NÍVEIS DE ASSOREAMENTO VERSUS ABUNDÂNCIA DE PEIXES E CAMARÕES EM TRIBUTÁRIOS DO RIO URUCU LOCALIZADOS NA BASE DE OPERAÇÕES DA PETROBRAS “Geólogo Pedro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISITA DE ESTUDO A UMA RIBEIRA LOCAL
Advertisements

Visita de campo á praia do barril
CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS D’ÁGUA
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA CONTAMINAÇÃO MERCURIAL NA BACIA AMAZÔNICA
Belmino I. K. C.¹; Bezerra L. C.¹; Caracas I. B.¹; Soares T. C. M.¹. ¹: Laboratório de Biogeoquímica Costeira – Instituto de Ciências do Mar - Universidade.
ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO DE ESGOTOS URBANOS
Modulo II: Ecologia de Indivíduos e Populações Ecologia de Comunidades
Contaminação por pesticidas organoclorados
Ecologia Geral Limnologia (Ecologia Aquática)
Resultados Físico-químicos
CAPACIDADE SUPORTE DE AMBIENTE AQUÁTICO
Atividades humanas e a variação sazonal
VALADARES,Carla, NOGUEIRA,Silvia Sandra
COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS
ESTIMATIVA DOS PROCESSOS EROSIVOS NA
Benedito Gomes dos Santos Filho
Colonização radicular por fungos micorrízicos arbusculares em plantas de clareiras da Província Petrolífera de Urucu, Amazonas. Moreira, F. W.; Willerding,
Divulgação e disseminação de conhecimento
UTILIZAÇÃO DE DROSOPHILIDAE COMO INDICADOR DAS MUDANÇAS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA DO URUCU Ivaneide da Silva Furtado Marlúcia Bonifácio.
Fernando da Silva Carvalho Filho (UFPA) Maria Cristina Esposito (UFPA)
Estudo preliminar da ação de clareiras sobre a estrutura de comunidades de peixes da Bacia do Rio Urucu (Base Operacional Geólogo Pedro de Moura, Coari.
A DINÂMICA DA ÁGUA DA ÁGUA NUMA ÁREA EM REVEGETAÇÃO NA BASE DE OPERAÇÕES GEÓLOGO PEDRO DE MOURA, COARI - AM Wenceslau Teixeira Embrapa Amazônia Ocidental.
Dados preliminares de ecologia alimentar de Jupiaba abramoides (Eigenmann) e J. asymmetrica (Eigenmann) (Characiformes: Characidae) em igarapés da Base.
Eutrofização.
Suporte, locomoção e flutuabilidade
LICENCIAMENTO AMBIENTAL DRAGAGEM DE APROFUNDAMENTO DO
DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL DEPRODUÇÃO DE UM RECURSO HÍDRICO Para determinar o potencial de produção de um recurso hídrico é preciso conhecer: 1 o ) a vazão.
A IMPORTÂNCIA DA AERAÇÃO NOS SISTEMA DE PRODUÇÃO AQUÍCOLAS
ANÁLISE HIDROLÓGICA DOS ESTUDOS AMBIENTAIS DAS HIDRELÉTRICAS DO RIO MADEIRA Dr. Carlos E. M. Tucci.
ESTUDO DAS VARIÁVEIS FÍSICO-QUÍMICA, QUÍMICA E BACTERIOLÓGICA
INTRODUÇÃO Através dos estudos realizados em terra firme, foi estimado que cada hectare amazônico representaria algumas toneladas de carbono retirado da.
Monitoramento de longo prazo da biota e das propriedades físico-químicas da água e do sedimento em dois pontos fixos numa praia estuarina da Baía de Paranaguá.
TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
dedução das equações de conservação
Meio Ambiente e Planejamento Profa. Sueli Bettine
EXPLORAÇÃO DE RECURSOS MINERAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS
AVALIAÇÃO DA PRÉ-HIDRÓLISE QUÍMICA E ENZIMÁTICA NO TRATAMENTO DA BIOMASSA RESIDUAL DA SUINOCULTURA VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA.
O que dizem os macroinvertebrados da poluição do rio trancão?
LIMNOLOGIA DEFINIÇÕES, HISTÓRICO.
Bacias Hidrográficas Trabalho elaborado por: Andreia nº2 Clara nº4
SÓLIDOS SUSPENSOS, FÍSICOS E VOLÁTEIS
Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA Coordenação de Pesquisa em Clima e Recursos Hídricos - CPCR Programa Institucional de Bolsas de Iniciação.
Genética, conservação e manejo da fauna aquática da várzea Amazônica
Ii - Erosão Fluvial Facilitada pela desproteção da calha e pelo aumento do ES; Ocorrência no ano: TC; Tipos de processos erosivos da calha: corrosão, corrasão,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS BIOCLIMATOLOGIA ANIMAL
Caracterização de ecossistemas em bacias hidrográficas
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Principais Parâmetros Abióticos
Monitoramento Automático de Parâmetros Hidrológicos na Bacia do Rio Purus, AM - HIDROPURUS - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC/INPE.
ll - O trabalho dos rios i. Formas de Transporte dos Sedimentos
Maria do Socorro Rocha da Silva
AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E BACTERIOLÓGICA DE POÇOS RASOS "CACIMBAS" DA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE MANAUS (AM). Hillândia Brandão da Cunha 1 ; Sergio Roberto.
Emissão de CO 2 e CH 4 em chavascais do médio Rio Negro – dados preliminares. Propõe-se que a assimilação de CO 2 pela floresta amazônica compensa parte.
FIGURA 70: Influências da Erosão da Bacia no Curso D’Água
Fluxos de carbono inorgânico dissolvido em igarapés na Amazônia Ocidental Eliete dos Santos Sousa- Universidade Federal do Acre Cleber.
Parâmetros - Qualidade de Água
Química Ambiental Água Professor: Francisco Frederico P. Arantes.
Aqüicultura e pesca Características físico-químicas da água
USO E DESPERDICIO DE ÁGUA NA SUINUCULTURA
Transformação das bacias hidrográficas
ACIDIFICAÇÃO E PERDAS DE NUTRIENTES DO SOLO
COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS
Dragagem de Sedimentos Contaminados
SOLUÇÕES EM ENGENHARIA, SANEAMENO E MEIO AMBIENTE A LUSCHI é líder nacional de mercado em dragagem, destaca-se pela sua expertise técnica.
Impacto de macropredadores sobre a estrutura da meiofauna e macrofauna de marismas de Spartina alterniflora no Sistema Estuarino de Laguna (SC) J.D. Rodini,
COMO COMPENSAR O SETOR PESQUEIRO DOS IMPACTOS CAUSADOS POR GRANDES EMPREENDIMENTOS ?
Avaliação da qualidade das águas do Distrito Federal frente às classes de enquadramento propostas Camila Aida Campos Welber F. Alves, Érica Y. Freitas,
SEPARAÇÃO SÓLIDO-LÍQUIDO
Nosso planeta é formado por elementos Bióticos e Abióticos
MATERIAIS E MÉTODOS Foram estabelecidos 5 pontos amostrais, com amostragens realizadas durante o inverno de 2007, quando a barra da lagoa esteve fechada,
Transcrição da apresentação:

