PROGRAMA INTERMINISTERIAL DE CAPACITAÇÃO DOS TELECENTROS COMUNITÁRIOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Advertisements

Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Educação Escolar Indígena
Educação Permanente em Saúde :
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO NO MUNICÍPIO
Fabiano André Vergani
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
COORDENAÇÃO MUNICIPAL DO PROINFO BAHIA Encontro Regional do ProInfo Integrado Nordeste I – Edição 2010 MACEIÓ/AL.
O desafio do trabalho em “rede”
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
Material Didático Digital
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
PAINEL ASSECOR PPA : ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS Brasília, 03 de março de 2015.
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
Grupo :TOCANTINS. Foco: Infraestrutura Problemas: 1- Demora na execução do Programa UCA; 2- Região Norte do Tocantins não possui infraestrutura tecnológica.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Programa Educação Básica. Principais ações: Congresso Nacional  0509-Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica  20RP-Infraestrutura para a Educação.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Objetivo Apresentar a metodologia implementada pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - COELBA para capacitação na área de segurança dos profissionais.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Programa de Inclusão Digital
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Atuação dos agentes de Controle Social
Projeto Formação GESAC. O Programa GESAC e seus Parceiros Foi criado pela Portaria MC 256, de 13/03/2002 e regulamentado pela Portaria MC 483, de 12/08/2008.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Programa GESAC Elias Nagib David Gerente de Projetos 1º Encontro Nacional de Promotores de Inclusão Digital do Projeto Formação GESAC Natal /RN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SETEC/MEC Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Projeto de Cooperação Interministerial Programa de Inclusão Digital – Telecentros.
Universidade Corporativa Procenge
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Programa de Controle da Hanseníase
“Conhecendo o Profissional de Secretariado Executivo”
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Audiência Pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal PMCMV - Ofertas Públicas 1 e 2 25/03/15 CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Resultados dos conselhos regionais 2013.
Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS Proposta de criação da Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS FRENTE NACIONAL.
CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL - 2º SEMESTRE/2006 RESULTADO FINAL DO CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL 2º.
PEF/RJ Programa de Educação Fiscal do Rio de Janeiro Origem - Organização - Fonte de Financiamento - Missão da EF Contribuir permanentemente para a formação.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM LETRAS- HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA MODALIDADE.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA INTERMINISTERIAL DE CAPACITAÇÃO DOS TELECENTROS COMUNITÁRIOS

SUMÁRIO  Resultados Obtidos  Fatores que Dificultaram o Projeto  Fatores que Facilitaram o Projeto  Avaliação dos Participantes  Conclusão

Resultados Obtidos

, ,45

Resultados Obtidos

Fatores que Dificultaram o Projeto PLANEJAMENTOEXECUÇÃOMONITORAMENTO Todas as etapas do projeto foram subestimadas

Fatores que Dificultaram o Projeto Fase de Planejamento Comunicação com os municípios Distribuição de municípios por unidade da RFEPCT Entrega dos Kits aos Institutos

Distribuição de municípios por unidade da RFEPCT Entrega dos Kits aos Institutos Fatores que Dificultaram o Projeto Fase de Planejamento Faltava a informação dos monitores municipais a serem capacitados Falta de conhecimento do projeto por parte dos municípios Não foi criado sistema de inscrição Falta de uma estrutura para atendimento dos municípios até a etapa de convocação

Comunicação com os municípios Entrega dos Kits aos Institutos Fatores que Dificultaram o Projeto Fase de Planejamento Capilaridade dos institutos é grande, mas não é proporcional Não foi previsto estudo mais complexo para viabilizar a distribuição

Comunicação com os municípios Distribuição de municípios por unidade da RFEPCT Fatores que Dificultaram o Projeto Fase de Planejamento Dificuldade de localizar telecentros municipais com configuração adequada Resistência por parte dos Institutos pela demora na entrega/instalação ou por não ter recebido

Fatores que Dificultaram o Projeto PLANEJAMENTOEXECUÇÃOMONITORAMENTO Todas as etapas do projeto foram subestimadas

Fatores que Dificultaram o Projeto Fase de Execução Dificuldade de resposta dos municípios Capacitação para servidores efetivos Agilidade nas Execuções Locais Coordenação Interministerial Execução Financeira

Fatores que Dificultaram o Projeto Fase de Execução Projeto concorreu com outras prioridades dentro dos Institutos Fragilidade na comunicação entre os diversos setores dos Institutos envolvidos no projeto Agendamento das Capacitações Coordenação Interministerial Execução Financeira

Fatores que Dificultaram o Projeto Fase de Execução Limitação da SETEC em perceber a complexidade do projeto Falta de coordenação integrada (sinergia) entre os parceiros para execução do projeto Agendamento das Capacitações Agilidade nas Execuções Locais Execução Financeira

Fatores que Dificultaram o Projeto Fase de Execução Agendamento das Capacitações Agilidade nas Execuções Locais Coordenação Interministerial Em 2009 os recursos só foram passados aos Institutos em Outubro/Novembro Não devolução do saldo ao final de 2009 Transição de CEFETs para Institutos Federais no final de 2008 Institutos realizaram a capacitação, mas não executaram em 2009 Repasse dos recursos em 2010 executado somente em Julho

Fatores que Dificultaram o Projeto PLANEJAMENTOEXECUÇÃOMONITORAMENTO Todas as etapas do projeto foram subestimadas

Fatores que Dificultaram o Projeto Fase de Monitoramento Retorno das avaliações dos participantes Análise das avaliações dos participantes Envolvimento e intervenção nas Instituições Estruturação de equipe

Fatores que Facilitaram o Projeto  O envolvimento de boa parte das instituições e de seus multiplicadores  A colaboração e articulação de alguns municípios  A expertise dos Institutos  A credibilidade da SETEC junto aos Institutos

Avaliação dos Participantes  Aspectos Positivos: boa qualidade do treinamento e da metodologia; domínio do conteúdo pelos instrutores; qualidade do material didático; a importância dos telecentros para os municípios, êxito na inclusão digital  Pontos de Melhoria: as conexões à internet; sistemas dos telecentros (primeira versão); faltou material didático (apostilas); aumento da carga horária; clareza do projeto

Cronograma de Execução FasesAtividades Fase de Implantação Implantação dos 32 Pólos de pesquisa, inovação e capacitação nas instituições indicadas pela SETEC (entrega do kit) Capacitação da equipe do Ministério das Comunicações pela empresa fornecedora dos equipamentos Capacitação das equipes dos 32 pólos de formação de multiplicadores pela empresa fornecedora dos equipamentos e equipe do MC Fase de Multiplicação Capacitação dos especialistas das 202 Unidades Acadêmicas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, pelos 32 pólos multiplicadores, de acordo com sua área de influência Capacitação dos técnicos responsáveis pelos Telecentros de cada município brasileiro, pelos 468 especialistas das Unidades Acadêmicas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de acordo com sua área de abrangência – 4362 municípios Transformação dos pólos multiplicadores em Pólos de Pesquisa e Inovação Implantação de metodologias de pesquisa e inovação sustentáveis voltadas a ações de Inclusão Digital em toda a Rede Federal de EPCT Executado Parcialmente Executado

Conclusão  Diante dos desafios apresentados na dinâmica da implementação do projeto, a equipe interna conclui que os números apresentados foram bastante relevantes e que a meta de capacitar o universo dos municípios em pouco tempo foi ousada e deverá ser reformulada futuramente.