ABERTURA DO MERCADO DE GLP Levy & Salomão Advogados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INFLAÇÃO.
Advertisements

Professor Adilson de Oliveira Instituto de Economia UFRJ
Governabilidade e Igualdade de Gênero
Sumário Exercícios
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo 19 de março de 2009.
Benefício para Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância (BSP)
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária GPROP LEGISLAÇÃO DE PROPAGANDA DECRETO N.º DE SETEMBRO DE 1931.
Senarc: atribuições institucionais
Sumário, aula 12 Intervenções do Governo Imposição de um Preço Máximos
Ministério de Minas e Energia
TIAGO SILVA – DIRETOR DO PROCON
POLÍTICA DE PREÇOS ÓLEO DIESEL PETROBRAS
(Volume I – Orientação a Professores)
Distribuição de renda.
Operação de Fiscalização
Globalização econômica e comércio exterior
Roberto Brandão O problema do suprimento de combustíveis para termoelétricas.
Indústria de Gás Natural no Brasil
Fundo de Desenvolvimento do Nordeste-
ESTRUTURA DA ORDEM JURÍDICA BRASILEIRA
Seminário disponibilidade e Alternativas de Gás Natural
Indústria do GLP e Lei do Petróleo
1 Comentários sobre o Histórico da Regulação do Gás Liquefeito de Petróleo – GLP Workshop IBRAC\Sindigás Adriano Pires 03/08/2006.
_________________________
O PAPEL DO GLP NA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA
Distribuidoras Associadas
Programa Nacional de Requalificação
Evolução do Cadastramento dos PRGLP
O Atuário na Regulação da Saúde Suplementar
EMPRESAS DISTRIBUIDORAS
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Superintendente Adjunto de Fiscalização do Abastecimento
IX Seminário Nacional de Petróleo e Gás Natural no Brasil
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
Lei 66-B/2012 de DR. 252 de (Orçamento Estado para 2013) Principais alterações do Orçamento Estado na àrea de Recursos Humanos.
X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
proteção dos interesses dos consumidores quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos;
PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS – PAA
REORGANIZAÇÃO DO PISO BÁSICO DE TRANSIÇÃO
Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS
Assessoria Jurídica da Embrapa
República Federativa do Brasil Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Projeto de Lei Orçamentária /Agosto/2007.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Rio de Janeiro, 28/6/2013 GESEL/UFRJ
Missão A ANS tem por finalidade institucional promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regular as operadoras setoriais.
Ecostrat - all rights reserved – 2010 O Processo de Liberalização de Preços de GLP no Brasil José Tavares de Araujo Jr. Ecostrat Consultores 09 de abril.
Audiência Pública Resolução e Regulamento Técnico PROJETO SIMP Sistema de Informações de Movimentações de Produtos Rio de Janeiro, 2 julho 2004.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
REUNIÃO BOLSISTAS CIDADÃ E ARTIGO 170. Localização: em frente à Biblioteca Contatos: (49) /1089/1049/1038
Rio Verde - Goiás - Brasil
1 ESTÁGIO AVANÇADO DA INTERNACIONALIZAÇÃO CRISE NA PRODUÇÃO : CICLO DE BAIXA 2002 AMBIENTE MUNDIAL.
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
CARTÃO DE PAGAMENTOS DO GOVERNO FEDERAL FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ PAULO M. BUSS.
Comentários ao artigo “A Regulação do Setor de GLP no Brasil” de José Tavares de Araújo Jr. Armando Castelar Pinheiro IPEA - UFRJ Brasília, 3 de agosto.
PROCEDIMENTOS PARA O PROCESSO DE COMPRAS
Mercado de Preços Livres, Sistema de Monitoramento de Preços Utilizado
O processo de desregulamentação do Mercado Brasileiro de GLP Apresentado por: Luis Antonio Malheiros Meloni Ultragaz/Brasilgás, Brasil.
1 Light – Recuperação de Energia Dezembro 2012 Light – Recuperação de Energia Dezembro 2012.
Sustentabilidade no setor energético – a experiência sueca Semida Silveira Sustentabilidade na geração e uso de energia no Brasil: os próximos vinte.
Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome LUCILENE RODRIGUES Consultora Jurídica Brasília Abril/2007 Desenvolvimento.
O Livro de Reclamações Electrónico INFARMED - Direcção de Inspecção e Licenciamento 15 de Abril de 2008.
Regime Tributário do GLP no Brasil Antonio Carlos Moreira Turqueto
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Estabilização, reformas e desequilíbrios macroeconômicos
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Transcrição da apresentação:

