Curso: Perspectivas da Ciência da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Divisão de Pesquisa Ética em Pesquisa (material informativo adaptado.
Advertisements

Linguagem de Programação COBOL/ALGOL
Apresentação da disciplina
Doutora em Ciência da Informação
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
IBICT - INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM INFORMAÇÃO Célia Ribeiro Zaher Coordenadora de Ensino e Pesquisa em Ciência e Tecnologia da Informação - IBICT/MCT Aula.
Conceitos de Lingüística Aplicada
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
Discilpina: Nutrição de Plantas
Patricia Beatriz Fabris
O catálogo como instrumento de mediação, administração e memória
Placa seca.
PORTAL.PERIODICOS CAPES Iniciado no ano 2000 o Portal oferece acesso ao texto completo de revistas científicas e tecnológicas, acesso a bases de dados.
Guia de Apoio à Criação de Bibliografia num Trabalho
Uma metodologia para publicação eletrônica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Processo de pesquisa: Pesquisa Bibliográfica;
Fundamentação histórica do Estudo de usuários
Pesquisa em bases de dados na área da saúde
Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências da Saúde Biblioteca do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes.
Classificação Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
Elaboração de Artigo Científico
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Controle Bibliográfico – uma pequena revisão introdutória para a disciplina Análise da Informação José Antonio M. Nascimento.
Representação Descritiva: Catalogação I
REFERENCIAL TEÓRICO (BOAVENTURA, E. Metodologia da pesquisa, 3)
EAD Profa Erci Ribeiro Moura Tecnologia Educacional.
Ciência da Informação: aspectos históricos
Socializando o Conhecimento
ROBERTO LOPES DOS SANTOS JÚNIOR INFORMATIKA: ESTUDO DAS TEORIAS DE ALEXANDER IVANOVICH MIKHAILOV.
PESQUISA BÁSICA E APLICADA
Documentação direta e indireta e técnica do fichamento
Introdução à História 6° Ano Prof°. Pedro Tavares.
Indexação e linguagens documentárias – uma pequena revisão introdutória José Antonio M. Nascimento.
Apresentação REVISTAS Alexandre Lucas 2º. Trimestre
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
Elaboração e Organização da Bibliografia
Sistemas de busca bibliográfica Ferramentas de busca e fontes de informação Demonstração de acesso online Ronaldo Gismondi.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Pesquisa Bibliográfica
Out-15 1 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
O Que é o HINARI? [Visão Geral para os Utilizadores dos Países Elegíveis] Detalhes do/a apresentador/a Data da apresentação.
As tecnologias da Inteligência. HIPERTEXTO "A idéia do hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um célebre artigo intitulado.
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
A IMPORTÂNCIA DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (SUL - NORTE) PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA BRASILEIRA Eduardo Moacyr Krieger Paulo de Góes Filho Academia.
MED B12 FORMAÇÃO EM PESQUISA I Busca em bases de dados Prof. Daniel Athanazio Universidade Federal da Bahia Fundação Oswaldo Cruz.
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Painel 8 – Inclusão digital e uso de informação Moderador – Cecília Leite – IBICT Painelista 1 – César Santos Alvarez - Presidência da República Painelista.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
Teoria matemática da comunicação ________________________________ Professor: Carlos Alberto Ávila Araújo Disciplina: Fundamentos Teóricos da Informação.
Editora EditAedi Quem somos A Editora Universitária da Assessoria de Educação a distância – AEDI da UFPA - Editora EditAedi é um órgão suplementar da AEDI.
Painel Web 2.0: mitos e limites Coordenador: MURILO BASTOS DA CUNHA (UnB) Conteúdo: Com a expansão das redes digitais e o aumento na velocidade de transmissão.
Teoria matemática da comunicação ________________________________ Fundamentos da Ciência da Informação Claude Shannon e Warren Weaver Sistemas de informação:
Tratamento Temático da Informação
Resultados Conclusões Todos os objetivos do projeto foram satisfeitos. Sobre a análise do método proposto, houve uma grande variação dos resultados, mas.
Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação 14 anos O GT1 nos 25 anos da ANCIB e os 60 anos do IBICT.
Informação documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Prof.ª Dr.ª Rosana Louro Ferreira Silva
Aula Origens da Linguagem Documentária Documentação (déc. 50 a 70) crescimento do conhecimento científico e tecnológico Dificuldades para armazenar.
Tefko Saracevic.  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic.
Estudos de usuários em bibliotecas escolares: aspectos teóricos e metodológicos Carlos Alberto Ávila Araújo - UFMG Estudos de usuários em bibliotecas escolares:
Transcrição da apresentação:

