Gustavo Santos da Silva N 09 4 Ano B

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professora e enfermeira : Drª Carla Gomes Aula I
Advertisements

PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
REPRODUÇÃO NAS PLANTAS
SERES VIVOS.
Ana Paula Franco de Souza
O AMBIENTE CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE.
A estrutura e partes das plantas.
Sobre a atividade Quais objetivos tenho que alcançar?
Principais funções dos bichinhos!
Polinização..
A influência da mídia na alimentação
Abelhas Indígenas sem Ferrão
Insetos Luisa Curcio Matheus Bayer Clara Barros 7M3.
Relações Ecológicas entre os Seres Vivos
Reino Plantae.
Fotossíntese.
F o t o s s í n t e s e O2 CO2 açúcar Água + sais minerais.
Vida de abelha Lucas muniz Nº13 4º ano A.
Vida de abelha Marcos V. n16.
Vida de abelhas Alexya Moreiras Paes n 01.
Marcela Sorghi Mariano Nº 15
Vida de Abelha Gustavo Nº5.
Em busca de matéria e energia
Vida de abelha Anderson n°02.
Vida de abelha Rodrigo número 26
Vida de abelha Luciano Nº14 4ºano A.
Vida de abelha Julia .A. N°11 4°Ano B.
CIÊNCIAS 6ºS anos Profª. Celi.
Paulo Guilherme Souza Guimarães 4ºA Nº19 Colégio da Polícia Militar.
Vida de abelha Leonardo nº26.
Vida De Abelha Thalita Nº22.
Unidade 1 capítulo 2 Estudo das células
Igor N25.
Lívia Campos Costa Nº13 4ºano B
Vida de Abelha Nicollas nº18 4ºA.
Vida de Abelha João Vitor Nº 10.
Vida de Abelha Mayara vitória Nº19.
Marcello Henrrique nº:16
Pedro Alvaro Souza Guimarães N° 21
Vida de abelha MARCELO nº14 4ºano A.
Vida de abelha Gabriel Augusto nº05.
Vida de abelha Luiza Molina Marques nº 14. Por que os vegetais são produtores? Os vegetais são seres produtores porque produzem seu próprio alimento.
Vida De Abelha Nayara N°17
Gustavo Rodrigues Duarte N 08 4ANO B
Vida de abelha Aalyiah marques laurindo Nº01. Por que os vegetais são produtores? Por que os vegetais produzem seu próprio alimento.
Vida de abelha Flávia Beatriz nº04.
Vida de abelha Daniel número 2 – 4º A
Rômulo N.V.Filho Colégio da Polícia Militar 4º A
Giovanni de Melo Gabriele N:7
Vida de abelha . Rhauan nº24.
Relações harmônicas A relação é harmônica ocorre quando não há disputa entre as espécies, não havendo desvantagem para nenhuma das espécies. As relações.
Vida de abelha Giovanna nº06.
Vida de Abelha Denis – Nº3 4º Ano A.
Reino Plantae.
Isabella Marçal de Souza Nº6
Vida de abelha Kauã 4ºANO A.
Júlia Vieira Duarte Nº12 4ºano B
Vida de abelha Raiane n°22.
Mutualismo.
Vida de abelha Marcos Felipe Nº17 4ºano B. Por que os vegetais são produtores São organismos capazes de fabricar próprio alimento.
Patrick Ferreira dos santos N° 20
Rebecca Pereira de Oliveira Nº23
VIDA DE ABELHA Geovana n°27. Os produtores porque os vegetais são produtores  São classificados como produtores por produzirem seu próprio alimento.
Vida de abelha Andrey n°03.
Insetos Sociais. Todos os insetos que interagem de alguma forma com membros de suas espécies; Divisão de trabalho, com um sistema de castas envolvendo.
Colégio Maria Imaculada CIÊNCIAS 6º S anos Profª. Celi.
Vida de Abelha Giulia nº4. Os produtores As plantas são seres produtores porque não consomem energia já produzida, elas é que a produzem. Em última.
E aí, alguém consegue explicar?!
Profa. D. Sc. Rosilene Agra da Silva - Apicultura -
OS SENTIDOS PALADAR.
Transcrição da apresentação:

Gustavo Santos da Silva N 09 4 Ano B Vida de Abelha Gustavo Santos da Silva N 09 4 Ano B

Por que os vegetais são produtores Os seres produtores são aqueles que conseguem captar a energia luminosa do sol (a luz) e utilizá-la para suprir suas próprias necessidades de energia sintetizando matéria orgânica, ou ainda, aqueles que conseguem sintetizar compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos produzindo energia para suprir seu próprio metabolismo.

Polinização Polinização é o transporte de grãos de pólen de uma flor para outra, ou para o seu próprio estigma. É através deste processo que as flores se reproduzem. A transferência de pólen pode ocorrer de duas maneiras: através do auxílio de seres vivos (abelhas, borboletas, besouros, morcegos, aves, etc) que transportam o pólen de uma flor para outra, ou por fatores ambientais (através do vento ou da água).   

