REGISTROS PÚBLICOS AULA 12 TEMA 8 – REGISTRO DE IMOVEIS – CONTINUAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
22 de Outubro de Direito da Comunicação Orientações da Comissão Nacional de Protecção de Dados Parecer n.º 26/ 2001 Parecer n.º 2/03 Autorização.
Advertisements

DIREITO DA OBRIGAÇÃO EM TODA OBRIGAÇÃO EXISTE A SUBMISSÃO A UMA REGRA DE CONDUTA, POR ISSO TEM A PROTEÇÃO DO DIREITO.
Direito Empresarial I Aula 10
REGISTROS PÚBLICOS PROTESTOS DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DATA: PROF.º ANTONIO IANOWICH FILHO AULA 06.
REGISTROS PÚBLICOS AULA 04 TEMA 04 PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE NOTARIAL
PROF.º ANTONIO IANOWICH FILHO
INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS COISAS
REGISTROS PÚBLICOS AULA 02 TEMA 02
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
REGISTROS PÚBLICOS AULA 05 TEMA: PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE REGISTRAL DATA: 23/03/2006 PROFº: PÚBLIO BORGES ALVES EQUIPE: ANTONIO IANOWICH FILHO e PÚBLIO.
Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis ITBI
Estudo do ITBI.
O CONTRATO DE COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS ESPECIAIS
Lei nº Lei nº Lei nº Marcus Felipe Rezende.
XXXIX Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil
Lei nº , de 16/6/2011.  PMCMV  Balneário Camboriú, 17 de junho de 2011.
DIREITOS REAIS DE GARANTIA
REGISTRO DE IMÓVEIS “repositório de informações e centro para onde convergem todos os elementos referentes à propriedade imobiliária” (Caio Mario da Silva.
1 IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS NO ÂMBITO DA LEI Nº 3-B/2010, DE 28 DE ABRIL (ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2010) José M. T. Martinho.
Aluno: Felipe Robalinho C. Barbosa Matrícula: Turma: 3º Ano B Diurno.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Registro de Imóveis Rurais
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA
01/04/2017.
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Parte 4 – Testes)
02/04/2017.
Esta ação tem por escopo obter declaração judicial que limite a responsabilidade do fiador até a data da prévia notificação. Pelo entendimento jurisprudencial.
COLÉGIO NOTARIAL DO BRASIL - CONSELHO FEDERAL 2007
Execução de obrigação de fazer e não fazer
Ato administrativo. Conceito: ato jurídico que decorre do exercício da função administrativa, sob um regime jurídico de direito público. Elementos ou Requisitos.
Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA
Antes chamada de Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada
REQUISITOS E EFEITOS..  1-Conceito de Registro Público.  2- Função do registro público  a) tornar pública situação determinada sobre pessoas físicas.
INVENTÁRIO E PARTILHA EXTRAJUDICIAL (INVENTÁRIO ADMINISTRATIVO)
Ação de Usucapião Urbano
DIREITO REAL DE AQUISIÇÃO
12/04/2017.
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
Aceitação da herança. Renúncia da herança. Cessão da herança.
Registro de Imóveis Rurais Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.
Execução por quantia certa contra devedor solvente e insolvente
Estudo dos arts. 796 a 821 do Código de Processo Civil MEDIDAS CAUTELARES ARRESTO. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor:
PROFESSOR THIAGO CARAPETCOV
Obrigações do Empresário
Perda da propriedade imóvel: noções gerais, causas, desapropriação.
PRATICADOS ANTES DA FALENCIA
CEAP CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6o semestre PROFESSOR: MILTON CORREA FILHO AULA 12 TEORIA GERAL DAS EXECUÇÕES II 1.ATOS EXECUTIVOS.
Elementos que segundo a regra geral são dispensáveis: 1) Data de vencimento; 2) Indicação do local de emissão e de pagamento.
Títulos virtuais Emissão eletrônica é possível, pois atende ao princípio da cartularidade; Assinatura eletrônica também é possível, porém haverá restrição.
RECIVIL Módulo 3 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
RECIVIL Módulo 3 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
Andrezza Eliab Oliveira Simões
USUCAPIÃO NO NOVO CÓDIGO CIVIL
Conceito Capítulo 5 Escrituração Escrituração
Aula 05 – Direitos Reais Meios de Aquisição da Propriedade: 
Profº Carmênio Barroso
RECIVIL Módulo 6 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
PROFESSORA: MARGO SARTORI
TITULOS DE CREDITO: Operações Virtuais
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 6 - Registro de Óbito Aula 1 – Competência, prazos e declarantes do óbito.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
Profa. Silvia Bertani.
DIREITO TRIBUTÁRIO.
PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO
LIMITAÇÕES ADMINISTRATIVAS
AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE IMÓVEL
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
 Tutela relações de caráter privado, envolvendo pessoas naturais e jurídicas, que perpassam as fronteiras nacionais, e que possuem, desse modo, a chamada.
Do Contrato de Transporte  ASPECTOS GERAIS -  O Artigo 730 do Código Civil conceitua os contratos de transporte como o pacto pelo qual “alguém se obriga,
Transcrição da apresentação:

