PROJECTO MORINGA CLUSTER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aplicação de Nutriverde® em espaços verdes privados
Advertisements

Arte Bonsai o transplante… Curso de formação em: Tema: Duração: 15m
Processos e regras de base
PLANO DE ACTIVIDADES.
Actividades do 2º Período
Nós? Dina Isabel Gentil Dias Escola Secundária da Baixa da Banheira
Trabalho realizado por: Ana Carolina Catarina Rato Jorge Santos Tânia Mota 12ºA Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Actividades realizadas.
No primeiro período, o nosso principal objectivo, foi criar um website consistente, tarefa que foi bem sucedida. Neste segundo período era de esperar o.
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha
A responsabilidade objectiva do produtor por produtos defeituosos, a propósito do Acórdão do S.T.J. De 09/09/2010 (Serra Baptista)
I. Gestão da Produção Secção I – Introdução
I. Gestão da Produção Secção I – Introdução Secção II – Planeamento e Controlo da Produção Secção III – Tipologias da Produção Secção IV – Custos da Produção.
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria de ser realizado até ao dia 30 de.
Câmara Municipal de Felgueiras
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
O Trabalho De Projecto.
Portfólio da turma 3 (1º e 3ºanos)
As Plantas.
ESCOLA EB 2/3 DE CANIDELO PROJECTO MIL ESCOLAS.
Unidade 1-Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
11ª Reunião Comissão de Acompanhamento do QCA III Visão de conjunto dos estudos e trabalhos de avaliação efectuados.
Curso Básico em Técnicas de Manutenção Para Activistas Comunitários
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
PÁTRIA AMADA EXPERIÊNCIAS E LIÇÕES APRENDIDAS EM NIASSA, CABO DELGADO E NAMPULA NA IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DOS PROGRAMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO.
CapitalMaputo Superfície km2 População Nome do EstadoRepública de Moçambique MoedaMetical Idiomasportuguês, makwa-lomwé, shona, tonga,
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Curso: Técnica Administrativa Trabalho elaborado por:
CARACTERIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA Maputo, 7-11 maio 2012.
O Homem * A Agricultura * O Ambiente
CENTRO DE VALORIZAÇÃO DO LIXO PLÁSTICO EM MAPUTO
2.ºEco-conselho- EB1 Areias de Vilar 2009/2010 O que fizemos ao longo do ano no âmbito do Programa Eco- Escolas?
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA CURSO TÉCNICO DE FRUTICULTURA
A Pasta de papel.
A MINIPRODUÇÃO O Decreto-Lei n.º 34/2011 – 8/3/2011, define que Podem ser produtores de electricidade por intermédio de unidades de miniprodução todas.
Robotoria SC Carlos Jorge Leite Oliveira Teixeira
Pesquisa Bibliográfica na Biblioteca Escolar
PLANO DE ANIMAÇÃO ETAPAS Mónica Mendes 2010.
Cowparade 2006.
TIC Planeamento do espaço físico do Interior da Biblioteca da ETAP do Pólo de Valença Relatório realizado pelos alunos: Diogo Morais Filipe Gomes Pedro.
Escola Secundária Morgado de Mateus
- Lançamento de inquérito e análise do estudo da arte; Distribuição de um questionário (por notecards) aos avatares que estavam presentes no encontro.
Factor-chave de êxito: colaboração com a comunidade empresarial Guido Lotz Workshop Internacional do FormPRO sobre o QNQ, 21 a 22 de Fevereiro de 2013.
“Semear para os frutos colher…”
Escola Secundária da Portela - Loures Ensino Secundário Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias 12.º Ano de Escolaridade – Área de Projecto.
WORKSHOP REGIONAL DE CAPITALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Maputo, 7-11 maio 2012.
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
Coordenadora: Antonieta Nhamusso
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
Fábrica de rações para animais
Durante séculos, os Papas, em caso de perigo para as suas vidas, podiam escapar dos palácios do Vaticano por um corredor secreto com 800 metros de.
O Fogo Incêndios Florestais
5˚ Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos Financiados pelo FNI Maputo, 20 e 21 de Novembro de 2014 Fundo Nacional de Investigação.
Seminário sobre Lancamento do Bloco Regional do PACF na África Austral e o Papel da Mulher no Desenvolvimento da SADC EQUIPE: TEÓFILO FERRAZ -DELEGAÇÃO.
PROJETO DE PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE LEGUMES DE NHAMATANDA
EFEITOS PRÁTICOS DA APLICAÇÃO DE PACOTES TECNOLÓGICOS SOBRE ELEMENTOS DA CADEIA DE VALOR DA CARNE DE PORCO PRODUZIDA EM ZAVALA E MANHIÇA GERALDO DIAS ZACARIAS.
Pedro Jorge Cruz Carneiro Fernandes EBS de Velas Velas - Açores 8ºAno (Ed.Tecnológica.; Matemática; F.Q.; L. Portuguesa) NO CO
Plantação, produção e comercialização de Pequenos Frutos
Estabelecimento e Estudo do crescimento de Áreas de Produção de sementes (APS’s) de 4 essências florestais (Eucalyptus sp, Leucaena sp, Moringa sp e Casuarina.
PARQUE DE ESTUDOS E REFLEXÃO MARRACUENE
SEMINÁRIO FUTURO DOS JOVENS AGRICULTORES NO QUADRO DA PAC PÓS 2013.
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
1 Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 6 de Março de 2010 Escola Superior de Educação de Viseu.
Estrutura 1. Enquadramento………………………………………………………………………………..…… 3 2. Objectivos …………………………………………………………………………………………… Metodologia ………………………………………………………………………………………
AIP/FIL 4 de Fevereiro 2011 Teresa Rafael. Pontos chave Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM) O projecto Kit do Mar  Como surgiu?  Quais.
Actividades de Educação Ambiental Grupo Flamingo – Associação
Projecto de Desenvolvimento de Irrigação Sustentável (PROIRRI) INFORMAÇÃO SOBRE O PROJECTO REUNIÃO DO CDC 27 DE NOVEMBRO DE 2013.
Ponto de Situação do Processo de Migração de Radiodifusão Analógica para Digital Bilene, 30 Novembro 2015.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
Maio 2014 Descritivo da Solução. Projecto CSRTarget O CSRTarget é uma ferramenta inovadora, rápida, e adequada às necessidades das Empresas/Organizações.
Introdução à Engenharia Biomédica Trabalho Realizado por: Flávio Jovchelevicth, nº Mariana Branco, nº Rita Levy, nº Dia 12 Novembro 2008.
Transcrição da apresentação:

