ARN A Educação na Renascença A educação tornou-se moda e fonte de preocupação; Exigência diante da nova concepção de homem; Ideal de cortesia e de cultura literária típica do humanismo; Não ocorre preocupação com a expansão de escolas populares. É o homem da nobreza e da burguesia que quer ser educado. Aparecimento de colégios é fenômeno de uma nova imagem da infância e da família. Esboços de uma teoria da educação, com fragmentos de reflexão pedagógica. No Brasil, há a chegada dos jesuítas e de seu ensino voltado à catequisação dos índios. A educação na colônia assume papel de agente colonizador. Fundamentos históricos da Educação I
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ARN Parte V – Educação na Idade Contemporânea A revolução industrial começou no séc.XVIII (18) e alterou a fisionomia do mundo do trabalho. No séc. XIX (19) mostra todo esse impacto. É a era das máquinas, das alterações nas relações de produção, desenvolvimento do sistema fabril, ferrovias, navio a vapor. Cidades – grandes concentrações... A partir de 1870, o grande aumento da produção altera o antigo capitalismo liberal, para o moderno capitalismo dos monopólios. É iniciada a fase do imperialismo colonialista que retalha as colônias. Séc. XIX (19) é o período da consolidação do poder da burguesia. Proletariado surge como nova classe revolucionária. Surgem teorias socialistas fortes. Fundamentos históricos da Educação I
ARN Educação Contemporânea Com a urbanização acelerada, surge nova expectativa em relação à educação, pois a complexidade maior do trabalho exige melhor qualificação da mão-de-obra. Estado estabelece a escola elementar, universal, leiga, gratuita e obrigatória. Reorganização da escola secundária em clássica e propedêutica para elite, e técnica para formação do trabalhador. Ensino universitário é ampliado e reformulado e surgem escolas politécnicas. Surgem as ciências humanas enquanto área de estudo, em especial a Psicologia. Surgem as escolas normais para preparação ao magistério. Fundamentos históricos da Educação I
ARN Avaliação da Aula