WIE 2000 - PUCPR1 Um Experimento com Agentes de Software para Monitorar a Colaboração em Aulas Virtuais Patrícia Augustin Jaques Orientador: Prof. Dr.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Instituto de Computação
Instituto de Computação
Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior
Interface no Ambiente VIAS K
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
MetaMoS Metodologia para construção de Base de Conhecimento em modelagem e simulação dinâmica unidimensional.
Linguagens de Modelagem (cont.) (IV)
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
IME – Instituto de Matemática e Estatística USP – Universidade Estadual de São Paulo MAC499 – Trabalho de Formatura Supervisionado 2000 Orientadora: Prof.
Cristina F. F. Assunção Elderclei R. Reami Marcelo Knörich Zuffo
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
DEBATE NA REDE: BATE-PAPO, LISTA E FÓRUM DE DISCUSSÃO
Uma Ferramenta Para Auxiliar o Professor no Ensino a Distância
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Plataforma de Ensino a Distância
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Informações sobre o Teleduc
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Estudo dos Conceitos e Paradigmas de Programação
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
MEIOS ELETRÔNICOS INTERNET PROFESSOR ENZO OLIVEIRA MOREIRA CURSO DE LETRAS 2002.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
Prof. Dr. Vinicius Ponte Machado
Introdução Básica à Internet
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Zeque - Grad. CC1 Sistemas Operacionais Curso de Ciência da Computação da UFPE Prof. José Queiroz - ZEQUE.
RUP - Cap. 3 – Processo Dirigido por Caso de Uso
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Aguilar Figueira Dias Orientador Prof. Dr. João Bosco da Mota Alves
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Gerenciamento de e-Learning com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC Universidade de São Paulo – USP Apoio: Dilvan de Abreu Moreira,
AgentsResearch.com Ferramenta para Gerenciamento de Cursos via Internet Elaine Quintino da Silva Dilvan de Abreu Moreira
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional União Educacional Minas Gerais O uso de software educativo na Educação Infantil Desenvolvedora: Cristiane.
UFRGS A utilização de Tecnologias de Internet na Educação à Distância: O Caso de uma disciplina de graduação da Escola de Administração da UFRGS Aluno:
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Bruna Cavallero Martins Universidade Católica de Pelotas.
Transcrição da apresentação:

WIE PUCPR1 Um Experimento com Agentes de Software para Monitorar a Colaboração em Aulas Virtuais Patrícia Augustin Jaques Orientador: Prof. Dr. Flávio M. de Oliveira PUCRS

WIE PUCPR2 Tópicos Apresentados: Áreas de Interesse Caracterização do Problema Descrição da Arquitetura Proposta Protótipo do Sistema Validação Conclusões Agradecimentos Informações dos Autores

WIE PUCPR3 I. Áreas de Interesse A) Educação à Distância B) Sistemas Multiagentes

WIE PUCPR4 Educação à Distância Separação do aluno e do professor no espaço e no tempo. Origem da EAD. Lacuna: Comunicação apenas do professor para o aluno. Internet. Ambientes telemáticos de ensino. Ensino colaborativo.

WIE PUCPR5 Sistemas Multiagentes É formado por entidades autônomas que possuem conhecimento da sua existência e da existência dos outros agentes. Agentes: Devem comunicar-se segundo uma linguagem específica. Possuem habilidade para executar uma determinada tarefa. Colaboram entre si para atingirem um objetivo comum à sociedade.

WIE PUCPR6 Agentes de Software É uma entidade de software que funciona autônoma e continuamente em um ambiente particular, sempre habitado por outros agentes e processos (Shoham 1997). Possuem habilidade para executar uma determinada tarefa, para auxiliar o usuário (Bradshaw 1997). Agentes do usuário: Monitoram o usuário; Possuem conhecimento das preferências do usuário; Auxiliam o usuário na busca de informações; Auxiliam o usuário na solução de problemas. Aplicações: E -mails, pesquisa Internet, comércio eletrônico e colaboração.

WIE PUCPR7 II. Caracterização do Problema

WIE PUCPR8 Ensino colaborativo à distância Ambientes telemáticos utilizam ferramentas de comunicação, incentivando alunos a interagirem. É tarefa do professor: Monitorar as discussões; Informações contidas nas interações permitem ao professor avaliar aluno e curso.

WIE PUCPR9 Verificar se não fogem do escopo do assunto visto em aula; Observar e incentivar a participação de todos os alunos. Esse incentivo à colaboração irá gerar maior interação. Professor: maior dificuldade em monitorar.

WIE PUCPR10 Sistema Multiagente de Monitores da Colaboração Observar interações que estão ocorrendo; Extrair informações; Realizar análises; Transmitir resultados ao professor.

