Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de testes Nome: Gustavo G. Quintão
Advertisements

Versão Premium Janeiro de 2003
O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações.
TCC: Monografia e/ou Artigo
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
Interface Humano-Computador
Interface Usuário Máquina
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
Carolina Fonseca Neumar Ribeiro
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
TÉCNICA DE CONSULTORIA
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Adaptabilidade Refere-se à capacidade do sistema de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário.
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Princípios e Conceitos de Software(v2)
Principios e Conceitos de Projeto
Ferramentas para Avaliação de Software
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
Engenharia de Usabilidade
Seminário de Engenharia de Usabilidade
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
AULA 6 Como Estudar.
Análise e Projeto de Sistemas
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Modelos conceituais de interação
Tecnologia da informação
Análise e Projeto de Sistemas
Modelo de plano estratégico
Interface Usuário Máquina
Avaliação Eurística Instrutora Danielle Simões.
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR Prof. Luiz Fernando Moledo.
O Processo de desenvolvimento de software
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
PROJETO DE PESQUISA.
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Engenharia de Software
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Gestão de defeitos.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
Processos do Design 27/09.
Requisitos de Software
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
Engenharia de Software
Normas ISO ISO – Projeto centrado no usuário
Processo e Qualidade.
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Etapas de uma sequência didática
SISTEMA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA DA CADEIA PRODUTIVA DO COURO, CALÇADOS E ARTEFATOS Jaú/SP, junho 2011 Por: Maria Fernanda de Oliveira / UFSCar.
Algoritmos e Programação I
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
Avaliação de Interfaces Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp) e no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação.
Aula 02 de Eng. de Requisitos
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
informacao/o-que-e-e-como-fazer-uma-avaliacao-heuristica.
Sistema de Informações Gerenciais
Engenharia de Software
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Sistemas Aplicativos para Usuários Finais USABILIDADE DE SOFTWARE.
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Avaliação de interface Usabilidade. O processo de avaliação de uma interface não deve ser avaliado como uma fase única dentro do processo de design de.
Transcrição da apresentação:

Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Santo Ângelo Ciência da Computação

Introdução Ao se desenvolver interfaces é necessário que o foco principal esteja no usuário. Isto significa que se deve pensar em soluções simples, que sejam de fácil uso e aprendizado.Com base nisso vamos apresentar algumas dessas técnicas que foram propostas de modo a melhorar e eliminar o máximo de erros existentes nos projetos.

Existem basicamente dois tipos de técnicas de avaliação: → → As analíticas : Dispensam a participação do usuário. → → As empíricas: Os usuários tem participação ativa. → 

Com base nisso apresentamos abaixo as seguintes técnicas de avaliação de interface: Com base nisso apresentamos abaixo as seguintes técnicas de avaliação de interface: → Comunicabilidade → Cognitive Walkthrough → Avaliação Heurística → Avaliação por checklist

Comunicabilidade ► ► S e refere à capacidade de os usuários entenderem o design tal como concebido pelos projetistas. O conceito de comunicabilidade é que, se um usuário entende as decisões que o projetista tomou ao construir a interface, aumentam suas chances de fazer um bom uso daquele sistema. ► ► Em sistemas com alta comunicabilidade, os usuários são capazes de responder: → para que o sistema serve. → qual é a vantagem de utilizá-lo. → como funciona. → quais são os princípios gerais de interação com o sistema.

► Durante o processo de design, o projetista elabora as respostas para estas perguntas, mas nem sempre se preocupa em transmiti-las adequadamente através da interface. ► Com isso o usuário pode ser incapaz de criar um modelo mental do sistema que seja compatível com o do projetista. ► Uma interface com boa comunicabilidade permite que o usuário formule um modelo mental compatível com o do projetista.

Exemplo de boa comunicabilidade : Interface de um software para tocar CD’s. → Ela tira proveito da familiaridade do usuário com os aparelhos comuns de CD, fornecendo elementos de interface análogos, tais como os botões de comando para acionamento das funções e o visor de trilhas e duração como elemento de feedback.

Cognitive Walkthroughs. Procedimento: ►Os Especialistas examinam a interface segundo o percurso definido por uma tarefa típica do usuário, cujo objetivo é identificar problemas de aprendizagem do sistema. ►Compara o feedback do sistema com os objetivos e expectativas básicas dos usuários novatos. ►Útil para analisar sistemas que vão ser utilizados sem treino prévio.

