Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
Advertisements

CONHEÇA O BRASIL OBS- Este trabalho só foi possível, graças à colaboração de muitos Brasileiros anónimos que me fizeram chegar fotos das suas cidades;
POBREZA E RAÇA NO SÉCULO 21
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Desempenho da Revisão Cadastral Desempenho da Revisão Cadastral por UF - absoluto.
Pecuária.
BANDEIRAS DOS ESTADOS BRASILEIROS
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Órgãos da Justiça Federal
CPF Equipe: André Fabiano Priscila Rodolfo
TÍTULO ELEITORAL.
EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA
Análise dos Resultados Preliminares do Universo e da Amostra
MAPEAMENTO DAS OPERADORAS
A Terra é uma bola Por José Roberto V. Costa.
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
Regionalização do espaço brasileiro
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2011 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2012.
Quem é o jovem brasileiro?
1 RKS Serviços e Tecnologia LTDA. Supervisor Edson Simiao.
Infraestrutura Regional de Aeroportos
DISTRITO FEDERAL.
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Brasil: Divisão Regional (IBGE)
ANEXO 1.
Os Jovens no Brasil.
Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Bahia
44 BRAZILIAN CITIES.
NOVOS VALORES DO PISO FIXO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Portaria 1
Brasília - DF São Paulo – São Paulo Niterói – Rio de Janeiro.
O Perfil Socioeconômico das Famílias Atendidas pelo Bolsa Família
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
Elaborado por TT Marketing O seu negócio, ao alcance da sua mão!
O que é o CNE? Único Cadastro de Dados de Empresas Mercantis criado e estruturado com base em uma Lei Federal. Contém informações sobre atos jurídicos.
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
São Paulo, janeiro 2007 MAPA DA DIVERSIDADE – Gênero, Raça, Pessoas com Deficiência Empregados do Sistema Bancário.
Reduzindo Fome, Pobreza e Desigualdade
Lilian l. bonfim costa e tatiane b. da silva
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Brasil: Divisão Política
Brasília - DF São Paulo – São Paulo Niterói – Rio de Janeiro.
Brasília - DF Brasília - DF. Brasília - DF Brasília - DF.
Título do evento José Autran Teles Macieira Auditor-Chefe Acompanhamento de Auditorias 2011 Reunião Plenária da RBMLQ-I 22 a 24/11/2011.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Fortaleza, 30 de Julho de 2010 Uma Agenda de Desenvolvimento para o Estado do Ceará Propostas para a Geração de Renda, Combate a Pobreza e Redução da Desigualdade.
ESTADOS E PAÍSES PROFa. GLEIDIS GUERRA. ESTADOS  ACRE (mão em A, alce )  PARÁ (mão aberta bate na nuca)  AMAZONAS (guaraná)  AMAPÁ (A na boca E-D)
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
Painel: Programa de Aceleração do Crescimento - PAC
EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS.
Vantagens e desvantagens de um sistema meritocrático
AS REGIÕES DO BRASIL.
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
Brasília - DF São Paulo – São Paulo Niterói – Rio de Janeiro.
ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2013 (dados até Janeiro)
Sistema de Monitoramento Baseado em Dados Baseado em Dados.
Olivier Blanchard Pearson Education CAPÍTULO 1 Um giro pelo mundo.
Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil
(31) O “Cinema Itinerante” é uma carreta adaptada, fabricada com tecnologia 100% nacional, para permitir a realização.
De Olho nas Metas Relatório de acompanhamento das 5 Metas do Todos Pela Educação.
Daniel Pereira | Vice-Governador Ciclo Completo de Polícia.
Mortalidade Materna 2013 Ministério da Saúde, Unidades da Federação e Distrito Federal Dezembro de 2013.
Hanseníase – taxas anuais de detecção BRASIL, 1986 a 2003* * Dados preliminares, casos. Posição 31/03/2004. FONTES : ATDS/CGDEN/DEVEP/SVS/MS; SES;
Audiência Pública CPI do Assassinato de Jovens Negros Samira Bueno Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Rio Grande do Sul Santa Catarina Paraná São Paulo Rio de Janeiro Espírito Santo Minas Gerais Mato Grosso do Sul Goiás Mato Grosso Rondônia Acre Amazonas.
Joinville, 26 de setembro de 2013 Prevenção e Mitigação de Eventos Hidrológicos Críticos: Atlas de Vulnerabilidade a Inundações.
Xxxxxxxxxxxxxxxx Plano Nacional de Educação Brasília, 8 de outubro de 2013 Senado Federal.
O SIGNIFICADO DA MÃOZINHA... Doar Unir Compartilhar Solidarizar-se Cuidar.
Brasília, agosto de 2014 Ministério da Saúde RC/DAPES/SAS.
Inscrições Enem Inscrições confirmadas Perfil dos participantes Enem 2015 GRUPO TOTAL Não está cursando o ensino médio Já concluiu o ensino.
CONASEMS Percentuais dos Limites Financeiros de Média e Alta Complexidade nas Capitais, sob Gestão Municipal e Estadual nas regiões do Brasil Dezembro/2013.
Transcrição da apresentação:

Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR

EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS BRASÍLIA, JUNHO DE 2003

não freqüenta a escola não alfabetizado média de anos de estudo trabalho pobreza de renda sem acesso à água potável sem acesso a saneamento sem geladeira sem telefone sem computador OS INDICADORES DISPONÍVEIS UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

por raça/etnia por renda por escolaridade da mãe por deficiência por gênero por urbano/rural por região e por estado AS DESAGREGAÇÕES DISPONÍVEIS UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

FONTES DOS DADOS E DEFINIÇÕES UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS A fonte principal dos dados é uma tabulação especial do Censo Demográfico Outras fontes são o Ministério da Saúde e a OPAS/OMS. Os dados e as definições dos indicadores e das desagregações estão disponíveis no final do documento distribuído.

PROPORÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POBRES*, POR RAÇA/ETNIA *Pobres = morando em domicílios com renda familiar per capita de até 1/2 salário mínimo Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

PROPORÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POBRES*, POR ANOS DE ESTUDO DA MÃE – 2000 *Pobres = morando em domicílios com renda familiar per capita de até 1/2 salário mínimo Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

PROPORÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POBRES*, POR ESTADO – 2000 Tocantins São Paulo Sergipe Santa Catarina Rio Grande do Sul Roraima Rondônia Rio Grande do Norte Rio de Janeiro Paraná Piauí Pernambuco Paraíba Pará Mato Grosso do Sul Minas Gerais Maranhão Goiás Espírito Santo Distrito Federal Ceará Bahia Amapá Amazonas Alagoas Acre % 22,4 - 33,0 33,1 - 43,7 43,8 - 54,4 54,5 - 65,1 65,2 - 75,2 *Pobres = morando em domicílios com renda familiar per capita de até 1/2 salário mínimo Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS Brasil: 45%

PROPORÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SEGUNDO CARACTERÍSTICAS DO DOMICÍLIO, POR URBANO/RURAL Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL METAS UM MUNDO PARA AS CRIANÇAS Fonte: Estimativa Celso Simões, IBGE. UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL Fonte: Estimativa Celso Simões - IBGE UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS Tocantins São Paulo Sergipe Santa Catarina Rio Grande do Sul Roraima Rondônia Rio Grande do Norte Rio de Janeiro Paraná Piauí Pernambuco Paraíba Pará Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Maranhão Goiás Espírito Santo Distrito Federal Ceará Bahia Amapá Amazonas Alagoas Acre Brasil: 29,7 por mil nascidos vivos

Região Norte Região Sudeste Região Sul Região Centro-Oeste Região Nordeste % 51,8 - 60,2 60,3 - 68,7 68,8 - 77,2 77,3 - 85,7 85,8 - 93,7 Fonte: IBGE - Estatísticas do Registro Civil, Resultados Preliminares do Censo Demográfico 2000 e DEPIS. ESTIMATIVA DA PROPORÇÃO DE CRIANÇAS DE ATÉ 1 ANO COM REGISTRO DE NASCIMENTO Brasil: 78,7% EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS UNICEF JUNHO DE 2003

PROPORÇÃO DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS QUE NÃO FREQÜENTAM A PRÉ-ESCOLA, POR RENDA Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

PROPORÇÃO DE CRIANÇAS DE 7 A 14 ANOS QUE NÃO FREQÜENTAM A ESCOLA METAS UM MUNDO PARA AS CRIANÇAS Fonte: Versão preliminar da tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS PROPORÇÃO DE CRIANÇAS DE 7 A 14 ANOS QUE NÃO FREQÜENTAM A ESCOLA, POR RAÇA/ETNIA

Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). PROPORÇÃO DE CRIANÇAS DE 7 A 14 ANOS QUE NÃO FREQÜENTAM A ESCOLA, POR DEFICIÊNCIA UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

PROPORÇÃO DE CRIANÇAS DE 7 A 14 ANOS QUE NÃO FREQÜENTAM A ESCOLA, POR ESTADO Tocantins São Paulo Sergipe Santa Catarina Rio Grande do Sul Roraima Rondônia Rio Grande do Norte Rio de Janeiro Paraná Piauí Pernambuco Paraíba Pará Mato Grosso do Sul Minas Gerais Maranhão Goiás Espírito Santo Distrito Federal Ceará Bahia Amapá Amazonas Alagoas Acre % 2,4 - 5,3 5,4 - 8,3 8,4 - 11,3 11,4 - 14,3 14,4 - 16,8 Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS Brasil: 5,5%

Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS PROPORÇÃO DE CRIANÇAS TRABALHANDO (10 A 15 ANOS DE IDADE), POR RENDA

Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). PROPORÇÃO DE ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS NÃO ALFABETIZADOS, POR RAÇA/ETNIA UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). PROPORÇÃO DE ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS NÃO ALFABETIZADOS, POR DEFICIÊNCIA UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

PROPORÇÃO DE ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS NÃO ALFABETIZADOS, POR GÊNERO Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). PROPORÇÃO DE ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS NÃO ALFABETIZADOS, POR RENDA UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). PROPORÇÃO DE ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS NÃO ALFABETIZADOS, POR ANOS DE ESTUDO DA MÃE UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

Tocantins São Paulo Sergipe Santa Catarina Rio Grande do Sul Roraima Rondônia Rio Grande do Norte Rio de Janeiro Paraná Piauí Pernambuco Paraíba Pará Mato Grosso do Sul Minas Gerais Maranhão Goiás Espírito Santo Distrito Federal Ceará Bahia Amapá Amazonas Alagoas Acre % 1,0 - 4,0 4,1 - 7,1 7,2 - 10,2 10,3 - 13,3 13,4 - 15,9 Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). PROPORÇÃO DE ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS NÃO ALFABETIZADOS, POR ESTADO UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS Brasil: 4,2%

Tocantins São Paulo Sergipe Santa Catarina Rio Grande do Sul Roraima Rondônia Rio Grande do Norte Rio de Janeiro Paraná Piauí Pernambuco Paraíba Pará Mato Grosso do Sul Minas Gerais Maranhão Goiás Espírito Santo Distrito Federal Ceará Bahia Amapá Amazonas Alagoas Acre % 37,5 - 45,5 45,6 - 53,6 53,7 - 61,7 61,8 - 69,8 69,9 - 77,3 Fonte: Ministério da Saúde (SIM) PROPORÇÃO DE ÓBITOS DE ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS POR CAUSAS EXTERNAS UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS Brasil: 61,7%

NOVOS CASOS DE AIDS REGISTRADOS EM CADA 1 MILHÃO DE ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS, POR GÊNERO Fontes: Ministério da Saúde, Coordenação Nacional - DST/AIDS (número de casos de AIDS) e Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico IBGE (população). UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

Fontes: Ministério da Saúde, Coordenação Nacional - DST/AIDS (número de casos de AIDS) e Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico IBGE (população). NOVOS CASOS DE AIDS REGISTRADOS EM CADA 1 MILHÃO DE ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS, POR ANOS DE ESTUDO UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

2 vezes não freqüentar a escola (7 a 14 anos) 4 vezes não ser alfabetizadas (12 a 17 anos) Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). O IMPACTO DE TER DEFICIÊNCIA UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS Comparativamente às crianças sem deficiência, as crianças com deficiência têm:

2 vezes ser pobres 2 vezes não freqüentar a escola (7 a 14 anos) 3 vezes não ser alfabetizadas (7 a 14 anos e 12 a 17 anos) Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). O IMPACTO DE SER NEGRO UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS Comparativamente às crianças de cor branca, as crianças de cor preta têm:

3 vezes não freqüentar a escola (7 a 14 anos) 4 vezes não ser alfabetizadas (12 a 17 anos) 8 vezes morar em domicílio sem água Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). O IMPACTO DE MORAR NA ÁREA RURAL UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS Comparativamente às crianças da área urbana, as crianças da área rural têm:

4 vezes estar trabalhando (10 a 15 anos) 11 vezes não freqüentar a escola (7 a 14 anos) 23 vezes não ser alfabetizadas (12 a 17 anos) Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). O IMPACTO DA BAIXA ESCOLARIDADE DA MÃE UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS Comparativamente às crianças filhas de mãe com alta escolaridade, as crianças filhas de mãe com baixa escolaridade têm:

4 vezes morrer antes de completar 1 ano de idade - AL/RS 8 vezes não ter registro civil (até 1 ano de idade) Norte/Sudeste 16 vezes não ser alfabetizadas (12 a 17 anos) - AL/DF 55 vezes morar em domicílio sem esgotamento sanitário PI/DF Fontes: Estimativas Celso Simões (IBGE) e Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE) O IMPACTO DE MORAR NO NORTE OU NO NORDESTE DO PAÍS UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS Comparativamente às demais crianças do País, as crianças que moram em estados do Norte ou do Nordeste têm:

3 vezes morrer antes de completar 5 anos de idade 21 vezes não ser alfabetizadas (12 a 17 anos) 30 vezes morar em domicílio sem água 68 vezes morar em domicílio sem geladeira ou freezer Fontes: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE) e O IMPACTO DA POBREZA* UNICEF JUNHO DE 2003 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS *Pobres = 1 o quinto de renda familiar per capita; Ricos = 5 o quinto de renda familiar per capita Mortalidade de menores de 5 anos: estimativa Celso Simões (IBGE), 1995/1999 Comparativamente às crianças ricas, as crianças pobres têm: