TERRA SEM LEI, CRIME DE DIFÍCIL CASTIGO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É SOCIALIZAÇÃO? Fernanda Henrique, aluna do Curso de Ciências Sociais – UFPR – bolsista do PET.
Advertisements

A HISTÓRIA DE ÉMILE DURKHEIM
DURKHEIM E O MÉTODO SOCIOLÓGICO
O QUE SÃO DESVIOS INSTITUCIONAIS?
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Descrever sistema de saúde
Prof. Dr. Antonio Augusto Pinto Junior UNISAL
Criminalidade Juvenil
Misturando racismo e Bullying...
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
Émile Durkheim Os fatos sociais.
Sociologia Émile Durkheim
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
O QUE É SOCIOLOGIA?.
Visão de mundo = natureza das ideias
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
Agrupamentos sociais.
Concepção Construtivista *Mitos e verdades
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Sociologia
Prof. Everton da Silva Correa
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Sumário: A educação antes da sociologia: pensar a educação antes de Durkheim. Estado-nação e sistema nacional de ensino. A educação como bem semi-público.
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Karl Marx.
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
Eutanásia.
Sociologia e Antropologia em Administração
SSA UPE Aula de Revisão - Sociologia
Teorias Sociológicas sobre o Crime
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Fato social.
O pecado da acepção de pessoas
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Emile Durkheim e o fato social
A construção do conhecimento em Durkheim, Weber e Marx
Profa Vladia Soares Universidade de Cuiabá - UNIC
Sociologia geral Introdução.
I. Estudo de caso Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão. Absorveu.
Que sociologia política é essa?
DIREITO E ANOMIA.
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Sociologia Por quê?.
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ADOLESCÊNCIA NA MODERNIDADE
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
Antropologia Cultural
A sociologia como ciência
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
Musica Technologic... Música :10
CULTURA PARA SOCIOLOGIA, CULTURA É TUDO AQUILO QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA. NÃO EXISTE CULTURA SUPERIOR OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS.
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
Módulo 5 – instituições sociais e consciência coletiva
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A divisão do trabalho social parte 2
A SOCIOLOGIA COMO UMA PERSPECTIVA: COMO OS SOCIÓLOGOS PENSAM
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
Prof. Dr. Gabriel J Chittó Gauer Prof. Dr. Gabriel J Chittó Gauer.
Émile Durkheim.
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Abordagem sociológica do sistema jurídico
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Introdução à Ciência da Psicologia e sua interface com o Direito Aula 01 Prof. Núbia Cerceau.
A sociologia de Durkheim Luciano Mendes. Èmile Durkheim (1858 – 1917) Nasceu em Épinal, região nordeste da França; Formou-se em filosofia na École Normale.
Transcrição da apresentação:

TERRA SEM LEI, CRIME DE DIFÍCIL CASTIGO.

A HISTÓRIA DO BRASIL É RICA EM EXEMPLOS DE IMPUNIDADE DOS MAIS DIFERENTES TIPOS DE CRIME.

-VEJAMOS ALGUNS EXEMPLOS DOS CRIMES PRATICADOS NA HISTÓRIA BRASILEIRA: DESDE O PRINCÍPIO OS JUÍZES PORTUGUESES ESVAZIARAM AS PRISÕES DA METRÓPOLE, ENVIANDO OS CODENADOS PARA AJUDAR NO POVOAMENTO DAS COLÔNIAS E ALI CUMPRIR AS SUAS PENAS. NO PERÍODO DE 1550 A 1750, FORAM ENVIADOS PARA O BRASIL CERCA DE DEZ MIL CONDENA- DOS POR HOMICÍDIO, ROUBO, BIGAMIA, BLASFÊMIA, HERESIA, RAPTO, ESTUPRO, CONTRABANDO, OU POR SIMPLES VADIAGEM.

OS BANDEIRANTES, QUE FORAM ESPECIALISTAS EM CAÇAR ÍNDIOS, QUE, NESSA AÇÃO, DESOBEDECERAM TODAS AS LEIS DO ESTADO PORTUGUÊS E DA IGREJA CATÓLICA. A ESCRAVIDÃO DOS NEGROS. A FORMA DE BANDITISMO OCORRIDA PELOS CANGACEIROS, QUE FORAM TIDOS COMO “HERÓIS”, SENDO O LAMPIÃO MAIS CONHECIDO ENTRE ELES. TODOS ESSES CRIMES NÃO SOFRERAM AS SANÇÕES DO DIREITO.