Para aplicar esse método, o avaliador utiliza cada um dos passos que teoricamente levam à conclusão da tarefa, sendo necessárias quatro indicações: Para aplicar esse método, o avaliador utiliza cada um dos passos que teoricamente levam à conclusão da tarefa, sendo necessárias quatro indicações: 1) Uma descrição detalhada do protótipo do sistema de forma que o usuário possa se localizar na interface. 1) Uma descrição detalhada do protótipo do sistema de forma que o usuário possa se localizar na interface. 2) Uma descrição da tarefa que o usuário irá executar no sistema. 2) Uma descrição da tarefa que o usuário irá executar no sistema. 3) Uma descrição completa dos passos necessários para executar a tarefa. 3) Uma descrição completa dos passos necessários para executar a tarefa. 4) A definição de quem são os usuários, isto é, que grau de experiência e conhecimento que o avaliador pode assumir. 4) A definição de quem são os usuários, isto é, que grau de experiência e conhecimento que o avaliador pode assumir.

Uma vez que essas informações foram coletadas, o avaliador deve tentar responder, para cada passo, as seguintes questões: Uma vez que essas informações foram coletadas, o avaliador deve tentar responder, para cada passo, as seguintes questões: 1. Os usuários irão tentar produzir qualquer efeito que a ação necessita? 2. Os usuários estão aptos a perceber que a ação correta esta disponível? 3. Uma vez que o usuário encontre a ação correta na interface, ela saberá que ela é a ação correta para produzir o que ele pretende ? 4. Após a ação ter sido completada, o usuário entenderá o retorno que o sistema apresenta?

Avaliação Heurística Procedimento: Consiste em se ter um pequeno numero de avaliadores que examinam uma interface a procura de problemas que violem critérios de uma lista de heurísticas de usabilidade. → → Todos os problemas encontrados são registrados em um documento. → → Essa documentação deve conter o contexto onde aconteceu o problema bem como as heurísticas violadas. → → É feita sem a participação do usuário. → → Nas avaliações heurísticas os resultados dependem diretamente da carga de conhecimento dos especialistas. → → Dependem também do tipo de estratégia com que percorrem a interface.

► Com base nas suas experiências Nilsen e Molich identificaram nove heurísticas : 1) Diálogo simples e natural. 2) Utilizar a linguagem do usuário. 3) Minimizar a carga de memória do usuário. 4)Ser consiste. 5)Fornecer feedback. 6)Fornecer saídas claramente sinalizadas. 7)Fornecer atalhos. 8)Boas mensagens de erro. 9)Prevenir erros.

Depois disso eles desenvolveram um procedimento para aplicação destas heurísticas.É baseado na observação de que nenhum avaliador sozinho é capaz de encontrar todos os problemas de uma interface.Então, o procedimento para avaliação heurística deve ser o seguinte Depois disso eles desenvolveram um procedimento para aplicação destas heurísticas.É baseado na observação de que nenhum avaliador sozinho é capaz de encontrar todos os problemas de uma interface.Então, o procedimento para avaliação heurística deve ser o seguinte: → → Vários avaliadores utilizam as 9 heurísticas para identificar os problema na interface. → Cada avaliador deve fazer a análise individualmente.. → Após deve-se combinar os problemas identificados por cada um dos avaliadores em única lista.

→ Em seguida a combinação individual dos resultados pode ser feita por um único especialista em usabilidade, porem recomenda-se ser feita numa atividade de grupo. Nielsen e MOlish mostraram que este procedimento funciona, pois listas de problemas de interface combinadas incluem mais problemas que um único avaliador poderia identificar. Nielsen e MOlish mostraram que este procedimento funciona, pois listas de problemas de interface combinadas incluem mais problemas que um único avaliador poderia identificar.

Algumas vantagens de se usar esse método: Algumas vantagens de se usar esse método: → O método é de fácil aprendizagem.O que exige um pequeno esforço em treinamento de consultores. → O método é de fácil aprendizagem.O que exige um pequeno esforço em treinamento de consultores. → Os avaliadores tendem a dar soluções para os problemas. → Os avaliadores tendem a dar soluções para os problemas. → O modelo é de fácil adaptação, permitindo que os avaliadores possam criar heurísticas especificas para um domínio. → O modelo é de fácil adaptação, permitindo que os avaliadores possam criar heurísticas especificas para um domínio. → O avaliador tem total liberdade de investigação. → O avaliador tem total liberdade de investigação. → A classificação dos problemas dá uma idéia clara de prioridade de solução. → A classificação dos problemas dá uma idéia clara de prioridade de solução.

Avaliação por checklist → São vistorias baseadas em listas de verificação; →Profissionais, não necessariamente especialistas em ergonomia,como por exemplo, programadores e analistas, diagnosticam rapidamente problemas → Possibilidade de ser realizada por projetistas, não exigindo especialistas em interfaces HC;

→Garante resultados estáveis mesmo quando aplicada separadamente por diferentes avaliadores, pois as recomendações constantes no checklist serão efetivamente verificadas; →Facilidade na identificação de problemas de usabilidade, devido a especificidade das questões; →Redução de custo da avaliação, pois é um método de rápida aplicação.

Fim