Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) REDE LATINOAMERICANA DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES INSTRUMENTOS IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO.
Advertisements

Maio / 2006.
Submersa na obscuridade do Universo a Terra é simplesmente encantadora…
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Maio/2008.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
TEMA: ESCOLAS SUSTENTÁVEIS
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
PASSO A PASSO PARA FAZER A CONFERÊNCIA NA ESCOLA*
Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI
IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL Promoção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Parceria com os estados e o Distrito Federal.
OFICINA DE CONFERÊNCIA
Familiar e Comunitária
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
III CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Giselly Rodrigues das Neves S. Gomes
1º Encontro Preparatório IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Educando-nos para pensar e agir em
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Piauí.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Edital de Apoio Institucional às Seccionais Undime 2015.
Programa Nacional de Tecnologia Educacional PROINFO DCE/SEB/MEC Curitiba, novembro de 2012.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente mudanças ambientais globais Relatório Final.
Plano de Atenção Oncológica: o lugar da Oncologia Pediátrica
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL - 1ª CNSA Conselhos das Cidades, do Meio Ambiente e da Saúde Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação 1 1

Marco na política pública Surge como proposta da III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada em 2009, processo que mobilizou 11 mil escolas e 3,8 milhões de estudantes de todo o país. Ministério da Educação 2 2

Escolha do Tema A IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, que nesta edição tem como tema: Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. É uma oportunidade para pensar ações locais, a partir da escola, com a visão global de desenvolvimento sustentável.

OBJETIVOS Contribuir para tornar as escolas participantes da IV Conferência espaços educadores sustentáveis. Fortalecer escola + comunidade para influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental. Em âmbito nacional, elaborar um conjunto de propostas que possam contribuir com a formulação de políticas públicas em favor das escolas sustentáveis. Ministério da Educação 4 4

CARÁTER DA CONFERÊNCIA Pretexto pedagógico para o fortalecimento da cidadania ambiental de escolas e comunidades. Duração do processo: 2011 – 2013. Momento para as escolas experimentarem a ambientalização do currículo, a gestão democrática e a remodelação do espaço físico. Ministério da Educação

Promove a saúde do ambiente e das pessoas; A ESCOLA SUSTENTÁVEL... Promove a saúde do ambiente e das pessoas; Cultiva a diversidade biológica, social, cultural, etnicorracial, de gênero; Respeita os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes; É segura e permite acessibilidade e mobilidade para todos; Favorece o exercício de participação e o compartilhamento de responsabilidades; Promove a educação integral (pensar-agir-sentir), estimulando a adoção de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes pautados no prazer de aprender e de cuidar de si e do ambiente. Ministério da Educação

Sentir - Pensar - Fazer Espaço Gestão Currículo EIXOS DE ATUAÇÃO Escola como “incubadora” de mudanças na realidade social, articulando: Gestão Espaço Currículo ESCOLA Sentir - Pensar - Fazer Ministério da Educação 7 7

Gestão democrática Espaço Físico Currículo Saberes e fazeres que fomentem estimulem culturas pró- sustentabilidade Gestão democrática Com-Vida, energia, água, consumo, saúde, alimentação, resíduos sólidos, justiça ambiental Espaço Físico Adequações de acordo com premissas da sustentabilidade socioambiental (edificações e área verde) Ministério da Educação 8 8

Mudanças ambientais globais PRETEXTO PEDAGÓGICO Mudanças ambientais globais AR ÁGUA FOGO TERRA Escola + Comunidade Ministério da Educação

Coerência entre o que se diz e o que se faz PRESSUPOSTOS Cuidado “Atitude cuidadosa, protetora e amorosa para com a realidade”(Boff,1999) Integridade Coerência entre o que se diz e o que se faz Diálogo Diálogo e respeito pela diversidade em todas as suas formas (olhares, saberes e fazeres) Ministério da Educação 10 10

O QUE SE ESPERA DA CONFERÊNCIA Produção de pesquisas e diagnóstico local com base em conhecimentos científicos / saberes tradicionais e originários regionais. Parcerias estratégicas locais (por meio da criação/reativação das COM-VIDA). Projeto de intervenção para adequar os espaços e preparar edificações seguras e sustentáveis. Eleição de uma prioridade para começar já a transição para a sustentabilidade. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD MINISTÉRIO da EDUCAÇÃO Ministério da Educação

O que esperamos das Escolas: Que as escolas do Tocantins realizem as Conferências nas Escolas – fase necessária para o êxito das demais etapas (Regional, Estadual e Nacional). A realização da IV CNIJMA é um dos critérios de seleção das escolas a serem beneficiadas pelo PDDE Escolas Sustentáveis é a participação nos processos da Conferência Infanto-juvenil, por isso é necessário que as escolas realizem suas respectivas conferencias para se habitarem ao processo seletivo do PDDE Escolas Sustentáveis/2014.

