Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
Advertisements

Mario Raul de Moraes Andrade
O Concretismo A expressão arte Concreta foi criada em 1930 pelo artista holandês Theo Van Doesburg. N verdade, inicialmente não era usado para designar.
Literatura Concreta "Todo o poema é uma aventura planificada"
Escola Estadual Marechal Rondon A semana de arte moderna
Reflete a modernidade: - Industrialização acelerada - Vida urbana
Para o professor Explicação do título desse material, fazendo a relação da obra de arte com a matemática. Desenvolvimento do conteúdo dividido em três.
Semana da Arte Moderna Semana de 22.
Programação do dia Linguagem poética e suas características – Miriam Mermelstein Intervalo Retomada do “Violino e o Cigano” - Maria José Nobrega e Alfredina.
João Cabral de Melo Neto
VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo.
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
TURMA V LITERATURA BRASILEIRA
CONCRETISMO.
Literatura e outras mídias
Trabalho 4 Com texto/frases de poetas portugueses, criação de uma composição tipográfica onde existam variações de ritmo e direcções das palavras, onde.
Décio Pignatari e Gilberto Mendes
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História Ensino Médio, 1ª Série As revoltas populares na Europa medieval e a participação de novos grupos sociais.
Ferreira Gullar.
Linguagens, Códigos e suas ARTE - FUNDAMENTOS CONCEITUAIS
Nomes: Milena, Náthali e Raíssa Turma:81 Componente Curricular: Artes
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 2ª Série ESPELHOS PLANOS E ESFÉRICOS.
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Poesia Concreta 1956 – Exposição Nacional de Arte Concreta
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
O Concretismo.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física
Tecnologias - Matemática
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
suas Tecnologias – FÍSICA ONDAS SONORAS E EFEITO DOPPLER
Ciências da Natureza e suas Equações termoquímicas
suas Tecnologias - Química
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Tecnologias - Matemática Forma algébrica dos números complexos
Matemática e suas Tecnologias - MATEMÁTICA
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - FÍSICA
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Matemática e suas Tecnologias - Matemática Princípio Multiplicativo
TECNOLOGIAS - Matemática Razões trigonométricas no triângulo retângulo
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Tecnologias - Matemática Pontos no plano cartesiano/pares ordenados
Coordenadas Cartesianas
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - ARTE
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
João Cabral de Melo Neto (1920 – 1999)
Linguagens e Códigos Prof.ª Patrícia Viana.
Geraldo de Barros: jogo de dados + sobras
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Abapuru Operários. Abapuru Operários Oswald de Andrade (11/01/1890 – 22/10/1954), defende a idéia de valorização das raízes nacionais, que devem.
SEMANA DE ARTE MODERNA SÃO PAULO - BRASIL
EXPRESSIONISMO / CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Vanguardas E tendências contemporâneas
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
Concretismo Concretismo Concretismo Concretismo Concretismo
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Ensino Médio, 3º Ano
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Marjory.
FUTURISMO ALUNOS: EMERSON, EDSON, JOÃO PEDRO, LUIS EDUARDO, RILDO E RUBI PROFESSOR(A): LUCIANA MURA ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM TURMA: 3 ANO “A”
Poesia Concreta 1956 – Exposição Nacional de Arte Concreta
Poesia Concreta Aula 9° ano do ensino fundamental.
Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português Ensino Médio, 3ª Série LITERATURA CONCRETISTA

LITERATURA CONCRETISTA COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA LITERATURA CONCRETISTA

COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA ORIGEM O concretismo foi um movimento vanguardista que ocorreu nas artes plásticas, na música e na poesia. Surgiu na Europa, na década de 50, e teve seu auge até a década de 60.(1)

PRECURSORES: Max Bill (artes plásticas); Pierre Schaeffer (música); COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA PRECURSORES: Max Bill (artes plásticas); Pierre Schaeffer (música); Vladimir Mayakovsky (poesia).; Mallarmé; Apollinare; Ezra Poud; James Joyce; Oswald de Andrad; João Cabral de Melo Neto; Além dos futuristas e dadaístas.

COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA MOVIMENTO NO BRASIL Surgiu com a publicação em 1956 da revista Noigrandes, que lançou o concretismo na literatura brasileira, com os irmãos Augusto e Haroldo Campos e Décio Pignatari.

COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA REVISTA NOIGANDRES Augusto Campos traduziu Noigandres como sendo o “Antídoto do Tédio”. Imagem: Revista Noigandres, 1952, Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos / http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/noigandres_origem_e_significado.html

COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA PROPOSTAS CONCRETISTAS Foram apresentadas ao público em 1956, no MASP (foto abaixo), onde ocorreu a Exposição Nacional de Arte Concreta reunindo artistas paulistas e cariocas. Imagem: Museu de Arte de São Paulo(MASP) / Morio / GNU Free Documentation License

PRINCIPAIS PARTICIPANTES: COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA PRINCIPAIS PARTICIPANTES: Augusto de Campos; Haroldo de Campos; Décio Pignatari; Ferreira Goullar; Ronaldo Azevedo; Vladimir Dias Pino; Reinaldo Jardim; Mário Faustino; Oliveira Bastos.

PRINCIPAIS PARTICIPANTES DA EXPOSIÇÃO COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA PRINCIPAIS PARTICIPANTES DA EXPOSIÇÃO Imagem: Ferreira Gullar, poeta brasileiro / SambaClub / Creative Commons Attribution 2.0 Generic Imagem: Augusto de Campos, poeta brasileiro / Braswiki / GNU Free Documentation License

CARACTERÍSTICAS DA POESIA CONCRETA: COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA CARACTERÍSTICAS DA POESIA CONCRETA: - Ênfase na racionalidade, no raciocínio e na ciência; - Elaboração artística em busca da forma precisa; - Uso de figuras abstratas nas artes plásticas. - União entre a forma e o conteúdo na obra de arte; - Na literatura, os poetas concretistas buscavam utilizar efeitos gráficos, aproximando a poesia da linguagem a do design; - Envolvimento com temas sociais (a partir da década de 60). (2)

COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA PRINCÍPIOS: Abolição do verso tradicional, gerando uma poesia objetiva, concreta, feita quase tão somente de substantivos e verbos; Um linguagem necessariamente sintética, dinâmica, homóloga à sociedade industrial; O poema transforma-se em objeto visual, valendo-se do espaço gráfico como agente estrutural: uso dos espaços brancos, de recursos tipográficos, etc.; em função disso o poema deverá ser simultaneamente lido; Utilização de paronomásias, neologismos, estrangeirismos; separação de prefixos e sufixos; repetição de certos morfemas; valorização da palavra solta (som, forma visual, carga semântica) que se fragmenta e se recompõe na página.(3)

EXEMPLOS DE POESIAS CONCRETAS DÉCIO PIGNATARI COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA EXEMPLOS DE POESIAS CONCRETAS DÉCIO PIGNATARI Imagem: Décio Pignatari / Beba Coca-Cola, 1957 / http://www.poesiaconcreta.com.br/poema/beba.html

DÉCIO PIGNATARI COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA DÉCIO PIGNATARI Imagem: Décio Pignatari / Terra, 1956 / http://www.poesiaconcreta.com.br/poema/terra.html

HAROLDO DE CAMPOS COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA HAROLDO DE CAMPOS Imagem: Haroldo de Campos / Se / http://novacharges.wordpress.com/2009/08/22/poetas-concretos-tres-obras/

AUGUSTO DE CAMPOS COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA AUGUSTO DE CAMPOS Imagem: Augusto de Campos / http://3.bp.blogspot.com/-rFVfHMyO11A/TvtwBny5ZEI/AAAAAAAAE10/CbMO8CF4EuQ/s1600/Dois-Poemas-Concretos.png

POEMA-SEM-PALAVRAS COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA POEMA-SEM-PALAVRAS Imagem: José de Arimathéa Soares de Carvalho / Fome / http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/filosofia/0039.html

AUGUSTO DE CAMPOS COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA AUGUSTO DE CAMPOS Imagem: Augusto de Campos / Abre, 1968 / http://www2.uol.com.br/augustodecampos/05_03.htm

AUGUSTO DE CAMPOS COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA AUGUSTO DE CAMPOS Imagem: Augusto de Campos / Morituro, 1994 / http://www2.uol.com.br/augustodecampos/12_03.htm

AUGUSTO DE CAMPOS COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA AUGUSTO DE CAMPOS Imagem: Augusto de Campos / O anti-ruído, 1964 / http://www2.uol.com.br/augustodecampos/04_02.htm

