UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Ciência Política e Teoria do Estado
TCC: Monografia e/ou Artigo
PENSANDO OS TRABALHOS ACADÊMICOS
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
Sensibilização no IF-SC
A Aprendizagem Significativa como modelo a ser perseguido pela escola atual. Júlio César Furtado
REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
Nome Integrantes do grupo e Professor Orientador
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Toda alma tem cheiro de roça…
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
Disciplina: Prática Profissional II
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Canalizada por Mario Liani
ARTIGO CIENTIFICO.
Dra. Sueli Rezende Cunha PHD em Enfermagem Coordenadora do NEPENF
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
Trabalhando com Grupos
METODOLOGIA CIENTÍFICA
A Filosofia Existencialista
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Espiritualidade e Natureza Discurso de Dalai Lama num Simpósio Ecumênico na Universidade de Middlebury, Vermont, EUA, em 14 de setembro de 1990, quando.
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
P RÁTICAS E DUCATIVAS EM S AÚDE Prof ª Dra Ângela Cristina Puzzi Fernandes.
A Psicologia ou as Psicologias
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Forma Canônica e Definições
FILOSOFIA 3ª SÉRIE E.M. IDEALISMO ALEMÃO.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Perguntas de Modelação
Elaboração de relatório
CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MANEJO DE SITUAÇÕES ESTRESSORAS UTILIZADAS POR JOVENS QUE SE DISTANCIAM FISICAMENTE DE SUAS FAMÍLIAS NUCLEARES PARA CURSAR.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Trabalho realizado por:
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
ADAMUS – “Era Atual” – 01/08 A Série (SEGUINTE): SHOUD 12 "O Espírito Está Presente” - Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 02/07/2011 Se limparem todo o.
EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia
SITUAÇÕES.
INTRODUÇÃO ..
I Jornada Interdisciplinar da Liga Acadêmica de Oncologia
Metodologia Científica
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Quanto tempo perdemos em preconceitos desvairados... No século passado, no final da década de oitenta, meus mais de meio século de ceticismo foi abalado.
CAMINHO PARA INTIMIDADE COM DEUS
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Análise dos dados da pesquisa qualitativa.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
Conheça a Si Mesmo Shanta Gabriel.
Psicologia e Comunidade
Trabalho de Conclusão de Curso
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
Combinação de pesquisas qualitativas e quantitativas Alunos: Carlos Lustosa e Bruno Rocha 19 de setembro de 2014.
Currículos e Programas
 O que é um conceito?  O espaço na Física Clássica é o mesmo que na Relatividade?  Caso não, o que os diferencia?
Teoria dos princípios do Positivismo Lógico
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA NATUROLOGIA APLICADA ENTENDIMENTO DOS ALUNOS DA 8ª FASE DO CURSO DE NATUROLOGIA APLICADA DA UNISUL SOBRE A RELAÇÃO ENTRE SAÚDE E ESPIRITUALIDADE Priscila Barreiro Orientadora: Nathália S. P. Martins

NATUROLOGIA: aspecto espiritual como dimensão da saúde. (não havia uma disciplina ou espaço para discussão de tal dimensão e a relação da mesma com a saúde) PROBLEMATIZAÇÃO Qual é o entendimento dos alunos da 8ª fase sobre a relação entre espiritualidade e saúde?

OBJETIVO Conhecer o entendimento dos alunos da 8ª fase do curso de Naturologia Aplicada da UNISUL sobre a relação entre saúde e espiritualidade. TÍTULO Entendimento dos alunos de Naturologia Aplicada da UNISUL sobre a relação entre espiritualidade e saúde.

INTRODUÇÃO - Século XX – devido ao caráter fragmentado e especializado do modelo biomédico, surgem novas formas de entendimento e intervenção no campo da saúde humana. - Nas últimas décadas, houve um significativo aumento no interesse sobre a importância da dimensão espiritual para a saúde. - Dificuldade de criação de espaços para discussões sobre o assunto. Limitações importantes nesse âmbito : (1) a falta de reconhecimento no exterior das pesquisas realizadas em língua portuguesa e (2) a ausência de uma revisão abrangente da literatura sobre espiritualidade e saúde. - Preconceitos a favor e contra a espiritualidade.

