Instituto de Ciências Biomédicas e Faculdade de Medicina.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Associação Europeia para a Avaliação de Línguas
Advertisements

Centro de Estudos de Línguas – CEL
Criação de Programas de Museus de Ciências e Matemática
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Matemática e Estatística do Tamanho do Brasil
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
Como os Meios de Comunicação Impactam a Apredizagem
RELAÇÕES ENTRE AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS UNIVERSIDADES ACADÊMICAS
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
Gestão e Organização do Ensino Superior (2002/2006) Criada pela Lei n° 6.034/69 e Decreto n° /70.
LINGUÍSTICA HISTÓRICA: REVISÃO E APROFUNDAMENTO
BIBLIOLOGIA IV Romanos I e II Coríntios Gálatas Efésios Filipenses
DEFINIÇÕES.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Pós-Graduação em Saúde
INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO.
Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE.
Formação académica e empregabilidade na perspectiva da Francofonia (Ana Paula Coutinho, Coordenadora da Secção de Estudos Franceses da FLUP, Dez. 2006)
dos professores e funcionários do Ensino Fundamental II do Preve
Os Caminhos da Pesquisa
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
& Potenciais fontes de financiamento da parceria entre ANUIES
LGP NAS UNIVERSIDADES.
Descobrindo o profissional de Pedagogia
Universidade Federal de Pernambuco
Um Curso em Milagres. Um Curso em Milagres Traduzido para 19 idiomas: africâner, alemão, búlgaro, chinês, croata, dinamarquês, esloveno, espanhol, finlandês,
Sócio interacionismo vygotsky.
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação Comunicação Social 1º Ano Junho 2011 Google Calendar.
MESA REDONDA 2 – REUNI & o Acesso ao Ensino Superior MESA REDONDA 2 Influência do REUNI nas Condições de Acesso ao Ensino Superior das Universidades Públicas.
As discussões desenvolvidas neste pôster têm em vista o eixo temático Currículo e prática pedagógica em espaços formais de educação. Dentro desse contexto,
Brasília, 9 de Setembro de 2014
Estudar no Algarve? Área Projeto | Daniela Leote | Helyana Moitalta | Lília Pontes | 12E.
Escola Padre António Martins De Oliveira
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
Metodologia Científica
E B 2,3 Couto Mineiro do Pejão Paz em Varias Línguas.
Do hospital escola ao Centro Saúde Escola O início das grandes campanhas sanitaristas promovidas pelo Estado também levou à criação de hospitais públicos.
Refletindo e trocando experiências sobre o projeto pedagógico de um curso superior de uma universidade pública José Marcelino de Rezende Pinto-FFCLRP-USP.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
Brasília, DF, 09 de abril de Hélder Eterno da Silveira
CELEM: uma realidade no ensino de espanhol
Ciência sem Fronteiras
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Equipe responsável pela produção O Aluno Surdo nas Escolas
Prática da Matemática no Ensino Fundamental
Oswaldo Paulo Foratini A língua franca da ciência A língua franca da ciência Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade.
SEÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO LETRAS
Professora: Mércia Soares
Ginastica Geral na escola: Uma proposta metodológica
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
O Programa de Formação de Professores e a Gestão dos Cursos de Licenciatura na Universidade de São Paulo Profa. Dra. Edna Maura Zuffi
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Recife, 2013 Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de.
CRONOLOGIA PSICOLOGIA BRASILEIRA
Por Carlos Daniel S. Vieira
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
MED B12 FORMAÇÃO EM PESQUISA I Busca em bases de dados Prof. Daniel Athanazio Universidade Federal da Bahia Fundação Oswaldo Cruz.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
INTERNACIONALIZAÇÃO DA UTFPR PROF. LUIZ ALBERTO PILATTI.
Instituto de Ciências Biomédicas e Faculdade de Medicina.
Projeto Pixel Reunião com pais e alunos Projeto Pixel Março, 2014 Porto Alegre.
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
Universidade de São Paulo
Transcrição da apresentação:

Instituto de Ciências Biomédicas e Faculdade de Medicina

Breve História: Faculdade de Medicina, USP, ICB.

Criação em

FAPESP efetivamente criada, passa a financiar projetos e Bolsas. Criada por decreto de 1960, já estava prevista na constituição estadual de Criado o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), no RJ, para coordenar e estimular o desenvolvimento da pesquisa científica Criada a Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES atual ) Golpe militar 1912 Fundação da Faculdade de Medicina 1934 Criação da Universidade de São Paulo 1941 Aquisição de área no Butantan para a construção do campus 1943 Inauguração do Hospital das Clínicas 1968 Ato Institucional número 5 Criação do Instituto de Ciências Biomédicas 1991 Mundo Unipolar – Queda da República Soviética 1976 Criação do Hospital Universitário

Criado pela Reforma Universitária de 1968, reuniu disciplinas básicas e professores das escolas médica, veterinária e paramédicas.

Sem propósitos culturais, morais e intelectuais, a educação perde seu caráter civilizatório e reduz-se a mero expediente de oportunidade, e mesmo de oportunismo social na competição desenfreada pelas vagas do mercado. C. Vogt “Falo: português, alemão, francês, inglês, espanhol, italiano, esperanto, um pouco de russo; leio: sueco, holandês, latim e grego (mas com o dicionário agarrado); entendo alguns dialetos alemães; estudei a gramática: do húngaro, do árabe, do sânscrito, do lituânio, do polonês, do tupi, do hebraico, do japonês, do tcheco, do finlandês, do dinamarquês; bisbilhotei um pouco a respeito de outras. Mas tudo mal. E acho que estudar o espírito e o mecanismo de outras línguas ajuda muito à compreensão mais profunda do idioma nacional. Principalmente, porém, estudando-se por divertimento, gosto e distração.” João Guimarães Rosa