3- Conhecimento, trabalho e valor Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A OFERTA TURÍSTICA.
Advertisements

Profa. Dra Maria Luiza de Almeida Campos
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Teorias contemporâneas da administração
Psicologia e práticas educativas.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Encontro “COMPREENDER A PAISAGEM CULTURAL DO TEJO E SEUS VALORES”
Genes, Ambiente e Comportamento
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
  ORGANIZAÇÕES.
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
Prof. Dr. Corlett, F.M.F Fundamentos de Agroecologia
PENSAMENTO E LINGUAGEM
Seminário de Filosofia Antiga.
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
INSTITUIÇÕES DE DIREITO Curso de Administração Faculdade Metropolitana
CIDADANIA.
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
ESTÉTICA Arte e realidade
Conceitos Dr Anderson Dias Cezar
AULA 3 O Conceito de Ciência.
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Aristóteles e o mundo sensível
A prática da virtude Prof.ª Andréa Cristina Filosofia
Revisão para Avaliação I
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Economia e Mercado 2ª AULA.
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
A ética utilitarista de Stuart Mill
Platão: o rei filósofo A cidade ideal.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Teoria Geral de Sistemas
Introdução a Questão Social
Educação de Essencialidades. Há continuidade em nós!!! Vamos conecta la.
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 5: ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Profª. Taís Linassi Ruwer
Setembro Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S.
Setembro Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S.
Agentes Inteligentes e Sistemas Multi- agente (UD5) Construção de Sociedades de Agentes IST- 2004/2005.
AS EMOÇÕES.
1 Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
MODELOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
FILOSOFIA.
Fundamentos da Administração Pública
A Ética Aristotélica.
Aula: Renascimento e Modernidade
“Criatividade sob vários pontos de vista”
CORREÇÃO Dever de Casa - Platão (Respostas no livro, Capítulo V, pag )
Antroposofia aplicada à saúde: Iracema de Almeida Benevides
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 10
Período sistemático Aristóteles
John Locke ( ).
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
3- Conhecimento, trabalho e valor
3- Conhecimento, trabalho e valor
Transcrição da apresentação:

3- Conhecimento, trabalho e valor Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes 1 3- Conhecimento, trabalho e valor

Conhecimento, trabalho e valor 1.Conhecimento – o que é e como actua 2.Trabalho - O que é e a sua importância 3.Valor – A sua origem e as suas formas 2 3- Conhecimento, trabalho e valor

Conhecimento – o que é e como actua O conhecimento humano é aqui tratado como um sistema dinâmico de dados e informação, residente fundamentalmente nas células da mente humana. É portanto um atributo humano pertencente ao indivíduo, inquantificável. O conhecimento é entendido como um sistema biológico, sem fronteiras bem definidas mas de natureza fisiológica, cuja dinâmica tem duas faces importantes: –uma interna, que corresponde a um número enorme e simultâneo de novos arranjos dos dados em memória, formas de análise e novas sínteses dando eventualmente origem a nova informação, novos significados e novo conhecimento; –a outra, correspondendo à gestão da comunicação e memorização dos dados que circulam nos dois sentidos, entre a mente e o exterior, através dos sentidos humanos Conhecimento, trabalho e valor

Do exterior para a mente, a dinâmica corresponde ao contínuo fluxo de dados que estimulam os sensores e são levados ao cérebro, dando origem a imagens virtuais da realidade que cerca o indivíduo, as quais são, por sua vez, fruto das estruturas que as recebem preexistentes no cérebro e restante sistema nervoso. Da mente para o exterior, a dinâmica do sistema corresponde à acção, onde se inclui a observação, e portanto ao discurso e ao trabalho. É precisamente esse trabalho que representa e expressa o conhecimento, do ponto de vista económico. Conhecimento – o que é e como actua 4 3- Conhecimento, trabalho e valor

Conhecimento e Trabalho O conceito operacional de conhecimento apresentado tem já um carácter que explicitamente reflecte um interesse económico, característica que permite indirectamente e proporcionalmente a sua qualificação, a quantificação e a valorização. Essa característica que o reflecte é o trabalho que lhe está associado Conhecimento, trabalho e valor

Trabalho Ligado directamente ao conhecimento está a acção. A acção volitiva expressa o conhecimento. A acção tem como unidade J x s, ou seja é a energia de 1 Joule exercida durante 1 segundo A unidade do trabalho é também Joule, como a energia. Assim, o trabalho é a força exercida de 1 Newton ao longo de 1 metro. Ou, a acção por unidade de tempo. Assim, o trabalho expressa também o nosso conhecimento por unidade de tempo Conhecimento, trabalho e valor

Tipos de Trabalho Trabalho de manutenção e aprendizagem do conhecimento e da tecnologia existentes na sociedade. Trabalho de criação de novo conhecimento e nova tecnologia Conhecimento, trabalho e valor

Expressa o nosso próprio conhecimento, num certo tempo: –na manutenção do conhecimento individual existente, –na aprendizagem de conhecimento socialmente existente (tecnologia) e –na criação de novo conhecimento e novas formas tecnológicas. Trabalho – O que faz 8 3- Conhecimento, trabalho e valor

Valor Valor é uma métrica. Como tal, compreende: – um critério e – uma escala. O que são os critérios? Quais são as escalas? 9 3- Conhecimento, trabalho e valor

A origem do valor Os determinismos elementares constituem um factor primordial que informa e qualifica a noção de valor Conhecimento, trabalho e valor

As plantas crescem à procura da luz e as raízes distribuem-se na terra para encontrar água e nutrientes. Trata-se de desenvolvimento natural, determinado geneticamente, influenciado pelo fenótipo mas sem uma inteligência como a que nos caracteriza. Este exemplo ilustra uma forma de determinismo local, por outras palavras, ilustra um determinismo genético. A origem do valor Conhecimento, trabalho e valor

A necessidade de água e da radiação do Sol, para as plantas como para os humanos e outros animais, são parâmetros que valorizamos. Quando se afirma que a água e a energia do Sol são essenciais, identifica-se factores que pertencem ao nível mais profundo da teoria do valor, o do quadro do desenvolvimento natural das espécies. A origem do valor Conhecimento, trabalho e valor

Este quadro constitui-se numa seta apontada para o futuro, tem a ver com os genes dos organismos e não depende, no que lhe é essencial, da nossa inteligência e vontade. Esse quadro genético é ainda completado com o fenótipo e o ambiente através de macro estruturas orgânicas que não funcionam independentemente dos determinismos elementares. Estes também se enunciam pelo segundo princípio da termodinâmica. A origem do valor Conhecimento, trabalho e valor

1.Na axiologia/filosofia 2.Na economia Interpretações do valor VALOR – significado etimológico: Do latim – valore (ser forte) Das línguas Indo-Europeias – wal (sufixo) Ser forte, mas também ter poder e governar Conhecimento, trabalho e valor Vamos então averiguar as interpretações do VALOR,

O Valor na Axiologia A dualidade primordial (ser ou não ser) A necessidade (numa escala de vital a acessória) O indivíduo e o grupo (os dois pólos que se tenta equilibrar) O direito, a justiça e os códigos *. A ética, a moral (as religiões) e a estética O bem e o mal Conhecimento, trabalho e valor

* Código Visigótico da Península Ibérica, livro I, nº II (século VII) A lei é definida como ambicionando ser equivalente à divindade, como sendo o oráculo da religião, a fonte da instrução, o braço do direito, a defensora e promotora da boa moral, o leme do estado, a mensageira da justiça, a companhia da vida, a alma da política Conhecimento, trabalho e valor O Valor nos códigos

A geometria do valor O Valor na Axiologia A alegoria do Sol (A Caverna de Platão) O eixo das virtudes (A Divina Comédia de Dante) Conhecimento, trabalho e valor

O Valor na Axiologia O valor ligado a divino (Escolástica, até ao fim da Idade Média) O valor ligado ao humano (O renascimento e o Humanismo) O valor ligado à racionalidade (Descartes) O valor ligado à observação e experimentação (John Locke) Michelangelo, 1510 Leonardo da Vinci, 1519 Descartes, c Empiricismo, c a Conhecimento, trabalho e valor

A recusa do divino e o niilismo Os utilitaristas e pragmáticos O relativismo e pós-modernismo O racionalismo crítico de Karl Popper O Valor na Axiologia John Dewey (-1952) Nietzsche (-1900) Jaques Derrida (-2004) Karl Popper (-1994) Conhecimento, trabalho e valor

O Valor na Axiologia Os critérios essenciais de valor: (2) o interesse do grupo, social, que reflecte o equilíbrio conjuntural da partilha, que é responsável pela difusão e distribuição do conhecimento social. (1) a necessidade e o interesse individual, que reflectem o determinismo elementar genético e o conhecimento acumulado, o qual é o primeiro responsável pelos avanços pontuais do conhecimento social Conhecimento, trabalho e valor

O Valor na Axiologia Em resumo: O conhecimento de tudo o que facilita a continuação e desenvolvimento do ser individual e do ser colectivo, no melhor equilíbrio possível, é classificado como bem, como virtude e, assim, é-lhe atribuído maior valor. O mal aparece como a ausência do bem, tal como o frio é a ausência do calor. O valor aparece então como uma métrica ontológica do conhecimento, uma métrica que tem critério mas não tem uma escala simples e linear. O maior valor é atribuído ao bem e o menor valor (ou o valor negativo) é atribuído ao mal Conhecimento, trabalho e valor

A ECONOMIA é uma ciência – que interpreta e modela o comportamento e as consequentes acções das pessoas e suas sociedades no que se refere à utilização dos recursos (escassos?) e à produção, troca e utilização dos bens a que têm acesso, sejam naturais ou produzidos. O Valor na Economia Conhecimento, trabalho e valor

Numa próxima aula, reflectiremos sobre o valor económico e como se quantifica. 3- Conhecimento, trabalho e valor 23 O Valor na Economia