Resultado do novo ciclo de monitoramento dos planos de saúde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
Advertisements

MERCADO DE SAÚDE SUPLEMENTAR
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
Desafios da qualidade regulatória - avanços 2012 Fórum dos dirigentes das Agências Reguladoras Federais Brasília, 06/12/2012.
Agência Nacional de Saúde Suplementar
IV Seminário Nacional de Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos
Mobilidade com Portabilidade de Carências CSS,
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
Defesa dos usuários e da qualidade dos planos de saúde
Carimed O Plano de Saúde do Hospital de Caridade. E isso faz diferença.
ESPAÇO DÚVIDAS.
Avaliação da implantação das ações de Controle,
Congreso Iberoamericano de órganos de regulación y control de sistemas de salud La regulación en Brasil Bruno Sobral de Carvalho Diretor de Desenvolvimento.
Responsabilidade dos gestores públicos de serviços de saúde
PLANOS DE SAÚDE E DIREITOS DO PACIENTE. Principal Direito do Paciente Ter amplo acesso ao tratamento de que necessita, garantindo-se o cumprimento das.
VASECTOMIA AMBULATORIAL
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR Abrangência da regulação FUNDAÇÃO PROCON SÃO PAULO Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania Fundação de Proteção e Defesa.
OFICINA ANS Uso do Aplicativo de Registro de Produtos - RPS / ARPS
QUALIDADE DA ATENÇÃO DE SAÚDE NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Política de Qualificação da Saúde Suplementar
REGULAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL A perspectiva do setor suplementar
Qualificação Assistencial no Setor Suplementar de Saúde
Revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde 2013 – 2014 Consulta Pública Maio de 2013.
Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
Tutorial – Espaço Operadora Atualização
Tutorial – Espaço Operadora Oficinas de Capacitação
Política de Qualificação da Saúde Suplementar Nova perspectiva no processo de regulação “Avaliar para mudar”
Seminário ANABB - CASSI. A regulação da ANS e as operadoras de
Instituto de Saúde e Cidadania – Vitória Apart Hospital
Principais Ações da ANS voltadas aos Consumidores de Planos de Saúde Terceira Cúpula Justina João Barroca – Secretário Executivo Agência Nacional de Saúde.
Produto Saúde.
Câmara Técnica Obrigatoriedade de Ouvidorias no setor de saúde suplementar Ouvidoria ANS Julho/2012 Julho/2012.
Mecanismos de Regulação
Câmara Técnica: Reavaliação dos critérios de mecanismos de regulação estabelecidos pela Resolução CONSU nº 8 Eixo 2: Garantia de Acesso e Qualidade Assistencial.
Call Center, ANS e Legislação. Gestão com foco em resultado.
HOSPITAL GERAL DE BONSUCESSO
ENCONTRO ANS EDIÇÃO SUL DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO/ANS Agosto de 2011.
Mecanismos de Regulação
Eixo 2: Garantia de Acesso e Qualidade Assistencial
- Câmara Técnica - Reavaliação dos critérios de mecanismos de regulação estabelecidos pela Resolução CONSU nº 8 - Eixo 2: Garantia de Acesso e Qualidade.
O Programa Meu Evento Seguro tem por objetivo proteger empresas e assistir o turista em caso de acidente, no turismo de lazer, negócio, aventura, ecoturismo,
Tutorial – Espaço Operadora Atualização
Dados Consolidados Saúde Suplementar
Desafios do órgão regulador frente à judicialização
Resultado do 13º ciclo de Monitoramento dos planos de saúde.
1º Congresso Jurídico ABRAMGE
Dados Consolidados Saúde Suplementar
Impacto da Judicialização no Custo da Saúde
CREDENCIAMENTO. COLABORADORES Marcos Cabral Wackslavowski – Gerente de Relacionamento com a Rede Credenciada Priscila Regina Silva – Auxiliar de Credenciamento.
Sistema de Saúde Suplementar
Sistema de atenção suplementar no brasil
CANOASPREV INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA
José Carlos de Souza Abrahão Diretor-Presidente Porto Alegre, 13 de novembro de Cenário Atual e Perspectivas da Saúde Suplementar.
Introdução O modelo de gestão Realidade da Instituição (recursos materiais, financeiros e de potencial humano) ; Percepção administrativa (visão de futuro.
Dados Consolidados Saúde Suplementar Atualizado em
ANS Móvel novembro de Objetivos Disseminar informações sobre coberturas assistenciais obrigatórias, reajuste de planos e dados cadastrais das.
Lei nº /2014 Novembro de Informações Gerais 1173 operadoras com beneficiários cadastrados 72 milhões de beneficiários - planos de assistência.
O Programa Turista Seguro foi desenvolvido visando PROTEGER o atleta amador ou profissional que participa de corridas de rua, sem limitar idade, com cobertura.
O Programa Turista Seguro tem por objetivo proteger empresas e entidades, assistindo o turista segurado em caso de acidente, no turismo de lazer, negócio,
Órteses, Próteses e Materiais Especiais – OPME Martha Oliveira Diretora-Presidente Substituta Brasília, 30 de abril de 2015.
Aproximação com o Poder Judiciário Dr Carlos Augusto Cardim de Oliveira Coordenador Técnico da CTNMBE Diretor do Portal Unimed.
OFICINA Resolução Normativa – RN n° 388/ O que apresentamos aqui? Aspectos operacionais da Resolução Normativa - RN que estabelece os procedimentos.
SulAmérica Saúde e Odonto. Fonte: Relatório Anual SulAmérica  Maior seguradora independente do Brasil  119 anos de existência  Sede no Rio de Janeiro.
Apresentação Yuri Bastos Jorge Presidente. voltaravançar Situação existente em Janeiro de 2002 (inicio da gestão Blairo Maggi) Instituto de Previdência.
José Cláudio Ribeiro Oliveira Superintendente Jurídico Institucional da Unimed do Brasil e Presidente da Comissão de Estudos sobre Planos de Saúde e Assistência.
Clique para editar o nome do autor Clique para editar o cargo do autor Clique para editar local e data DADOS CONSOLIDADOS SAÚDE SUPLEMENTAR Atualizado.
Índice de Desempenho da Saúde Suplementar
Resultado do 13º ciclo de Monitoramento dos planos de saúde.
Transcrição da apresentação:

Resultado do novo ciclo de monitoramento dos planos de saúde

1.513 operadoras médico-hospitalares 410 exclusivamente odontológicas Beneficiários 48,6 milhões em planos de assistência médica 18,6 milhões em planos apenas odontológicos Panorama do setor Receita Planos médico-hospitalares: R$ 93 bilhões/ano Exclusivamente odontológicos: R$ 2,3 bilhões/ano

ANO ASSISTÊNCIA MÉDICA COM OU SEM ODONTOLOGIA EXCLUSIVAMENTE ODONTOLÓGICO 2013 (até março) Evolução do número de beneficiários 56% 7 x

 Definição dos prazos máximos para marcação de consultas, exames e cirurgias  Suspensão de planos de saúde por descumprirem prazos de atendimento Exames (3 dias) Cirurgias (21 dias) Consultas (7 dias) Principais medidas de fiscalização aplicadas nos dois últimos anos

Principais medidas aplicadas nos dois últimos anos  Justificativa por escrito das negativas de cobertura em até 48 horas  Obrigatoriedade de divulgação das redes assistenciais nos portais das operadoras na internet  Criação de Ouvidorias pelas operadoras  Criação do Espaço Qualidade no portal da ANS

Primeira avaliação com novos critérios Neste 6º ciclo de monitoramento, estão sendo considerados critérios para negativa de cobertura na suspensão de planos:  Rol de procedimentos  Período de carência  Rede de atendimento  Reembolso  Mecanismos de autorização para procedimentos

Balanço do monitoramento com os novos critérios (6º ciclo)  Foram registradas reclamações referentes a 553 operadoras  Ao todo, 21 operadoras tiveram 212 planos suspensos  Outras 5 operadoras permaneceram com 34 planos suspensos Período avaliado: 19/03 a 18/06

Histórico das reclamações

Balanço dos 6 ciclos de monitoramento A medida protegeu 7,9 milhões de consumidores, o que representa 16,3% do total de beneficiários em planos de assistência médica no Brasil Suspensão da comercialização de 618 planos de saúde de 73 operadoras por descumprimento dos prazos de atendimento e por negativa de cobertura Atualmente, 246 planos de 26 operadoras estão suspensos

 Ao todo, 125 planos de 6 operadoras que estavam suspensos após o 5º ciclo estão sendo agora reativados;  Das 17 operadoras suspensas no 5º ciclo, 10 foram encaminhadas para saída do mercado; 4 em rito de direção técnica e 3 em fase de implementação de Plano de Recuperação Resultado do monitoramento

Negativa de cobertura – 1º semestre de 2013 Ao todo, notificações Destas, foram resolvidas por mediação de conflitos 81,9% Í ndice da ANS de resolutividade de conflitos sobre negativas de cobertura

Disque ANS – Melhorar sua vida, nosso compromisso