Linguagem de Programação II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE I Prof. Thiago Pereira Rique
Advertisements

Eventos Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Novembro/2005
Criação de telas com Swing Arquiteto de Software – TJDF
APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE III Prof. Thiago Pereira Rique
APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE II Prof. Thiago Pereira Rique
Criação de interfaces gráficas
Excel.
14.17 Tratamento de Eventos de Teclado
14.6  Campos de texto e uma introdução ao tratamento de eventos com classes aninhadas Um usuário interage com uma GUI para indicar as tarefas que o aplicativo.
Orientação a Objetos: Encapsulamento e Classificação
Orientação a Objetos: Encapsulamento e Classificação
Linguagens de Programação Orientadas a Objetos
DIAGRAMA DE ESTADOS DIAGRAMA ESTADO TRANSIÇÃO ENTRE ESTADOS.
Classes Concretas e Abstratas
Estatística Básica Utilizando o Excel
Graphical User Interface (GUI) Prof(o): Alexandre Parra.
Estruturas de Dados I Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Estruturas de Dados II Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Linguagem de Programação II
Linguagem de Programação II
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Capítulo 15 Swing – Parte 1.
Capítulo 15 Swing – Parte 2.
Objetivo: compreender e aplicar um modelo sequencial
Objetivo: compreender e aplicar um modelo sequencial
Tutorial II: Tratando eventos em Java
Aula de reposição Prof. Grace e Ângela
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
MANUAL CAF – CONTROLE ACADÊMICO FINANCEIRO
Programação I Caderno de Exercícios Nome.
Componentes GUI GUI – Grafical User Interface – São construídas a partir de componentes GUI chamados de controles ou widgets (windows gadgets – engenhocas.
Nesse manual abordaremos de forma resumida como proceder para a autorização de uma guia, seja ela de Consulta, SP/SADT ou Internação.
DIAGRAMA DE COMPONENTES
Cadastrar serviço para um produto
JAVA: Conceitos Iniciais
Programação Orientada a Objetos com Java
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 12. Estados Objetivo: compreender a notação do diagrama de estados.
Conteúdos do tutorial O que é um Slide Mestre?
Programação Visual em Java
Java – Programação Gráfica
Linguagem de Programação III
Interface Grafica - Swing Professor Rafael Monteiro
Interface Gráfica (material da Profa. Luciana Nedel - www. inf. pucrs
José Pacheco A. Prado. Você pode definir diferentes cursores em seus projetos. Para isto basta utilizar a função setCursor.
Abr-17 Projetar Cápsulas Aula de Laboratório Projetar classes.
Professor: Márcio Amador
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO VISUAL II
POO.
Jpanel e Diagramadores
Aula 11 Programação Orientada a Eventos
Iv Sprint – rpg com interface gráfica
Programação para Dispositivos Móveis
POO Interface Gráfica - Swing
Cada questão vale 6,1 pontos,
Folha de caixa.
Java Kickstart, day 2 Semelhanças com linguagem C.
Introdução PLB-II (Java) – Prof. Alberto  Mais componentes da GUI.
GUI – Graphic User Interface Prof. M.Sc. Ronnison Reges Vidal.
Programação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
POO - II PROF.: JEAN CARLO MENDES
Programação Gráfica em Java Introdução
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CTC - CENTRO TECNOLÓGICO INE - DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA DISCIPLINA DE COMPUTAÇÃO COM OBJETOS DISTRIBUÍDOS.
Roberto C. S. Pacheco Professor
Linguagens Orientadas a Eventos
Java Módulo II Projeto Final.
Principais Classes Swing AWT  As classes e interfaces localizadas nos pacotes:  java.awt  javax.swing  são recursos para o desenvolvimento de GUIs.
JFC e Swing Thiago Medeiros Barros 18/08/2011. JFC Java Foundation Classes é um conjunto de componentes e serviços que simplificam o desenvolvimento e.
Prof.: Jean Carlo Mendes
Programação em Java JButton e Tratamento de Eventos Prof. Luiz Antonio Rodrigues Prof. Luiz Antonio Unioeste - Cascavel Jpanel e Diagramadores.
Elaborando Interfaces
Transcrição da apresentação:

Linguagem de Programação II Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1

Sumário Awt – BorderLayout; Eventos. Prof.: Sergio Pacheco 2 2

Interface Interfaces chamadas de listener de eventos, nesse pacote contém todos os listener de eventos básicos. import java.awt.*; Prof.: Sergio Pacheco 3 3

Eventos Cada vez que o usuário bate numa tecla,movimenta o mouse ou aperta um botão deste, um evento ocorre; A programação orientada a eventos (Event driven programming) consiste em fazer programas cuja ordem de execução seja determina pela ocorrência destes eventos; Todo objeto pode ser notificado por um evento Basta implementar a interface apropriada e então registrar estes métodos como um event listener do evento apropriado. Prof.: Sergio Pacheco 4 4

Eventos Os componentes Swing podem gerar vários tipos de eventos diferentes. Alguns exemplos: Usuário clica em um botão - ActionListener Usuário fecha um frame - WindowListener Usuário pressiona um botão do mouse MouseListener Usuário move o mouse - MouseMotionListener Componentes se tornam visíveis ComponentListener Prof.: Sergio Pacheco 5 5

Eventos Cada evento é representado por um objeto que contém informações sobre este evento. Event source: é quem gera o evento, normalmente um componente da GUI; Event listener: Responde ao evento. Pode ser qualquer classe Java que implemente a interface correta. Uma única fonte pode ter múltiplos listeners; Um único listener pode responder a múltiplas sources. Prof.: Sergio Pacheco 6 6

Cada ouvinte para um evento ItemListener Eventos de item, que são gerados quando um item (como uma caixa de seleção) é alterado. KeyListener Eventos de teclado, que ocorrem quando um usuário entra com texto no teclado. MouseListener Eventos de mouse, que são gerados por cliques do mouse, um mouse entrando ousaindo da área do componente. MouseMotionListener Eventos de movimento do mouse, que acompanham todo o movimento de ummouse sobre um componente. WindowListener Eventos de jane import java.awt.*; Prof.: Sergio Pacheco 7 7

Eventos - Hierarquia Prof.: Sergio Pacheco 8 8

Eventos - Hierarquia Prof.: Sergio Pacheco 9 9

Eventos - Implementar Para fazermos um tratador de eventos precisamos de três ações : Especificar uma classe que implemente uma interface de listener: public class MyClass implements ActionListener { Código que implemente métodos dentro da interface listener: public void actionPerformed(ActionEvent e) { ...//code that responds to the event... } Executar um código que registre uma instância desta classes como um listener de um ou mais componentes someComponent.addActionListener(instanceOfMyClass) ; Prof.: Sergio Pacheco 10 10

Interface ActionListener A interface ActionListener possui apenas um método: actionPerformed( ) Todas as classes que implementam ActionListener precisam ter um método com uma estrutura semelhante a esta: public void actionPerformed(ActionEvent evt){ // tratamento do evento } Se somente um componente na interface gráfica com o usuário do programa tiver um ouvinte para eventos de ação, esse método actionPerformed( ) poderá ser usado para responder a um evento gerado por esse componente addActionListener( ) Prof.: Sergio Pacheco 11 11

Eventos - Implementar Prof.: Sergio Pacheco 12 12

Eventos - Implementar Prof.: Sergio Pacheco 13 13

Eventos - Implementar Prof.: Sergio Pacheco 14 14

Métodos – Interface Prof.: Sergio Pacheco 15 15

Métodos – Interface Prof.: Sergio Pacheco 16 16

Associar componente ao evento Depois que um componente é criado, você pode chamar um dos seguintes métodos no componente para associar um ouvinte a ele: addActionListener( ) Componente JButton, JCheckBox, JComboBox, JTextField, JRadioButton eJMenuItem. addFocusListener( ) Todos os componentes Swing. addItemListener( ) Componentes JButton, JCheckBox, JComboBox e JRadioButton. addKeyListener( ) addMouseListener( ) addMouseMotionListener( ) addTextListener( ) Componentes JTextField e JTextArea. addWindowListener( ) Todos os componentes JWindow e JFrame Prof.: Sergio Pacheco 17 17

Bom final de semana e até semana que vem !!! Deus abençoe a todos. ( Prof.: Sergio Pacheco 18 18