PROJECTO MORINGA CLUSTER PONTO DE SITUAÇÃO DO PROJECTO DE PRODUÇÃO, PROCESSAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DA Moringa Oleífera

ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO Introdução 1.1. Objectivos 2. Actividades Desenvolvidas 3. Desafios 4. Perspectivas

1. INTRODUÇÃO O projecto de produção, processamento e comercialização da Moringa oleifera surge como parte de agregados de inovação; Consiste nesta primeira fase na produção, na identificação dos produtores, processadores e comerciantes da Moringa oleifera para criar um agregado de inovação de moringa; Recebeu o valor de 294,250,00 Mt;

1.1. Objectivos Produzir, processar e comerciaçizar Moringa oleifera na Cidade e criar um agregado de inovação de moringa na Província de Maputo

2. Actividades Desenvolvidas Identificação da área para o estabelecimento do campo de produção de moringa na Estação Agrária de Umbeluzi: Cedida uma área que ficou inundada depois de terem sido realizados trabalhos de destronca e limpeza Cedida uma nova área onde decorrem trabalhos de limpeza para o plantio; Devido a demora na identificação do espaço para o estabelecimento do campo de produção da moringa, associado ao seu alagamento, os trabalhos ainda estão em curso.

(ii) Aquisição e manutenção de mudas no viveiro Adquiridas 1000 mudas de Moringa as quais foram colocadas na estufa à espera de altura certa para o plantio no campo definitivo;

(iii) Aquisição de uma moageira Adquirido também uma moageira para o processamento de folhas secas de moringa.

(iv) Visitas de recolha de informações chaves sobre os diferentes actores na Cidade e Província de Maputo Foram realizadas visitas de trabalho para a recolha de informações e troca de experiencias com produtores da moringa, nos distritos de Boane, Moamba, Magude, Manhiça e Namaacha.

3. Desafios (i) Alagamento do campo preparado para plantação Os campos preparados ficaram alagados, quando já estavam prontos para a fase de lançamento das plantas no local de plantação definitiva; O novo espaço indicado, encontra-se perto da zona de circulação de animais perigando a protecção das plantas; Para contornar a situação, há que desviar a rota dos animais.

Mortalidade de cerca de 200 plantas devido a dificuldade de irrigação, provocada por avaria no funcionamento do sistema de rega as plantas no viveiro, tendo mais tarde se efectuado a respectiva retancha.

(iii)Avaria do tractor Avaria do tractor que ja tinha sido pago levou igualmente cerca de dois meses, até a sua reparação. (iv) Exiguidade de fundos A exiguidade de fundos não permite flexibilidade para contornar os problemas;

4. Perspectivas Maior colaboração por parte da Estação Agrária de Umbeluzi, o que traz boas perspectivas no que respeita ao alcance dos resultados previstos; Fazer-se uma segunda gradagem da área para posterior colocação das plantas no campo defintivo.

Muito obrigado pela atenção!!!