Trabalho realizado por: Miguel Samagaio; Manuel Monteiro, Adilson Mendes.
Maluda ( ) Apresentação criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
Vincent Van Gogh e Tomie Ohtake
Aline & Joice 7º Ano B Pintor, escultor, arquiteto e decorador de tapeçarias e vitrais flamengo nascido em Breda, no Ducado de Brabant, Países Baixos,
Transcrição da apresentação:

A representação da Paisagem Natural

Paisagem A faculdade humana de poder traduzir através da linha ou traço o que vê diante de si ou ainda o que imagina em sua mente possibilitou o gosto por um tipo de representação: a paisagem. Desenhada ou pintada ela funcionou, antes da invenção da fotografia, como o registro e a descrição do horizonte visto diante de nós. Teve papel fundamental no registro das novas terras descobertas, contato com novos povos antes desconhecidos e como eram a sua aparência e costumes.

O registro através do desenho da paisagem pode ser fruto de uma memória afetiva. Por exemplo, pessoas que vivem nas grandes cidades colocam em suas salas de estar e de jantar uma paisagem com montanhas, rios, vales, pastagens, etc. Tudo o que sabemos das cidades em um período anterior a invenção da fotografia se deve ao registro através de desenhos e -pinturas de paisagens urbanas de cidades como Paris, Rio de Janeiro, Nova York, Londres, etc. Há de ser lembradas ainda as Marinas, paisagens onde o mar e barcos pesqueiros se fazem presentes.

Nos filmes, histórias em quadrinhos, ilustrações de livros, vale destacar a criação de paisagens fictícias importantes na ambientação das histórias, na construção do mundo necessário para que as personagens ganhem vida. Outra variedade de registro desse tipo seriam os casarios e paisagens rurais.

Entretanto, na pintura, a introdução e o gosto pela paisagem, foi um processo não tão rápido. Após a Reforma Protestante, pintores e desenhistas deixaram de ter a representação de santos católicos como um tema explorado na pintura. Daí nos países protestantes como Holanda, entre outros, os pintores passaram a pintar paisagens e também natureza morta. Porém tais obras só eram encontradas em residências humildes.

A aceitação e um novo status da paisagem e da natureza morta demandou mais duzentos anos só sendo aceita e tendo um novo valor artístico por volta do século XVIII. Prova disso é a extensa obra de Van Gogh que consta de natureza morta, retratos e paisagens.