Capitalismo e Trabalho: Sociologia Prof. Antonio Mateus Soares Salvador 2011
Capitalismo e Globalização MERCADO PRODUÇÃO CIRCULAÇÃO CAPITAL
PARADOXO DO CAPITALISMO CONCENTRA EXCLUI
O SISTEMA CAPITALISTA Karl Marx – século XIX Estruturação social: divisão de classes econômicas; O capitalismo não garante a subsistência de todos na sociedade; Aprimoramento da tecnologia; Multinacionais e transnacionais – globalização.
FENÔMENO GLOBAL Surgiu para atender as necessidades econômicas do capitalismo, a globalização configurou-se como a fase mais avançada do capital financeiro. A globalização favorece acesso a tecnologia de ponta.
CONTRIBUIÇÕES DE KARL MARX Capitalismo perverso; SUPERESTRUTURA ESTRUTURA CAPITALISMO
ANTAGONISMO DE CLASSE Inversão da pirâmide social Revolução socialista PATRÃO PROLETARIADO PROLETARIADO PATRÃO
INJUSTIÇA SOCIAL NO CAPITALISMO
Exclusão Social- De acordo com Karl Marx a exclusão social e causado pelo sistema capitalista. * Exclusão social é impedir um certo grupo de pessoas (o proletariado), a obter riquezas, a melhorar de vida. O sistema capitalista oferece inúmeros meios para se obter riquezas. Mas esses meios só são acessíveis a classe alta, ou seja, os burgueses. O proletariado, sem escolha e sem dinheiro, são obrigados a trabalhar inúmeras horas por dia para ganhar um salário "furreca", mas que garante sua subsistência. Ao mesmo tempo que o capitalismo oferece meios, ele exclui possibilidades, pois é um sistema para ricos, onde se ganha dinheiro com o suor alheio.
PRINCIPAIS CATEGORIAS DA TEORIA DE KARL MARX Alienação Ideologia Classes Mais Valia Valor Trabalho Produção Consumo
SOCIALISMO E COMUNISMO Corrente reformista que tinha como seu objetivo a socialização dos meios de produção com base no pressuposto de que os problemas são oriundos das desigualdade sociais.
Comunismo: é um sistema de governo, no qual o objetivo era acabar com as classes sociais, a propriedade privada e o Estado.
POBREZA Reprodução da pobreza Produção da Exclusão Gestão da Pobreza Conceito Reprodução da pobreza Produção da Exclusão Gestão da Pobreza
A pobreza e os Pobres A pobreza estrutural de nossos dias é observada, medida, estudada, dimensionada, avaliada, gerida, administrada, mas não se vislumbra sua erradicação. O pobre é figurado como um despossuído de direitos e de razões. Faz parte de uma parcela majoritária da população que tem seu cotidiano marcado por diversas carências e privações.
Trabalho, emprego, desemprego “ Portanto, o que diferencia o homem dos outros animais é o trabalho” (Saviani, 1984)
Refere-se ao desempenho de uma atividade humana, que gera transformações na matéria prima. Trabalho Emprego Caracteriza-se pelo reconhecimento legal da função exercida e das atribuições de direitos e deveres entre o contratante e o contratado.
Globalização e Desemprego Ditadura das máquinas; Especialização e adaptação dos funcionários; Competição no mercado de trabalho;
Subemprego Trabalho em tempo parcial; Não recebe o suficiente para o seu sustento ; Não há aproveitamento de suas qualificações e habilidades.
Desemprego Estrutural Desemprego no Brasil Desemprego Estrutural Mudanças na política econômica; Inovações tecnológicas Desemprego Relativo Decisão Pessoal; Questões momentâneas.
Desemprego Voluntário Decisão Própria. Desemprego Sazonal Redução do trabalho agrícola por mudanças de estações. Desemprego Cíclico Períodos de recessão nas empresas.
Desemprego Permanente Desemprego por desalento
CAPITALISMO, TRABALHO E EDUCAÇÃO Século XVIII – Revolução Industrial; “A atividade pedagógica é uma prática social que atua na configuração da existência humana individual e grupal, para gerar nos seres humanos características de seres humanos”. (LIBÂNEO, 1998, p. 22).
RELAÇÕES SOCIAIS DE EXPLORAÇÃO O trabalho pedagógico se articula ao sistema capitalista = disciplina para a vida social e produtiva; BASE: Taylorismo-fordismo – gera a tendência pedagógica de ordem progressista: TECNICISMO. RELAÇÕES SOCIAIS DE EXPLORAÇÃO PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE DESENVOLVEM SUBJETIVIDADES CONFORME SISTEMA HEGEMÔNICO
TECNICISMO Rompimento entre o pensamento e a ação; Conhecimento mínimo para a prática de movimentos uniformes; Domínio de técnicas do agir, parafusar, movimentar o corpo, e não a mente.
O NEOLIBERALISMO ECONÔMICO Novas demandas no mundo do trabalho: Novas tecnologias (novo contexto); Novas habilidades cognitivas; Métodos flexíveis de organização e gestão do trabalho. Transição da base taylorista-fordista para o TOYOTISMO; Reorganização do trabalho pedagógico; A Polivalência e a Politecnia; Domínio intelectual da técnica.
O CONTROLE DAS EMPRESAS Avanço tecnológico: maximização da exploração das forças de trabalho; Aumento da marginalização social e do desemprego; À ordem do FMI; A educação é um bem de produção e não como um bem de consumo; A teoria do capital humano – Educação para o trabalho;
Educar para adequar-se aos padrões da indústria John Dewey Educar para a transformação social, para a compreensão das relações sociais e para a inserção coletiva. Pistrak Formação omnilateral: unir a ciência técnica ao mundo da história e das artes. O homem deverá ser produtor e político. Gramsci
REFERÊNCIAS LOMBARDI, C.; SAVIANI, D. (Orgs.). Capitalismo, Trabalho e Educação. Campinas: Autores Associados, HISTERB, 2005. 3 ed. SOARES, A. M. C. Sociologia e Sociedade: tema, teoria e conceito. Salvador: Fast Design, 2010. p. 77-93.