Passo a passo da Conferencia na Escola: PRIMEIRO PASSO: QUE TAL CONSTRUIR UMA COM-VIDA NA SUA ESCOLA? SEGUNDO PASSO: Desenvolver estudo da temática e elaborar projetos de ação para tornar a sua escola mais sustentável. (Subtemas Terra, fogo, Água e Ar). TERCEIRO PASSO: Realizar a Conferência da Escola! (PRAZO: até 31 de AGOSTO). Na conferência da escola, deverá ser escolhido 01 (um) projeto de ação, 01 um(a) delegado(a) e 01 um(a) suplente de 11 a 14 anos do 6º ao 9º ano para representar a escola na etapa posterior. QUARTO PASSO: Depois de realizar sua Conferência, a Escola deverá fazer o REGISTRO DA CONFERÊNCIA DA ESCOLA no site do MEC! (PRAZO: até 07 de SETEMBRO).

Uma geração aprende com a outra PRINCÍPIOS DA CONFERÊNCIA Jovem educa jovem Jovem escolhe jovem Uma geração aprende com a outra Ministério da Educação

MOMENTOS DO PROCESSO Conferências nas Escolas – até 31/08/2013 Cadastro nas Escolas – até 07/09/2013 Conferências Municipais e Regionais – até 06/outubro/2013 Conferência Estadual – até 06/outubro/2013 Conferência Nacional – 25 a 29 de novembro de 2013 Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD MINISTÉRIO da EDUCAÇÃO Ministério da Educação

CONFERÊNCIA NA ESCOLA Etapa obrigatória Envolve toda a comunidade escolar de todos os turnos: estudantes (11-14 anos), professores, gestores, membros da comunidade. Gerar conhecimento (diagnóstico da escola); Promover mobilização (criação de Com-Vida e planejamento participativo); Propor ações de transformação do ambiente escolar e divulgá-las por meio de produtos de educomunicação. A melhor proposta será encaminhada para a Conferência Regional ou Estadual. Eleição de 1 delegada(o) e 1 suplente para a próxima etapa. Ministério da Educação

CRITÉRIOS Critérios para escolha do delegado ou delegada: – Estar cursando os anos/séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); – Ter entre 11 e 14 anos; – Gostar de debates sobre o meio ambiente; – Comunicar-se bem e ser claro; – Ter participado de maneira significativa na construção das ações. Ministério da Educação

Apresentação e debate dos projetos de ação das escolas CONFERÊNCIA ESTADUAL Etapa obrigatória Apresentação e debate dos projetos de ação das escolas Eleição da melhor proposta Eleição da delegação estadual para a IV Conferência Nacional (critérios no regulamento nacional) Ministério da Educação

Realização de oficinas. CONFERÊNCIA NACIONAL Aprox. 700 delegados(as). Realização de oficinas. Debate de propostas para políticas nacionais para escolas sustentáveis. Criação de produto de educomunicação com as propostas priorizadas. Ministério da Educação

COMISSÃO ORGANIZADORA ESTADUAL Responsabilidades: Disseminação e organização das informações sobre datas e locais das Oficinas de Conferência, Organização das conferências no estado, Comunicação com o MEC, Preparação da delegação nacional (documentação e atuação), Escolha dos acompanhantes para a etapa nacional, Responsabilidade com o retorno dos(as) delegados (as) aos seus locais de origem. Ministério da Educação

NÚMERO DE DELEGADOS(AS) Número de escolas com classes de 5ª a 8ª séries ou 6º ao 9º ano Nº de delegados(as) Nº de acompanhantes Até 500: AC, AP, RR, DF 18 + 3 3 De 501 a 1000: RO, TO, AL, SE, MS 20 + 3 De 1001 a 2000: AM, PB, PI, RN, ES, GO, MT 22 + 3 4 Mais de 200: PA, BA, CE, MA, PE, MG, RJ, SP, PR, RS, SC 24 + 3 Delegados (as) representantes de comunidades indígenas e estudantes com necessidades educacionais especiais deverão vir acompanhados individualmente pelo professor responsável. Ministério da Educação

Histórico O Tocantins vem participando ativamente das Conferências, mobilizando suas escolas e estudantes para participarem deste debate democrático e de responsabilidade sócio-ambiental. A primeira versão, realizada em 2003, envolveu 319 escolas; em 2005, foram 327 escolas e em 2008 - 426 escolas. Em todas as três versões, o Tocantins teve uma expressiva participação.

E-mail: ambiental@seduc.to.gov.br Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Direitos Humanos e Cidadania Secretaria Estadual da Educação e Cultura Subsecretária da Educação Básica Departamento de Programas Educacionais Especiais Diretoria de Educação Indígena e Diversidade Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Tel: (63) 3218-6108 E-mail: ambiental@seduc.to.gov.br Acesse o link: http://conferenciainfanto.mec.gov.b/ea@mec.gov.br Ministério da Educação