Wagner Santos C. de Jesus

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Transcrição da apresentação:

Wagner Santos C. de Jesus Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Banco de dados - I Material I-Bimestre Introdução a linguagem de programação object pascal (Delphi), Estrutura da aplicação, Código Fonte, Tipos de dados, componentes básicos, operadores, Estruturas de controle, conversão de tipos. site: http://www1.univap.br/~wagner Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus

O que é Delphi? O Delphi é um ambiente de desenvolvimento de aplicações, orientado a objeto, que permite o desenvolvimento de aplicações para os Sistemas operacionais Windows 3.11, Windows 95 e tecnologia NT, etc. com pouca codificação. Que possui ferramentas de desenvolvimento, como templates e experts de aplicações e formulários, que aumentam muito a produtividade, facilitando a programação da aplicação.

Detalhes Técnicos(Delphi) É uma ferramenta de programação, dialeto da linguagem Pascal. Orientada a Objetos(OOP). Ferramenta de RAD(Rapid Aplication Development). Programação por Eventos. Acesso a bancos de dados.

Formação de uma Aplicação em Delphi Projeto UNIT - Unidade Form - Formulário Project – Projeto procedures, functions - Procedimentos e funções

Exemplo do Arquivo(Project) program Project1; uses Forms, Unit1 in 'UNIT1.PAS' {Form1}; {$R *.RES} begin Application.CreateForm(TForm1, Form1); Application.Run; end.

Exemplo do Arquivo Formulário (*.pas) unit Unit1; interface uses SysUtils, WinTypes, WinProcs, Messages, Classes, Graphics, Controls, Forms, Dialogs; type TForm1 = class(TForm) private { Private declarations } public { Public declarations } end; var Form1: TForm1; implementation {$R *.DFM} {Uses Adicional} {Initialization} end.

Form (Formulário) Programação

Tipos de dados Os tipos de dados definem como deverá ser a informação gravada na memória de um computador. No que diz respeito ao tamanho, tipo e espaço reservado para um determinado dado.

Tipos de dados São: Números Inteiros Números de ponto Flutuante Letras e Números e símbolos – String Booleano (Verdadeiro ou Falso) e Variante Data e Hora

Tipos de dados(Inteiros) Integer - -2.147.438.648 até 2.147.438.647 Byte - 0 até 255 Int64 - LongInt - -2147.483648 até 2.147.483.647 LongWord - 0 até 4.249.967.295 ShortInt - -128 até 127 SmallInt - -32.768 até 32.767 Word - 0 até 65535416

Tipos de Dados(Real) Ponto Flutuante

Tipos de Dados(String) String - 255 Caracteres AnsiString - Aproximadamente WideString - Aproximadamente

Tipos de Dados(Boolean) e Variante Boolean - False ou True Tipo Variante (Variant) Cria um tipo de dados dinâmico para uma variável

Data e Hora O tipo data e hora vem a ser um tipo especial para controles cálculos e ajuste preciso no que diz respeito a data e hora. TDateTime : Cria a uma variável especial para data e hora.

Componentes São conjunto de objetos para criação de uma aplicação. Exemplo : Botões, Caixa de Texto etc.

Barra de Componentes Principais Componentes

Propriedades Todo o componente é composto por propriedade e métodos. Caixa de Propriedades exemplos:

Operadores Relacionais > - Maior que < - Menor que = - Igual a <> - Diferente de >= - Maior ou igual <= - Menor ou Igual

Operadores Aritméticos + - Soma - - Subtração * - Multiplicação / - Divisão div - Divisão de Inteiros mod - Resto da Divisão

Operadores Lógicos(Booleanos) And - e Or - ou Not – Não

Estruturas de Controle Atribuição Repetição Condição

Atribuição <Variável> := <Valor/Conteúdo>; Exemplo : Var x : real; x := 1.5; palavra := ‘Abacaxi’;

Sintaxe Condição (If/then/else) if <condição> then <Instrução-1> else <Instrução-2>; Ou if <condição> then Begin <Bloco-Instruções>; end;

Exemplo bloco com else if <condição> then Begin <Bloco-Instrução-1>; end else <Bloco-Instrução-2>; End; Aqui não tem (;)

Exemplo : if() a := 10; if(a = 10) then ShowMessage(“Ok”) else ShowMessage(“Valor diferente de 10”);

Sintaxe Repetição (For) For <Variavel> := <Inicial> to <Final> do <Instrução>; ou Begin End;

Ou downto quando o (For) é decrescente Exemplo : For <Variavel> := <Final> downto <Inicial> do Begin <Instrução>; End;

Exemplo: For For i := 1 to 10 do ShowMessage(IntToStr(i)); O programa acima irá imprimir valores de um a 10.

Estrutura de Repetição com While/do Exemplo : While <condição> do <Instrução>; ou Begin <Bloco-Instrução>; end;

Exemplo: While. a:= 1; While a <= 5 do begin a := a + 1; end; ShowMessage(a);

Estrutura de Repetição com Repeat/Until Exemplo : Repeat <Bloco de Instruções>; Until <condição> Atenção : A instrução Repeat não possui o uso dos comandos begin End em seu interior.

Exemplo : Repeat procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject); var a,t : integer; begin a := 1; Repeat t := a * 3; a := a + 1; ShowMessage(IntToStr(t)); Until a > 10 end;

Declaração de Variáveis var - Comando que declara uma variável. Sintaxe : [var <Nome-Variável>] : [<tipo>]; Exemplo : var x : integer;

Procedimento de Saída de Dados Para enviar dados para uma caixa de mensagens usamos a “procedure” ShowMessage(). Exemplo : ShowMessage(‘Testando Programa’); Obs : A saída será uma caixa de mensagens com a String (Testando Programa!!!).

Exemplo da Saída do ShowMessage()

Usando Componentes Padrão(Standard) Os Componentes mais comuns em uma aplicação são : Caixa de Texto. Botão de Comandos. Formulário. Rótulo

Componente Caixa de Texto(Edit) Entrada de dados do tipo String pelo teclado.

Componente Botão de Comandos(Button)

Componente Form com (Edit,Button)

Componente Label(Rótulo) Um meio de enviar informações para tela. Obs : Para mudar o rótulo de um label usa-se a propriedade caption.

Exemplo : Label1.Caption = “Testando programa Delphi”;

Conversão de tipos de dados Tipo String para um Inteiro. Função StrToInt() Tipo Inteiro para uma String. Função InToStr() Tipo String para um Real. Função StrToFloat() Tipo Real para String. Função FloatToStr()

Exemplo Conversão inteiro para String. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var a : integer; b : String; begin a := 5; b := IntToStr(a); ShowMessage(b); end;

InputBox() - Criando uma caixa de entrada Sintaxe do InputBox() : <varString> := InputBox(<Str1>,<Str2>,<Str3>); <Str1> - Primeiro argumento string que é o título do cabeçalho da Janela. <Str2> - Segundo argumento string que contém o título da caixa de texto. <str3> - Terceiro argumento string que é a seqüência de caracteres padrão de entrada da caixa. Obs : Retorna com a String digitada pelo usuário, caso não seja digitado nada será retornado nulo (vazio).

Exemplo : InputBox() S := InputBox(‘Entrada’,’Digite uma Palavra’,’’);

Programa Exemplo : procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var i,s,m,p: Integer; nome,nomem :String; begin m := 0; for i := 1 to 5 do s := StrtoInt(InputBox('Entrada','Ano Nascimeto:','')); nome := InputBox('Entrada','Nome:',''); p := 2005 - s; if p > m then m := p; nomem := nome; end; ShowMessage('O mais velho é o '+nomem+ 'Com '+Inttostr(m)+' anos de idade.');