Capítulo VIII Itinerários educativos Os itinerários educativos são interdependentes e complementares; levando em conta as características próprias dos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Paróquia Coração de Jesus
SER E PARTICIPAR NA IGREJA
Princípios critérios e linhas teóricas-práticas
Capítulo II Nas fontes da espiritualidade educativa passionista
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Comissão de Assistência Social – COAS
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
Tema: Fraternidade e Saúde Pública
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
Proposta Pastoral 2006.
Educação em Direitos Humanos Educação Não-Formal
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
DINÂMICA O QUE SOMOS, O QUE FAZEMOS O QUE DESEJAMOS
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
Capítulo VI A troca dos dons: contribuição do leigo educador cristão
Proposta Educativa “EDUCAR PARA A VIDA E PARA A FELICIDADE!”
Encontro das Lideranças dos Grupos de Espiritualidade Estigmatina
Encostas da Serra Geral
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Conselhos Missionários
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil Diocese Sul-Ocidental
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
FAMÍLIA, UM DOS EIXOS DA AÇÃO EVANGELIZADORA
Una grande árvore plantada numa terra fértil... a terra de Valdocco... a terra dos leigos... a terra das culturas... a terra de Mornese.
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2013 JESUS MARIA JOSÉ
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Conselho Missionário Diocesano
Documento de Aparecida
Igreja: comunidade de comunidades
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
Sínodo sobre nova evangelização
Arquidiocese de Brasília
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Quarta-feira de cinzas
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Pastoral da Educação e da Cultura
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
Diocese de São João da Boa Vista
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
O que é Educação? Calos Rodrigues Brandão
ESF Integralidade da assistência
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. >
Conselho Missionário Diocesano
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
COORDENADORES DE COMUNIDADE
CONFERÊNCIA NACIONAL RVA – Artigos: 16 – Subsídio PPT Encontro - 17.
Política Educacional Brasileira
DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2008
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Atuação dos agentes de Controle Social
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade CAMPANHA DA FRATERNIDADE História da CF.
ATRIBUIÇÕES DO MINISTRO(A) EXTRAORDINÁRIO(A)
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Transcrição da apresentação:

Capítulo VIII Itinerários educativos Os itinerários educativos são interdependentes e complementares; levando em conta as características próprias dos diferentes enfoques da mesma e única missão educativa passionista, estabelecemos as seguintes modalidades: Educação à vida; Educação formal; Educação evangelizadora; Educação promocional.

Os destinatários deste setor são muito diferentes entre eles por idade, sexo, cultura, instrução, situação sócio econômica etc., fatores que incidem fortemente sobre as causas do desajuste e da marginalização. A ação preventiva, realizadsa em vários níveis, tem por objetivo reparar, o mais possível, as conseqüências da marginalização e seus efeitos negativos, se torna terapia, apoio, acompanhamento, ajuda, para poder despertar interesse em relação a própria existência e aos direitos e deveres que essa comporta e fundá-la novamente sobre os valores que dão sentido e significado vida. Educação à vida

Educação formal A comunidade educativa passionista é formada por todos aqueles que estão diretamente envolvidos na elaboração e realização do Projeto Educativo. Todos são chamados a favorecer um clima de confiança, confiabilidade, familiaridade, correção amigável. O ambiente sereno e alegre conduzido com docilidade e firmeza pelos educadores, a busca de propostas especificas para os educandos em dificuldade, são meios eficazes para uma sadia prevenção. [1] [1] Cf DRESC 32,100

Através da escola nas várias etapas e ou cursos queremos promover a formação integral do educando, o desenvolvimento de suas potencialidades, o senso crítico, a sua preparação para uma cidadania comprometida, a formação do senso ético-social e a abertura ao transcendente.

Queremos abrir nossos educandos ao protagonismo, que possam, cada qual na sua condição, ser agentes de transformação do próprio meio, construir para si uma concepção da vida firmada numa escala de valores voltada à interiorização e promoção dos valores humano-cristãos universais.

Linhas de educação popular Trabalhando com e pelo povo, se pretende assumir a identidade e o conjunto de valores que constituem a história e a sua projeção; valorizar a vocação própria de cada pessoa ao protagonismo nos empenhamos na formação para a solidariedade, em despertar o espírito de iniciativa, animar o compromisso de cidadãos responsáveis, de agentes críticos na transformação do própria realidade.

Educação evangelizadora De muitas formas, nos servimos de várias atividades pastorais, nas diferentes realidades; nos empenhamos em anunciar o Evangelho e o testemunhamos com a nossa vida, oração e ação, nos grupos juvenis, nas famílias, nas escolas, nas missões populares, nas várias realidades onde estamos presentes. Consideramos prioritária a formação de lideranças evangelizadoras comprometidas nos vários níveis e de modo particular na animação vocacional.

Educação Promocional Com a educação promocional fazemos referência a todas as atividades e iniciativas que têm por objetivo apoiar a pessoa em situação de desajuste, exploração e pobreza.

Esse serviço educativo é realizado através dos vários e diversificados projetos sociais locais, mantidos pelas províncias, ou em parceria com outras entidades. São projetos de promoção da mulher, de apoio e orientação à família, de acolhida e atendimento aos idosos e doentes, sentido da missionariedade da Vida Consagrada. Na maior parte das situações os destinatários dessa modalidade não são acolhidos nos nossos centros educativos, residem nas famílias ou em outras estruturas.

Nós queremos, com a riqueza do carisma Passionista, participar da missão evangelizadora da Igreja. Estamos convencidas de que o desenvolvimento de um povo, não deriva primeiramente do dinheiro, das ajudas materiais, das estruturas técnicas, mas sim da formação da consciência, de idéias e costumes amadurecidos em clima de vivência dos valores universais.

A missão do(a) educador(a) passionista se assemelha à do jardineiro: prepara a terra, seleciona as sementes, coloca-as no solo e, enquanto aguarda que germinem, se dispõe a cuidar de uma nova planta.