Prof. Jeferson C. de Souza

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Mundo em Desenvolvimento
Advertisements

Regionalização mundial e o conflito norte-sul
A GEOGRAFIA DO PODER.
Globalização Com o declínio do socialismo e a formação do mundo multipolar (vários pólos de poder), muitos países, antes socialistas, passaram a adotar.
Capitalismo O capitalismo se consolidou como sistema político- econômico durante a Revolução Industrial, que ocorreu principalmente na Inglaterra, França.
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
Subdesenvolvimento.
Guerra Fria Geografia.
SOCIALISMO CIENTÍFICO
CONTRASTES NOS PAÍSES DO SUL
Socialismo.
Aulão de Revisão Geografia – 7ª série. Regionalização Regionalizar consiste em identificar áreas do planeta que possuam características comuns. Divisão.
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Europa – Aspectos Gerais
INDICADORES SÓCIO ECONÔMICOS - IDH
Desigualdade e exclusão Cap. 14
Desigualdade e exclusão Cap. 14
ORGANIZAÇÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL
América Latina Professora Rosaine Lima
Regionalização por nível de Desenvolvimento
Regionalização do Espaço Geográfico Mundial
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
Os indicadores da população
Prof. Jeferson C. de Souza
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Regiões Geoeconômicas: o Norte e o Sul
DOIS MUNDOS E UM SÓ PLANETA
DOIS MUNDOS EM UM SÓ PLANETA
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Regionalização por nível de Desenvolvimento
Administração de Mercado Exterior
Divisão Internacional do Trabalho
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
Capítulo 22 – Os países emergentes
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
RELAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO ESPAÇO MUNDIAL
GEOGRAFIA.
subdesenvolvidos e IDH
IDH: você conhece essa sigla?
Capítulo 17 – O subdesenvolvimento
América Platina.
Economia e Sociedade Prof.ª Me. Marcela Ribeiro Albuquerque
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Sistemas econômicos Capitalismo: Socialismo:
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Atividade sobre a Economia Europeia
Gay-Lussac Prof. José Victor
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Princípios da Geografia Econômica
G-20.
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento. Ranking do Desenvolvimento Guerra Fria Divisão: –1º mundo (capitalistas avançados) –2º mundo (socialistas) –3º mundo.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
Os países Emergentes no Cenário Mundial
PAÍSES COM DIFERENTES NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
Profa. Renata Medici Frayne Cuba
G - 2.
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
O mundo dividido na era da Globalização
IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Agora vamos mudar o nosso olhar
Diferentes formas de dividir o planeta
Brasil: Rico ou Pobre “ O Brasil não se desenvolveu; modernizou-se. O desenvolvimento verdadeiro só existe quando a população é beneficiada”
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Transcrição da apresentação:

Prof. Jeferson C. de Souza Regionalização do Mundo: 1. Primeiro, segundo e terceiro mundos 2. Desenvolvido e subdesenvolvidos 3. Norte e Sul 4. Centro e periferia 5. IDH Prof. Jeferson C. de Souza

Diferentes forma de regionalizar o mundo Depende do critério utilizado. Em geral são utilizados os seguintes critérios: Políticos; Econômicos e sociais; Industrialização e dependência econômica e militar; Desenvolvimento Humano; Entre outros...

Diferentes “mundos”!!! P. 44 Que países são estes marcados, diferentes dos seus vizinhos?? Primeiro Mundo: países capitalistas e desenvolvidos economicamente (economia de mercado onde o governo interfere o mínimo possível); Segundo Mundo: Países socialistas e com economia planificada (o governo planejando o que e onde deve ser produzido); Terceiro Mundo: países capitalistas menos desenvolvidos economicamente, dependentes economicamente dos capitalistas ricos.

Por que esta definição (primeiro, segundo e terceiro mundo é considerada ultrapassada? Representava uma divisão política!!! Pós Guerra Fria, o mundo em diferentes mundos!!!

Conforme aspectos econômicos –p.42 Desenvolvidos possuem um grande crescimento econômico e industrial boa qualidade de vida, como saúde, preocupação com os idosos, acesso ao conhecimento, a cultura, segurança, boa renda pra maioria da população etc., Subdesenvolvidos possuem características inversas, como não oferece boa condição de vida à sua população, economia dependente, grande concentração de renda, educação deficiente assim como a saúde.

Em Desenvolvimento ou Emergentes Bandeiras de quais países? BRICS!!! P.61

Caiu no ENEM!!! O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta. ALLAN, R. Crise global. Disponível em: http://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2010. Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que A) apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas. B) possuem base tecnológica mais elevada. C) apresentam índices de igualdade social e econômica mais acentuados. D) apresentam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global. E) possuem similaridades culturais capazes de alavancar a economia mundial.