CONTEXTO CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE SEPARAÇÃO ENTRE CORPO E ESPÍRITO MODELO BIOMÉDICO UMA NOVA FASE DA CIÊNCIA CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE NA ATUALIDADE ESPIRITUALIDADE: DIFERENTE DE RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE SAÚDE E ESPIRITUALIDADE

Organização Mundial da Saúde (OMS): [...] o conjunto de todas as emoções e convicções de natureza não material que pressupõem que há mais no viver do que se pode ser percebido ou plenamente compreendido, remetendo o indivíduo a questões como o significado e o sentido da vida, não necessariamente a partir de uma crença ou prática religiosa. (VOLCAN et al, 2003, p. 3).

METODOLOGIA GRUPO FOCAL: entrevista em grupo; gravada; transcrita; analisada*. *Análise de dados: análise de conteúdo e sumário etnográfico. CATEGORIAS LEVANTADAS: À priori: 1) “O entendimento da espiritualidade como sendo uma das dimensões de saúde” 2) “Espiritualidade como forma de cuidado à saúde”; Posteriori: 3) “A saúde como caminho para a realização espiritual”.

RESULTADOS E DISCUSSÃO 1) O ENTENDIMENTO DA ESPIRITUALIDADE COMO SENDO UMA DAS DIMENSÕES DE SAÚDE “Saúde é um equilíbrio entre os diferentes níveis: mental, físico, espiritual, ambiental, social, emocional”. “Eu acho que esse é o desafio da Naturologia. Que ela precisa aprender a trabalhar também com essa cura espiritual e não só no sutil que é o emocional e o mental, e não só no físico”. “Saúde é esse bem estar que a gente sente, estando de bem consigo mesmo, com o corpo, espiritualmente, com a sociedade, com o planeta, com a natureza”. “Eu vejo a saúde como estando incluído uma harmonia entre todos os nossos níveis: o físico, o social, o emocional, o espiritual, e tudo estando interligado”. “Pra mim, saúde é a expressão de uma totalidade. E, essa totalidade engloba o espiritual”.

- Organização Mundial da Saúde (OMS) - Ligação entre esses aspectos nas palavras “harmonia”, “totalidade”, “equilíbrio”, “tudo estando interligado” ou até mesmo “bem estar e estando bem consigo mesmo” - Segundo Cavalcanti (2000), um dos acontecimentos mais importantes do século XX foi o resgate da noção de totalidade. - Wedekin (2008) também afirma que o movimento em direção à compreensão humana de forma integral tem aumentado no ocidente. - Organização Mundial da Saúde (OMS) - A Naturologia adéqua-se a essa compreensão: entende o ser humano de forma multidimensional.

2) ESPIRITUALIDADE COMO FORMA DE CUIDADO À SAÚDE “Se a gente quer ir a fundo na cura, tem que procurar lidar com a parte espiritual da pessoa.....independentemente da crença que ela tenha espiritual”. “A pessoa se autocura. Ela tem uma parte divina. Todos nós temos uma parte divina”. “Que a maioria das doenças é talvez até por falta de ....da pessoa estar desconectada desse grande Ser, que as pessoas podem chamar do nome que quiserem. Mas, para mim, esse grande Ser é o grande criador que é Deus”. “Para mim saúde só é possível quando há espiritualidade; quando há ligação”. “[...] de todos os artigos e de todas as pesquisas que eu li e encontrei, verificou-se que é bem substancial o número de pessoas que adquirem mais facilmente as condições de saudável, quando ela tem espiritualidade”

Alguns autores como Vasconcelos (2006) e Almeida (2007) afirmam que atualmente a espiritualidade passou a ter grande importância no cuidado da saúde. Os mecanismos por meio dos quais essa relação ocorre ainda não estão bem esclarecidos. Possibilidade: ao questionar-se sobre sua própria existência, constrói seus próprios valores e crenças que conduzirão suas vidas e auxiliarão no enfrentamento da doença, sofrimento, dor e perda. (CASALDÀLIA, 1996; NARAYANASAMY, 1999, tradução nossa; DUNKIN; DUNN, 2009).