Como vivem as abelhas Toda colméia possui uma abelha rainha. Ela é muito fértil e chega a botar mais de mil ovos por dia. A abelha rainha é a responsável pela reprodução. Ela pode viver até 5 anos, enquanto uma abelha operária vive apenas dois meses, em média. As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas. Ao buscar seu alimento nas flores, levam junto ao corpo o pólen para outras plantas, possibilitando assim a reprodução das mesmas. Numa colméia, as abelhas possuem uma hierarquia: as operárias trabalham para trazer o alimento (pólen e néctar), vigiar, limpar e cuidar das larvas.

De que maneira as abelhas fabricam mel Uma abelha inicia o processo de produção de mel, quando colhe o néctar de uma planta. Essas abelhas são chamadas Abelhas Campeiras. Além de uma espécie de bomba de sucção elas possuem uma região no estômago reservada para a estocagem do néctar. O néctar é uma maneira de encorajar insetos a visitar uma flor. No processo de colher o néctar, o inseto transfere grãos de pólen de uma flor para a outra, polinizando-a.    Quando as abelhas retornam à colméia, transferem o néctar coletado para as Abelhas Engenheiras. Elas tomam o néctar das Abelhas Campeiras, estendendo a tromba (uma parte alongada da boca) e sugando rapidamente. Ela manipula o mel dentro da boca e vai para uma parte da colméia onde o produto será estocado. Com a cabeça erguida por várias vezes, estica e retrai a tromba. Esse processo expõe a gota de néctar a ação do ar e provoca a sua evaporação, resultando num produto mais concentrado para só aí ser depositado na célula (favo).

A defesa da abelha Embora não possuam ferrão desenvolvido, são capazes de defender suas colônias de forma passiva, construindo seus ninhos em locais de difícil acesso, como troncos com paredes grossas, cavidades profundas no solo, dentro de ninho de insetos agressivos, por exemplo formigas, ou como faz Partamona, construindo junto à entrada do ninho um vestíbulo que dificulta a entrada de inimigos. A entrada do ninho da maioria das espécies é, normalmente, guardada por abelhas que atacam inimigos que tentem entrar no ninho, especialmente, abelhas de outras colméias e formigas. A entrada do ninho de muitas espécies é circundada por resina pegajosa que dificulta seu acesso por formigas e algumas espécies fecham a entrada do ninho quando são atacadas por esses insetos. De inimigos maiores, vertebrados, principalmente, as abelhas se defendem de outra forma, enrolam-se no cabelo ou pêlo e mordiscam a pele com suas mandíbulas cortantes, tentam entrar nos ouvidos, nariz e olhos, grudam resina nos pêlos e imitam som que os afugenta. Algumas espécies liberam, quando atacam algum inimigo, feromônio que atraem outras campeiras para o ataque, como acontece em Scaptotrigona. Oxytrigona produz em suas glândulas mandibulares, bastante desenvolvidas, substância cáustica que libera na pele de animais que as perturbem, causando queimaduras sérias.

Como é colméia? Tudo começa com uma abelha-rainha. Poucos dias depois de nascer, ela já está pronta para seu primeiro e único namoro, marcado pelo chamado vôo nupcial, em que é seguida por um cortejo de zangões. Depois de fecundada, ela sai em busca de um novo lar, junto com as abelhas serviçais, que carregam um pouco de cera. O local ideal é uma fresta ou um buraco em uma árvore ou uma parede. "Com o material trazido do antigo ninho, elas constroem o primeiro favo", afirma a entomologista Maria Cristina de Almeida, da Universidade Federal do Paraná. As operárias vedam as frestas com o própolis, conhecido por seus efeitos medicinais e secretado por suas próprias glândulas. Terminada a construção, a rainha inicia a sua linhagem, pondo as larvas. As filhas escolhidas para futuras rainhas — não se sabe por quais critérios — são alimentadas por mais tempo com geléia real, substância rica em vitaminas também secretada pelas glândulas das abelhas. As demais estão condenadas a ser vassalas: cuidam da faxina, defendem a colméia, procuram comida, produzem mel e alimentam as larvas. As rainhas que nascerem farão o mesmo que a mãe: serão fecundadas, reunirão suas operárias e formarão suas próprias colméias.

Por que o mel é benéfico a nossa saúde? O mel é o único alimento doce que contém proteínas, vitaminas e sais minerais importantes para nossa saúde e que mesmo tendo alto valor calórico, pode ser consumido (com algumas restrições) por todos seja magrinho ou gordinho. Veja a seguir mais alguns dos benefícios do mel para a saúde de todos e não deixe de se alimentar com essa delícia divina e muito saudável.

O que podemos fazer com o mel Mel é uma delícia para adoçar as refeições, é uma ótima fonte de energia, mas também pode fazer bem para outros problemas de saúde, como por exemplo, a tosse. Como explicou a otorrinolaringologista Tanit Sanchez no Bem Estar desta sexta-feira (1), usar o alimento contra a tosse não é um mito: ele realmente funciona, principalmente se a tosse for mais seca. Isso acontece porque o mel consegue proteger as mucosas da garganta e

Quem cuida das abelhas Dentro de uma colméia tem varias classes[como se fossem empregos] Um deles é a abelha operária,a função dela é secretar a geléia real e alimentar e cuidar de todas as larvas. Lembrando que as larvas rainhas são alimentadas com a geléia real e as larvas operárias são alimentadas com geléia de operária que é feita com mel + pólem.

Escreva uma mensagem sobre as flores ou a natureza. Ilustre A natureza tem animais,flores,vegetais,rios e lagos.