Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parte 1: Organização de Computadores
Advertisements

Operações Aritméticas no Sistema Binário
Aritmética Computacional
INTRODUÇÃO À LÓGICA DIGITAL
Matrizes especiais Matriz linha Matriz do tipo 1 x n, ou seja, com uma única linha. Por exemplo, a matriz A =[ ], do tipo 1 x 4. Matriz coluna.
Sistemas de Numeração O número é um conceito abstrato que representa a idéia de quantidade. Sistema de numeração é o conjunto de símbolos utilizados para.
Álgebra Booleana e Circuitos Lógicos
Lógica Booleana A álgebra booleana é baseada totalmente na lógica. Desta forma, os circuitos lógicos executam expressões booleanas. As expressões booleanas.
VISÃO GERAL Profa. Fernanda Denardin Walker
Representação de Dados e Sistemas de Numeração Aula 4
Eletrônica Digital Operações Aritméticas Binárias
Eletrônica Digital Projeto de Circuitos Combinacionais Aritméticos
PERCEPTRON (CONTINUAÇÃO)
Assembly Language for Intel-Based Computers, 5th Edition
Circuitos aritméticos
Portas e Funções Lógicas, Tabelas Verdade e Circuitos Lógicos
William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8a Edição
Princípio aditivo da igualdade
Introdução à Lógica de Programação (cont.)
Sistemas de Numeração Prof. Thober Detofeno, Ms.
THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 07
DEDUÇÃO NO CÁLCULO PROPOSICIONAL
Faculdade Pitágoras Prof. Edwar Saliba Júnior Setembro de 2008
A Lógica das Sentenças Abertas Profa. Ana Florencia Aula 9
Simplificação de Expressões Booleanas e Circuitos Lógicos
Semana 03: Comandos de desvio de fluxo. Expressões lógicas.
Circuitos Digitais - Somadores e Subtradores SOMADORES E SUBTRADORES.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
Sistemas de Numeração e Conversão de Base
CIRCUITOS LÓGICOS UNIDADE 1 SISTEMAS DE NUMERAÇÃO
Conceitos de Lógica Digital
Operações Aritméticas em Binário
ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I prof. Dr. César Augusto M. Marcon prof. Dr. Edson Ifarraguirre Moreno Qualificadores.
Conceitos de Lógica Digital
Semana 03 Comandos de desvio de fluxo. Expressões lógicas.
ICC – 4.2. Aritmética Binária
Infra-Estrutura de Hardware
Aula de apoio aos feras: Arquitetura de Computadores e
Tópicos em Arquitetura de Computadores João Angelo Martini Universidade Estadual de Maringá Departamento de Informática Mestrado em Ciência.
Campus de Caraguatatuba Aula 8: Noções Básicas sobre Erros (2)
Campus de Caraguatatuba Aula 12: Sistemas de Equações Lineares (2)
Representação de dados
Organização e Arquitetura de Computadores
Pet computação UFPE Aula de apoio aos feras: Sistemas de Numeração.
Circuitos Lógicos e Álgebra de Boole
Sistemas Numéricos SISTEMA DECIMAL
BCC101 Matemática Discreta I
Subtrator e Somador BCD
Operações Aritméticas no Sistema binário
Campus de Caraguatatuba Aula 9: Noções Básicas sobre Erros (3)
THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 10
Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC
Lógica e Teoria dos Conjuntos
FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO
O que são? (clique para passar os slides)
INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO EM C THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 09 JOINVILLE 2013 Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC.
Turmas A e B SEGUNDO BIMESTRE MATERIAL PARA ESTUDO
Programação Computacional Aula 4: Álgebra Booleana
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO 1. SISTEMAS DE NUMERAÇÃO 2. ARITMÉTICA BINÁRIA
ICC – 4.1. Aritmética Binária
Introdução à Engenharia de Computação
Colégio da Imaculada Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática
POLINÔMIOS, MATRIZES, VETORES E LISTAS THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 03 JOINVILLE Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC.
Organização e Arquitetura de Computadores A.L.Lapolli – Organização e Arquitetura de Computadores Objetivo: Objetivo: Realizar as quatro.
Prof.: Jean Carlo Mendes
Codificadores e Decodificadores Prof. Lucas Santos Pereira
Organização de Computadores 1º Semestre Aula 4 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.
1 Unidade 1 – Representações Numéricas – Decimal, Binária, Octal e Hexadecimal. Disciplina: Circuitos Digitais Curso: Engenharia de Telecomunicações Aula.
Subtratores e Comparadores
Transcrição da apresentação:

Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC SISTEMA DE NUMERAÇÃO THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 03 JOINVILLE 2013

Cronograma 1. Operações Aritméticas em Sistema de Numeração Adição e Subtração no Sistema de Numeração Binário Adição e Subtração no Sistema de Numeração Hexadecimal 2. Representação de Número Binários Sinalizados Sinal-Magnitude Complemento de um Complemento de dois 3. Operações Lógicas 4. Tipos de dados tratados pelo computador 5. Exercícios

Adição no Sistema de Numeração Binário Para efetuarmos a adição no sistema binário, devemos agir como numa adição convencional no sistema decimal, lembrando que, no sistema binário temos apenas 2 algarismos. Para somar dois números binários, fazem-se as contas coluna a coluna, da direita para a esquerda, como de costume, fazendo o transporte de um (<e vai um>) quando for o caso. Para isto, observe as seguintes operações básicas: 0 + 0 = 0 0 + 1 = 1 1 + 0 = 1 1 + 1 = 10 (1 mais 1 é igual a 0 e vai 1) 1 + 1 + 1 = 11 (1 mais 1 mais 1 é igual a 1 e vai 1)

Subtração no Sistema de Numeração Binário Como o conjunto de símbolos contém apenas 2 dígitos, ao se efetuar a subtração parcial entre 2 dígitos, um do diminuendo e outro do diminuidor, se o segundo (diminuidor) exceder o primeiro (diminuendo), subtrai-se uma unidade ao dígito imediatamente à esquerda no diminuendo (se existir e o seu valor for 1), convertendo-o a 0. Em seguida, substituímos o diminuendo por 2, que corresponde à equivalência 1*2, da unidade extraída. Se o dígito imediatamente à esquerda for 0, procura-se nos dígitos consecutivos.

Adição Sistema de Numeração Hexadecimal Como exemplo, suponha a adição de 8h+5h, se somada em decimal o valor seria 13. Em hexadecimal, o valor 13 é representado por Dh. Deve-se reparar que, tal como nos habituamos a fazer na Escola Primária, sempre que o resultado iguala ou ultrapassa a base, subtraímos esta ao resultado, e fazemos um transporte para a coluna seguinte («e vai um», neste caso). Suponha agora a adição de 19 por 9: Em decimal, o resultado seria 28; Em hexadecimal, inicialmente somamos os dígitos menos significativos: 9h+9h = 18; como o resultado é maior que a base (16), então 18-16 = 2 e vai um para o dígito mais significativo. Portanto, 19h+9h=22h; Não é preciso converter os números F8h e A34h para decimal, somá-los e reconverter o resultado para a base 16. Podemos fazer a conta coluna a coluna. Então F8h + A34h é calculado da seguinte forma:

Subtração no Sistema de Numeração Hexadecimal Vamos ver a subtração a partir de um exemplo: 27h-1Eh. Efetuamos a operação de subtração coluna a coluna. Na primeira coluna, o diminuidor (E) é superior ao diminuendo (7). Então, adicionamos a base ao diminuendo, executamos a subtração, e há transporte de uma unidade que somamos ao diminuidor da coluna seguinte. retirando o número transportado do diminuendo da coluna da esquerda, 2-1, obtemos 1, e subtraindo 1 do diminuidor, obtemos 0: Outra solução é converter os valores de hexadecimal para binário e fazer as operações de soma e subtração