ROBERTO KING MERTON SOCIÓLOGO, QUE SUA PRINCIPAL CONTRIBUI- ÇÃO Á SOCIOLOGIA FOI A TESE ESTRUTURAL FUNCIONALISTA. OU SEJA, PARA ELE, A SOCIOLOGIA DEVE ABORDAR OS FATOS SOCIAIS POR DUAS DIMENSÕES DIFERENTES. EM PRIMEIRO LUGAR, DEVE ABSORVER OS ELEMENTOS ESTRUTURAIS DOS FENÔMENOS SOCIAIS. EM SEGUNDO LUGAR, A SOCIOLOGIA DEVE ABORDAR OS FATOS SOCIAIS POR SUA FUNÇÃO, OU SEJA, CONSEQUÊNCIA DA REALIZAÇÃO DE CERTO FENÔMENO SOCIAL PARA O GRUPO.

OUTRA CONTRIBUIÇÃO IMPORTANTE DO ROBERTO MERTON, FOI O FATO DE QUE A SOCIOLOGIA FOI SUA ABORDAGEM DA CIÊNCIA, COMPRENDIDA COMO ALGO QUE GIRA EM TORNO DO EMPIRISMO DAS CIÊNCIAS EXATAS E DAS PERSPECTIVAS DAS CIÊNCIAS NORMATIVAS. SEGUNDO ROBERTO MERTON, OS DADOS DA DELINQUÊNCIA, TÊM CONDUZIDO A UMA SÉRIE DE HIPÓTESES QUE CONSIDERAM A POBREZA, AS CONDIÇÕES DE VIDA NOS CORTIÇOS E FAVELAS, A DELIBIDADE MENTAL ENTRE OUTRAS CARACTERÍSTICAS QUE SE PENSA ESTAREM ESTREITAMENTE RELACIONADAS Á CLASSE SOCIAL INFERIOR COMO AS CAUSAS DO COMPORTAMENTO CRIMINOSO.

CRIME E ANOMIA SEGUNDO ÉMILE DURKHEIM, “NÃO É PRECISO DIZER QUE UM ATO FERE A CONSCIÊNCIA COMUM PORQUE É CRIMINOSO, MAS QUE É CRIMINOSO PORQUE FERE A CONSCIÊNCIA COMUM... O QUE CARACTERIZA O CRIME É QUE ELE DETERMINA A PENA, PORTANTO, SE NOSSA DEFINIÇÃO DO CRIME É EXATA, ELA DEVE DAR CONTA DE TODAS AS CARACTERÍSTICA DA PENA. UM DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS EXPLICATIVOS DO CRIME VIOLENTO É A POBREZA.

DE ACORDO COM ROBERTO MERTON, O CRIME É EXPLICADO POR UMA SITUAÇÃO DE ANOMIA, SEGUNDO A QUAL EXISTE, NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS, UMA DISTORÇÃO ENTRE OS DESEJOS DE CONSUMO E A POSSIBILIDADE DE SATISFAZÊ-LOS, POR PARTE DOS GRUPOS MAIS POBRES. AS CLASSES MAIS ALTAS TAMBÉM PRATICAM CRIMES, QUE SÃO CHAMADOS DE “COLARINHO BRANCO”. ENTRETANTO, A SITUAÇÃO DE ANO- MIA DA CRIMINALIDADE NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS RELACIONA-SE AO PODER DE CONSUMO ENQUANTO UM FIM CULTURAL.

ESTUDOS MAIS CONTEMPORÂNEOS DA CRIMINALIDADE E DA VIOLÊNCIA APONTAM PARA OS FATORES INSTITUCIONAIS E SOCIALIZADORES, PARTEM DO CONCEITO DE ANOMIA, DE DURKHEIM E MERTOM, PARA APONTAR A REAÇÃO AOS ELEMENTOS DE RELATIVA NORAMLIDADE DA VIDA SOCIAL. A GRADATIVA FRAQUEZA DE INSTITUIÇÕES COMO A FAMÍLIA, A ESCOLA, AS PRISÕES E O DIREITO EXPLICA CERTA ESCALADA DOS CRIMES VIOLENTOS.