Curso UML Diagramas de Atividade

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Transcrição da apresentação:

Curso UML Diagramas de Atividade

Finalidade É usado para esclarecer fluxos de controles ou atividades em operações complexas e em casos de uso. Destaca a lógica de realização de uma tarefa; Decompõe uma atividade em sub-atividades (atividades de mais baixo nível), com fluxo de controle seqüencial ou concorrente entre sub-atividades

Características São um caso especial dos Diagramas de Estados; São semelhantes aos antigos fluxogramas; São muito usados para modelar atividades concorrentes Uma transição entre atividades é gerada simplesmente pelo término de uma atividade e não por eventos externos.

Principais elementos Estados iniciais e finais; Atividades; Decisões; Transições; Barras de Sincronização; Partições.

Estados Iniciais e Finais Todo diagrama de atividade possui um estado inicial e um final. O estado inicial indica o início do fluxo de controle do diagrama e o estado final indica o término do diagrama. Sempre um estado inicial deve existir, mas podem existir vários estados finais.

Estados Iniciais e Finais - Representação Gráfica Estado Inicial Estado Final

Atividades É uma ação a ser desenvolvida, e quando finalizada transfere automaticamente o fluxo de controle para outras atividades. O significado de uma atividade depende do contexto em que o diagrama é utilizado: Uma tarefa realizada por uma pessoa no caso da representação de um processo manual, Um processo no caso de um sistema automatizado ou Um método no caso de descrição de um outro método

Atividade - Representação Gráfica

Decisão Decisão é um recurso utilizado para controlar desvios no fluxo de controle de um diagrama de atividade. Ele é composto de condições booleanas e cada condição, quando satisfeita, dispara uma transição correspondente.

Decisão - Representação Gráfica [Não] [Sim]

Transições A transição indica o caminho a ser seguido pela execução. Normalmente, ela pode tem uma atividade ou decisão como origem ou termino. Quando a transição possui uma decisão como origem, ele possui um condição de guarda que quando satisfeita permite a passagem do controle para a atividade seguinte.

Transições - Representação Gráfica [Não] [Sim] Transição

Barras de Sincronização São usadas para especificar forks e joins. Um fork representa a divisão de um único fluxo de controle em vários fluxos de controle concorrentes Um join representa a sincronização de dois ou mais fluxos de controle concorrentes

Barras de Sincronização Os sincronizadores são utilizados para indicar o início e o término de processos paralelos. Uma transição que começa num sincronizador somente é executada quando todas as transições que chegam ao sincronizador ocorrerem. E, quando um transição chega a um sincronizador, as transições que partem deste sincronizador ocorrem simultaneamente e independentemente.

Barras de Sincronização - Representação Gráfica

Um exemplo...

Por Água no Reservatório Outro exemplo... Procurar Bebida [não há café] [não há coca-cola] [há cola] [há café] Por Água no Reservatório Por Café no Filtro Pegar Xícara Por Filtro na Maquina Ligar Máquina Esperar que aqueça /ligar cafeteira Colocar café Beber Buscar latas de cola luz desliga-se

Partições (swimlanes) As partições são uma forma lógica de organização das atividades. Esta organização podem ser em termos de objeto, casos de usos ou processos de trabalho. Cada pista é encabeçada pelo nome da unidade organizacional, entidade ou objeto responsável pelas ações e atividades aí localizadas.

Exemplo Completo

Estudo de caso: Biblioteca Caso de uso: Requisitar publicação

Exemplo completo : requisição [espera disponibilidade] : requisição [espera levantamento] : requisição [espera devolução] : requisição [finalizada]