A Campanha Fundamentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LEI “MARIA DA PENHA”.
Advertisements

“O que é Bullying” 7º ANO D.
PREVISÃO LEGAL De acordo com o que preconiza a Lei nº11.340/06 – Lei Maria da PenhaDe acordo com o que preconiza a Lei nº11.340/06 – Lei Maria da Penha.
Violência contra a mulher
A instituição escolar e a violência
Parte II VIOLÊNCIA na FAMÍLIA.
Violência contra as mulheres
Violência Familiar.
Violência contra a Mulher
A DISCRIMINAÇÃO DA MULHER E O ASSEDIO MORAL NO TRABALHO
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Violência contra idosos
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
Título título título -Texto O Convênio nº11/2008/SRJ-MJ/PGJ-MPPE, que viabilizou a criação e estruturação do Núcleo de Apoio a Mulher, faz parte da ação.
CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS MUNICIPAIS
Jamilly Barbosa de Freitas – Acadêmica de Direito
Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
BULLYING O termo “bullying” tem o seu significado da palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar outra pessoa.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES EM QUIXADÁ
Associação Fala Mulher
Instituto de Ensino Jurídico Contraponto Curso Preparatório para Agente Administrativo da PGE Profa.: Angie Finkler Bacharel em Direito Especialista em.
Tribunal de Justiça de Mato Grosso
BULLYING - ligue o som -.
Campanha Compromisso e Atitude Contexto: Altos índices de violência contra as mulheres 6 anos da Lei Maria da Penha: conhecimento e credibilidade na lei;
8 de Março – Dia Internacional de luta das mulheres
Instituto de Ensino Jurídico Contraponto Curso Preparatório para o Concurso de Oficial de Justiça Profa.: Angie Finkler Bacharel em Direito Especialista.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Rio Mulher.
LABORATÓRIO DE DIREITOS HUMANOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ
Violência Doméstica e Familiar
Edinilsa Ramos de Souza
Lei Maria da Penha /06 Em 1983, seu ex-marido, o professor universitário colombiano Marco Antonio Heredia Viveros, tentou matá-la duas vezes. Na.
“A Lei Maria da Penha é uma das mais belas novidades transformadoras do Brasil pós Constituição de Ela coíbe exemplarmente a violência contra a mulher.
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
I A Lei Maria da Penha Está em pleno vigor Não veio pr’a prender homem Mas pr’a punir agressor Pois em “mulher não se bate Nem mesmo com uma flor”. II.
Projeto Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência
ARTIGO 19 A ARTIGO 19 trabalha para que todos e todas, em qualquer lugar, possam se expressar de forma livre, acessar informação e desfrutar de liberdade.
O que é violência contra a mulher?
Dignidade da pessoa humana: Diagnóstico da violência contra a mulher
Escola Secundária da Ramada
O que é? Termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo.
Violência contra as mulheres
Violência Doméstica E.B 2/3 Couto Mineiro E.M.R.C Prof.: José António
Uma ameaça a dignidade humana
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS CONTRA A PESSOA IDOSA
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Comissão de Gênero e Diversidade Sexual
BULLYING Marta de Sousa Vasconcelos Sá. Bullying BULLY: valentão, tirano, mandão, brigão. BULLYING: conjunto de atitudes de violência física ou psicológica,
BULLYING O preconceito a ser evitado.
Violência contra a Mulher:
Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher Lei Maria Penha como importante forma de combate a tal violência.
“A Violência contra as Mulheres Prevenção e Protecção
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
Quando a brincadeira perde a graça...
Na aula passada Gêneros Textuais Tempos Verbais (função comunicativa)
COÍBE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Colégio Imaculada Conceição Professor : Ribamar Disciplina:Sociologia Grupo:Ana Luiza Nogueira,Joseana Farias,Larissa Pontes e Marcos Garcia Tema: A lei.
QUESTIONÁRIO LEI MARIA DA PENHA
Violência Doméstica no Brasil
O sofrimento Sem preconceito.
A Lei /06, conhecida com Lei Maria da Penha, ganhou este nome em homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, que por vinte anos lutou para ver.
Considerando-se os quatro eixos previstos na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, combate, prevenção, assistência e garantia.
O Protocolo de Atuação da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Estado do Rio de Janeiro recomenda as seguintes diretrizes para que.
Aplicabilidade Das Terapias Em Vítimas De Violência Doméstica.
Bem me Quero Daniela Ribeiro. Lei Maria da Penha Cinthia Daniela Pollyanna Tatiana 10º Período Psicologia Jurídica Lei nº de 7 de agosto de 2006.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito Penal II Ponto 1 – Crimes contra a Pessoa Lei /06 (Lei Maria da Penha) Cronologia do.
Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres
Transcrição da apresentação:

