WIE PUCPR1 Um Experimento com Agentes de Software para Monitorar a Colaboração em Aulas Virtuais Patrícia Augustin Jaques Orientador: Prof. Dr. Flávio M. de Oliveira PUCRS
WIE PUCPR2 Tópicos Apresentados: Áreas de Interesse Caracterização do Problema Descrição da Arquitetura Proposta Protótipo do Sistema Validação Conclusões Agradecimentos Informações dos Autores
WIE PUCPR3 I. Áreas de Interesse A) Educação à Distância B) Sistemas Multiagentes
WIE PUCPR4 Educação à Distância Separação do aluno e do professor no espaço e no tempo. Origem da EAD. Lacuna: Comunicação apenas do professor para o aluno. Internet. Ambientes telemáticos de ensino. Ensino colaborativo.
WIE PUCPR5 Sistemas Multiagentes É formado por entidades autônomas que possuem conhecimento da sua existência e da existência dos outros agentes. Agentes: Devem comunicar-se segundo uma linguagem específica. Possuem habilidade para executar uma determinada tarefa. Colaboram entre si para atingirem um objetivo comum à sociedade.
WIE PUCPR6 Agentes de Software É uma entidade de software que funciona autônoma e continuamente em um ambiente particular, sempre habitado por outros agentes e processos (Shoham 1997). Possuem habilidade para executar uma determinada tarefa, para auxiliar o usuário (Bradshaw 1997). Agentes do usuário: Monitoram o usuário; Possuem conhecimento das preferências do usuário; Auxiliam o usuário na busca de informações; Auxiliam o usuário na solução de problemas. Aplicações: E -mails, pesquisa Internet, comércio eletrônico e colaboração.
WIE PUCPR7 II. Caracterização do Problema
WIE PUCPR8 Ensino colaborativo à distância Ambientes telemáticos utilizam ferramentas de comunicação, incentivando alunos a interagirem. É tarefa do professor: Monitorar as discussões; Informações contidas nas interações permitem ao professor avaliar aluno e curso.
WIE PUCPR9 Verificar se não fogem do escopo do assunto visto em aula; Observar e incentivar a participação de todos os alunos. Esse incentivo à colaboração irá gerar maior interação. Professor: maior dificuldade em monitorar.
WIE PUCPR10 Sistema Multiagente de Monitores da Colaboração Observar interações que estão ocorrendo; Extrair informações; Realizar análises; Transmitir resultados ao professor.
WIE PUCPR11 IV. Descrição da Arquitetura Proposta
WIE PUCPR12 3 Agentes Coletores: Lista de Discussão Newsgroup Chat 1 Agente do Professor Listas de Discussão Chat Agente- Professor Newsgroups
WIE PUCPR13 Agentes Coletores
WIE PUCPR14 Coleta de dados pelos agentes coletores:
WIE PUCPR15 Identificação de possíveis assuntos: Uso do dicionário Léxico-Morfológico LEXIS para identificar substantivos e verbos. Freqüência de ocorrências. Uso do Thesaurus para identificação de sinônimos. Não há redundância: guarda uma só palavra na ocorrência de sinônimos. Identificação de possíveis sub-assuntos: Thesaurus que devolve relação de hierarquia entre assuntos.
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WIE PUCPR17 Análises Realizadas Há 3 tipos de associações que podem ser identificadas nas interações: –Aluno-Aluno –Aluno-Assunto –Aluno-Aluno-Assunto Dados Estatísticos: –Nro. Mensagens trocadas. –Percentual de participação.
WIE PUCPR18 1. Analise Aluno-Assunto Identifica assuntos que interessam a cada aluno. Realizada por todos os agentes coletores. Informações exibidas:
WIE PUCPR19 2. Análise Aluno-Aluno-Assunto Identifica assuntos que interessam a um grupo de alunos. Realizada por todos os agentes coletores. Informações exibidas:
WIE PUCPR20 3. Analise Aluno-Aluno Identifica grupo de alunos que interagem entre si. Realizada pelo Agente News, através das threads de newsgroup. Informações exibidas:
WIE PUCPR21 Agente do Professor
WIE PUCPR22 V. Protótipo do Sistema
WIE PUCPR23 O protótipo do sistema foi implementado em Java. Foi usado o framework Java Agent Template 0.3 para criação dos agentes. Desenvolvido por Robert Frost na Universidade de Stanford. Fornece um conjunto de pacotes, escrito na linguagem Java, que permite a criação de agentes de software que se comunicam com outros agentes distribuídos na Internet.
WIE PUCPR24 É formado por três pacotes: Agent: Interface entre todos os pacotes e comunicação entre os agentes; Resource: responsável por gerenciar recursos dos agentes, tais como linguagens, interpretadores, arquivos, etc; Context: GUI para visualização de recursos e troca de mensagens entre os agentes.
WIE PUCPR25 Um agente é composto por várias threads: receber mensagens de outros agentes; enviar mensagens para outros agentes; interpretar mensagens recebidas; leitura periódica das mensagens do curso à distância. Mensagens armazenadas em arquivo ASCII Agente acessará periodicamente o arquivo para verificar as novas mensagens que chegaram. Os agentes JAT utilizam a linguagem KQML.
WIE PUCPR26 ANS: responsável por manter um registro dos nomes e endereços de todos os agentes da sociedade. Os agentes coletores têm conhecimento apenas da existência do agente do professor e se comunicam apenas com ele. O agente do professor conhece e se comunica com todos os agentes para a solicitação de análises.
WIE PUCPR27 JAT forneceu um interpretador para comunicação de tarefas básicas: fornecimento de endereços aquisição de arquivos, interpretadores, linguagens … Foi criado um novo interpretador para solicitação e envio de análises.
WIE PUCPR28 VI. Validação
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WIE PUCPR30 Log de mensagens KQML do agente ANS
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WIE PUCPR33 VI. Validação Interações de Chat de uma turma virtual de ensino à distância da PUCRS. Disciplina de Introdução à Informática Aula presencial e virtual (optar) Foi analisado o log das reuniões de chat
WIE PUCPR34 Validação (contin.) Aula sobre: Válvulas, silício e transistores; Periféricos de Entrada e Saída Sistemas Operacionais; Programação (algoritmos e linguagens).
WIE PUCPR35 Análise Aluno-Assunto
WIE PUCPR36 Palavras que aparecem em mais de uma mensagem retratam os assuntos. Verbos auxiliares foram desconsiderados. Aluno que participou pouco: nro. de Mensagens e assuntos.
WIE PUCPR37 Análise Grupo de Assuntos
WIE PUCPR38 VII. Conclusões
WIE PUCPR39 VII. Conclusões Ferramenta como recurso de auxílio ao professor Uso de método de análise semântica mais eficaz: Análise de discurso; Atos de Fala; Etc. Assuntos extraídos apenas de substantivos: Verbos desconsiderados.
WIE PUCPR40 Aspectos a serem melhorados: Detecção de palavras compostas; Correção de erros ortográficos; Aperfeiçoamento da interface do agente do professor; Implementação on-line;
WIE PUCPR41 IX. Agradecimentos Nossos agradecimentos especiais à professora Lúcia Giraffa (PUCRS), pelas interações fornecidas para avaliação do protótipo, pela revisão do artigo e por todo o acompanhamento nos dado.
WIE PUCPR42 X. Informações dos Autores Patrícia Augustin Jaques Homepage: Flávio Moreira de Oliveira