ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR... 2010 1997 LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oferta Formativa para Ano lectivo 2009/2010
Advertisements

INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A Educação do Nosso Tempo
Ensino, Pesquisa e Extensão em Bibliotecas Escolares e Públicas na Formação do Bibliotecário na UFRGS Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO Profª Drª.
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
A Licenciatura em Relações Internacionais visa dar resposta à exigência de formação qualificada de novas competências profissionais e intelectuais,
O Ensino Superior e a Profissão M. Luísa Anacoreta Correia
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Bacharelado em Sistemas de Informação
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
Comentários sobre os Cursos de Licenciatura em Computação. No slide a seguir, foram computados todos os cursos de formação de professores para a área.
Télé-université Eduardo Davel A Universidade Os programas Formação de gestores sociais Disciplina a distância Aprendizagem pela prática Parceria institucional.
INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO.
TÉCNICO EM COMÉRCIO Duração: 18 meses
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Formação académica e empregabilidade na perspectiva da Francofonia (Ana Paula Coutinho, Coordenadora da Secção de Estudos Franceses da FLUP, Dez. 2006)
Mesa Redonda Corpora e Ensino
Práticas no ensino da língua
A Inova-Ria é uma Associação de Empresas determinante para um ecossistema de inovação único formado por empresas, instituições de ensino e de I&D na área.
Áreas científicas relevantes para cada grupo de docência
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Divulgação 2006/2007 Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação.
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
PROCESSO DE BOLONHA Seminário
Bacharelado em Sistemas de Informações
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
Departamento de Engenharia Informática
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
FACULDADE DOS GUARARAPES
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
FACULDADE DE INFORMÁTICA FUNIJ. Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Duração – 5(cinco) anos [ 4(quatro) anos ] Alunos ingressos – 2001/2, 2002/1,
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
UNIVERSIDADE DO ALGARVE
Estudar no Algarve? Área Projeto | Daniela Leote | Helyana Moitalta | Lília Pontes | 12E.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
A formação de professores e o Processo de Bolonha
A Formação de Professores na Escola Superior de Educação de Bragança
Agrupamento Vertical de Escolas do Búzio
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
Helena Martins :: ESTSP-IPP À Bolonhesa Uma Receita de Ensino Superior.
A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Coordenadora: Profª Msc.Neuma Simões Professores do NDE: Dr. Joselito Abrantes Msc. Prof.Ana Cristina Msc. Marcia Galindo Esp. Nazaré.
Grupo G… Filipe Godoi, nº 11 12ºA Filipe Sena, nº12 12ºA Henrique Lages, nº13 12ºA.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
D ECLARAÇÃO DE B OLONHA … A Mudança no Ensino Superior Europeu 1.
Departamento Engenharia Informática Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Presença Brasil.
Serviço de Psicologia e Orientação 2007/2008 OFERTA FORMATIVA Ensino Secundário Ano Lectivo 2007/2008 Serviço de Psicologia e Orientação Escola Secundária.
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” “Ensino Superior Português – Desafios à Governação ” Fórum da Gestão do Ensino Superior.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Sessão de Divulgação Mestrado em Economia FEUC 10 de dezembro 2014 Sala Keynes 18h00.
MIEEC > Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Apresentação do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
6/23/  UNIVERSIDADE AUTÓNOMA DE LISBOA Seminário Multidisciplinar 2004 CECD Curso Especialização em Ciências Documentais.
ESCOLA SECUNDÁRIA DR. MANUEL CANDEIAS GONÇALVES ODEMIRA Oferta formativa.
Transcrição da apresentação:

ISCAP

ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA

EUROPA DO CONHECIMENTO Ciência Tecnologia Educação Economia Objectivos: Construção de uma cidadania plena

DE BOLONHA AO DESAFIO EUROPEU

EUROPA DO CONHECIMENTO Desafios: Mobilidade de docentes Mobilidade interna e externa de estudantes – ECTS Empregabilidade – Suplemento ao Diploma Competitividade Formação ao longo da vida

ISCAP 2001/ ECTS 2004 – SUPLEMENTO AO DIPLOMA 2006 – AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO POR COMISSÃO INTERNACIONAL 2006/2007 – NOVOS CURSOS

3 CICLOS: –Licenciatura – 180 a 240 ECTS –Mestrado – 90 a 120 ECTS –Doutoramento SISTEMA DE CRÉDITOS ECTS –60 Créditos/Ano – horas de volume de trabalho Bolonha

Desenvolvimento de competências Aquisição de vantagens competitivas Formação com elevados padrões de qualidade Cultura de empreendedorismo Promoção de riqueza e empregabilidade Bolonha/ISCAP

Metodologias ESTRATÉGIAS CONTEÚDOS ALUNOS PROFESSORES

PESQUISAS APRESENTAÇÕES Avaliação SIMULAÇÕES UTILIZAÇÃO DE RECURSOS...

Licenciatura em Assessoria e Tradução Licenciatura em Assessoria e Tradução Licenciatura em Assessoria e Tradução Licenciatura em Assessoria e Tradução Licenciatura em Assessoria e Tradução Licenciatura em Assessoria e Tradução Licenciatura em Assessoria e Tradução Licenciatura em Assessoria e Tradução Licenciatura em Comunicação Empresarial Licenciatura em Comunicação Empresarial Licenciatura em Comunicação Empresarial Licenciatura em Comunicação Empresarial Licenciatura em Comunicação Empresarial Licenciatura em Comunicação Empresarial Licenciatura em Comunicação Empresarial Licenciatura em Comunicação Empresarial Mestrado em Comunicação Empresarial Mestrado em Comunicação Empresarial Mestrado em Comunicação Empresarial Mestrado em Comunicação Empresarial Mestrado em Assessoria de Administração Mestrado em Assessoria de Administração Mestrado em Assessoria de Administração Mestrado em Assessoria de Administração Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas Mestrado em Tradução Assistida por Computador Mestrado em Tradução Assistida por Computador Mestrado em Tradução Assistida por Computador Mestrado em Tradução Assistida por Computador ISCAP

Áreas: Assessoria e Comunicação Organizacional Línguas e Culturas Inglês, Alemão ou Russo, Francês ou Espanhol Economia, Gestão, Direito, Informática, Contabilidade, Estatística e Ciências Sociais Licenciatura em Assessoria e Tradução

Mestrado em Assessoria de Administração Áreas: Assessoria e Comunicação Organizacional Economia Gestão Direito Informática Contabilidade Matemática Ciências Sociais

Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas Áreas: Inglês, Francês, Alemão, Espanhol e Russo Linguagem jurídica, administrativa, comercial e literária Interpretação Remota e de teleconferência Gestão de projectos de tradução

Mestrado em Tradução Assistida por Computador Áreas: Tradução Assistida e Automática Terminologia e Bases de Dados Edição de Texto Legendagem e Publicação Assistida por Computador

Licenciatura e Mestrado em Comunicação Empresarial Objectivos: Formar comunicadores em línguas materna e 3 estrangeiras para o mundo dos negócios com recurso ao multimédia Áreas: Línguas e Culturas, Assessoria e Comunicação, Informática, Ciências Sociais, Direito, Gestão Centro de Línguas Multimédia e Laboratórios de Informática

Licenciatura e Mestrado em Comunicação Empresarial Licenciatura (Diurno) – 3 meses de estágio Mestrado – 1 ano de estágio Média do último aluno a entrar em 2005/06: 14 valores

Bolonha Mercado Único Eduarda Mota Isabel Ardions Zita Romero