FORMAÇÃO DE AGENTES DE ATER Goiânia – Goiás 01 de abril de 2013 Bernadete M. de S. Janke Médica Veterinária Márcia Maria de Paula Engenheira Agrônoma Paulo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Advertisements

PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
UMA POLÍTICA NACIONAL DE FOMENTO AO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
PLANOS DE CADEIAS TERRITORIAIS
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
A FETRAF-SUL avalia que vive-se uma crise de MODELO AGRÍCOLA PRODUTIVO. Esta crise é caracterizada por: Uma agricultura que causa grande impacto ambiental,
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
POLÍTICAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ORGÂNICA – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AJUDANDO A PRODUZIR CONHECIMENTO A ECOSERRA: Fundação: 1999 Sócios Fundadores: 20 pessoas Número Atual.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO
Informativo Número 1 | Abril de 2012 | Botucatu/SP Realização : Financiamento: Apoio: Prefeitura Municipal de Botucatu Subsecretaria.
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
no Extremo Sul Catarinense
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Plano Estratégico Regional de Turismo
Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional e Mercado Institucional 13 de Julho de 2010 Florianópolis - Santa Catarina CONSELHO ESTADUAL DE SEGURANÇA.
REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
Nome do Gestor: Antonio Neto Nome da Experiência: Comercialização dos Produtos para as Políticas Públicas Município/Estado: Padre Marcos - Piauí Data:
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
08/02/2013 FAMURS.
Nome da Gestora: Marigaiane de Medeiros Nome da Experiência: Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares Ltda. Município/Estado: Pelotas/Rio.
Passo-a-passo para compra e venda
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
29 janeiro de 2013.
A POLÍTICA NACIONAL DE AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA E SEU PLANO
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ângela Castro Gerência-Geral de Alimentos V Reunião Nacional da Vigilância.
PLANO DE TRABALHO FUTURO. Princípios da integração Pesquisa/ATER/AF Desenvolvimento Rural Sustentável; Gestão democrática e participativa ; Respeitar.
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
EDUCADORES AMBIENTAIS
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
Estratégias para concretização de ações prioritárias para o fortalecimento da Agricultura Familiar na Dinamização Econômica dos territórios PLANOS DE CADEIAS.
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
Relatório da 1ª Roda de Conversa dos Artesãos Encontro dos artesãos realizado no dia 21/05/2010 na Secretária de Educação e Cultura. Participaram 44 artesãos.
A agricultura no Maciço da Pedra Branca
1.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA
Encontro Intercontinental de Desenvolvimento Territorial Sustentável
APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO DE FLORESTAS DO AMAPÁ
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIDADE FAMILIAR
FUNDO BABAÇU Criado por
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo.
A EXPERIÊNCIA DA REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
PROJETO TERRITÓRIOS. RESPOSTA A PERGUNTA 1: FETAESC/ ASSOCIAÇÕES MICRORREGIONAIS DE STR/STR CASAS FAMILIARES; ASSOCIAÇÕES DE MUNICIPIOS UNITAGRI UNIAGRO.
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Articulação da Agricultura Familiar com o Mercado REDE ESTADUAL DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR.
1. EQUIPE LOCAL Atividade realizada de 2015 Programa Água para todos foi beneficiadas 50 Famílias da agricultura familiar. (parceria da secretaria.
AÇÕES DO PNAE DESENVOLVIDAS COM APOIO DA EPAGRI - SC 2009.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
Agricultura Familiar Produzindo alimentos para um Brasil sem fome.
Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e Alimentação Escolar -PNAE Eng. Agr. Renato de Lima Dias Março 2010.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
1. Relatório das Atividades da UL de Alto Paraíso de Goiás /2016 Apresentação do Relatório de atividades da UL da Emater no período de 02/01/2015.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO DE AGENTES DE ATER Goiânia – Goiás 01 de abril de 2013 Bernadete M. de S. Janke Médica Veterinária Márcia Maria de Paula Engenheira Agrônoma Paulo C. Aiub de Albuquerque Zootecnista

EIXOS NORTEADORES DO TRABALHO: - cooperação – ninguém faz nada sozinho (equipe local e parceiros institucionais) - EXTENSÃO RURAL – ASSISTÊNCIA TÉCNICA - agricultura familiar – AGROECOLOGIA - agricultor familiar – protagonista

PRINCIPAIS AÇÕES DA UNIDADE LOCAL MINEIROS : - manutenção da rede de cooperação em torno do fortalecimento da agricultura familiar local; - proximidade poder público municipal - convênio; - criação do Programa Municipal de ASTEC; - elaboração de projetos - crédito rural; - realização de eventos (Festa da Semente e Encontro Criadores de Suíno Caipira – resgate agrobiodiversidade); - apoio ao SIM - Serviço de Inspeção Municipal; - apoio a COOPERMIN – PNAE, PAA; - Programa Municipal de Criadores de Suíno Caipira; - participação Território Rural de Identidade Parque das Emas - Projeto Gir Goiás; - Núcleo de Agroecologia, e - Clube de Jardinagem/Paisagismo Rural.