Segundo Saad; Medeiros (2008), a espiritualidade proporciona: Esperança, altruísmo, dá propósito para a vida e para o sofrimento, gera tolerância, unidade e senso de pertencer a um grupo, desperta o amor incondicional, adoração e crença de não estar só. (). Há controvérsias entre as definições de religiosidade (ligada à religião) e espiritualidade, mas ambas estão relacionadas com a busca do sagrado ou transcendente, que pode envolver conceitos de Deus, um poder superior, divino, e/ou a realidade última. No contexto da espiritualidade o termo Deus adquire significado mais abrangente e do que o Deus das religiões tradicionais. (FROMM, 2003, COTTON et al., 1999, ANANDARAJAH; HIGHT, 2001).

3) SAÚDE COMO CAMINHO PARA A REALIZAÇÃO ESPIRITUAL “O propósito e sentido que a gente tem de estar aqui é pra praticar a espiritualidade e obter uma realização espiritual. A nossa saúde é quando a gente está caminhando em direção a isso”. “[...] eu tenho uma idéia da relação da saúde com a espiritualidade que é muito dentro da Ayurveda”. Embora todos os participantes do grupo focal tenham passado pela disciplina de Medicina Ayurvédica, apenas um participante fez menção à mesma.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Divergências entre conceitos envolvendo o termo espiritualidade, religiosidade e religião. “Espiritualidade é algo que a gente sente mesmo. Não passa nada por reflexão ou descrição – é “eu sinto”. “Eu acredito que é difícil separar religião da espiritualidade...embora dê para separar,mas é muito complicado separar. “A religiosidade vem de “religare” - você está ligado, você está conectado a algo mais do que você. Esse algo a mais do que você é...é o outro, é o ser, é o ambiente. É tudo isso que é a espiritualidade.

Necessidade de maior aprofundamento do tema na academia.   “Eu gostaria de colocar o que eu entendo como uma possível diferença entre espiritualidade e religiosidade. Porque eu vejo como sendo uma necessidade. Necessidade dessa compreensão, para que nós possamos trazer para a academia a espiritualidade”. Preconceitos a favor e contra o tema espiritualidade Faz-se necessário a delimitação de conceitos que facilitarão o diálogo entre os alunos e os professores. “Para trazer isso para a academia há a necessidade de conceituação e significados”. Utilização de instrumentos avaliativos nas consultas clínicas.

REFERÊNCIAS ALMEIDA, AM. Religiousness and mental health: a review. Revista Brasileira de Psiquiatria. vol.28 Nº 3 - São Paulo, 2006 _________. Algumas Reflexões sobre as Implicações das Experiências Espirituais para a Relação Mente-Corpo. In: Franklin Santana Santos. (Org.). Cuidados Paliativos - Discutindo a vida, a morte o morrer. São Paulo: Atheneu, 2009, p. 283-300. ALMEIDA, AM; HAROLD GK. Publicado em: Social Science & Medicine, 63: 4, 2006, p. 843-845. APPOLINARIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomsom Learning, 2006. BURKHARD, G. Tomar a vida pelas próprias mãos: como trabalhar na própria biografia o conhecimento das leis gerais do desenvolvimento humano. São Paulo: Antroposófica, 2000. CAPRA, F. O Ponto de Mutação. São Paulo: Cultrix, 2001 ______. O Tao da Física. São Paulo: Cultrix, 1997 CASALDÁLIGA, P; VIGIL, JM. Espiritualidade da libertação. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1996. 247 p. ISBN 85-326-0932-5 CAVALCANTI, R. O retorno do sagrado – A reconciliação entre ciência e espiritualidade. São Paulo: Cultrix, 2000. CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. D’ANGELO; CÔRTES, 2008. Ayurveda – A ciência da lona vida. São Paulo: Madras, 2008. MAIS…

OBRIGADA!