Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Professora: Norminda Luiza.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
Advertisements

Algoritmo e Programação
ESTRUTURA DE DADOS Professor: Marcelo Mendes Turma: MBI-1
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
Conteúdo: - Atribuição de Valores a Variáveis.
Algoritmo Exemplo: faça um algoritmo para tocar todas as músicas de um cd. Após o usuário apertar o play Algoritmo Para as músicas de 1 até última música.
Amintas engenharia.
Tipos de dados, Variáveis, Expressões e Operadores
Introdução a Programação Renata Freire
Introdução a Programação Renata Freire
Conteúdo: - Estrutura de Dados Homogênea.
Lógica de Programação Módulo II
LINGUAGEM C.
Programação para Engenharia I
THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 07
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Espírito Santo
Lógica de Programação/ Algoritmos 2013
Etec Dr. Emilio Hernandez Aguilar
Unidades de Armazenamento
1 4.6 – Variáveis - introdução Nesta altura (ao nível da programação) interessa saber que um computador tem: Nesta altura (ao nível da programação) interessa.
O Portal do Estudante de Computação
INTRODUÇÃ A COMPUTAÇÃO ENG. CIVIL
Ameliara Freire O comando de entrada de dados é utilizado quando desejamos fornecer um valor para um nosso programa. Os dispositivos.
Ameliara Freire Os programas manipulam dados, armazenando- os e, muitas vezes, modificando seus valores. Basicamente, a linguagem.
Lógica de Programação Módulo I – Lógica de Programação (teórica)
Sistemas Operacionais
Estrutura de dados, pseudocódigo
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO PROF. DANIELA PIRES
Introdução a Programação
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Tipos de dados
Fábio de Oliveira Borges
Programação de Computadores
Operadores Relacionais, Lógicos e comandos de condição
Computação Eletrônica
Linguagem Pascal Prof. Sérgio Rodrigues.
Lógica Estruturada Aplicada
Faculdade Talentos Humanos - FACTHUS - Algoritmo I - Rogério Rodrigues
Algoritmos e Estrutura de Dados I Jean Carlo Mendes
Objetivos Representação de Algoritmos Português Estruturado
CH: 60h Créditos: 3 Prof Me. Tiago Araujo
3. Introdução à Linguagem C
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL UNIDADE 4 Itens fundamentais para Desenvolvimento de algoritmos.
Algumas notas sobre a linguagem de programação C
Operadores Relacionais e Lógicos
VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS (VETORES)
JAVA Sintaxe.
Linguagens de Programação
Fundamentos de linguagens de programação
ALGORITMOS AULA 3. Objetivos Apresentação das estruturas básicas; Definição de tipos de dados; Seqüência de ações; Operações – Atribuições; – Entrada.
Profa. Mercedes Gonzales Márquez
Programação de Computadores - 1
Algoritmos e Programação Flávio Euripedes de Oliveira Esp. em Analise de Sistemas Esp. em Segurança da Informação
Professor: André Didier Autor: Francisco Airton
Introdução à Programação
Fundamentos de Programação
Variáveis e Operadores
Algoritmo e Estrutura de Dados I Aula 3 – Estrutura Seqüencial, Entrada e Saída, Atribuições e Uso de Funções Márcia Marra
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
Tipos de Dados, Variáveis, Expressões Lógicas e Aritméticas
11 Revisão da Linguagem C Prof. Kariston Pereira Adaptado de Material gentilmente fornecido pelo Prof. Rui Tramontin (DCC/UDESC)
Profº Antonio Carlos Marcelino de Paula
INTRODUÇÃO THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 02 JOINVILLE 2015 Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC.
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Tipos de dados
Sistemas para Internet Algoritmos e Lógica de Programação
Lógica de Programação Germano Marcos. Tipos de dados Na manipulação de computadores o usuário depara-se com inúmeras funcionalidades como mensagens, equações,
Adriano A. Ribeiro. Português Estruturado Apesar do Português Estruturado ser uma linguagem bastante simplificada, ela possui todos os elementos básicos.
Introdução a Programação Aula 03 Jackson Eduardo
Lógica de Programação Aula 06 Prof. Marcelo Marcony.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Professora: Norminda Luiza

Tipos de Dados Básicos Constantes È um determinado valor fixo que não se modifica ao longo do tempo, durante a execução de um programa. Constante numérica É feita no sistema decimal. Pode ser positiva ou negativa. Constante lógica É um valor lógico, isto é, que só pode ser falso ou verdadeiro, usado em proposições lógicos. Constante literal Qualquer seqüência de caracteres (letras, dígitos ou símbolos especiais) que forme um literal com algum significado para o problema em estudo; Aparece sempre entre aspas.

Tipos de Dados Básicos Variáveis Nos algoritmos, destinados a resolver um problema no computador, a cada variável corresponde uma posição de memória, cujo conteúdo pode variar ao longo do tempo durante a execução de um programa. Embora uma variável possa assumir diferentes valores, ela só pode armazenar um valor a cada instante. identificadorToda variável é identificada por um nome nome ou identificador. Formação dos identificadores Um identificador é formado por um ou mais caracteres, sendo que o primeiro caractere deve, obrigatoriamente, ser uma letra e os caracteres seguintes, letras ou dígitos, não sendo permitido o uso de símbolos especiais. Permitidos A MATRÍCULA X15 Não permitidos 5B X -Y A(13) Obs.: É recomendável que os nomes das variáveis sejam os mais significativos possíveis.. Exemplos:

Tipos de Dados Básicos Declaração de variáveis As variáveis só podem armazenar valores de um mesmo tipo, de maneira que também são classificadas como sendo numéricas (inteiro, real), lógicas e literais. Uma vez declarada a variável, qualquer referência que se faça ao seu identificador implica a referência ao conteúdo do local da memória representado pelo mesmo. Toda declaração de variáveis tem a seguinte forma: Declare nome_do_tipo: lista_de_identificadores onde: declare é uma palavra-chave do algoritmo nome_do_tipo é o tipo da variável lista_de_identificadores são os nomes escolhidos para as variáveis, que devem estar separados por vírgula; Denomina-se palavra-chave aquela que tem um significado próprio, independente do algoritmo em que esteja inserida. Em vista disto, as palavras- chaves não podem ser usadas como identificadores.

Tipos de Dados Básicos Comentários Servem para dar clareza ao algoritmo, ou seja, facilitar que as pessoas compreendam o que nele está descrito. É um texto, ou uma frase que aparece sempre delimitado por chaves. {comentário}. Podem ser colocados em qualquer ponto do algoritmo onde se façam necessários. Exemplo Declare inteiro:Mat, {número de matrícula do aluno} Cod {Código do curso} real:Nota { total de pontos obtidos no semestre letivo} literal: Nome,{nome completo do aluno} End,{endereço do aluno} C {conceito final}