Antigamente.... quando nossos pais foram criados.... moravam na roça.... e produziam tudo!!!! QUALIDADE DE VIDA!!! FARTURA!!! ÁGUA DE QUALIDADE!!! ALIMENTOS DE QUALIDADE!!! NAS FAZENDAS.... NASCENTES PROTEGEDIDAS... CERRADO – FONTE DE ALIMENTOS, REMÉDIOS, FIBRAS, ETC..... DESMATAMENTOS FORÇA DO TRABALHO!!!

E DAÍ... década de chegou no Brasil...a MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA (Revolução Verde): - TRATORES - SEMENTES MELHORADAS - MUITOS AGROTÓXICOS - ADUBOS QUÍMICOS CRÉDITO RURAL E PESQUISA – POLÍTICA PÚBLICA

E daí.... os agricultores familiares começaram também a se modernizarem Tem que acompanhar a modernidade!!!......

HOJE.... na nossa região O QUE A AGRICULTURA FAMILIAR PRODUZ ????? Estão tecnificados???? Tem tratores de ponta......???? Usam as melhores sementes????? As melhores raças???? Os melhores VENENOS??????? ACOMPANHARAM A MODERNIDADE????

HOJE.... nossa região AGRICULTOR FAMILIAR LEITE - E a Lei da MERENDA ESCOLAR? - E o consumidor que quer uma verdura frequinha, uma fruta sem veneno? Ou um polvilho caipira, um queijo pra fazer aquele PÃO DE QUEIJO???

E aí vem a vigilância sanitária que não deixa vender isso de jeito nenhum TEM QUE CUMPRIR A LEGISLAÇÃO....!!!!!!!!!!!!!!

Chegamos num momento de parar e REFLETIR !!!!!

AGROECOLOGIA

PROGRAMA MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DE SUÍNOS CAIPIRA Resgatando a Agrobiodiversidade

Reuniões – Jataí, Mineiros, Serranópolis, Santa Rita e Portelândia Criação do Território Rural de Identidade Parque das Emas 15/10/10

Criação do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia 03/12/10

LEI MERENDA ESCOLAR – JUN 2009 Reunião com responsáveis pela Merenda Escolar das escolas do município PAA

Excursão em Silvânia-GO – conhecer COOPERSIL e a central de comercialização 24/05/11

Lançamento Oficial COOPERMIN e Central de Comercialização 20/06/11

Criação do SIM Serviço Municipal de Inspeção Agosto 2011

IG – QUEIJO CABACINHA

Queijaria Água Limpa Mineiros-GO – 06/06/12

AGROCENTRO-OESTE FAMILIAR GOIÂNIA JUNHO 2012 TEMOS QUE IR DE NOVO! JUNHO DE 2013

Criação do Programa de ASTEC Criação agosto de 2011

Projeto Balde Cheio Início dezembro 2011

Curso MERCADOS INSTITUCIONAIS para AGRICULTURA FAMILIAR ISPN OUTUBRO 2012 Apesar de todas as dificuldades, hoje, Mineiros é um EXEMPLO!!!

Elaboração Projeto Fortalecimento da Agricultura familiar em Mineiros parceria Programa Energia Social Início junho de 2011 Aprovado novembro de 2012 – 1ª PARTE - CAPACITAÇÃO EM AGROECOLOGIA – SP - PLANO DE NEGÓCIOS DO SEBRAE

FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR EM MINEIROS - Diálogo - Participação - Cooperação e solidariedade - Empoderamento - “Eu sou responsável pelo meu sucesso!” - Aprendizagem - Parceria

DESAFIOS - políticas públicas estaduais, municipais de apoio à agricultura familiar, - adequações das legislações sanitárias, que no Brasil, só atendem a agroindústria empresarial; - assistência técnica, respeitando a cultura, o ambiente, as aptidões, as pessoas; e - ações voltadas para organização de todas as etapas do processo produtivo.

Entrega do Relatório Anual das Atividades da Unidade Local e Reunião com Vereadores fev/mar 2013