REGISTROS PÚBLICOS AULA 12 TEMA 8 – REGISTRO DE IMOVEIS – CONTINUAÇÃO. DATA: 18.05.06 PROF.º ANTONIO IANOWICH FILHO

OBJETIVO: DAR CONTINUIDADE AOS ESTUDOS INICIADOS NA AULA ANTERIOR E COM ISSO CONHECER AS ATRIBUIÇÕES DO REGISTRO IMÓVEIS, SUA IMPORTÂNCIA E CONSEQUÊNCIAS DOS REGISTROS.

DO PROCESSO DE REGISTRO A FINALIDADE DO REGISTRO É ESCRITURAR OS ATOS TRANSLATIVOS OU DECLARATÓRIOS REFERENTES À PROPRIEDADE DOS BENS IMÓVEIS E AINDA OS CONSTITUTIVOS DE DIREITOS REAIS, DEVIDAMENTE CITADOS NO ART. 167, I DA LRP, SENDO DA SUA ESSÊNCIA A NECESSIDADE DE EXISTÊNCIA DE MATRÍCULA PRÉVIA DO IMÓVEL.

DO PROCESSO DE REGISTRO A SIMPLES MATRÍCULA NÃO É GARANTIA DE REGISTRO, UMA VEZ QUE, MESMO MATRICULADO, NÃO OCORRERÁ O REGISTRO QUE DEPENDA DE APRESENTAÇÃO DE TÍTULO ANTERIOR EM RESPEITO À CONTINUIDADE DOS REGISTROS. A LRP DEFINE EXPRESSAMENTE A FORMA COMO SE PROCESSA O REGISTRO.

DO PROCESSO DE REGISTRO – DÚVIDA. DIANTE DA POSSIBILIDADE DE VÍCIO NOS DOCUMENTOS APRESENTADOS AO REGISTRO, A LEGISLAÇÃO PREVÊ A POSSIBILIDADE DE O OFICIAL EXIGIR DO APRESENTANTE ALGUMA PROVIDÊNCIAS, ATRAVÉS DE EXIGÊNCIAS, UMA VEZ QUE NÃO SOLUCIONADOS OU NÃO CONCORDANDO O APRESENTANTE COM AS EXIGÊNCIAS IMPOSTAS, PODERÁ SE SOCORRER COM A DECLARAÇÃO DE DÚVIDA.

DO PROCESSO DE REGISTRO – DÚVIDA. HAVENDO EXIGÊNCIA A SER SATISFEITA, O OFICIAL INDICÁ-LA-Á POR ESCRITO. NÃO SE CONFORMANDO O APRESENTANTE COM A EXIGÊNCIA DO OFICIAL, OU NÃO A PODENDO SATISFAZER, SERÁ O TÍTULO, A SEU REQUERIMENTO E COM A DECLARAÇÃO DE DÚVIDA, REMETIDO AO JUÍZO COMPETENTE PARA DIRIMÍ-LA.

DO PROCESSO DE REGISTRO – DAS PESSOAS. NO QUE DIZ RESPEITO AO REGISTRO DE IMÓVEIS NÃO HÁ QUE SE FALAR EM QUALQUER ESPÉCIE DE VEDAÇÃO AO EXERCÍCIO DOS ATOS DE REGISTRO AVERBAÇÃO, POIS A LEGISLAÇÃO PERMITE QUE QUALQUER PESSOA REALIZE OS ATOS NECESSÁRIOS.

DO PROCESSO DE REGISTRO – DOS TÍTULOS. A LEI DE REGISTROS PÚBLICOS ADMITE APENAS PARA REGISTRO OS DOCUMENTOS CONSTANTES DE SEU ART. 221, NÃO ADMITINDO QUALQUER OUTRO ALÉM DOS ENUMERADOS NESTE ARTIGO.