Representação de Número Binários Sinalizados

Representação de Número Binários Sinalizados

Representação de Número Binários Sinalizados Complemento de dois, o complemento de dois de um número binário é obtido calculando primeiro o complemento de 1 do número e depois somando 1. Por exemplo, para os número +9 e -9 em um formato de 8 bits, soma-se 1 ao número obetido no exemplo anterior (111101102): O bit mais á esquerda do número também é 1 quando o número é negativo, e 0 quando o número é positivo. No formato de 8 bits, é possível representar 28=256 números válidos, pois +0 (000000002) sãor representados pela mesma sequência binária. Os números, neste caso, se estendem no intervalo de -128 até 127.

Operações Lógicas Lógica binária é a base do sistema computacional. Qualquer operação pode ser representada pela combinação operações lógicas, num sistema computacional. Operações são realizadas sobre bits, portanto, são binárias:  NOT, AND, OR e XOR A Tabela verdade, basicamente, é uma tabela onde são mostradas as possíveis combinações de entrada e as respostas ou saídas. Representa desde a combinação mais simples de valores binários, apenas zero ou um; até a representação de valores combinados em bits. Utilizada para demonstrar a reação da aplicação de operações lógicas sobre números binários.

Operações Lógicas NOT Operador unário que representa a negação binária de uma informação. É o complemento de um dado. Bit que 1 vira 0. Que é 0 vira 1. Exemplo: NOT 0 = 1 NOT 1 = 0 Em linguagens de programação utiliza-se, normalmente, os símbolos ! (operações booleanas) ou ~ (operações binárias)

Operações Lógicas AND Operador binário, chamado de conjunção binária. Faz o chamado E lógico. Retorna verdadeiro se o operador 1 E o operador 2 são verdadeiros. Portanto, resultará 1 o AND entre dois bits se, e somente se, ambos forem 1; caso contrário, resulta em zero. Exemplo: 1 AND 1 = 1 0 AND 1 = 0 Em linguagens de programação utiliza-se, normalmente, os símbolos && (operações booleanas) ou & (operações binárias)

Operações Lógicas OR Operador binário, chamado de disjunção binária. Faz o chamado OU lógico. Retorna verdadeiro se o operador 1 OU o operador 2 são verdadeiros. Portanto, resultará 1 o OR entre dois bits se, e somente se, pelo menos um dos operadores for 1; caso contrário, resulta em zero. Exemplo: 1 OR 1 = 1 0 OR 1 = 1 0 OR 0 = 0 Em linguagens de programação utiliza- se, normalmente, os símbolos || (operações booleanas) ou | (operações binárias)

Operações Lógicas XOR Operador binário, chamado de disjunção binária exclusiva. Retorna verdadeiro se o operador 1 e o operador 2 são diferentes. Portanto, resultará 1 o XOR entre dois bits se, e somente se, um dos operadores for 1 e outro for 0; caso contrário, resulta em zero. Exemplo: 1 XOR 1 = 0 0 XOR 1 = 1 0 XOR 0 = 0 Em linguagens de programação utiliza- se, normalmente, os símbolos ^ (operações booleanas ou binárias)

Tipos de dados tratados pelo computador Norma IEC 80000-13

Exercícios e) F0FC + A73 f) 900 + CA1 g) F731 -11 h) BEBE + 62DEB

Exercícios

Exercícios Op1 Op2 AND OR XOR Op1 NOT Op1 10001000 00010001 11101110 00100100 11001100 11111111 00001111 01010101 11110000 10101010 00110111 11100011 00011100

Exercícios Dados os números abaixo, informe quantos bits são necessários para representá-los. Apresente os valores abaixo nas suas respectivas faixa de apresentação.