Comunicações Técnico-científicas

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Transcrição da apresentação:

Comunicações Técnico-científicas Udesc - CCT Metodologia Científica Prof.ª Kênia Gaedtke.

Tipos de trabalhos científicos Tese (Doutorado) Dissertação (Mestrado) Monografia (Graduação e Pós-graduação) Relatórios Artigos Resenhas e ensaios bibliográficos

Manual Udesc http://www.joinville.udesc.br/portal/biblioteca/ 2011 – Terceira edição.

Udesc Para cursos de graduação: Trabalho de conclusão de curso (TCC) e/ou relatório de estágio Para cursos de pós-graduação nível especialização: Trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento Para cursos de pós-graduação nível mestrado: Dissertação Para cursos de pós-graduação nível doutorado: Tese.

TCC – Trabalho de conclusão de curso O objetivo é a divulgação dos dados técnicos obtidos e analisados e registrados em caráter permanente, proporcionando a outros pesquisadores, fontes de pesquisas fiéis, capazes de nortear futuros trabalhos de pesquisa e facilitando sua recuperação nos diversos sistemas de informação utilizados. Apresenta o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa, e outros ministrados. (ABNT/NBR 14724, 2011)

DISSERTAÇÃO: É um estudo científico, com tratamento escrito individual, de um tema bem determinado e limitado, que venha contribuir com relevância à ciência. As dissertações são apresentadas ao final de cursos de mestrado, com grande rigor acadêmico, mas sem a inovação dos trabalhos de tese. Apresenta o resultado de um trabalho de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do aluno. (ABNT/NBR14724, 2011)

TESE: As teses são trabalhos científicos mais elaborados e completos. São resultados apresentados como necessidade para conclusão de cursos de doutorado e devem ser constituídas de idéia, fundamento ou proposta original. Apresenta o resultado de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. (ABNT/NBR 14724, 2011)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: É a descrição de um processo de aprendizado do qual o aluno participa. Os itens obrigatórios são os mais variados conforme solicitação de cada professor, instituição ou objetivo.

Relatório Resultados finais de estudo, pesquisa, estágio, etc. O autor apresenta os instrumentos teóricos e práticos utilizados, os dados coletados, e elabora sugestões e contribuições ao assunto em questão a partir de sua vivência.

Estrutura do relatório Apresentação Resumo/Abstract Sumário Introdução Metodologia Embasamento teórico Apresentação e análise de dados Interpretação Conclusões Recomendações e sugestões Apêndice Anexo Bibliografia

Relatório INADEQUADO ADEQUADO “Depois que eu observei o funcionamento do aparelho...” “Depois de observarmos o funcionamento do aparelho…” “Depois de observar o funcionamento do aparelho...” “Depois de observado o funcionamento do aparelho...” “Observou-se o funcionamento do aparelho...”

TADS (Grade Nova) Estágio Curricular Supervisionado I (ECS1004) Fase: 5ª, CHP = 144, CHTT = 144 Estágio Curricular Supervisionado II (ECS2004) Fase: 6ª, CHP = 144, CHTT = 144 “O Estágio Curricular Supervisionado no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas está com 288 horas/aula, que corresponde a 11,94% da carga horária total do curso.”

Estágio Curricular Supervisionado Desenvolvimento e apresentação de um trabalho prático final de curso na área de computação ou informática que pode ser realizado na própria instituição ou em empresa pública ou privada.

Estágio Curricular Supervisionado O acadêmico pode realizar dois estágios separados de 120 horas ou um único estágio de 240 horas (em único semestre); neste segundo caso, o acadêmico se matricula simultaneamente em Estágio Curricular Supervisionado I e II. O acadêmico possui uma orientação de um professor da UDESC (escolha livre) e do supervisor (empresa), sendo o estágio individual.

Artigo científico Estudo de natureza científica com extensão reduzida. Apresenta resultados de pesquisa teórica e/ou empírica. Consta de: Título Resumo Introdução Desenvolvimento Conclusão Referências.

Resenha Crítica Síntese crítica de livro ou artigo científico. Expressa um juízo de valor sobre o texto resenhado. É geralmente produzido por uma pessoa ligada à área. Além da resenha crítica, há também os chamados “ensaios bibliográficos”, que tratam de mais de um texto da mesma área.

Estrutura da resenha crítica Título: algumas publicações exigem que seja exatamente o título do texto resenhado. Referência bibliográfica Credenciais do autor Conhecimento Conclusões do autor Quadro de referência: teórica, ideológica,... Apreciação.

Trabalho científico – Forma Geral (ABNT) Capa Página de rosto Folha de avaliação Dedicatória* Agradecimentos Resumo Listas Ilustrações Tabelas Siglas e abreviaturas Sumário / Índice Introdução Corpo do trabalho Conclusão Referências Glossário* Apêndice e anexo Página final e contracapa em branco.

Referências bibliográficas: BASTOS, Cleverson Leite e KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. Petrópolis: Vozes, 2008. DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.