Palavras Invariáveis Advérbio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Classes de palavras: o adjetivo
Advertisements

Prof. Leonardo Queiroga
GRAU DO SUBSTANTIVO Que casa grande! aumentativo analítico
Dificuldades da Língua Portuguesa
ESTUDO DO VERBO.
Palavra que modifica o verbo, adjetivo, ou o próprio advérbio...
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
O modelo morfossintático -
Classes de palavras: adjetivo
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Orações subordinadas adverbiais
Grau dos Adjetivos Exemplos.
Particípio Passado.
Exemplo 1: Choveu Ontem - Adjunto Adverbial de tempo.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Adjetivo – Preposição -
LÍNGUA PORTUGUESA Adjetivo - Artigo 1º. ANO/ EM Maj Lilavati
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
Advérbios São palavras invariáveis que modificam o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, indicando uma circunstância.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Gramática da Sapatilha
EB1 \JI DE VILARINHO PROJECTO “BAÚ DE GRAMATICA4”
Infinitivo Gerúndio Particípio
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
ADVÉRBIO É a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Ex: Paulo jogou Paulo jogou bem Paulo.
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
Adjetivos.
Sei lá… Vamos descobrir…
Adjetivo Adjetivo é a palavra variável que modifica substantivos, atribuindo uma característica aos seres nomeados por eles.
O verbo O verbo.
Adjetivos.
alegre estudiosa bonita simpática brincalhona delicada sadia
Você sabe o que é advérbio?
Substantivo, artigo e adjetivo
Recursos Expresssivos
ADVÉRBIOS e locuções adverbiais
Unidade 2 ______________ é a classe de palavras variáveis que acompanham um substantivo exprimindo as suas qualidades, estados e características. Exemplos:
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
Profª. Luciana Balduíno
Flexão dos Adjetivos Gênero: Carro bonito / cadeira bonita.
TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Definição Classificação Grau Advérbio e pontuação
Classe de Palavras Invariáveis
AULA 09 ADVÉRBIO.
“O adjetivo é a nossa impressão sobre quase tudo” Palavra Cantada
Unidade 2 Adjetivo é a classe de palavras variáveis que acompanham um substantivo exprimindo as suas qualidades, estados e características. Exemplos:
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
Advérbio.
Adjetivo Gramática – Aula 2.
Prof.ª irlane Araújo.
EXERCÍCIOS DE MORFOLOGIA CLASSES GRAMATICAIS
CAP. 13 – GRUPO VERBAL: VERBO E ADVÉRBIO
Verbo.
AULA 05 ADJETIVO.
Classes de palavras Adjetivo.
ADVÉRBIO É a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Ex: Paulo jogou Paulo jogou bem Paulo.
O adjetivo Classes e flexão.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Orações subordinadas adverbiais
ADJETIVOS PALAVRA VARIÁVEL QUE ATRIBUI ESPECIFICAÇÃO AO SUBSTANTIVO, CARACTERIZANDO-O. O ADJETIVO QUANDO EMPREGADO JUNTO A UM SUBSTANTIVO, AMPLIA, LIMITA.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
CLASSIFICAÇÃO DOS ADJETIVOS
Ensino Fundamental, 7º Ano
Ensino Fundamental, 6º Ano
ADJETIVOS. CONCEITO ADJETIVO é a palavra variável que expressa uma qualidade ou característica do ser e se “encaixa” diretamente ao lado de um substantivo.
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
Classes de palavras: o adjetivo
LÍNGUA PORTUGUESA Revisão – I Trimestre Profª Larissa Didier.
A Metáfora Sabes como se constrói?.
Transcrição da apresentação:

Palavras Invariáveis Advérbio Prof.ª Irlane Araújo

Advérbio Palavras com propriedades gramaticais e semânticas bastante variadas. Essas palavras podem modificar verbos, adjetivos, outros advérbios e até todo o conteúdo de um enunciado.

Advérbio Exemplos: Modificando um verbo: Modificando um adjetivo: O vovô já viveu muito. (Intensificando o valor do verbo). Modificando um adjetivo: Os homens eram mais bravos. (Intensificando a qualidade expressa). Modificando outro advérbio: Temos acordado bastante cedo. (O advérbio bastante intensifica o advérbio de tempo cedo).

Tipos de advérbios Cada tipo apresenta uma especificação sobre uma ação, um processo, um estado ou um fenômeno.

Adjetivos em função de advérbios Alguns adjetivos podem ser empregados em função adverbial sem que a eles se acrescente o sufixo –mente. Veja o exemplo: As palavras leve e light são usadas para demonstrar um estilo de vida. Assim funcionam como advérbios de modo.

Variação de grau nos advérbios Como os adjetivos, alguns advérbios podem se manifestar no grau comparativo e no grau superlativo. Grau comparativo: De superioridade: anteposição de mais que ou do que ao advérbio. Exemplo: A polícia por vezes age mais violentamente (do) que os bandidos.

Variação de grau nos advérbios Grau comparativo: De Igualdade: anteposição de tão e posposição de quanto ou como ao advérbio. Exemplo: A polícia por vezes age tão violentamente quanto os bandidos. De inferioridade: anteposição de menos e da posposição de que ou do que ao advérbio. Ex: Os bandidos por vezes agem menos violentamente (do) que a polícia.

Variação de grau nos advérbios Os advérbios bem e mal: Possuem formas comparativas sintéticas específicas: melhor e pior. Exemplos: Os meninos cantaram melhor (do) que as meninas. O Corinthians joga melhor (do) que o Palmeiras.

Variação de grau nos advérbios Quando se empregam formas comparativas de bem e mal antes de particípios, a gramática aconselha o uso dos termos mais bem e mais mal. Exemplo: Meu desenho está mais bem traçado do que o seu. (Correto) Meu desenho está melhor traçado do que o seu.

Variação de grau nos advérbios Superlativo: Pode se apresentar de duas formas: analítico e sintético. Superlativo Absoluto Sintético O advérbio flexiona-se no grau superlativo absoluto sintético por meio dos sufixos -issimamente, -íssimo ou -inho. Exemplo: Ela agiu educadissimamente. Ele é muitíssimo educado. Acordo cedinho.

Variação de grau nos advérbios Superlativo Absoluto Analítico O advérbio flexiona-se por meio de um advérbio de intensidade como muito, pouco, demais, assaz, tão, tanto... Exemplo: Ela agiu muito educadamente. / Acordo bastante cedo. Melhor e pior são formas irregulares do grau comparativo dos advérbios bem e mal; no entanto, junto a adjetivos ou particípios, usam-se as formas mais bem e mais mal. Exemplo: Estes alunos estão mais bem preparados que aqueles. Havendo dois ou mais advérbios terminados em -mente, numa mesma frase, somente se coloca o sufixo no último deles. Exemplo: Ele agiu rápida, porém acertadamente.

“A persistência é o caminho do êxito.” Chaplin