ABERTURA DO MERCADO DE GLP Levy & Salomão Advogados

Estrutura Contraste: modelo da Lei e sua implementação Agenda de Políticas Públicas para o setor

Grau da abertura: parâmetros Liberdade de preços Possibilidade de pluralidade de agentes no suprimento (Barreiras ao acesso às atividades no setor)

Fidelidade à bandeira Limitação regulatória que resta: bandeira única Portaria MINFRA n.º 843/90 Código de Auto-Regulamentação (agosto de 1996) Portaria MME n.º 6/97 Lógica: proteção de investimentos em segurança, treinamento, atendimento ao consumidor Propostas de eliminar exclusividade: ditada por polêmica sobre preços – ver adiante Política pública deveria concentrar-se em assegurar fiscalização (injeção, free-riding)

Abertura – 4 fases Até 31/12/2001: Primeiro semestre de 2002: preços no mercado doméstico mais baixos que preço internacional – subsídio por meio de “PPE negativa” não ressarcimento com recursos da PPE pela diferença (Port. 203/98, art. 10) Primeiro semestre de 2002: Preços Petrobras = paridade de importação Agosto de 2002: Retabelamento branco da ANP acresce a dificuldades já existentes: incerteza relativa a regime de preços inibe importações Desde então

Distribuição e revenda : desregulamentação agosto de 1996: liberação das “margens internas” (distribuição e revenda - Portaria MF/MME nº 195, de 1º de agosto de 1996) março de 1998: liberação dos preços ao consumidor nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (Portaria MF/MME nº 54, de 16 de março de 1998) novembro de 1998: liberação dos preços ao consumidor nos demais Estados do Sul e Sudeste (Portaria MME/MF nº 322/98, de 30 de novembro de 1998) maio 2001: liberação dos preços ao consumidor no resto do país (Portaria Interministerial MF/MME nº 125, de 3 de maio de 2001)

Preços ex refinaria: subsídios Até dezembro de 2001: PPE negativa (Portaria Interministerial nº 3, de 27 de julho de 1998) Instituição da CIDE a partir de 31 de dezembro de 2001: fim da “PPE negativa” Passo concomitante à criação do Programa Auxílio-Gás Medida Provisória nº 18, de 28/12/01 (convertida na Lei nº 10.453, de 13 de maio de 2002) - Decreto nº 4.102, de 24/01/02 Subsídio de R$ 7,50 mensais a famílias com renda mensal per capita de até ½ salário mínimo ou registradas no Cadastramento Único para Programas Sociais do Governo Federal ou beneficiárias do "Bolsa Escola" ou "Bolsa Alimentação” ou cadastradas como potenciais beneficiárias desses programas.

Preços ex refinaria: contratempos Aumentos significativos de preços mercado internacional fim da PPE negativa câmbio Agosto: “re-tabelamento” pela ANP Resolução n 4, de 6 de agosto de 2002, do Conselho Nacional de Política Energética: poder à ANP para fixar preços máximos Despacho do Diretor-Geral da ANP Nº 524/2002, em 15 de agosto de 2002: redução de 12,4%

Retabelamento: contexto e distorções Pano-de-fundo: produto essencial; historicamente subsidiado (FUP, PPE); estágio embrionário do Vale-Gás Distorções: substituição entre tipos de vasilhame e entre combustíveis segurança meio ambiente ineficiência e preços mais elevados ao consumidor discriminação entre consumidores vulnerabilidade jurídica

Agenda de políticas públicas (Livre acesso) (Condições de suprimento no front doméstico) GLP acessível - Alternativa 1: mecanismo de estabilização de preços GLP acessível - Alternativa 2: aprofundamento do Programa Auxílio-Gás

Bolívar Moura Rocha (61) 426-6090 bmoura@levysalomao.com.br