METÁFORA E O INCONSCIENTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Advertisements

Linguagem Corporal.
Teorias do Desenvolvimento
Cultura.
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
PSICOLOGIA.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
A iniciação humana Da análise a síntese, sem esquecer que
As cidades invisíveis.
PENSAMENTO E LINGUAGEM
Incorporação I.
Freud e a Psicanálise.
LINGUAGEM E PENSAMENTO
Pressão interna para o exterior ZONA CONSCIENTE B A R E I S CRIANÇA PSICOLÓGICA ZONA DE NEGAÇÃO PROIBIDA CONCEITUAL CRIANÇA PSICOLÓGICA É MÁ A
O MÉTODO PSICANALÍTICO
LINGUAGEM Filosofia.
CUIDAR, UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES HUMANAS
COMUNICAÇÃO.
Como ler uma imagem Análise da Imagem.
Educação Visual e Tecnológica
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
O Verdadeiro Natal.
A vida tem um lado claro e outro escuro, pois o mundo da relatividade é composto de luz e sombras. Se você deixar que os seus pensamentos se ocupem com.
Funções Mentais Superiores
Dimensionamento das aulas da SIM – 27/03/2011
Revisão para Avaliação I
IMAGENS: INTENET. IMAGENS: INTENET SAIR.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
SIGMUND FREUD.
O Desejo.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Antes de tudo: respire profundamente e acalme-se.
A FENOMENOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL -UFMS
Segundo as Teorias de Wallon
Profª. Taís Linassi Ruwer
VOCÊ É QUEM ESTABELECE OS LIMITES DA SUA VIDA!
CONCEPÇÃO DO APARELHO PSIQUICO E TÉCNICA PSICANALÍTICA EM FREUD
Noosfera Noosfera A Esfera do Pensamento Humano A Esfera do Pensamento Humano Theilhard de Chardin.
MEMÓRIA Foi durante muito tempo associada apenas à conservação do passado, mas considera-se hoje que está subjacente a todas as funções psíquicas e comportamentos.
INCONSCIENTE Inconsciente: difere de ausência de razão e de falta de consciência. Duas instâncias que convivem num mesmo aparelho psíquico. Instâncias.
O enigma da religião Rubem Alves.
Terceira Lição.
A Teoria do Aparelho Psíquico segundo a Teoria Psicanalítica
“Criatividade sob vários pontos de vista”
Linguagem e Psicanálise
OBJETOS E FENÔMENOS TRANSICIONAIS
Uma das organizações defensivas do tipo esquizofrênico
Capítulo 4 – A consciência
Tipos de Signos Bruno Pereira, nº: FT14.
Coordenadora: Eliana Magalhães
A PERSONALIDADE * Divide-se em aspectos conscientes e inconscientes.
O cinema na vida de cada um
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
A poética da linha “Desenhar é um hábito prematuro. Por ser tão simples é que surge tão cedo e é, com toda a certeza, a maneira mais direta de se registrar.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
BASES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Positivismo Observação e Experiência. Uma reação contra aos grandes sistemas idealistas do século XIX: –Idealismo: Primazia da ideia; O homem é espírito,
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
 A história da criação… 1. O livro dos Génesis… Génesis – tradução grega do nome hebraico Bereshît que quer dizer na cabeça ou no princípio… este livro.
Transcrição da apresentação:

METÁFORA E O INCONSCIENTE Amauri Iraci Ivanete Simone Vera

“ A metáfora talvez seja uma das mais proveitosas potencialidades do homem. Sua eficácia beira a magia, e parece um instrumento para a criação que Deus esqueceu dentro de uma de suas criaturas quando o fez.” (Jorge Ortega Y Gasset)

Metáfora - é uma palavra de origem grega: METAPHORA=metá=trans+perein= levar, transportar.

O que são metáforas? As metáforas são símbolos e, como tais podem criar intensidade emocional ainda mais depressa e, de forma mais completa do que as palavras tradicionais que usamos.

A Junção dos dois termos étimos era compreendida pelos Gregos como transferir ou transportar.

Vídeo

“Uma Metáfora contada de maneira clara e simples distrai a mente consciente e ativa a procura inconsciente de significados recursos.” (O’CONNOR, 1995).

As Metáforas satisfazem algumas das necessidades intelectuais e afetivas básicas, servindo de ferramentas lingüísticas e imaginativas na transmissão de idéias e sentimentos que nos acometem.

As Metáforas descrevem: Humores

Desabafos

Definem gestos e personalidades

Matizam Pensamentos

Tranqüilidade

Discussão

Afeto

Como as metáforas agem em nosso cérebro?

“O cérebro é um tear encantado,tecendo perpetuamente uma imagem do mundo externo, rasgando e retecendo e inventando outros mundos, criando um universo em miniatura.” (SHERRINGTON, 1998).

Como as metáforas atuam em nosso processo cognitivo? Por quê geralmente nem percebemos que as estamos utilizando?

A articulação cognitiva metafórica, parece ser uma capacidade inata, observada em crianças de tenra idade.

Segundo GARDNER (1993), um bebê de 06 meses já demonstra a capacidade de associar corretamente um ritmo (sinais auditivos) a um conjunto de pontos (sinais visuais).

“algumas camadas do córtex cerebral atuam como comparadores, para os novos sinais que chegam, em função das memórias armazenadas do passado. Isto é, se a informação que chega está de acordo com a informação do passado, contida na memória, e que já está armazenada, poder-se-ia identificar imediatamente a nova informação como algo que já foi experimentado antes.”(GUYTON, 1988)

A mente, diante daquilo que lhe é estranho, tende a dar um primeiro passo analogizando, ou seja, penetrando no conteúdo novo através do antigo, embora ciente de que parte do novo obviamente divirja do antigo.

vídeo

Metáfora: Um Paradoxo Visão de Aristóteles: Meramente ornamental, ambígua e obscura, mascarando-se como definições. Sinal de genialidade, uma boa metáfora. implica um olho astuto para as semelhanças.

Visão de Bachelard A linguagem científica não deve abrigar a “imprecisão e as ciladas” das metáforas. “O espírito científico deve lutar incessantemente contra as imagens,as analogias contra as metáforas.” Posteriormente, sucumbe ao fascínio das metáforas, começando a partir da década de 1940, a utilizá-las como verdadeira matéria- prima em suas obras sobre o imaginário poético e artístico

Como as metáforas atuam em nosso inconsciente?

Vídeo

Inconsciente Segundo Freud, o Inconsciente é um subproduto da consciência. O equilíbrio entre o consciente e o inconsciente é que nos propicia uma existência tranqüila. Para Freud, a interpretação dos sonhos e dos atos falhos são portas de passagem ao nosso lado oculto.

Inconsciente Segundo Jung, a finalidade da vida é a individualização que significa fazer o ego (consciência da superfície) ir de encontro ao self que é o centro de cada um de nós. Esse self, que é uma sabedoria maior conduziria a nossa vida a nossa vida de forma mágica. Para ele, o nosso inconsciente forma com os outros, um inconsciente único e coletivo; assim,sem percebermos, os nossos pensamentos estão interconectados.