AUGUSTO DE CAMPOS COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA AUGUSTO DE CAMPOS Imagem: Augusto de Campos / Olho por olho, 1964 / http://www2.uol.com.br/augustodecampos/04_01.htm

AUGUSTO DE CAMPOS COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA AUGUSTO DE CAMPOS Imagem: Augusto de Campos / Psiu!, 1965 / http://www2.uol.com.br/augustodecampos/04_03.htm

AUGUSTO DE CAMPOS COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA AUGUSTO DE CAMPOS Imagem: Augusto de Campos / Tudo está dito, 1974 / http://www2.uol.com.br/augustodecampos/06_08.htm

ATIVIDADE 1 Baseado no anúncio publicitário abaixo: COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA ATIVIDADE 1 Baseado no anúncio publicitário abaixo: Identifique qual é o objetivo da mensagem e quais os recursos utilizados. Qual o público-alvo e o tipo de linguagem?

COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA Imagem: Anúncio da exposição de Atrte Concreta Paulista / Jornal da Tarde, São Paulo / 20 de agosto de 2002.

COMPONENTE CURRICULAR, 3ª SÉRIE Tópico LITERATURA CONCRETISTA ATIVIDADE 2 1 Através de recortes de jornais, produza uma poesia concretista.

Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso   6 Revista Noigandres, 1952, / http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/noigandres_origem_e_significado.html http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/noigandres_origem_e_significado.html 18/04/2012 7 Museu de Arte de São Paulo(MASP) / Morio / GNU Free Documentation License http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Museu_de_Arte_de_Sao_Paulo_1_Brasil.jpg 9a Ferreira Gullar, poeta brasileiro / SambaClub / Creative Commons Attribution 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ferreira_Gullar_crop.png 9b Augusto de Campos, poeta brasileiro / Braswiki / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Augusto_de_Campos.jpg 12 Décio Pignatari / Beba Coca-Cola, 1957 / http://www.poesiaconcreta.com.br/poema/beba.html http://www.poesiaconcreta.com.br/poema/beba.html 13 Décio Pignatari / Terra, 1956 / http://www.poesiaconcreta.com.br/poema/terra.html http://www.poesiaconcreta.com.br/poema/terra.html 14 Haroldo de Campos / Se / http://novacharges.wordpress.com/2009/08/22/poetas-concretos-tres-obras/ http://novacharges.wordpress.com/2009/08/22/poetas-concretos-tres-obras/ 15 Augusto de Campos / http://3.bp.blogspot.com/-rFVfHMyO11A/TvtwBny5ZEI/AAAAAAAAE10/CbMO8CF4EuQ/s1600/Dois-Poemas-Concretos.png http://3.bp.blogspot.com/-rFVfHMyO11A/TvtwBny5ZEI/AAAAAAAAE10/CbMO8CF4EuQ/s1600/Dois-Poemas-Concretos.png

Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso   16 José de Arimathéa Soares de Carvalho / Fome / http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/filosofia/0039.html http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/filosofia/0039.html 18/04/2012 17 Augusto de Campos / Abre, 1968 / http://www2.uol.com.br/augustodecampos/05_03.htm http://www2.uol.com.br/augustodecampos/05_03.htm 18 Augusto de Campos / Morituro, 1994 / http://www2.uol.com.br/augustodecampos/12_03.htm http://www2.uol.com.br/augustodecampos/12_03.htm 19 Augusto de Campos / O anti-ruído, 1964 / http://www2.uol.com.br/augustodecampos/04_02.htm http://www2.uol.com.br/augustodecampos/04_02.htm 20 Augusto de Campos / Olho por olho, 1964 / http://www2.uol.com.br/augustodecampos/04_01.htm http://www2.uol.com.br/augustodecampos/04_01.htm 21 Augusto de Campos / Psiu!, 1965 / http://www2.uol.com.br/augustodecampos/04_03.htm http://www2.uol.com.br/augustodecampos/04_03.htm 22 Augusto de Campos / Tudo está dito, 1974 / http://www2.uol.com.br/augustodecampos/06_08.htm http://www2.uol.com.br/augustodecampos/06_08.htm

Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso   24 Anúncio da exposição de Atrte Concreta Paulista / Jornal da Tarde, São Paulo / 20 de agosto de 2002. 18/04/2012