Física para o Brasil Pensando o Futuro Desenvolvimento da Física e sua inserção na vida social e econômica do País 2005 – Ano Mundial da Física Comissão Física para o Brasil Sociedade Brasileira de Física
Comissão Física para o Brasil Coordenador: Alaor Silvério Chaves Alfredo Gontijo de Oliveira Anna Maria Pessoa de Carvalho Celso Pinto de Melo Daniel Mario Ugarte José Ademir Lima Luis Davidovich Marcus Martinez de Aguiar Marina Nielsen Paulo Murilo de Castro Oliveira Raul Donangelo Renata Zukanovich Funchal Ricardo Galvão Rita Maria Cunha de Almeida Roberto Farias Ronald Cintra Shellard Susana de Souza Barros Sylvio Canuto
SALTO QUALITATIVO AGENDA BRASILEIRA INSERÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL Palavras chave AGENDA BRASILEIRA INSERÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL SALTO QUALITATIVO LIDERANÇA E COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
Física no Brasil e no mundo Grandes desafios científico Motivação Física no Brasil e no mundo Grandes desafios científico Áreas de liderança Apoio a pesquisa Condições para salto qualitativo
Formação de recursos humanos Inclusão científica e tecnológico Motivação Formação de recursos humanos Inclusão científica e tecnológico Mercado de trabalho não-acadêmico Problemas brasileiros Física parte da solução
A física no mundo contemporâneo Introdução A física no mundo contemporâneo A física no dia-a-dia Relações com a indústria O escopo da física Matéria e forças Do macro ao microcosmo Reducionismo e universalidade A natureza da pesquisa científica Investimento, empresas e avaliação Educação científica e inovação Breve panorama brasileiro
A natureza da pesquisa científica Gera o conhecimento necessário para os avanços tecnológicos que sustentam o desenvolvimento econômico Contribui decisivamente para a montagem da infraestrutura tecnológica e provê pessoal capacitado para enfrentar os desafios das novas descobertas e utilizar os frutos dos avanços científicos Contribui para a melhoria da qualidade de vida da população Estabelece paradigmas de competição/cooperação que são referências para o balisamento das relações internacionais É uma peça essencial na democratização da sociedade, pela dispersão do conhecimento científico e de seus métodos de investigação e análise
DESAFIOS CIENTÍFICOS
Processos fundamentais da natureza Supersimetria e grande unificação Detecção, massa e oscilação dos neutrinos Física a altas energias e densidades Astrofísica e partículas Astrofísica nuclear Astropartículas Matéria escura Raios cósmicos Simetrias espaço-temporais Modelo padrão Interações eletrofracas Cromodinâmica quântica QCD na rede Neutrinos Teoria da estrutura nuclear Física fotonuclear
Estrutura e evolução do universo Big Bang Radiação de fundo do Universo Matéria escura Energia escura Estrutura do Universo
Manipulação quântica de átomos, moléculas e fótons Testes de física fundamental Lasers atômicos Chips atômicos Computadores quânticos Criptografia quântica Informação Quântica
Materiais novos e avançados A tecnologia do silício Fibras ópticas Materiais magnéticos Materiais poliméricos Polímeros aplicados a dispositivos eletromecânicos Polímeros eletrônicos Polímeros fotônicos Sistemas supramoleculares Materiais cerâmicos Cerâmicas avançadas Cerâmicas supercondutoras Polímeros eletrônicos e sistemas supramoleculares orgânicos
Ordem e desordem Modelagem de sistemas Sistemas caóticos Sistemas complexos Ordem e desordem Modelagem de sistemas Sistemas caóticos
Desafios multidisciplinares e problemas brasileiros Energia Consumo e demanda mundial Situação brasileira Fontes alternativas Eletrônica Spintrônica Sistemas orgânicos e supramoleculares Dispositivos optoeletrônicos Transistores de filmes finos orgânicos Circuitos integrados Dispositivos fotônicos Metrologia Científica Instrumentação científica Nanociências e nanotecnologia Principal suporte da N&N Métodos de nanofabricação Auto-organização na escala nanométrica Nanotubos de carbono Nanoestruturas com magneto-resistência gigante N&N no diagnóstico e tratamento médico Partículas magnéticas porosas Física Molecular Breve histórico Proximidade de áreas Simulações computacionais
Desafios multidisciplinares e problemas brasileiros Física médica Diagnóstico por imagem Radioterapia Proteção radiológica e vigilância sanitária Radiações não ionizantes Outras áreas Principais desafios Simulação e modelagem Previsão do tempo e descrição climática Ecologia e meio ambiente Tráfego em grandes cidades Física em economia e finanças Biofísica Monitoramento atmosférico Poluição atmosférica urbana Poluição atmosférica global Balanço de radiação planetária Modelagem atmosférica e de poluentes Queimadas e poluição hídrica A pesquisa em ensino de física Pesquisas sobre ensino e aprendizagem Pesquisas em alfabetização científica Tecnologia e ensino de física A pesquisa em formação de professores Enovelamento de proteínas Inibidores enzimáticos Fotobiologia