DO PROCESSO DE REGISTRO – DA MATRÍCULA. SEGUNDO NOSSA LEGISLAÇÃO VIGENTE A MATRÍCULA PODE SER DEFINIDA COMO UM ATO QUE INDIVIDUALIZA O IMÓVEL, DESCREVENDO-O E SITUANDO-O GEOGRAFICAMENTE. É NA MATRICULA QUE ESTÃO E SERÃO ESCRITOS TODO E QUALQUER ATO, SEJA DE REGISTRO SEJA DE AVERBAÇÃO. CADA IMÓVEL POSSUI APENAS UM NÚMERO DE MATRÍCULA QUE AUXILIA EM SUA LOCALIZAÇÃO.

DO PROCESSO DE REGISTRO – DA AVERBAÇÃO E DO CANCELAMENTO. A AVERBAÇÃO PODE SER DEFINIDA COMO O ATO RESPONSÁVEL PELA ESCRITURAÇÃO DAS ALTERAÇÕES E EXTINÇÕES DO ATO DO REGISTRO, ESTANDO DEFINIDAS NO ART. 167, II DA LEI DE REGISTROS PÚBLICOS DE FORMA EXPRESSA E TAXATIVA. ESSAS AVERBAÇÕES SERÃO FEITAS Á MARGEM DA INSCRIÇÃO A QUE SE REFERE, OU AINDA EM SUA TRANSCRIÇÃO OU ATÉ MESMO NA MATRÍCULA. VEJAMOS AS DEFINIÇÕES LEGAIS DE AVERBAÇÃO E CANCELAMENTO.

DO PROCESSO DE REGISTRO – DO BEM DE FAMÍLIA. O BEM DE FAMÍLIA CONSTITUI-SE NA RESIDÊNCIA ESCOLHIDA PELA FAMÍLIA COMO SEU LAR, SENDO POR FORÇA DE LEI IMPENHORÁVEL, MAS PARA QUE SURTA TODOS OS SEUS EFEITOS, É NECESSÁRIO A SUA DETERMINAÇÃO POR MEIO DE ESCRITURA PÚBLICA E CONSEQÜENTE DEVE APRESENTÁ-LA AO OFICIAL DO REGISTRO DE IMÓVEIS EM CONSONÂNCIA COM A LEGISLAÇÃO SOBRE O TEMA.

DO PROCESSO DE REGISTRO – DA REMIÇÃO DO IMÓVEL HIPOTECADO. A REMIÇÃO DO IMÓVEL HIPOTECADO CONSISTE NA PRERROGATIVA QUE O CREDOR POSSUI DE RESGATAR O IMÓVEL DADO EM GARANTIA DE OBRIGAÇÃO, POSSUINDO DIREITO DE PREFERÊNCIA SOBRE ESTE IMÓVEL. A LEI DE REGISTROS PÚBLICOS TAMBÉM SE PREOCUPOU COM ESTA SITUAÇÃO E DEFINIU ALGUMAS REGRAS QUE DEVEM SER OBSERVADAS.

DO PROCESSO DE REGISTRO – DO REGISTRO TORRENS. O REGISTRO TORRENS É UMA FORMA ESPECIAL DE REGISTRO IMOBILIÁRIO, QUE GARANTE AO PROPRIETÁRIO RURAL, DE FORMA INDISCUTÍVEL E SOBERANA, O SEU TÍTULO DE DOMÍNIO, IMPEDINDO QUALQUER QUESTIONAMENTO DE TERCEIROS SOBRE O MESMO. INSTITUÍDO NO PAÍS DESDE 1890, É, ENTRETANTO, MUITO POUCO UTILIZADO, TALVEZ PELO DESCONHECIMENTO DO PROPRIETÁRIO RURAL, TALVEZ PELO RECEIO DE COLOCAR O SEU TÍTULO DE DOMÍNIO À ANÁLISE DO JUDICIÁRIO.

SÍNTESE DA AULA NO DECORRER DESSE TEMA PROCURAMOS TRABALHAR OS DIVERSOS ASPECTOS E PECULIARIDADES REFERENTES AO REGISTRO DE IMÓVEIS, FAZENDO UMA ANÁLISE DE CADA UM DE SEUS INSTITUTOS E SUAS COESÕES, DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DOS ATOS PRATICADOS POR ESTE OFÍCIO. DENTRE OS TEMAS ABORDADOS, VIMOS OS CONCEITOS DE MATRÍCULA, AVERBAÇÃO E ATÉ MESMO REGISTRO, SENDO IMPORTANTE FRISAR QUE ESSE TEMA ASSIM COMO TODA ESSA DISCIPLINA É EXTREMAMENTE POSITIVISTA, UMA VEZ QUE OS REGISTROS DEVEM SER PRECISOS E SEGUIR SEUS RITOS GARANTINDO ASSIM OS PRINCÍPIOS QUE O NORTEIAM.