1 Veículos e Combustíveis Alternativos Tiago Farias Instituto Superior Técnico Seminários sobre Desenvolvimento Sustentável, 4 de Novembro de 2010.

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Transcrição da apresentação:

1 Veículos e Combustíveis Alternativos Tiago Farias Instituto Superior Técnico Seminários sobre Desenvolvimento Sustentável, 4 de Novembro de 2010

2 Que soluções ao serviço das cidades mais sustentáveis e competitivas Gestão da Mobilidade transp. públicos modos suaves Gestão do espaço público planeamento urbanístico Estacionamento… Alteração Comportamental Porque nos deslocamos Como nos deslocamos Que regras aceitamos Tecnologia dos Veículos mais eficientes Novas fontes energéticas novos sistemas de propulsão (híbridos, eléctricos, plug-in)

3 Novas fontes energéticas Etanol Etanol Biodiesel Biodiesel Gás Natural Gás Natural Biogás Biogás Electricidade.... Electricidade.... Hidrogénio Hidrogénio Novos sistemas de propulsãoNovos sistemas de propulsão híbrido, eléctrico, “plug ins”, híbrido, eléctrico, “plug ins”, pilha de combustível…... pilha de combustível…... Combustíveis e propulsão: soluções alternativas

4 Questões chave… nem sempre devidamente abordadas Questões chave… nem sempre devidamente abordadas 1.Porquê? Faz sentido? 2.Há combustível … a um preço competitivo? 3.Infra-estrutura de suporte está disponível? 4.Há veículos preparados? 5.Legislação adequada? 6.Quem ganha? 7.Quem paga? … Em suma…é sustentável?

Bio combustíveis

6 Bio Diesel em Portugal PRIO & ARRIVA Galp & TST Sintra (HP-EM) & TOTAL Directiva 2003/30/CE Percentage [%]

Gás Natural

8 Veículos a Gás Natural: Disponibilidade de Combustível Gasoduto UAG’s

9 Estações de Abastecimento Proximidade; - Tempo de enchimento - Custo Pontos críticos Gás Natural STCP, Carris & TUB Aplicações em frotas Urbanas Nacionais

Eléctricos e híbridos

11 Veículos 100% eléctricos Solução para “nichos” de mercado Gulliver Mini Bus e o conceito de Linha Azul

12 Híbridos: já são uma realidade… mas a fonte energética é a mesma

13 GM Volt Híbrido série MCI gasolina 1 litro, 3 cilindros, 53 kW Gerador 53 kW Motor 120 kW Bateria Li-ion 16kWh Mercedes-Sprinter Híbrido paralelo MCI gasolina 2 litros, 4 cilindros, 81 kW Motor 70 kW Bateria NiMH 14kWh “Plug-ins”:.. um sonho mais perto da realidade

14 Veículos QUASE disponíveis

15 Rede de veículos eléctricos: o projecto MOBI-E pontos de carregamento em 2011! O MOBI-E

16 Aceitação social? Que modelo de negócio? Onde estão os clientes? Quem paga?

17 EVUE - Electric Vehicles in Urban Europe Definir estratégias de mobilidade eléctrica urbana

Hidrogénio

19 Hidrogénio Áreas chave: Produção Transporte Armazenamento a bordo Estações de abastecimento Tecnologia dos veículos Segurança Custo Ciclo de Vida

Frente a Frente

21 Qual a tecnologia mais eficiente? Ciclo de vida: a abordagem correcta…

22 Qual a tecnologia mais eficiente? Ciclo de vida: a abordagem correcta…

23 Que futuro?

24 Obrigado pela vossa atenção Tiago Farias Instituto Superior Técnico Seminários sobre Desenvolvimento Sustentável, 4 de Novembro de 2010