Curso: Perspectivas da Ciência da Informação IBICT - Instituto Brasileiro de informação em Ciência e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (IBICT-UFF) Professora: Lena Vania Ribeiro Pinheiro, IBICT Curso: Perspectivas da Ciência da Informação Primórdios da Ciência da Informação: cientistas, especialistas, eventos, entidades, tecnologias, publicações e conceitos de documentação e documento. Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro

CIENTISTAS / ESPECIALISTAS 1565 - Ano da morte de Konrad von Gessner, botânico e médico suíço, considerado o pai da bibliografia moderna, autor de uma bibliografia reunindo documentos em grego, latim e hebraico, do mundo inteiro. 1853 - Charles Coffin Jewett, Diretor - Adjunto do Smithsonian Institute propõe um Catálogo Coletivo Nacional na 1a. Conferência de Bibliotecas Americanas, realizada em New York. (o catálogo não foi elaborado). 1895 - Paul Otlet e Henri La Fontaine organizam o International Institute of Bibliography (IIB). Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro

CIENTISTAS / ESPECIALISTAS 1936 - Na Conferência da American Library Association, de Richmond, Virginia, foi constituído um grupo especial de profissionais das mais diferentes formações, interessados na reprodução de documentos: editores, bibliotecários, fabricantes de equipamentos fotográficos (Leitz, Kodak, Graflex, Argus) etc. A preocupação desses profissionais era discutir o novo papel da microfilmagem em bibliotecas, padrões de excelência na fabricação de equipamentos e filmes, novas técnicas de fotografia e processo fotográfico e sua avaliação. 1937 - Watson Davis, inventor, em 1935, de um protótipo de máquina de busca bibliográfica, semelhante ao “Rapid Selector”, é eleito presidente do American Documentation Institute (ADI). Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro

EVENTOS (REUNIÕES) / CURSOS 1892 - Paul Otlet e Henri La Fontaine, promovem, em Bruxelas, uma reunião histórica na qual planejam a criação do Instituto Internacional de Bibliografia 1936 - Conferência da American Library Association (ALA), em Richmond, Virginia. (ver item sobre especialistas) 1948 - Conferência sobre “Scientific Information” organizada pela Royal Society, tratando de diversos problemas, tais como: publicação científica, indexação mecânica, guias de informação, tradução e revisão. Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro

EVENTOS (REUNIÕES) / CURSOS 1948/49 - Dois cursos sobre Documentação foram oferecidos, pela primeira vez, nos Estados Unidos: Helen Focke’s Course in Documentation, The School of Library Science, Western Reserve University e Margareth Egan’s Bibliographic Organization, Graduate of the School, University of Chicago. 1950 - A UNESCO promove duas conferências em Paris para discutir a cooperação internacional em bibliografia geral e nas Ciências Sociais. Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro

EVENTOS (REUNIÕES) / CURSOS 1955 - Realização da Conferência do IUPAC, em Londres, sobre Documentação em Química Pura e Aplicada, cujo teor não se conhece porque não foram publicados os anais. 1958 - Conferência Internacional sobre Informação Científica, em Washington, D.C., em ação cooperativa da ADI, FID, U.S. National Academy of Sciences e National Research Council. Esse evento é considerado aquele que melhor traduz a passagem da Documentação para Ciência da Informação, na medida em que conceito de Documentação foi ampliado, com a inclusão de áreas como: ‘Lingüística, tradução em máquina, indexação e resumo automatizado, educação profissional para cientistas da informação etc. Nesse evento foram definidas as “tendências da época para mecanização, automação e futuro da documentação e seus elementos novos de expansão-telecomunicações, cibernética etc.” Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro

ORGANIZAÇÕES / ENTIDADES 1895 - Paul Otlet e Henri La Fontaine fundam o International Institute of Bibliography (IIB). 1931 - O IIB muda sua denominação para Institut International de Documentation - IID 1938 - O Institut International de Documentation, antigo IIB, torna-se Fédération International de Documentation (FID), denominação mantida até os dias de hoje. 1936 - Fundação do American Documentation Institute. Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro

ORGANIZAÇÕES / ENTIDADES Final dos anos 40 - O American Documentation Institute é reativado, depois da suspensào de suas atividades durante a Segunda Guerra Mundial. Novos interesses surgem, em substituição à microfilmagem e documentação, temas anteriormente predominantes. 1959 - Apoio financeiro ao American Documentation Institute com recursos da National Science Foundation. 1968 - Mudança de nome do American Documentation Institute (ADI) para American Society for Information Science (ASIS), modificado para American Society for Information Science & Technology, em 1999. Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro

Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro TECNOLOGIAS Anos 30 - Surgimento da microfilmagem. 1935 - Watson Davis cria o protótipo de uma máquina de busca bibliográfica, semelhante ao “Rapid Selector”, inventado por Ralph Shaw. 1935 - O sistema Minicard é desenvolvido pela Eastman Kodak. 1936 - Robert C. Binkley, Professor de História da Western Reserve University, elabora um manual sobre técnicas fotográficas para reprodução do material de pesquisa. 1937 - Frederick J. Keppel, Presidente da Carnegie Corporation, de New York, projeta uma máquina de busca bibliográfica para substituir o catálogo convencional das bibliotecas Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro

PUBLICAÇÕES/ TRABALHOS EM CONGRESSOS 1938 - Lançamento do Journal of Documentary Reproduction, editado até 1943, e suspenso em decorrência da 2a. Guerra Mundial. Os editores eram os integrantes do grupo de profissionais criado na Conferência da American Library Association-ALA (ver item Cientistas/Especialistas) 1942 - Herman H. Fussler lança o livro “Photographic reproduction for libraries”. 1944 - Fremont Rider publica o livro “The scholar and the future of the research library”. 1945 - Vannevar Bush escreve o artigo “As we may think”. 1945 - Publicação do Journal of Documentation, na Grã Bretanha Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro

PUBLICAÇÕES/ TRABALHOS EM CONGRESSOS 1947 - Norbert Wiener publica “Cybernetics or control and comunication in the animal and the machine” 1950 - Katerine O. Murra, secretária executiva da UNESCO/ Library of Congress Bibliographical Study Group apresentou um amplo estudo de tentativas de organização de bibliografias internacionais. 1950 - Edição do American Documentation através do apoio da Carnegie Coorporation of New York. De 1952 até o início da década de 60 o conteúdo do American Documentation reflete interesse nos seguintes temas: problemas lingüistícos de análise documentária e recuperação. Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro

Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro PUBLICAÇÕES 1950 - Publicação do Nachrichten fúr Dokumentation, na URSS. 1951 -Suzanne Briet publica Qu’est-ce que la documentation? Briet, bibliotecária, historiadora, feminista, considerava a definição de documento como central para compreensão da atividade bibliográfica conhecida como Documentação. 1956 - Chester M. Lewis e William H. Hoffenhauser escrevem o livro “Microrecording: industrial and library applications”. Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro

Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro PUBLICAÇÕES 1963 - É lançado, nos Estados Unidos, o documento “Ciência , Governo e Informação: a responsabilidade do governo na transferência da Informação”. Nesse relatório consta a seguinte afirmativa: “a transferência da informação é uma parte inseparável da pesquisa e desenvolvimento. Todos aqueles que se relacionam com pesquisa e desenvolvimento — cientistas, engenheiros, entidades de pesquisa acadêmica e industrial, sociedades técnicas, agências governamentais — devem aceitar a responsabilidade da própria pesquisa e desenvolvimento”. Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro

CRONOLOGIA DA EMERGÊNCIA DAS CIÊNCIAS 1933 - Lingúística, Semântica 1938 - Teoria do valor 1939 - Teoria da decisão 1944 - Teoria dos jogos 1945 - Documentação 1948- Teoria da Informação, de Shannon e Weaver, Cibernética Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro

CRONOLOGIA DA EMERGÊNCIA DAS CIÊNCIAS 1950’s - Formação das Ciências da Comunicação e Comportamento; 1951 - Formulação da Teoria Geral dos Sistemas - TGS, pelo biólogo Bertalanffy; 1961/62 - 1a. Formulação do conceito de Ciência da Informação, no Georgia Institute of Technology, Estados Unidos; 1962 - 1a. Publicação sobre Sociologia da Ciência. Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro

CONCEITOS / DEFINIÇÕES 1895 - Surgimento do termo Documentação. 1908 - O IIB define documento como “tudo aquilo que representa ou expressa, por sinais gráficos (escrita, pintura, diagrama, carta, mapa, figura ou símbolos), um objeto, uma ação, uma idéia ou uma impressão. Textos impressos (livros, revistas, jornais) hoje constituem a maior categoria dos documentos”. 1938 - A FID define documentação como “a reunião, classificação, distribuição de documentos de todos os tipos, em todos os campos da atividade humana”. 1951 - Conceito de Documentação a partir do ”Traité de Documentation”, de Paul Otlet. Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro

Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro Fontes PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. A Ciência da Informação entre sobra e luz: domínio epistemológico e campo interdisciplinar.Orientadora: Gilda Maria Braga. Rio de Janeiro: UFRJ/ECO, 1997. 278p. Tese Doutorado em Comunicação e Cultura. SHERA, Jesse H., CLEVELAND, Donald B. History and foudantions of Informations Science.Annual Review of Information Science and Technology, v.12, p.249-275, 1977. Prof. Lena Vania Ribeiro Pinheiro