DE NATUREZA INTERDISCIPLINAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mito da neutralidade científica
Advertisements

Bioética – Fundamentos Básicos Projeto de Ensino
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
UNIP FEP Prof: Msc. Carolina Brum Agosto de 2010
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA
Situação 1: pais ao serem chamados à escola afirmam que o(a) filho(a) não leva jeito para os estudos, nasceu assim como os demais membros da família. “Um.
A ESCOLA DE FRANKFURT Teoria Crítica.
Arcadismo Contexto Histórico.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
Curso Ciência, Tecnologia e Sociedade Aula 1 – Crise, novas tecnologias e mudança social Textos Hobsbawn e Castells.
UniCEUB – Centro Universitário de Brasília
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Ciência: princípios básicos
Filosofia
Sociologia
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Princípios fundamentais
REDAÇÃO Mais um tipo de texto.
CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O Discurso Joselita Boaventura e Íngrede Sacramento DMMDC/FACED/UFBA 15/10/2010 Tópico Especial: Análise de textos na produção de resultados qualitativos.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Em busca de uma compreensão
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Trabalhando com Grupos
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Metodologia Científica
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Literatura - Prof.ª Francieine Lisowski
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Resolução nº 2, de 30/01/2012, desse mesmo conselho.
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
FILOSOFIA 3ª SÉRIE E.M. IDEALISMO ALEMÃO.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
HERMENÊUTICA A ciência da interpretação. A ciência da interpretação. Importância para os nossos dias atuais. Importância para os nossos dias atuais. Desvendar.
Revisão de Filosofia.
Fundamentos da Administração Pública
O Positivismo.
HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof. Ubiratan Rodrigues da Silva
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Homem e Sociedade 1.1. O Conhecimento: característica fundamental da humanidade O conhecimento, produto da atividade consciente do pensamento,
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Concepções em Educação Matemática
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
Metodologia científica - Conhecimento filosófico Chapecó, SC. Fevereiro de 2015 UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS.
O que é Sociologia?.
Surgimento do pensamento filosófico
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Estruturas epistêmicas e práticas discursivas
DO SABER ÉTICO À ÉTICA VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, p
O que é conhecimento?.
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Fábio Da Silva 2016 Projeto PIBID. Objetivo do Trabalho Desenvolver uma sequência didática sobre óptica alicerçado no cinema. Objetivo Educacional Que.
Transcrição da apresentação:

DE NATUREZA INTERDISCIPLINAR EDUCAÇÃO: CAMPO TEMÁTICO DE NATUREZA INTERDISCIPLINAR A interdisciplinaridade surge no século XX como um esforço de superar o movimento de especialização da ciência e superar a fragmentação do conhecimento em diversas áreas de estudo e pesquisa.

OBJETIVOS DESTA UNIDADE 1) Analisar o estatuto epistemológico da Pedagogia e das demais ciências humanas e sociais. Isto significa discutir a neutralidade e a objetividade das ciências humanas e suas consequências para o campo da educação.

Para isso, recordar os estudos feitos nos períodos anteriores, envolvendo a evolução histórica do conhecimento, da ciência e da educação. Desde o século XV a ciência passou por uma grande mudança em toda a sua estrutura, o que resultou numa explosão de novos conhecimentos, novas práticas e técnicas de pesquisa. Isso tem início com o renascimento e com a perda, por parte da igreja, do poder que exercia sobre o homem e a sociedade. Pesquisas até então condenadas e censuradas começavam a ser feitas, por exemplo pesquisa da anatomia humana através da dissecação de cadáveres. Surgem grandes inovações e ideias que alterariam o pensamento humano, fazendo com que a ciência e a pesquisa cientifica tomem lugar entre a teologia e a filosofia, com a missão de apresentar a razão em oposição a fé e a pesquisa em oposição ao discurso.

2) Compreender a educação como um campo temático de natureza interdisciplinar. A EDUCAÇÃO se faz e se estuda compreendendo, a princípio, os limites das Ciências Humanas e Sociais e, ao mesmo tempo, aplicando nas práticas e nas teorias, as contribuições trazidas por essas mesmas ciências.

3) Distinguir os limites das aplicações das Ciências Sociais e Humanas para a compreensão do fenômeno educativo. Isto exige nosso avanço para uma integração com as ciências chamadas “exatas”, especialmente a partir de contribuições da Medicina, da Biologia, das Neurociências, etc.

Porém, o mais importante, hoje, é compreender que existe algo que constitui uma CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO. De acordo com Mazzotti, a Pedagogia tem sido tomada ora como tecnologia, ora como ciência, ora como filosofia aplicada e raramente como ciência autônoma que examinaria as práticas pedagógicas. Isto porque não se aceita que uma prática possa dar origem a uma ciência ou ser uma ciência.

Riccardo Massa afirma que enquanto a Pedagogia se prender a valores e ideologias, ela se reduz à Filosofia; e quando se refere apenas a técnicas e relações, reduz-se à Didática ou à Psicologia. A Pedagogia, como Ciência da Educação, distingue-se radicalmente da atividade educativa em si, por ser o conjunto de estudos sobre a educação e pela reflexão sistemática sobre a prática.

O objeto do campo da Pedagogia define-se como o ato pedagógico em determinada situação.

Por isso, faz sentido se fazer PESQUISA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO (PPE). Mesmo para quem não pretende “ser pesquisador”. Por isso, você deve ir pensando, desde já, numa situação que permita identificar um OBJETO para estudo, que será a finalização do nosso curso.

Para a próxima aula Leitura do Texto 10 – Ciência e Arte de Educar, de Anísio Teixeira. Leitura do Texto 9 – A pedagogia e a educação infantil, de Eloisa Acires Candal Rocha. Da página 27 à página 30, parágrafo que termina pela frase ...transformação, típicos de um fenômeno que se caracteriza como prática social histórica.

Assistir aos vídeos no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=5etqyAaYvBA http://www.youtube.com/watch?v=BreEWQNqdBw