Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
O ARTIGO E OUTROS TRABALHOS
Portal do Professor SEED/MEC
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Comentário e Dissertação
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Textos jornalísticos informativos
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 8ª ANO
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Orientação do Artigo Interdisciplinar
TEXTO ARGUMENTATIVO - PRÁTICA
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Desenvolvimento de PROJETOS.
Fundamentação Teórica
Metodologia Científica Divulgação de resultados
MPEL2 Percursos de aprendizagem mediados por ferramentas tecnológicas EAT Equipa Concerto Alexandre Monteiro Ana Neves Jorge Lagarto Margarida Cabral.
Tutorial da Plataforma MOODLE
Antes de iniciar o trabalho com esse site, é necessário criar uma conta de , no gmail, e todos do grupo devem ter esse endereço, login e senha. Todos.
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Configurações do Blogger. Todos estes itens correspondem às opções de Configuração do Blogger. Importante observar os seguintes...
Recursos da Web 2 para a escrita colaborativa: comparando PBworks e Wikidot Águida Freitas (PIBIC/CNPq) Profa. Dra. Iúta Lerche Vieira (UECE) Ana Karoline.
Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?
O Uso Pedagógico do Blog
Caderno Interfaces Curriculares
TEXTOS EXPOSITIVOS textos científicos.
Fechamento.
Para aprenderes a pesquisar A Biblioteca te irá ajudar
Reportagem Consiste em um texto que trata de um tema que fora estar fora da realidade imediata dos fatos, pois seu objetivo não é noticiar um fato ocorrido.
Ulisses e Página das bibliotecas da UL - Princípios orientadores -
Capacitação da ferramenta:
Resenha Produção de texto.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS
Criação de Blog. O Blog é: Meio de Divulgação Expor aos outros e a nós próprios os nossos talentos escondidos Visibilidade e Voz.
Diego Porto Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1º Semestre 1.
Preparar um RESUMO de uma notícia IST – LEE (2º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
ÁREA PROJECTO.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Diário e Blog.
WordPress Universidade Federal Rural de Pernambuco Bacharelado em Economia Introdução à Microinformática Professor: Marcos Cardoso
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Trabalho da disciplina Gerencia da Qualidade: 5 SENSOS
Desafio Pré-vestibular
RESENHA.
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.
Marketing de Busca Professora: Aline.  Marketing de conteúdo ou marketing de busca (SEM) as vezes de misturam.  Marketing de busca é otimizar, melhorar.
A apresentação desenrola-se automaticamente, mas se desejar “apressar” algum diapositivo basta “clicar” com o rato numa qualquer área da apresentação.
ARTIGO PLANEJAMENTO. ARTIGO (NBR 6022/1994 DA ABNT) ► “Texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Texto utilitário A Notícia.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Texto expositivo & argumentativo
Transcrição da apresentação:

Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de Setembro 2012

Possibilidades pedagógicas do blogue

Serviços de blogue grátis! Comparação entre os 3 serviçosComparação entre os 3 serviços, mas atenção, do ponto de vista do edublogs!... Estes só se esqueceram de dizer que muitas das funcionalidades que indicam são pagas!

Algumas funcionalidades… Textos escritos pelo autor(es) do blogue. São o conteúdo do blog, a sua razão de ser. Post / artigos / entradas Impressões, questões, dicas, deixadas pelos leitores. Podem ser sujeitos a aprovação prévia ou não. Moderação de comentários Funcionalidades adicionais para o blog. No Edublogs estão aqui e no WPress aqui No Edublogs podem adicionar fóruns e wikis ao blog e dar-lhe nova dimensão!aqui Extensões / Plugins No WPress apenas podemos convidar. No Edublogs podemos acrescentar directamente. e criar os seus blogs, assim como o seu papel nos vários blogs. Adicionar utilizadores Páginas usadas para informação que queremos partilhar e que não actualizamos com frequência. Links e páginas Softwares que permitem aos leitores subscritos acompanharem as novidades do blog sem terem de o consultar. Feeds

Ensinar a escrever um post Muitas vezes este é o resultado de pesquisas na internet. Importa antes de mais orientar e acompanhar este trabalho (antes, durante e depois) Estrutura de um post título: deve chamar e prender a atenção do leitor para seu conteúdo; introdução: apresenta em poucas palavras o assunto que será tratado no post; corpo: parte mais extensa do post, seja, um artigo de opinião, um relato de experiência, uma notícia, uma entrevista, uma reportagem etc.. Linguagem clara e simples. conclusão: o último parágrafo do post. Pode incluir um resumo do conteúdo e a opinião do(s) autor(es); links: podem incluir-se links para outros materiais que tragam informações complementares sobre o que está a ser tratado no post. Rever e publicar o post

Ensinar a comentar Grande oportunidade de aprendizagem Para ir além do “Parabéns!” ou “Gostei deste post!” e ter observações com qualidade e pertinência cientifica é preciso prática recorrente, apoio e feedback do professor. Introduzir o trabalho de blogue pelo comentário até esta actividade estar bem integrada Fazer um poster ou um post com o essencial para um bom comentário: Incluir saudação, conteúdo e fecho Escrita cuidada quanto a erros, pontuação e construção frases Cumprimentar o escritor, colocar uma questão ou adicionar nova informação ao post Escrever um comentário relevante que seja relacionado com o post Não revelar informação pessoal no comentário Reler o comentário antes de publicar

E agora, voltemos ao nosso blogue… [para continuarmos a experimentar esta forma de trabalhar, interagir e aprender]