Tão próximos e ainda “distantes” do Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REGIÕES CONFLITUOSAS DA AMÉRICA
Advertisements

América do Sul C.4 – p. F37 3ª Série EM.
América Latina : Quadro natural
México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013.
Oceanos e mares Professor Neno
Bolívia.
Ideais Iluministas invadem a América
AMÉRICA DO SUL – aspectos gerais
AMÉRICA ANDINA E GUIANAS
BOLÍVIA Nas Alturas.
AMÉRICA LATINA.
AMÉRICA LATINA.
AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL
PERU Território Inca.
AMÉRICA ANDINA América Andina dentro do contexto das Américas
América Latina Unidade e diversidade.
Regionalização do Espaço Americano
Prof. José Victor GayLussac
AMÉRICA DO SUL.
Entre o Caribe e os Andes
América do Sul.
América do Sul.
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
Prof. José Victor GayLussac
GEOPOLÍTICA DA AMÉRICA LATINA
AS AMÉRICAS 2 MÉXICO.
CANADÁ.
SUB-REGIÃO: AMÉRICA PLATINA
MÉXICO.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
Países Americanos com economia baseadas em produtos primários
Geopolítica, Regionalização e Integração
AMÉRICA ANDINA O DOMÍNIO DOS ANDES.
A NOVA CHINA.
Capítulo 6 Natureza e espaços geoeconômicos da América Latina
As Américas América Latina.
AMÉRICA.
O Cone Sul Bacia da Platina: Estruturada pelos rios Paraná, Uruguai e Paraguai. Drena regiões de planícies fluviais e baixos planaltos (brasileiro,Patagônia.
Introdução – América do Sul
Colômbia: quem está no poder?
AMÉRICA LATINA.
AMÉRICA ANDINA “O GRITO COLETIVO”.
CAPÍTULO 15 – NORTE FLORESTA E GRANDES RIOS
Geografia Por Tabata.
AMÉRICA PLATINA PAÍSES DO PRATA.
PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS. PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS.
Trabalho de geografia América Andina
País das Ilhas Galápagos
Equador.
América Andina A América andina são os países que possuem a cordilheira dos Andes presente em seu território.
MÉXICO.
Revisão.
Revisão 8º ano.
América latina América Platina.
Conceitos: Geologia: ciência cujo objeto é o estudo da origem da formação e das sucessivas transformações do globo terrestre, e da evolução do seu mundo.
América Latina.
Canadá América do Norte América Anglo-Saxônica EUA, Canadá, México
PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL
Percurso 19 pg.174 Expedições Geográficas Melhem e Sérgio Adas
Entre os Andes e o Pacífico - Macro região latino-americana: Formada pelo Peru e Equador, com a presença da Cordilheira dos Andes e com modelo econômico.
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS GEOPOLÍTICA DE TRANSPORTES
Após a Guerra Fria, uma das características mais importantes foi o início do novo modelo econômico neoliberal. NEOLIBERALISMO  é a retirada progressiva.
América Aspectos gerais.
Características da economia das Américas Central e do sul
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
América Porções Central e Sul
Geo Geral – Prof. Bruno Rangel
 REGIONALIZAÇÃO COM BASE NO CRITÉRIO HISTÓRICO-CULTURAL
América Latina: herança colonial e diversidade cultural
Transcrição da apresentação:

Tão próximos e ainda “distantes” do Brasil. PAÍSES ANDINOS- CAPT.9 Tão próximos e ainda “distantes” do Brasil.

MARCADO PELA CORDILHEIRA DOS ANDES População: indígenas, espanhóis e principalmente mestiços. 130 milhões de habitantes no litoral, altiplanos e vales andinos. No leste( corresponde a Amazônia) é pouco povoado. Força econômica: mineração, como Peru: prata- Bolívia :estanho- Chile: cobre Colômbia: esmeraldas, Equador e Venezuela: petróleo. Cordilheira dos Andes vista a partir de Santiago, no Chile.

Países andinos e, na sua maioria, também amazônicos. Seis dos doze países sul-americanos se encontram nas montanhas. Cinco dos países andinos também tem a presença da Bacia Amazônica: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. No Chile tem montanha, costa do Pacífico e o Deserto de Atacama. No Peru, apesar do deserto, existe a irrigação por conta do degelo dos Andes. Faixas litorâneas do Equador e Colômbia são úmidas e verdejantes por não estarem próximas à corrente marítima de Humboldt ( Peru e Chile). A Bolívia, concentra a maioria da população nos altiplanos e vales andinos, por não possuir costa marítima. Dentre Costa, Sierra e Selva, a Selva apresenta a menor densidade demográfica regional.

Quito e Cuzco comunicavam-se por meio de uma grande malha de estradas que interligava as áreas habitadas. Eles não conheciam a escrita, mas alcançaram alto nível econômico, social e político. Dedicavam-se a agricultura, confecção de objetos de ouro, cobre... E confeccionavam agasalhos com a lã da alpaca, vicunha e lhama.

Sul-americanos e caribenhos. VENEZUELA e COLÔMBIA, Sul-americanos e caribenhos. Reunidos, possuem 51 % da população e cerca de 54% do PIB regional. São banhadas pelo Mar do Caribe- países caribenhos. Colômbia agricultura é a base econômica (café e banana), além da floricultura e a mineração de petróleo, carvão, níquel e esmeraldas. A Venezuela é essencialmente baseada na mineração: petróleo, bauxita e minério de ferro.