O Brasil é central ou periférico? Os países pobres (periféricos) grande número de países que possuem menor desenvolvimento econômico, tecnológico e forte dependência em relação aos países centrais. Os ricos (centrais): exercem dominação econômica, financeira, tecnológica e militar sobre as periferias. O Japão exerce uma supremacia econômica e política, enquanto a Rússia exerce uma supremacia militar; O Brasil é central ou periférico?

Por que o Pinguim não encontra o Urso? Após décadas de Guerra Fria, o enfrentamento ideológico entre Socialismo e Capitalismo (Leste x Oeste) perdeu espaço para a disputa econômica entre Ricos e Pobres (Norte x Sul) Por que o Pinguim não encontra o Urso? Qual é o tipo de divisão entre eles? Cite países que estão no hemisfério Norte Geográfico, mas são considerados do Sul. E o contrário.

Utilizam como fatores para esta regionalização o grau de industrialização e a dependência econômica externa. Norte: apresentam um crescimento econômico (produção de bens e serviços), acompanhado de melhoria do padrão de vida da população. Sul: predomínio de atividades agrícolas, com baixo grau de industrialização, com economias instáveis (crises) dependência de importações (alta tecnologia) e capital estrangeiro. Caracterizado pela subordinação econômica, política e cultural dos países desenvolvidos.

Vestibular!!! (UFAM) Na passagem da década de 80 para a de 90, com o final da oposição entre o socialismo e o capitalismo, emergiram conflitos de interesse fundamentalmente econômico entre países capitalistas desenvolvidos e países capitalistas subdesenvolvidos. Trata-se da oposição:   a) Leste e Oeste                       b) Norte e Sul c) Ocidente e Oriente              d) Bipolar e) Não-alinhada

IDH- p. 333 /

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), * divulgado anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD) * avalia o nível de desenvolvimento das nações, O índice varia de 0 a 1 (quanto mais próximo de 1, melhor) e engloba três dimensões fundamentais do desenvolvimento humano: conhecimento (mensurado por indicadores de educação), saúde (medida pela longevidade) padrão de vida digno (medido pela renda).

Dimensões Não mais o PIB, por quê? Subíndice longevidade foi o único que não mudou e continua sendo medido pela expectativa de vida ao nascer. Subíndice de educação: média de anos de estudo da população adulta (25 anos ou mais) e o número esperado de anos de estudos . Subíndice de renda: Renda Nacional Bruta (RNB) per capita Não mais o PIB, por quê? Pense nos incentivos do governo aos estudantes!!!!

E o Brasil??? Anos Esperados de Escolaridade 13,8 anos

Tendo em vista o contexto em que (UFF) Considerada a mais dura competição de automobilismo do mundo, o Rali Dacar (anteriormente Paris-Dacar) vem sendo realizado desde 1979[...] A participação africana tem sido extremamente reduzida, a não ser pelos exuberantes cenários desérticos e semiáridos do continente. CONTEMPLAÇÃO - Um nativo observa o Nissan [...]atravessar o deserto durante a sétima etapa do rali Granada-Dacar. Folha de São Paulo, 09/01/1999. Tendo em vista o contexto em que se realiza essa competição e com base na fotografia, pode-se afirmar que a posição da África no mundo contemporâneo, em relação a outros continentes, é mais claramente evidenciada pelo predomínio dos seguintes aspectos:  a) desequilíbrio ambiental e ascensão militar. b) marginalização econômica e atraso tecnológico. c) reestruturação produtiva e decadência cultural. d) instabilidade política e uniformidade étnica. e) dependência financeira e estagnação industrial.

(UECE) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dado utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada população. Em 2009, o Brasil apresentou IDH de 0,813, valor considerado alto. Para definição desse índice são utilizadas três variáveis básicas que fazem parte do nosso dia-a-dia.  Para responder considere os itens: As três variáveis básicas que compõem o IDH são as dos itens a) I, III e V. b) I, II e IV. c) I, II e V. d) II, III e V.

Livro, p.335

Livro, p.336 Analise por continentes!!!

IPH- Índice de pobreza Humana Revela pessoas que sofrem carências em quatro dimensões: A Longevidade; O conhecimento; A provisão econômica A inclusão social IPH-2 60 anos Analfabetos funcionais Menos da metade da média Desemprego a mais de 12 meses

Tema! Ler o texto e responder questões – p. 61