Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de Setembro 2012
Possibilidades pedagógicas do blogue
Serviços de blogue grátis! Comparação entre os 3 serviçosComparação entre os 3 serviços, mas atenção, do ponto de vista do edublogs!... Estes só se esqueceram de dizer que muitas das funcionalidades que indicam são pagas!
Algumas funcionalidades… Textos escritos pelo autor(es) do blogue. São o conteúdo do blog, a sua razão de ser. Post / artigos / entradas Impressões, questões, dicas, deixadas pelos leitores. Podem ser sujeitos a aprovação prévia ou não. Moderação de comentários Funcionalidades adicionais para o blog. No Edublogs estão aqui e no WPress aqui No Edublogs podem adicionar fóruns e wikis ao blog e dar-lhe nova dimensão!aqui Extensões / Plugins No WPress apenas podemos convidar. No Edublogs podemos acrescentar directamente. e criar os seus blogs, assim como o seu papel nos vários blogs. Adicionar utilizadores Páginas usadas para informação que queremos partilhar e que não actualizamos com frequência. Links e páginas Softwares que permitem aos leitores subscritos acompanharem as novidades do blog sem terem de o consultar. Feeds
Ensinar a escrever um post Muitas vezes este é o resultado de pesquisas na internet. Importa antes de mais orientar e acompanhar este trabalho (antes, durante e depois) Estrutura de um post título: deve chamar e prender a atenção do leitor para seu conteúdo; introdução: apresenta em poucas palavras o assunto que será tratado no post; corpo: parte mais extensa do post, seja, um artigo de opinião, um relato de experiência, uma notícia, uma entrevista, uma reportagem etc.. Linguagem clara e simples. conclusão: o último parágrafo do post. Pode incluir um resumo do conteúdo e a opinião do(s) autor(es); links: podem incluir-se links para outros materiais que tragam informações complementares sobre o que está a ser tratado no post. Rever e publicar o post
Ensinar a comentar Grande oportunidade de aprendizagem Para ir além do “Parabéns!” ou “Gostei deste post!” e ter observações com qualidade e pertinência cientifica é preciso prática recorrente, apoio e feedback do professor. Introduzir o trabalho de blogue pelo comentário até esta actividade estar bem integrada Fazer um poster ou um post com o essencial para um bom comentário: Incluir saudação, conteúdo e fecho Escrita cuidada quanto a erros, pontuação e construção frases Cumprimentar o escritor, colocar uma questão ou adicionar nova informação ao post Escrever um comentário relevante que seja relacionado com o post Não revelar informação pessoal no comentário Reler o comentário antes de publicar
E agora, voltemos ao nosso blogue… [para continuarmos a experimentar esta forma de trabalhar, interagir e aprender]