Edson Rosa Gomes da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alguns Conceitos “Governo Eletrônico é um conceito emergente que objetiva fornecer ou tornar disponível informações, serviços ou produtos, através de meio.
Advertisements

Joseane Borges de Miranda
V Conegov Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia aplicada ao Governo Eletrônico 19 nov :30 horas Sala 109 CCJ – UFSC - Florianópolis.
II CONeGOV 2005 – 11 e 12/08/05 O Serviço Fale com o Governador como Instrumento de Participação da Sociedade.
e-FLORIANÓPOLIS: PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
O CONCEITO DE ACCOUNTABILITY
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE. Portal do Controle Social em Saúde Santa Catarina.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Governo de Pernambuco na construção do Portal da Transparência
TRABALHO 5 : Conhecendo grandes Bancos de Dados Públicos Brasileiros Robert Davis Junior Unicamp – Faculdade de Engenharia Química Especialização em Gestão.
CENEVIVA, Ricardo; FARAH, Marta Ferreira Santos
Universidade Federal do Rio Grande
Gestão pública, reforma do Estado e recursos humanos
FURG – Universidade Federal do Rio Grande
Contabilidade Gerencial
V CONeGOV Abordagem Design Centrado no Usuário para Interface Digital
II CONEGOV Conferência Sul-Americana de Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico Florianópolis, 11 e 12 de agosto de Aires J. Rover Prof.
Edson Rosa Gomes da Silva
Democracia Eletrônica no Brasil: Democracia Eletrônica no Brasil:
CAPACITAÇÃO DO GESTOR SETORIAL SIAD
Jornadas sobre derecho y tecnología & Séptimo encuentro iberolatinoamericano de gobierno electrónico e inclusión digital / Zaragoza Business Intelligence.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Seminário Agenda Nacional de Gestão Pública: velhos e novos desafios
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
A IMPORTÂNCIA DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Governo Eletrônico.
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Panorama da Saúde no Brasil
Paulo F. Silva, EC, Dr. Recursos de Segurança da Informação nos Sites dos Tribunais. Recursos de Segurança da Informação nos Sites dos Tribunais Paulo.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Fórum Nacional de Ética e Cidadania
Transparência no Direito à Saúde
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
1 O papel da informação de custos para a Secretaria do Tesouro Nacional SETEMBRO B R A S Í L I A.
Jeferson Dahmer Mestrando em Administração UDESC-ESAG
Governo Eletrônico Prof. Júlio Andrade.
Ouvidoria Órgão de Participação Social
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Encontro Estadual de Formação
Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.
Tabelionato Fischer, colaboradores e familiares construindo um novo caminho para o desenvolvimento social.
Integração como Estratégia da Informação no Setor Público
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Conselho Universitário
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte
Sistema de Acesso à Informação integrado à Rede Catarinense de Informações Municipais - RedeCIM Emerson Souto Coordenador Tecnologia da Informação e Projetos.
Governo Eletrônico Profª Kátia Brasil. Conceito de Governo Eletrônico (e-government) uso da tecnologia da informação e da comunicação para promover maior.
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
CONTROLE NA GESTÃO PÚBLICA
Hotsite Defesa Civil Ferramenta de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
Ouvidoria, Gestão das Políticas de Transparência e Acesso à Informação Edson Luiz Vismona Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman –
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO PEDRO FARIAS BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SEMANA DE INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO 2015 BRASÍLIA, DEZEMBRO DE 2015.
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO DE CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Brasília, setembro de 2007.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEMINÁRIO.
Garantir a segurança da informação Otimizar os processos de prestação de serviços públicos Prestar apoio técnico aos projetos e processos.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. Iniciativa do governo federal para redesenho dos processos de exportação e importação do Brasil; Previsto no Acordo.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 23 de fevereiro de 2016 COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA DO SENADO FEDERAL.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

Edson Rosa Gomes da Silva O GOVERNO ELETRÔNICO COMO EVOLUÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA: POLÍTICA PÚBLICA PARTICIPATIVA COM OS OBSERVATÓRIOS DE SEGURANÇA PÚBLICA Edson Rosa Gomes da Silva

Evolução da Gestão Pública Coronelismo Patrimonialismo Burocracia Gerencialismo puro Governo Eletrônico

O que é e-Gov? Forma de utilizar as tecnologias da informação e das telecomunicações, integradas em rede, a fim de prover serviços e informações para toda a sociedade, a qualquer hora e em qualquer lugar, fortalecendo a democracia.

Governo Eletrônico De uma forma mais genérica, o governo eletrônico é uma forma de organização do conhecimento que permetirá que muitos atos e estruturas meramente burocráticas simplesmente desapareçam e a execução de tarefas que exijam uma atividade humana mais complexa seja facilitada (Rover, 2005).

Primeira Onda do E-Gov Criação de páginas na internet para informar o cidadão. Cidadão, na maioria da vezes, é apenas consumidor de informação estáticas.

Segunda onda do E-Gov e-Administração = Administração Eletrônica e-Serviços = Serviços Eletrônicos e-Negócios = Negócios Eletrônicos

Terceira Onda do E-Gov E-Participação = Participação Eletrônica Uso de TIC´s no processo de contribuição da melhoria da qualidade de vida e estimulo ao envolvimento da população na identificação de problemas e procura de soluções. E-Cidadania = Cidadania Eletrônica Uso de TICs para aproximar o gestor público do cidadão, com base na transparência, na eficiência e na melhora do bem estar do cidadão. Bem como o uso de TICs para auxiliar e mobilizar o cidadão no exercício da cidadania. E-Democracia = Democracia Eletrônica Compreendida como a emergência das TICs e da participação direta do cidadão na política mediante o uso das novas tecnologias. É uma opção ao processo existente, não necessariamente um substituto. É a facilidade, comodidade e a redução de custos para que a população participe de plebiscitos e eleições.

Mudanças do E-Gov no Mundo Relatório ONU UN E-GOVERNMENT SURVEY 2008: FROM E-GOVERNMENT TO CONNECTED GOVERNANCE

Estrutura de E-Gov

A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE PARA MELHORAR A SEGURANÇA PÚBLICA

Considerações Finais Necessidade de mudança na forma de atuar na segurança pública. Mecanismos para proporcionar ao cidadão uma participação mais efetiva na segurança pública.

Autores Edson Rosa Gomes da Silva Universidade Federal de Santa Catarina Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina edson@egc.ufsc.br Aires José Rover Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Obrigado!