A Campanha Fundamentos A Lei Maria da Penha estabelece que sejam feitas políticas públicas de prevenção da violência doméstica; Parceria com a Secretaria Estadual de Educação; Concurso de Produção Textual e Arte com a temática “Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”; Ministério Público fará palestras educativas sobre o tema

A Campanha Como surgiu Através da análise dos elevados índices registrados sobre a violência contra a mulher; Por causa da necessidade de formar cidadãos conscientes. Por isso o foco nas instituições de ensino; Para comemorar o aniversário da Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/06).

A Campanha Ações Distribuição de folders, cartazes e cartilhas educativas. Palestras educativas. Concurso de Produção Textual e Artes. Os vencedores serão premiados. Divulgação da campanha na mídia. Evento de encerramento: Final de novembro.

Vídeo da Campanha Nacional do CNPG-GNDH COPEVID

O que é a violência contra a mulher? Na definição da Convenção de Belém do Pará (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, adotada pela OEA em 1994): "A violência contra a mulher é qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada." A definição de violência contra a mulher que consta na Lei Maria da Penha foi baseada nesta Convenção.

TIPOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: Violência FÍSICA: empurrão, rasteira, mordida, tapa, soco, torção, corte, queimadura, golpes com objetos. Violência SEXUAL: qualquer conduta que constranja a mulher a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada; Violência MORAL: conduta que configure calúnia, difamação ou injúria; Violência PATRIMONIAL: quebrar móveis e eletrodomésticos, atirar objetos pela janela, rasgar roupas e documentos, ferir ou matar animais de estimação. Violência PSICOLÓGICA: agressões verbais, ameaça, constrangimento, comparações, ironia, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação.

Segundo a ONU: 1 em cada 3 mulheres no mundo já foram agredidas; A cada 15 segundos, uma mulher sofre algum tipo de violência; Até 2001, antes da Lei Maria da Penha, 8 mulheres eram espancadas a cada 2 minutos; Até 2010, o número “caiu” para 5 espancamentos a cada 2 minutos.

Por que muitas mulheres sofrem caladas? Difícil reconhecer a agressão Não conseguem "dar um basta na situação" Vergonha e preconceito Dependem do agressor – emocional e financeiramente Para proteger os filhos e a família Medo de apanhar mais ainda Acreditam que a agressão não vai se repetir Importante: Essa postura só abala a auto-estima da mulher e fortalece a postura violenta do agressor!

Fases da violência doméstica 1ª Fase: Tensão Manifesta-se por atritos, insultos, ameaças. 2ª Fase: Agressão. A manifestação da tensão acumulada. A vítima é atingida com pontapés, socos, etc. 3ª Fase: Reconciliação. O agressor pede perdão, promete mudar ou finge que não houve nada. Importante: É comum que o ciclo que se repita. Com intervalos menores entre as fases e cada vez mais violento.

Nordestina, cearense, farmacêutica Maria da Penha Nordestina, cearense, farmacêutica O ex-marido tentou matá-la duas vezes. Ficou paraplégica ao levar um tiro. Esperou 19 anos pela punição do seu agressor. Denunciou o caso a OEA. Lei Maria da Penha Lei n° 11.340, de 22 de setembro de 2006, contra a violência doméstica.

contra a violência doméstica. Lei Maria da Penha Lei n° 11.340, de 22 de setembro de 2006, contra a violência doméstica. Lei que ampara mulheres agredidas e pune agressores. Até entrar em vigor, crimes cometidos por maridos e companheiros eram julgados por Juizados Especiais Criminais, onde eram tratados como delitos de menor potencial ofensivo.

Onde buscar ajuda Delegacia Especial da Mulher Ministério Público Poder Judiciário Defensoria Pública Centros de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência

Música da Campanha