Software de Apoio ao Ensino de Frações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdades Integradas Santa Cruz
Advertisements

Titulo do TCC Nome do Aluno Orientador: Nome Prof.
Orientação – acesso ambiente virtual
Apresentando.
THE SUBJECT MATTER PREPARATION OF PROSPECTIVE MATHEMATICS TEACHERS: CHALLENGING THE MYTHS Deborah Ball Objetivo do texto: Discutir a questão do conhecimento.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Concepção Centrada no Utilizador 1ª Aula de Laboratório Grupo 002 Terça-Feira 12-14h.
Parasitologia Lúdica Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Ciências Básicas da Saúde Departamento de Microbiologia Setor de Parasitologia.
Pré-projeto de Pesquisa Orientações: (Colaboração de Ana Laura)
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Lívia M. Chagas Rios, Cristina Etcheverria, Úrsula L. F. Ribeiro
Software de Apoio ao Ensino
Wagner Santos C. de Jesus Roberto Cordeiro Walts
Tópicos de Educação Matemática A
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
Mesa Redonda Corpora e Ensino
Prof. Jorge Luis Risco Becerra Auxiliares:Prof. Eduardo Lobo
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Nome Integrantes do grupo e Professor Orientador
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
Webdesigner O Que é?? O web design pode ser visto como uma extensão da prática do design, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos.
Disciplina: Prática Profissional II
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Encontro com Orientadores Pedagógicos
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Ambientes Virtuais na Educação
Apresentação de Slides
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Professor: Márcio Amador
Implementando um sistema de gerenciamento de questões para professores de ensino fundamental Seminário Aplicado em Tecnologia II Orientadora: Marta Rosecler.
Escola de Engenharia de Piracicaba Sistemas de Apoio a Decisão
 A tag define o elemento da raiz do documento.  É aquele que tem toda a informação da página.  Diz ao browser para iniciar um novo documento (página.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Ferramenta Lanschool U Disciplina de Redes de Computadores
Novas Tecnologias no EJA,
PROJETO DE PESQUISA.
CONSTRUÇÃO DE UM PORTAL QUE APÓIE A SELEÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ERP DO TIPO SL/CA, Engenharias. Nome(s) do(s) autor(es), Diogo Domingos Cedório e.
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS DE MINAS CURSO: PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL TelEduc Desenvolvedor: Giovana R. Silva Professoras: Gilca.
Aplicações da Informática no Ensino Médico II. Livros Eletrônicos e Tutoriais.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Softwares Educacionais – Cód
Mary Lúcia Pedroso Konrath Gilse A. M. Falkembach
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS MBA Colégio Maxi Morgana Batistella Ana Carolina Rapcham.
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
Arquitetando a Educação a Distância
Pedro Moises de Sousa 1 ; Róger Araujo Magalhães 2 ; O USO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 1 – Mestre em Ciências da Computação; Docente.
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Barrigão Gonçalves Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Maio, 2001 Escola Superior.
UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Departamento.
Pré-Projeto Multimídia
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Aluno: Marcelo Teixeira Peraça Orientador: Ângelo Gonçalves Luz.
TÍTULO DO ARTIGO - GO 1 Primeiro Autor ², Segundo Autor (orientador) 3 1 Trabalho apresentado à Faculdade de Engenharia Ambiental como parte dos requisitos.
Nome do aluno Nome do professor orientador
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – Matemática
Programação p/ INTERNET - HTML Prof. João Ricardo Andrêo 30/5/ :10 1 Listas Numeradas As listas numeradas funcionam da mesma forma que as listas.
Gustavo Comeli, Giullyan Kuntze, Maria Inés Castiñeira Ciência da Computação, Pedra Branca (PMUC) Introdução Um dos indicadores de Qualidade de software.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
Transcrição da apresentação:

Software de Apoio ao Ensino de Frações. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACI – Faculdade de Administração, Contabilidade e Informática Campus Uruguaiana Software de Apoio ao Ensino de Frações. SAE-Fra Acadêmico: Marcos Dias Fagundes Professora Orientadora: Úrsula Adriane Lisboa Fernandes Ribeiro Especialistas: Carine Bueira Loureiro Maria Cristina Feltrin Scher Hilário Petry Avaliadores: Marcelo Pedroso da Roza Ricardo Annes

Roteiro Introdução Frac-Soma 235 Objetivos instrucional do SW Público Alvo Tecnologias Utilizados Interfaces do Software Considerações Finais

Introdução O SAE-Fra consiste num software que permite ao professor trabalhar os conceitos básicos sobre frações; Utilizando como referência a metodologia baseado no jogo Frac-Soma.

Frac-Soma 235 Material Concreto – Frac-Soma 235 De todas as descobertas do túmulo de Tutakamon, feita por Howad Carter em 1922, está foi a mais importante. Na época pensou-se que se tratava de uma espécie de quebra-cabeça da nobreza. Crianças utilizando o Frac-Soma Frac-Soma 235

Objetivo instrucional do SW O objetivo instrucional do SAE-Fra é: Permitir que os alunos construam o conceito de definição de frações; E equivalência de frações.

Público Alvo De acordo com a atividades trabalhadas, o público alvo consiste de crianças das 4ªs e 5ªs séries que estejam iniciando o aprendizado de frações. O vocabulário do SAE-Fra foi todo definido pelas especialistas;

Tecnologias Utilizadas Delphi 7 – Linguagem de programação, orientado a objetos; Flash MX 2004 – Ferramenta de autoria; Html – Linguagem de Formatação de Hipertexto (HyperText Markup Language)

Integração das Tecnologias Utilizadas Integração do Delphi com o Flash: ActiveX Control / Shockwave Flash (Version 1.0) ShockwaveFlash1.Visible := true; ShockwaveFlash1.Movie := dirlocal+'\Frac_Soma\tela1.swf'; Integração do Delphi com HTML: Internet / WebBrowser WebBrowser1.Visible := true; WebBrowser1.Navigate(dirlocal+'tutorial\fracoes.htm');

Interfaces do Software – Jogo Livre Neste jogo o usuário poderá mover as barras da forma que quiser; Oportunidade em que o usuário terá o primeiro contato com as peças do Frac-soma.

Interfaces do Software– Organize as Barras Neste jogo o usuário terá que colocar todas as barras na área reservada para teste; Qualquer Ordem; Da maior para menor; Da menor para maior.

Interfaces do Software – Compare as Barras O Usuário deverá responder a questão que aparece no topo da tela do jogo, exemplo: . Quantas peças vermelhas são necessárias para compor uma peça branca? Assim podemos fazer com as outras peças, por exemplo, com as verde, azul, laranja e amarela. Ao todo serão 14 questões para os usuários, sorteadas aleatóriamente.

Interfaces do Software– Compare as Frações O Jogo consiste em resolver a questão que aparece na parte superior da tela do jogo com o auxilio das barras do Frac-Soma Ao todo serão 34 questões para os usuários responderem, sorteadas aleatóriamente.

Interfaces do Software – Jogo das Pizzas 10 imagens de uma pizza que representa diferentes frações; 10 números fracionários; a finalidade é fazer com que os jogadores façam o relacionamento da imagem de pizza fracionada, com os números fracionários

Tutorial de Frações O tutorial foi desenvolvido usando a tecnologia HTML, divido Duas etapas: 1 – Tutorial sobre o FRAC-SOMA 2 – Tutorial sobre o Conteúdo básico de Frações.

SAE-Fra Considerações Finais Permitir que os alunos construam o conceito de definição de frações e equivalência de frações de uma forma diferenciada; . Pretende-se futuramente agregar novas funcionalidades ao software; Limitações do SAE-Fra: O aluno deverá utiliza-lo somente com o auxílio do professor; Não foi executado a fase de teste do software. SAE-Fra

Perguntas ? SAE-Fra V 1.0 Frac-Soma 235