NÍVEIS DE ASSOREAMENTO VERSUS ABUNDÂNCIA DE PEIXES E CAMARÕES EM TRIBUTÁRIOS DO RIO URUCU LOCALIZADOS NA BASE DE OPERAÇÕES DA PETROBRAS “Geólogo Pedro de Moura”, COARI – AM. Ynglea Georgina de Freitas Goch – INPA Bruce Rider Forsberg - INPA Jansen Sampaio Zuanon - INPA Manaus - AM Novembro, 2006

INTRODUÇÃO Variações laterais e longitudinais na estrutura dos igarapés, associadas com o tamanho do tributário e padrões de inundação, desempenham um papel fundamental controlando a disponibilidade de habitas e recursos essenciais à manutenção da diversidade da fauna e flora aquáticas (Forsberg et al., 2001a). Foto: Bruce Forsberg

INTRODUÇÃO A aceleração dos processos erosivos, que vem ocorrendo em todo o Brasil e em outras partes do mundo, decorre muito mais de interferências antrópicas no meio ambiente. Quando a deposição de sedimentos nos corpos d’água excede o transporte dos mesmos, depósitos de sedimentos finos podem cobrir o fundo, do qual muitos organismos dependem para alimento e reprodução, como é o caso dos peixes (Roseboom et al., 1983).

Objetivo Geral Investigar os níveis de assoreamento em tributários dentro da base de operações da Petrobrás, a fim de traçar um diagnóstico preliminar dos padrões de sedimentação e do nível de comprometimento dos habitas e da abundância da biota aquática (peixes e camarões) dos tributários.

ÁREA DE ESTUDO

DETERMINAÇÃO DOS NÍVEIS DE ASSOREAMENTO MATERIAL E MÉTODOS DETERMINAÇÃO DOS NÍVEIS DE ASSOREAMENTO Coleta de sedimento com coletor volumétrico de material bêntico  homogeneização em balde de subamostra  retirada de subamostra

FATORES ABIÓTICOS - Concentração de íons de hidrogênio na água (pH); MATERIAL E MÉTODOS FATORES ABIÓTICOS - Concentração de íons de hidrogênio na água (pH); - Condutividade (S/cm); - OD (mg/l) e Temperatura (ºC): substrato e água livre;

Profundidade e largura média do canal (m); MATERIAL E MÉTODOS FATORES FÍSICOS Profundidade e largura média do canal (m); Velocidade da corrente (m/s);

MATERIAL E MÉTODOS COLETA DOS PEIXES Rapiché Covo Rede de cerco

RESULTADOS E DISCUSSÃO Os valores médios referentes à quantidade de sedimento fino depositado no fundo dos igarapés em estudo variaram de 229,89 a 3.803,17 g/l (n=18) nas amostras coletadas (volume do core); As variáveis, velocidade da corrente, profundidade e largura dos igarapés correlacionaram-se positivamente. Neste sentido, igarapés largos e profundos são menos passíveis de decantação de sedimento fino e, provavelmente contribuem para que esta fração seja carreada até a foz desses tributários.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Análise de correlação entre peso de sedimento fino das amostras dos igarapés (g/l) versus largura média (m) dos igarapés.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Correlação entre abundância de peixes dos igarapés (g/l) versus abundância de camarões dos igarapés.