CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.

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Transcrição da apresentação:

CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores. - em primeiro lugar, porque faz parte do trabalho dos educadores verificar e julgar o rendimento dos alunos, avaliando os resultados do ensino. - Há pessoas que aprendem mais rapidamente, enquanto outras o fazem de maneira mais lenta. - Há, também, aquelas que retêm e aplicam melhor o que lhes é ensinado.

Cabe ao professor reconhecer as diferenças na capacidade de aprender dos alunos para poder ajudá-los a superar suas dificuldades e avançar na aprendizagem, devendo ter como aspecto fundamental, alcançar os objetivos do processo de ensino dentro dos fatores cognoscitivos e sócio-emocional, intimamente ligada a interação professor-aluno.

Assumindo um caráter pedagógico, a avaliação precisa desvincular do processo classificatório, seletivo e discriminatório, para estabelecer o básico da sua função que se aplica principalmente ao professor que a utiliza, analisando e refletindo os resultados dos alunos.

Comunicado CGEB/CIMA, de 31-7-2012 Avaliação da Aprendizagem em Processo A Coordenadoria de Gestão da Educação Básica em conjunto com a Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional, considerando a importância de: - apoiar as ações de acompanhamento do desenvolvimento das propostas pedagógicas das unidades escolares;- diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata;

- subsidiar a escola e os docentes com orientações para elaboração de pautas conjuntas e individuais que resultem em planos de ação para os processos de recuperação da aprendizagem, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática; - atender demanda das escolas, coletada por meio do Questionário do PAAP, aplicado on-line na segunda quinzena de março;

As provas, de caráter exclusivamente diagnóstico, se constituem em instrumentos investigativos da aprendizagem para posterior mobilização de procedimentos, atitudes e conceitos, pela escola e na sala de aula, visando à elaboração e execução de planos destinados ao apoio imediato para sanar dificuldades dos alunos (98,5% das escolas manifestarem-se a favor da utilização dos resultados da avaliação em processo, como subsídio ao planejamento de atividades para estudos de recuperação).

Grande parte das habilidades focadas nas provas do segundo semestre remetem às selecionadas para o primeiro semestre, permitindo às escolas avaliar e organizar ações de recuperação. Além das habilidades mencionadas, foram incluídas outras tendo como referência a progressão da implementação do currículo nas respectivas disciplinas e anos/séries Para tanto, Avaliação da Aprendizagem em Processo têm a intenção de nortear os trabalho dos Núcleos Pedagógicos nas Diretorias de Ensino e nas Unidades Escolares.

COMUNICADO – CGEB Escolas Prioritárias O escopo deste Comunicado é o de apresentar informações sobre as Orientações Técnicas que visam a subsidiar as 35 Diretorias de Ensino (DE) e as 781 Escolas Prioritárias a elas jurisdicionadas, bem como a atuação dos gestores e professores na implementação dos objetivos, metodologias, procedimentos e/ou práticas pedagógicas, curriculares e administrativos, direcionados à melhoria do ensino e da aprendizagem.

Todas as atividades de planejamento, acompanhamento e avaliação programadas pela CGEB deverão contar com a participação do Diretor do Núcleo Pedagógico, do Grupo de Supervisão de Ensino e do Grupo de Referência, sob a coordenação do Dirigente Regional de Ensino. As Orientações Técnicas destinadas aos professores de Língua Portuguesa e de Matemática deverão ser realizadas pelo Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico (PCNP) da DE, com o apoio do trio gestor (Supervisor de Ensino, Diretor de Escola, Professor Coordenador)

e/ou de grupos de Supervisores, de acordo com o plano a ser elaborado pela DE, tendo como objetivo, o atendimento aos professores e gestores das Escolas Prioritárias. As Orientações Técnicas destinadas aos professores de Língua Portuguesa e de Matemática deverão ser realizadas pelo Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico (PCNP) da DE, com o apoio do trio gestor (Supervisor de Ensino, Diretor de Escola, Professor Coordenador)

Visitas de trabalho às 35 DE, com vistas a estabelecer um diálogo centrado na articulação das ações de identificação de necessidades de materiais, de orientações técnicas e de acompanhamento do processo de participação dos profissionais envolvidos nesta prioridade da Secretaria da Educação, de julho a dezembro de 2012.

· Orientações Técnicas (OT) centralizadas: Primeira Etapa · Orientações Técnicas (OT) centralizadas: das Equipes Curriculares de Língua Portuguesa e de Matemática – grupo formador, composto por 12 PCNP (6 de cada disciplina), dias 28 e 29/08; b) das Equipes Curriculares de Língua Portuguesa e de Matemática – grupo formador, composto por 12 PCNP, dia 17/10.

Orientações Técnicas (OT) descentralizadas: · Orientações Técnicas (OT) descentralizadas: do grupo formador para os demais PCNP das DE que compõem os Núcleos, dia 10/09 (um núcleo fará a OT no dia 6/9):o elaboração do Plano de Trabalho da DE para a formação de professores de Língua Portuguesa e de Matemática. Cabe à cada DE, a definição de datas, expectativas, habilidades, conteúdos e metodologias, com a participação de gestores e professores;

b) realização da formação de professores de Língua Portuguesa e Matemática, pelos PCNP de cada uma das DE envolvidas, no período de 10/09 a 7/10, c) retorno dos PCNP aos núcleos de formação em 13/10 para a elaboração do relatório das atividades realizadas. Segunda Etapa: será desenvolvida a partir de 17/10, com OT centralizada.

TEMA: “ALFABETIZAÇÃO E PSICOGÊNESE DA ESCRITA” CRONOGRAMA DAS ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DAS ESCOLAS PRIORITÁRIAS TEMA: “ALFABETIZAÇÃO E PSICOGÊNESE DA ESCRITA” GRUPO DATA HORÁRIO NÚMERO DE CONVOCADOS I 29/08 8H30 ÁS 12H30 18 II 28/08 13H30 ÀS 17H30 23 III 30/08 17 IV 31/08 8H30 ÀS 12H30 15 V 03/09 8H30 ÀS 12H30

TEMA: “PLANO DE AÇÃO E TRABALHO COM HABILIDADES DO SARESP” GRUPO DATA HORÁRIO NÚMERO DE CONVOCADOS I 24/09 8H30 ÁS 12H30 II 13H30 ÀS 17H30 III 25/09 8H30 ÀS 12H30 IV V 26/09 8H30 ÀS 12H30 VI 27/09 19H00 ÀS 23H30

Solicitamos portanto que sejam enviado para o Núcleo Pedagógico até o dia 30/09/2012 a tabulação da Terceira Edição – Segundo Semestre de 2012 das Avaliação da Aprendizagem em Processo