Colômbia e Venezuela tem em comum uma grande parceria comercial com os Estados Unidos. São diferentes politicamente: Na Venezuela – Hugo Chávez ( de 1999 a 2013), tinha uma postura populista, a chamada revolução bolivariana, tentava combater as FARCs_ movimento guerrilheiro de esquerda e um dos principais responsáveis pelo narcotráfico.  O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nesta terça-feira (8) na Assembleia Nacional (Foto: AFP)

Guerrilha e narcotráfico Na Colômbia, no combate às FARCs, tem estreitado suas relações com os Estados Unidos, chegando a ceder seus territórios para bases militares norte-americanos. Por isso, rompeu com a Venezuela em 2010, mas reataram com o novo presidente Manuel Santos. Um dos maiores problemas enfrentados pelos colombianos, que vivenciam uma situação de insegurança e violência. Dois grupos: Forças Armadas Revolucionários da Colômbia (FARCs ) -1964 e Exército de Libertação Nacional ( ELN) – 1965. O governo de Álvaro Uribe marcou o enfraquecimento das FARCs, por ter diminuído 12 mil do início do primeiro mandato. Os “barões da coca” comercializam ilegalmente a coca, integrantes dos cartéis de Medellín e Cali. Guerrilha e narcotráfico

EQUADOR E PERU- crescem as relações com a Bacia do Pacífico. Membros da APEC- Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, ampliando relações comerciais com países asiáticos. Tem políticas externas distintas: Rafael Correa, presidente do Equador foi, simpatizante dos ideais bolivarianos, mas faz parceria comercial com os Estados Unidos, enquanto o presidenta do Peru, Ollanta Humala, vem mantendo a força esquerdista. As economias se assemelham, sendo ambos exportadores de produtos minerais, agrícolas e marítimos. São importadores de produtos industrializados, como máquinas , veículos e alguns eletrodomésticos. A indústria no Peru desenvolve-se principalmente em Lima No Equador, o maior centro de manufaturas é a cidade portuária de Guayaquil, seguido de Quito, a capital.

EQUADOR PERU

CHILE, O MAIOR LITORAL; BOLÍVIA, UM DOS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA SEM SAÍDA PARA O MAR.

O CHILE POSSUI O SEGUNDO LITORAL MAIS EXTENSO DA AMÉRICA DO SUL. POSSUI UM FORMATO LONGILÍNEO DE NORTE A SUL, COM MAIS DE 4000 Km E 100Km DE LARGURA. O NORTE DO PAÍS É DESÉRTICO, COM AS MINAS DE COBRE. A PARTE CENTRAL TEM CLIMA MEDITERRÂNEO, COM CULTURA DE UVA, OLIVA E DE PRODUTOS DERIVADOS, ALÉM DE CEREAIS, TRIGO, MILHO E AVEIA. O SUL , COM CLIMA FRIO, TEM UMA VEGETAÇÃO DE FLORESTA DE CONÍFERA, COM A PRODUÇÃO DE PAPEL E CELULOSE, ALÉM DA PESCA DO SALMÃO PARA EXPORTAÇÃO. IMPORTANTES CIDADES SÃO CENTROS PORTUÁRIOS: ANTOFAGASTA e IQUIQUE (N); VALPARAÍSO e VIÑA DEL MAR ( COMPLEXO PORTUÁRIO E BALNEÁRIO); CONCEPCIÓN e PUNTA ARENAS (S). FOI UM DOS PAÍSES QUE MAIS DESENVOLVEU SUA ECONOMIA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. TEM TRATADOS BILATERASI COM OS ESTADOS UNIDOS FAZ PARTE DA APEC( COOPERAÇÃO ECONÔMICA DA ÁSIA E DO PACÍFICO) SE RELACIONA AO MERCOSUL, NA CONDIÇÃO DE MEMBRO ASSOCIADO.

GASODUTO BOLÍVIA-BRASIL A BOLÍVIA NÃO POSSUI COSTA MARÍTIMA, TENDO APENAS O ALTIPLANO ANDINO E A GRNDE PLANÍCIE NORTE COBERTA PELA FLORESTA AMAZÔNICA. 2º MAIOR PRODUTOR DE ESTANHO DO MUNDO ( 1º CHINA) ALÉM DE RESERVAS DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL, TEM TAMBÉM A AGROPECUÁRIA COMO FONTES DE RENDA. LA PAZ e COCHABAMBA SITUAM-SE NOS ANDES SANTA CRUZ DE LA SIERRA É A MAIOR E MAIS POPULOSA CIDADE DOS ANDES. GASODUTO BOLÍVIA-BRASIL LIGAÇÃO DO BRASIL COM A BOLÍVIA POR CONTA DO GASODUTO QUE SAI DE SANTA CRUZ DE LA SIERRA AOS PRINCIPAIS CENTROS INDUSTRIAIS DO CENTRO-SUL DO BRASIL. A VENDA DO PRODUTO É RENTÁVEL PARA O BOLIVIANO E IMPORTANTE NO PROCESSO DE CONTINUIDADE DA INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA O GÁS É USADO PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E COMO MATÉRIA-PRIMA PARA ALGUNS SEGMENTOS DA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA.