elson deSouza Dabes Filho Padronização de Ambientes Educacionais Nomenclatura SENAI Abril/2013 elson deSouza Dabes Filho 26/03/2017
Padronização de Ambientes Objetivo: Padronizar os ambientes existentes para o perfeito funcionamento das atividades educacionais. Criar maior integração entre as áreas técnicas e unidades. Ter identidade visual e de ambientes uniformes em todas as unidades. Maior e melhor controle da gestão da informação, com linguagem única das mesmas.
Etapa 1: Padronização da Nomenclatura no Classis Criar nomenclaturas (Adotar a nomenclatura nova para todas as turmas ativas no segundo semestre de 2013): Prédios (1,2, etc; normalmente um por unidade = Unidade); Blocos: (A, B, C, etc; quando forem separados.); Ambiente (Sala de Aula, Laboratório, Oficina; conforme arquivo a ser enviado pela GEP); Numeração (101, 102, 201, 202, 101 A; 109 B)
Metodologia de Identificação Ex: Sala de Aula 101 A (adotar sentido anti-horário para numeração sequencial dos ambientes) : 1 da centena = andar; 01....99 da dezena = numeração do ambiente ; A = identificação do bloco (quando houver mais de um bloco)
Metodologia de Identificação
Metodologia de Identificação
Ex: Prédio
Ex: Prédio (Cont.)
BLocos
Ambientes
Ambientes
Ambientes
Ambientes
Ambientes
Ambientes
Ambientes
Próximos Passos GEP enviar padrão de nomenclatura para unidades utilizarem no classis – 03/05/2013; Unidades colocarem ambientes antigos como inativos – 22/05/2013; Unidades efetuarem o cadastramento dos ambientes no classis – 10/05/2013 (Dúvidas – Apoio GEP); Conferência e aprovação da equipe da GEP – 17/05/2013; Inicio da criação dos novos cronogramas já com nomenclaturas novas (Unidades) – 22/05/2013; Ajuste dos planos de aulas futuros e já existentes para os novos ambientes (Unidades)– 30/05/2013; Obs: Após o término do processo acima, sempre que entrarem no classis no cadastro de ambientes utilizarem o filtro “ativos global” para mostrar ambientes válidos
Código de Tipo (Inativa)
Ambientes Antigos
Filtro no Cadastro de Salas
Filtro na Geração de Horário
Exemplo Mostraremos agora um exemplo diretamente na planta, da uniade de Vazante, para que possam entender a lógica do processo. Contatos dúvidas: Técnicos da GEP (31) 3263-4702