OCORRÊNCIA DE BACTÉRIAS SOLUBILIZADORAS DE FOSFATO EM RAÍZES DE PLANTAS UTILIZADAS NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NA PROVÍNCIA PETROLÍFERA DE URUCU.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aluno: Bruno Mena Barreto Bastos
Advertisements

PLANEJAMENTO E CONSTRUÇÃO DE UMA UT
APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS, PRODUZIDOS NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DA BASE DO URUCU, NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS PELA EXPLORAÇÃO.
ESTIMATIVAS DAS DIMENSÕES ESPACIAIS,
Foto: Bart Kruijt Ciclo de Nitrogênio em Florestas Secundárias da Amazônia: uma abordagem isotópica Michela Figueira Lab. Ecologia Isotópica – CENA/USP.
Ricardo José Lavitschka
Microrganismos do Solo e o
Microrganismos do Solo e o
Elaborado por: Revisto por:
I Curso de Nivelamento em Manejo de Sementes Florestais
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
CORTE DE CIPÓS Áreas de manejo com incidência de cipós Árvores de valor comercial Um ano antes da exploração.
Universidade de São Paulo Centro de Energia Nuclear na Agricultura
LABORATÓRIO DE ECOTOXICOLOGIA
IntroduçãoResultados Metodologia Efeito da fertilização nitrogenada sobre a emissão de NO e N 2 O em solos cultivados com milho na região dos Cerrados.
NITROGÊNIO.
FÓSFORO.
Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais
FÓSFORO  Absorção, Transporte e Redistribuição  Funções  Sintomatologia de carência e excesso FÓSFORO.
Universidade Federal Rural da Amazônia
Cor dos solos nos horizontes superficiais de áreas alteradas e cobertas pela floresta primária na BOGPM, Coari – AM. Rodrigo Santana Macedo - CPAA Wenceslau.
Benedito Gomes dos Santos Filho
Benedito Gomes dos Santos Filho
Colonização radicular por fungos micorrízicos arbusculares em plantas de clareiras da Província Petrolífera de Urucu, Amazonas. Moreira, F. W.; Willerding,
Divulgação e disseminação de conhecimento
A DINÂMICA DA ÁGUA DA ÁGUA NUMA ÁREA EM REVEGETAÇÃO NA BASE DE OPERAÇÕES GEÓLOGO PEDRO DE MOURA, COARI - AM Wenceslau Teixeira Embrapa Amazônia Ocidental.
INDICADORES FÍSICOS DA QUALIDADE DO SOLO NO MONITORAMENTO DA RECUPERAÇÃO DE CLAREIRAS DA PROVÍNCIA PETROLÍFERA DE URUCU, AMAZONAS Wenceslau Teixeira.
PI2 – CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA DINÂMICA DO SOLO
Referências Bibliográficas
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
QUANDO PENSAMOS EM BIOTECNOLOGIA, O QUE SURGE EM NOSSA MENTE???
SORÇÃO DE AGROTÓXICOS EM SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL Discente: Thayne Danieli Schmidt Orientador: Rômulo Penna Scorza Junior.
FEIJÃO BIOATIVO – ALFENAS – MG 50% a menos de adubo e defensivos Produtividade (sequeiro): 2.400Kg/ha.
Eduardo Hack Administrador de Agronegócios
Macrotesauros em Biotecnologia para Amazônia. Caracterização do Problema Crescimento da oferta de informação Sistemas de organização do conhecimento Promovam.
Monitoria de Microbiologia
TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
UPC II – Microbiologia Aula prática /2014.
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA PROFESSOR: GIVALDO ROCHA NIELLA
Impacto do uso de Rhizobium no rendimento de feijão-caupi, cont...
Nelson XABREGAS 1, Paulo Monteiro BRANDO 1, Daniel Curtis NEPSTAD 1,2 1 – IPAM Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia 2 – The Woods Hole Research.
Rocha, C.O1; Bresolin, J.D1; Krüger, R.H.2 e Bustamante, M.M.C1.
Meios de Cultura.
ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Patrícia Antunes 3 de fevereiro de 2015
SISTEMA SOLO É composto por três fases bem distintas: sólida, liquida e gasosa Fase sólida e líquida fonte imediata e reservatório de nutrientes Fase gasosa.
ESTUDO DA MOBILIDADE, TRANSPORTE E DISPONIBILIDADE DE METAIS ENCONTRADOS NOS SOLOS EM RELAÇÃO A DUAS ESPÉCIES DE TIMBÓ E DO CIPÓ D´ALHO MCT/CNPq/PPG7 048/2005.
CONCENTRAÇÕES DE CARBONO E NITROGÊNIO EM FOLHAS DE ÁRVORES EM DUAS FLORESTAS DE TERRA FIRME NA AMAZÔNIA BRASILEIRA, SOBRE SOLOS DE FERTILIDADE CONTRASTANTE.
Floresta Amazônica Flora Colégio Pirlimpimpim
BACTÉRIAS NITRIFICANTES
Princípios ecológicos necessários ao processo de recuperação
Relações Interespecíficas
ANÁLISE QUÍMICA DE TERRA EXTRATORES
SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
O título do trabalho deve ser escrito em Arial com fonte 72, negrito. Podendo ou não utilizar caixa de alta Autor¹; Autor²; Autor³; ¹Universidade Ceuma.
LSO Rizosfera Lucas Dantas Lopes
REMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS ALTERNATIVAS DE USO DO CALCÁRIO M. Sc
Características gerais dos seres vivos
Selecção de transconjugantes
Microbiologia Aula prática /2016 MJC.
FERTILIDADE DO SOLO 1 - INTRODUÇÃO
Ciências Naturais – 8.o ano
DIVERSIDADE NAS PLANTAS
1 2 Samara Silva de Souza 1 (IC) e Jair Juarez João (PQ) 2 - PMUC Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Unidade Acadêmica de Ciências Tecnológicas.
CLASSIFICAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS
Resultados O principais resultados encontrados foram: 16 propriedades que trabalhavam com a produção de plantas medicinais. Área total de cultivo de, aproximadamente,
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE MICROORGANISMOS PARA SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE SUÍNOS (PUIP), Tratamentos e aproveitamento de rejeitos. Elisa.
ESTUDOS PRELIMINARES DO POTENCIAL DE GERMINAÇÃO DE SCHINUS LENTISCIFOLIUS, MARCH EM ÁREAS CONTAMINADAS POR CROMO OU COBRE Slomp, D.V.; Azzolin, M.; Silva,
Conhecendo a Vegetação do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG: Coleção de Frutos e Sementes A reserva do Museu de História Natural e Jardim.
Transcrição da apresentação:

OCORRÊNCIA DE BACTÉRIAS SOLUBILIZADORAS DE FOSFATO EM RAÍZES DE PLANTAS UTILIZADAS NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NA PROVÍNCIA PETROLÍFERA DE URUCU - AMAZONAS PI2 - Caracterização e análise da dinâmica do solo André Luis Willerding Centro de Biotecnologia da Amazônia – CBA Luiz Antonio de Oliveira; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA Francisco Wesen Moreira;

Introdução Muitos microrganismos participam no ciclo do fósforo e o disponibilizam para as plantas através da imobilização de fosfato solúvel ou pela solubilização de fosfato insolúvel. A capacidade solubilizadora das bactérias beneficia as relações entre plantas e microrganismos. A presença de microrganismos solubilizadores de fosfato no solo é regra na natureza e facilita a absorção de nutrientes, influenciando no crescimento e estruturação das comunidades vegetais. 

Objetivos Verificar a ocorrência de bactérias solubilizadoras de fosfato (BSF) em raízes de plantas utilizadas na recuperação das clareiras abertas em Urucu.

Metodologia Escolha das clareiras (22 clareiras) Envio para o laboratório de Microbiologia do Solo/INPA Determinação das espécies (5 spp / 5 exemplares) Acondicionamento das amostras Escavação e coleta de raízes, solos e folhas

Metodologia De cada planta, cortou-se 10 segmentos de raízes (~1cm) Placas de Petri contendo meio de cultura (pH 6,5) Glicose (1%) Extrato de levedura (0,2%) Agar (1,8%) K2HPO4 (10%) CaCl2 (10%). Meio específico possibilita a observação de halos de solubilização.

Resultados O contato das raízes com o meio possibilitou o crescimento das bactérias. Onde ocorreu o halo, determinou-se como solubilizadoras. As raízes de leguminosas apresentaram maiores índices de ocorrência de BSF. A mucuna (50% das raízes amostradas), seguido pelo feijão de porco e ingá (34% cada) e vermelhinho (30%) (Fig. 2). As espécies florestais não leguminosas apresentaram baixos índices de ocorrência de BSF (até 12%), quando comparadas com as leguminosas. Fig 1: Detecção das BSF

Resultados Tabela 1. Relação das espécies botânicas amostradas.

Resultados Fig.2. Ocorrência de BSF(%) nas raízes das plantas amostradas.

Conclusões A ocorrência de BSF variou entre 2 a 50% das raízes As leguminosas apresentaram maior ocorrência do que as espécies não leguminosas. Os resultados parecem indicar a existência de associação entre os microrganismos solubilizadores e leguminosas que propicie uma melhor adaptação dessas plantas com as condições do solo.

O Futuro Continuação das coletas Determinação de novas áreas Bioprospecção de enzimas de interesse industrial Seleção de microrganismo com potencial biotecnológico