Infra-estrutura e pesquisa Desafios estruturais Infra-estrutura e pesquisa Compartilhamento da infra-estrutura Pesquisa induzida, básica e iniciativas individuais Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa Pesquisa fora da academia Oportunidades perdidas Teoria e experimento
Formação de recursos humanos Formação científica Resultado preocupante Formação de pesquisadores Cursos de graduação mais flexíveis Ênfase nas físicas moderna e Contemporânea Formação para a tecnologia e inovação Programa de interação com a indústria Formação de professores Dois modelos de currículos Vestibular e reformulação da licenciatura
Inclusão científica e tecnológica Educação para a ciência e tecnologia O ensino de física e a escola fundamental e média Programas de formação continuada O potencial de formação de professores de física Alfabetização científica Divulgação científica e o ensino formal da ciência Quadro brasileiro
Recomendações
Fundos Setoriais devem contemplar a cadeia do conhecimento Bancada do laboratório produto numa vitrine Sem isso,desenvolvimento de novas tecnologias não tem fôlego Limite na possibilidade de avanço tecnológico
Laboratórios nacionais Expandir a rede de Laboratórios Nacionais Estruturas de apoio à comunidade de pesquisa do País Foco em problemas estratégicos Corpo científico limitado, corpo técnico adequado
Centros temáticos de pesquisa Sub-tema dos laboratórios nacionais Rede de Institutos Temáticos interdisciplinares Foco em temas de relevância científica e de interesse nacional Mecanismos de avaliação adequados para identificação dos temas Descentralização geográfica
Projetos internacionais Participação brasileira em grandes projetos internacionais de pesquisa Estratégico para o País Projetos e equipes brasileiras avaliados criteriosamente Compromissos honrados
Instrumento de apoio ao pesquisador indivíduo e pequenos grupos Editais universais Instrumento de apoio ao pesquisador indivíduo e pequenos grupos Sistema eficiente de uso de recursos Essencial para a expansão do sistema de C&T Demanda reprimida
Saúde das instituições saúde do sistema de C&T Apoio institucional Saúde das instituições saúde do sistema de C&T Apoio institucional sucesso do mecanismo usado pela FINEP no passado
Distribuição regional Distribuição da atividade científica Equilíbrio regional Laboratórios Nacionais Institutos Temáticos com especificidades regionais
Melhor balanço entre atividades experimentais e teóricas Teoria e experimento Melhor balanço entre atividades experimentais e teóricas Formação de maior número de físicos experimentais Bolsas de doutorado diferenciadas, mais atenção às ciências experimentais Doutorado no exterior em áreas de física experimental de ponta
Institutos de pesquisa tecnológica Rede de institutos tecnológicos com base científica Cooperação com as empresas – solução de gargalos tecnológicos Temas de teses de pós-graduação em Física, com conexão a temas interesse de empresas
Bolsas de Produtividade em Pesquisa Sucesso do programa de BPq do CNPq Expansão significativa do programa Grande impacto no sistema universitário ao custo de 1% R$ 100 milhões/ R$ 9 000 milhões Todos os pesquisadores produtivos deveriam ter a BPq
Formação de recursos humanos: ciclo básico Implantação do ciclo básico nas universidades Flexibilidade e eficiência na formação Evita a especialização precoce Escolha das grandes áreas do conhecimento
Alfabetização científica Ciência parte da cultura Programa consistente de alfabetização científica Essencial para exercício da cidadania Temas científicos implicam em decisões democráticas
Revisão nos cursos de licenciatura em Física Maior ênfase na física moderna e contemporânea Preparação dos professores para práticas experimentais Atenção aos equipamentos para laboratórios
Formação interdisciplinar Mais ênfase em cursos que transponham as fronteiras tradicionais das disciplinas Graduação e pós-graduação
Flexibilidade profissional Estruturas dos cursos devem refletir a variedade de carreiras necessárias e disponíveis Flexibilidade em alicerces sólidos (cursos básicos) Simplicidade em mudar de foco Pós-graduações abertas para estudantes formados em áreas diferentes Estímulo para a formação multidisciplinar
Sumário e conclusões