WIE PUCPR11 IV. Descrição da Arquitetura Proposta

WIE PUCPR12 3 Agentes Coletores: Lista de Discussão Newsgroup Chat 1 Agente do Professor Listas de Discussão Chat Agente- Professor Newsgroups

WIE PUCPR13 Agentes Coletores

WIE PUCPR14 Coleta de dados pelos agentes coletores:

WIE PUCPR15 Identificação de possíveis assuntos: Uso do dicionário Léxico-Morfológico LEXIS para identificar substantivos e verbos. Freqüência de ocorrências. Uso do Thesaurus para identificação de sinônimos. Não há redundância: guarda uma só palavra na ocorrência de sinônimos. Identificação de possíveis sub-assuntos: Thesaurus que devolve relação de hierarquia entre assuntos.

WIE PUCPR16

WIE PUCPR17 Análises Realizadas Há 3 tipos de associações que podem ser identificadas nas interações: –Aluno-Aluno –Aluno-Assunto –Aluno-Aluno-Assunto Dados Estatísticos: –Nro. Mensagens trocadas. –Percentual de participação.

WIE PUCPR18 1. Analise Aluno-Assunto Identifica assuntos que interessam a cada aluno. Realizada por todos os agentes coletores. Informações exibidas:

WIE PUCPR19 2. Análise Aluno-Aluno-Assunto Identifica assuntos que interessam a um grupo de alunos. Realizada por todos os agentes coletores. Informações exibidas:

WIE PUCPR20 3. Analise Aluno-Aluno Identifica grupo de alunos que interagem entre si. Realizada pelo Agente News, através das threads de newsgroup. Informações exibidas:

WIE PUCPR21 Agente do Professor

WIE PUCPR22 V. Protótipo do Sistema

WIE PUCPR23 O protótipo do sistema foi implementado em Java. Foi usado o framework Java Agent Template 0.3 para criação dos agentes. Desenvolvido por Robert Frost na Universidade de Stanford. Fornece um conjunto de pacotes, escrito na linguagem Java, que permite a criação de agentes de software que se comunicam com outros agentes distribuídos na Internet.

WIE PUCPR24 É formado por três pacotes: Agent: Interface entre todos os pacotes e comunicação entre os agentes; Resource: responsável por gerenciar recursos dos agentes, tais como linguagens, interpretadores, arquivos, etc; Context: GUI para visualização de recursos e troca de mensagens entre os agentes.

WIE PUCPR25 Um agente é composto por várias threads: receber mensagens de outros agentes; enviar mensagens para outros agentes; interpretar mensagens recebidas; leitura periódica das mensagens do curso à distância. Mensagens armazenadas em arquivo ASCII Agente acessará periodicamente o arquivo para verificar as novas mensagens que chegaram. Os agentes JAT utilizam a linguagem KQML.

WIE PUCPR26 ANS: responsável por manter um registro dos nomes e endereços de todos os agentes da sociedade. Os agentes coletores têm conhecimento apenas da existência do agente do professor e se comunicam apenas com ele. O agente do professor conhece e se comunica com todos os agentes para a solicitação de análises.

WIE PUCPR27 JAT forneceu um interpretador para comunicação de tarefas básicas: fornecimento de endereços aquisição de arquivos, interpretadores, linguagens … Foi criado um novo interpretador para solicitação e envio de análises.

WIE PUCPR28 VI. Validação

WIE PUCPR29

WIE PUCPR30 Log de mensagens KQML do agente ANS

WIE PUCPR31

WIE PUCPR32

WIE PUCPR33 VI. Validação Interações de Chat de uma turma virtual de ensino à distância da PUCRS. Disciplina de Introdução à Informática Aula presencial e virtual (optar) Foi analisado o log das reuniões de chat

WIE PUCPR34 Validação (contin.) Aula sobre: Válvulas, silício e transistores; Periféricos de Entrada e Saída Sistemas Operacionais; Programação (algoritmos e linguagens).

WIE PUCPR35 Análise Aluno-Assunto

WIE PUCPR36 Palavras que aparecem em mais de uma mensagem retratam os assuntos. Verbos auxiliares foram desconsiderados. Aluno que participou pouco: nro. de Mensagens e assuntos.

WIE PUCPR37 Análise Grupo de Assuntos

WIE PUCPR38 VII. Conclusões

WIE PUCPR39 VII. Conclusões Ferramenta como recurso de auxílio ao professor  Uso de método de análise semântica mais eficaz: Análise de discurso; Atos de Fala; Etc. Assuntos extraídos apenas de substantivos: Verbos desconsiderados.

WIE PUCPR40 Aspectos a serem melhorados: Detecção de palavras compostas; Correção de erros ortográficos; Aperfeiçoamento da interface do agente do professor; Implementação on-line;

WIE PUCPR41 IX. Agradecimentos Nossos agradecimentos especiais à professora Lúcia Giraffa (PUCRS), pelas interações fornecidas para avaliação do protótipo, pela revisão do artigo e por todo o acompanhamento nos dado.

WIE PUCPR42 X. Informações dos Autores Patrícia Augustin Jaques Homepage: Flávio Moreira de Oliveira