Identificação Única de Pacientes em Fontes de Dados Distribuídas e Heterogêneas Vinícius de Freitas Soares Alvaro C. P. Barbosa Ramon Gomes Costa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Presidência da República Gabinete de Segurança Institucional Sistema Gestão SAEI Brasília, 11 de agosto de 2005.
Advertisements

REDAÇÃO DE PROPOSTAS, PROJETOS E DOCUMENTOS
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
Middleware para Serviços Baseados em Localização
Sistemas Distribuídos
#pshare: compartilhando preços de produtos na web Dárlinton B. F. Carvalho Março de 2010.
MIDDLEWARE BASEADO EM AGENTES MÓVEIS PARA SUPORTAR COMPUTAÇÃO MÓVEL
CPU – based DoS Attacks Against SIP Servers
Orientador: Prof. Dr.rer.nat. Aldo von Wangenheim
Neide dos Santos Oscar Luiz Monteiro de Farias
1 Sistemas Distribuídos - SDI Caracterização de Sistemas Distribuídos. Introdução. Exemplos de Sistemas Distribuídos. Desafios.
Sistemas de Recuperação de Imagens com Base no Conteúdo
Gerenciando e Integrando Banco de Dados e Repositórios na Rede CTPetro Amazônia Laurindo Campos INPA II Workshop da Rede CTPetro Amazônia – de Novembro.
O setor de saúde e suas relações – Um desafio para diversos atores
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Princípios e Paradigmas 2ª Edição ANDREW S
Cristina F. F. Assunção Elderclei R. Reami Marcelo Knörich Zuffo
Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico Perspectiva da Assespro Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet.
Márcio Geovani Jasinski
Fundação Aplicações de Tecnologias Críticas - Atech
Observações sobre o Projeto Conteúdos Digitais em Cultura e Lingua Portuguesa Carlos H. Marcondes Depto. de Ciência da Informação/UFF
Introdução Forte dependência de grandes fornecedores de hardware e software Altos custos com retorno duvidoso Sistemas fragmentados sem integração Redes.
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
Arquitetura e Linguagens
Presidente: Conselheiro Renato Martins Costa
Modelagem de dados e representação da informação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
Projeto de casos de uso RUP + Projeto de serviços SOA
CAPSI 05 Tecnologias de suporte aos SI
TI para uma Instituição de Ensino Dinâmica
Gestão de Processos e Tecnologia da Informação
Modelo para Integração de Sistemas de Detecção de Intrusão através de Grids Computacionais Paulo Fernando da Silva Carlos Becker Westphall Carla Merkle.
Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:
Marcela Bezerra da Silva Cin - UFPE
GRADE Conceito Histórico –NASSA’s Information Power Grid (Primeira) “A” GRADE e “uma” GRADE; GRID Middleware –Exs: Condor, GLOBUS e Unicore;
O desafio da avaliação de resultados no serviço público Wilson da Costa Bueno É preciso desenvolver uma “cultura de avaliação” Congresso.
Augusto Martins e José Luís Zem Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Utilização de Cluster de Computadores.
Ferramentas Visio + VisioCase
Planejamento da Apresentação sobre CORBA Grupo: Sergio Cosme N. C. Filho Tatiana Cardia Petra.
Distribuição e Execução de Wrappers em Ambiente de Grid para o CoDIMS Orientado Cristiano Biancardi Orientador Prof. Dr. Alvaro C. P. Barbosa.
Normas para Gestão de Metadados: Norma ISO/IEC 11179
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Redes Sociais Colaborativas Patrícia Ramos | 22/05/2006.
Tipos de Sistemas Distribuídos
Padrão Interoperável para Objetos de Aprendizagem
Introdução a JEE Marco A. S. Reis Arquiteto de Software Abril/2011.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Plano de Controle GMPLS para Redes Ópticas de Transporte Felipe P. Favoreto Anilton S. Garcia Marcelo T. A.Torres Marcelo.
Dados abertos interligados
Integração de Ferramentas CASE
Desenvolvimento de Software Dirigido a Modelos
Gestão das Tecnologias da Informação em Saúde: Novas Tecnologias e Novos Renato M.E. Sabbatini UNICAMP Instituto Edumed.
Sistema de Informações Baseado na Web para a Gestão do Conhecimento da Seção de Software Básico do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul UNIVERSIDADE.
INFORMÁTICA APLICADA À RADIOLOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROJETO FINAL
DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO PARA ACESSO E CONSULTA DE IMAGENS MÉDICAS EM EQUIPAMENTOS MÓVEIS NO PADRÃO DICOM Rafael Andrade –
ABNT/CEE-78 Comissão Especial de Estudo – Informática em Saúde GT3 – CONTEÚDO SEMÂNTICO Relatoria Deborah Pimenta Ferreira Secretaria Municipal de Saúde/SP.
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Centro Hospitalar do Porto, EPE
Jogo para Aplicativos Móveis Utilizando o Android Brasília 2010 Autores: Andréia Michelle da Cunha de Noronha Érica Rossana Pinto Correia Thiago Pereira.
Ensino – Pesquisa – Extensão
Redes e Sistemas Distribuídos II – Cód Prof. MSc. Ronnison Reges Vidal.
Projetar Processos. Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Projetar distribuição | 2 Descrição do Projeto.
Leandro Clementino Almeida.  Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote:  Aumentar a capacidade de processamento de programas  Usuário ia ao computador.
SOA SOA – Arquitetura Orientada a Serviços Conceitos e Aplicações
@eltec Consultoria em Software. Produtos Consultoria em Software Análise Desenvolvimento de Software Manutenção de Sistemas.
TIC e a Formação de Recursos Humanos Bacharelado em Informática Biomédica Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques FMRP – USP – Ribeirão Preto.
Sistematizando Desafios de Pesquisa em Medicina Ubíqua Sérgio L. Rodrigues, Adenauer C. Yamin Universidade Católica de Pelotas - Pelotas/RS Programa de.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
Implementação da Rede Virtual de Bibliotecas em Saúde do Estado de Minas Gerais Maria Inês Iunes Camillo Soares ¹ Fundação Hemominas ¹ Bibliotecária da.
Na área da Arquitetura, a crescente demanda de informação gerada nestes últimos anos, somada à falta de um plano estratégico que possibilite a disseminação.
Transcrição da apresentação:

Identificação Única de Pacientes em Fontes de Dados Distribuídas e Heterogêneas Vinícius de Freitas Soares Alvaro C. P. Barbosa Ramon Gomes Costa

Roteiro Desafio Obstáculos Motivação Padrões Objetivo Metodologia Arquitetura Proposta Resultados Conclusões e Trabalhos Futuros

... Desafio Integração de Dados em Sistemas de Saúde. Identificação Única de Pacientes. Paciente Fonte de Dados 1 Fonte de Dados 2 Fonte de Dados n ...

Obstáculos Diversidade de sistemas de informação. Multiplicidade de tipos diferentes de sistemas e de fontes de dados existentes na área de saúde: HIS, RIS, EPR, PACS, etc. Questões legais.

Transpor os obstáculos com integração Motivação Transpor os obstáculos com integração Risco: tratamento médico. Custo: duplicação de exames. Imprecisão: identificação de pacientes.

Padrões

Padrão IHE Integrating the Healthcare Enterprise Estimula a integração de sistemas de informação entre instituições de saúde. Recomenda uso de padrões (HL7, DICOM, etc.) Baseado em perfis de integração Retrieve Information and Display (RID) Enterprise User Authentication (EUA) Cross-Enterprise Document Sharing (XDS) Patient Identifier Cross-referencing (PIX)

Objetivo Promover a união entre o perfil de integração IHE/PIX e a tecnologia de middleware de integração de dados, com o intuito de estabelecer uma identificação única dos pacientes em sistemas de informações em saúde distribuídos e heterogêneos.

IHE/PIX

Middleware de Integração de Dados Uma das formas de integração de dados. Provê uma visão uniforme e homogênea a partir de diferentes fontes de dados heterogêneas e distribuídas. Suporta múltiplos modelos de dados, gerando um modelo global. Integração semântica dos dados.

Middleware de Integração de Dados Camada de Aplicação Camada de Integração (Middleware) Camada de Dados

Arquitetura Proposta

Por que Grid? Útil para compartilhar processamento de consultas, sobretudo as complexas e aquelas que manipulam grandes volumes de dados. Fundamental para processamento de imagens e otimização da recuperação de imagens médicas baseada em conteúdo (CBIR).

Como gerar o MPI (Master Patient Index) Processo de carga inicial a partir de cada fonte de dados. Os dados são armazenados no PIX Domain. Agrupamento, comparação e atribuição de pesos (confidence weight). Pesos acima de um patamar estabelecido, considera-se como único. Geração do MPI para pares com pesos altos. Realimentação do PIX Domain a partir de novas inserções nas fontes de dados. As fontes de dados não são alteradas para geração do MPI.

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados – Infra-estrutura

Considerações Finais Contribuições Esperadas Trabalhos Futuros Meta Componente importante do projeto de pesquisa “Software Livre e Interoperabilidade em Saúde” (FAPES, outorga 032/2007 e RUTE – Rede Universitária de Telemedicina). Implementação de um IHE/PIX brasileiro. União das tecnologias IHE/PIX e middleware de integração. Trabalhos Futuros Desenvolvimento e integração de um IHE/XDS. Incorporação de técnicas de recuperação de imagens médicas baseadas em conteúdo. Meta Ser implementado na rede pública de saúde.

http://codims.lprm.inf.ufes.br http://prodest.es.gov.br Dúvidas e-mail: vinicius@prodest.es.gov.br Sites: http://codims.lprm.inf.ufes.br http://prodest.es.gov.br